Buscar

violência contra idoso

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
PROJETO DE PESQUISA
VIOLÊNCIA CONTRA À PESSOA IDOSA
CONTAGEM
 2015
PROJETO DE PEsQUISA
 VIOLÊNCIA CONTRA À PESSOA IDOSA
Trabalho apresentado ao Curso( serviço social) da UNOPAR - Disciplina(Estatística e Indicadores Sociais,Processo De Trabalho e ssco,Comunicação Na Prática Do Assistente Social)Prof (Amanda Boza,Clarice Kernkamp,Rodrigo Zambom)
 CONTAGEM
2015
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO.................................................................................PAG 04
2-DEMILITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA.....................PAG 05
3-OBJETIVO GERAL.........................................................................PAG 05
4-OBJETIVOS ESPECÍFICOS..........................................................PAG 05
5-JUSTIFICATIVA...............................................................................PAG 05
6- METODOLOGIA............................................................................PAG 06
7-REVISÃO BIBLIOGRÁFICA...........................................................PAG 07
8-CONOGRAMA DE PESQUISA......................................................PAG 07
9-ORÇAMENTO................................................................................PAG 07
10-RESULTADOS ESPERADOS.....................................................PAG 08
11-REFERÊNCIAS ............................................................................PAG 09
1-INTRODUÇÃO
O tema da violência atualmente ganha o cotidiano da vida dos indivíduos e grupos sociais, da mídia em geral e das relações entre Estado, sociedade e organizações sociais no mundo e no Brasil. Muitos estudiosos têm se debruçado a entender esse fenômeno social que não é novo, mas que ganhou intensidade, volume e amplitude, sobretudo pós-décadas de crise e que têm o ápice nos finais dos anos 80 do século XX. 
A violência contra o idoso é uma das faces mais cruéis da questão da violência que permeia o tecido social e que ganha relevância social por ser esta população a que mais vem crescendo, nos últimos anos, em termos demográficos e por ser uma dos segmentos populacionais que mais necessitam de cuidados físicos, materiais, psico-sociais, de saúde, de atenção e de respeito. Mas onde encontrar as raízes da questão da violência? Que fatores são determinantes para o quadro de violência que se alastra em diferentes rincões deste país e em especial contra as pessoas idosas? A violência que o cotidiano é síntese de dinâmicas e movimentos variados e complexos., sendo expressão de uma sociedade, ao mesmo tempo, civilizada e incivilizada, sociedade que desrespeita o ser humano, como ser genérico e social, numa magnitude sem precedente. É síntese representativa da questão social que assola o mundo e o país e que envolve a todos, mas especialmente os idosos..
 Enquanto questão social e tendo como base o levantamento dos casos de violência notificados e registrados pós-vigência do Estatuto do Idoso em Instituições públicas estatais. O presente trabalho é resultado dos passos já dados por essa pesquisa tanto no que respeita à pesquisa bibliográfica quanto no que respeita aos dados da pesquisa documental nas denuncias feitas ao CREAS (Centro De Referência Especializada em Assistência social) .
2-DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
	No Brasil, os idosos ainda são tratados muito mal apesar de todas as políticas públicas inauguradas de dez anos para cá regidas por leis e regulamentadas em estatutos, e não obstante a aguda desigualdade que persiste no país. Nossa cultura, que ao contrário do que se dizia no passado, é uma cultura violenta em todas as classes, da elite abonada aos mais pobres (ou explorados), reforça a uma imagem negativa na alma do brasileiro: velhos pobres e dependentes – física ou financeiramente – são tratados com, no mínimo, impaciência e negligência.
3-OJETIVO
3-1 Objetivo Geral
 Conhecer o problema da violação dos direitos ao idoso. Apreender como a prática profissional ou a atuação do Assistente Social pode melhorar a vida do idoso e junto com órgãos competentes ,atuar para a qualidade de vida e integridade do idoso.
        
