Buscar

homofobia e diversidade sexual

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social
willian jonatas lima de almeida
homofobia e diversidade sexual
DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLENCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
itapeva
2013
	willian jonatas lima de almeida
homofobia e diversidade sexual
DESIGUALDADE, DIVERSIDADE E VIOLENCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
Trabalho apresentado ao Curso de serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Etica, Politica e Sociedade, Antropologia, Formaçao, Politica e Econômica do Brasil, FHTM do serviço social 1
Prof. Marcia Bastos, Giane albiazzetti, Gleiton Lima, Rosane Malvezzi
Itapeva
2013
Sumario
Introdução......................................................................................3
Desenvolvimento..........................................................................;4
2.1 Homofobia e diversidade sexual..............................................4
2.2 Dados do sindicato químico unificado......................................4
2.3 Pesquisa de campo com um homofóbico.................................5
Considerações finais.......................................................................6 
Referencias.....................................................................................7
3
Introdução
Esse trabalho tem o objetivo de esclarecer assuntos que a sociedade tenta esconder, não dando ênfases.
Desenvolvidos através de pesquisas bibliográficas de fontes de instituições relacionadas à homofobia e as diversidades sexuais, dados de violência e uma pesquisa de campo com um homossexual.
Podemos perceber que a violência e a exclusão social e muito grande com dados assustadores com leis não sendo exercidas em seu total cumprimento, mostrando um mundo diferente que vivemos ou aparentamos viver.
 
4
2. Desenvolvimento
2.1Homofobia e diversidade sexual 
Homofobia, seu preconceito e violência, estamos em uma sociedade que apregoa a liberdade, igualdade, uma sociedade mascarada, manipuladora que faz o pré-julgamento de um menino de rua como sendo um delinquente, que diz que idosos não tem mas vez no mercado de trabalho se dizendo os donos da razão.
As atitudes tomadas contra o homossexual é considerado total desrespeito a Constituição Federal art5°-“todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, se garantido aos brasileiros e aos estrangeiros residentes nos pais a inviolabilidade do direito a vida, a liberdade, a igualdade, a segurança e a propriedade nos termos seguintes:- homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações nos termos desta constituição. Temos uma clara visão de hipocrisia e a negação de uma sociedade com os homofóbicos, com suas atitudes preconceituosas e violentas movidos por tradicionalismos, ideologia sem sentidos, religiões, medos de dizer que tem um amigo (a) homossexual, pessoas não são obrigadas a gostar de todos, porem tem o dever de se conscientizar a respeitar as diferenças.
2.2 Dados do sindicato químico unificado 
Pois vivemos numa sociedade que podemos dizer que não tem tempo para parar, olhar, analisar, assim acabam julgando, discriminando e esquecendo que diante deles tem um ser humano com sentimentos, que sofre com a minoria da população com o preconceito. Como as estatísticas levantadas pelo sindicato químico unificado mostram que no Brasil foram registrados em media 260 casos de homicídios contra gay e travestis, em media, um homossexual é morto nos pais a cada 36 horas causando medo e indignação, em conversa com um Tiago de Lima, homossexual, 30 anos, enfermeiro, residente em Itapeva-SP, relata:
5
2.3 Pesquisa de campo com um homossexual.
 Precisamos acabar com o preconceito e principalmente a falta de informação
Vejo a homossexualidade como um estado psíquico, ou seja, mental, não como doença, desvio de comportamento ou perversão. Não existe opção nesse caso, não pode nem queira mudar, podendo fazer outra opção e tentar viver como heterossexual. Logo o impulso que tem um heterossexual pelo parceiro (a) e o mesmo que um homossexual e seu respectivo companheiro (A) e com os mesmos objetivos.
Desde que existe o mundo, há nele relações homoafetivas. Bom o assunto orientação sexual e descrever a homossexualidade como um simples caso de escola, e ignorar a dor e confusão porque passam tantos homossexuais quando descobrem sua orientação. É impossível pensar que esse indivíduos escolheram passar por rejeições, por parte da família, amigo,e sociedade, porem isso posso ver que não seja uma escolha.porque iria alguém acabar com a vida se podia evitar a vergonha,o medo e o isolamento, escolhendo porem ser heterossexual 
Então não vejo pessoalmente qualquer motivo para criticas destrutivas e sarcasmos incompreensíveis para com os homossexuais. Na minha dignidade não vejo noção para preconceito social¨.
 
6
Considerações finais
Devem-se criar novos parâmetros na nossa sociedade para uma não exclusão social dos homossexuais, combatendo a violência e a intolerância de uma nação criar bases orientadoras para eles se sentirem aceitos e serem aceitos verdadeiramente por nós, usufruindo de seus direitos e cumprindo seus deveres com todos os cidadãos brasileiros afinal eles votam, pagam seus impostos, tem suas famílias são gente como a gente. Essa questão anda num patamar muito devagar nas questões a serem resolvidas por parte do executivo, legislativo e judiciário, enquanto isso os dados são assustadores de violência, prostituição, drogas por parte dos homossexuais, por falta de amparo, orientação, humanismo e respeitos a eles. 
7
Referencias
http://www.social.org.br/relatorio2004/relatorio016.htm
http://aqueimaroupa.com.br/2011/06/07/homofobia-preconceito-ou-hipocrisia/
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252002000100018&script=sci_arttext
http://www.quimicosunificados.com.br/5091/entrevista-brasil-pais-de-preconceitos/

Continue navegando