3-2 Objetivos Específicos
- Identificar as formas de violência mais frequente praticadas contra os idosos que são acolhidos no CREAS (Centro de Referencia Especializada da Assistência Social)
- Analisar a visão dos idosos sobre a violência sofrida;
- Analisar a visão dos profissionais que os atende sobre a violência sofrida.
4- JUSTIFICATIVA
Violência contra a pessoa idosa é um problema que precisa ser superado com o apoio de toda a sociedade. Todos nós devemos criar uma cultura em que envelhecer seja aceito como parte natural do ciclo da vida, as atitudes antienvelhecimento sejam desencorajadas, as pessoas idosas tenham o direito de viver com dignidade, livres de abuso e exploração e seja dada a elas a oportunidade de viver com dignidade, livres de abuso e exploração e seja dada a elas a oportunidade de viver com dignidade, e de poder participar plenamente da vida e do convívio social.
Segundo o Estatuto do idoso no seu Art. 2° diz que o idoso dosa de todos os direitos fundamentais inerentes a pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.
Procurando entender, analisar e explicar o fenômeno da violência contra a pessoa idosa é que vem se desenvolvendo essa pesquisa uma pesquisa denominada de “Violência Contra o Idoso”, que tem o objetivo de promover um estudo analítico do fenômeno da violência contra a pessoa idosa, em quanta questão social.
5. METODOLOGIA
O presente estudo foi realizado por meio de levantamentos bibliográficos sobre a temática e; 
Estudo bibliográfico em relação a assuntos referentes aos artigos: Estudo bibliográfico em relação a assuntos referentes à cartilha: Brasil. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Dez anos do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso: repertórios e implicações de um processo democrático / Ministério da Justiça, Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; Neusa Pivatto Muller, Adriana Parada (Orgs.). – Brasília: Secretaria de Direitos Humanos, 2013. 538 p.: il., color. Bibliografia. ISBN 1. Direitos dos Idosos. 2. Idosos – Estatuto. 3. Idosos – Legislação. I. Muller, Neusa Pivatto. II. Parada, Adriana. III. Título.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento. Brasília, DF: 2010. (Textos Básicos de Saúde) (Pactos pela Saúde 2006, v. 12). Disponível em:< www.saude.gov.br> Acesso em: 05 de Fevereiro de 2015. Dentre outras fontes
6-REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Segundo o autor (Teixeira) a maioria das queixas dos velhos é contra filhos, netos, cônjuges e outros 7% se referem a outros parentes. As denúncias enfatizam em primeiro lugar abusos econômicos (tentativas de apropriação dos bens do idoso), em segundo lugar agressões físicas. Ela se manifesta frequentemente, associada a outros abusos que geram lesões e traumas físicos, emocionais e sociais, em particular para as que se encontram em situação de múltipla dependência ou incapacidade. (TEIXEIRA, 2008).
7. CRONOGRAMA DE PESQUISA
	ETAPAS
	MAR
	ABR
	MAI
	JUN
	JUL
	AGO
	SET
	OUT
	NOV
	ELABORAÇÃO
DO PROJETO
	 X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	REVISÃO DE LITERATURA
	
	
	 X
	
	
	
	
	
	
	APRESENTAÇÃO
DO PROJETO
	
	
	 X
	
	
	
	
	
	
	COLETA DE
DADOS
	 X
	 X
	
	
	
	
	
	
	
	CONCLUSÃO E
REDAÇÃO
	
	
	 X
	
	
	
	
	
	
	CORREÇÃO
	
	
	 X
	
	
	
	
	
	
	ENTREGA
	
	
	 X
	
	
	
	
	
	
8-OrçamentoPara a realização deste estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas, mas o mesmo não tiveram custo, somente cópias dos materiais para estudos referente ao projeto que no valor de R$ 12,00 reais.
9-RESULTADOS ESPERADOS
Esperamos que através deste estudo possamos contribuir para o aprendizado e conhecimento sobre as violências sofridas às pessoas idosas para que possam ser respeitados junto à família e sociedade, tendo dignidade e qualidade de vida. 
Portanto é necessário que as autoridades públicas, estados e prefeituras, sociedade e famílias e unam para uma melhor garantia de direitos humanos buscando melhorias de vida aos idosos.
	Embora seja difícil acabar com a violência às pessoas idosas, há algumas prioridades necessárias para enfrentar e erradicar o problema da violência, conhecer o problema enfrentado por essas pessoas, buscar ajuda junto aos órgãos responsáveis, criar estratégias de prevenção e outros, para que haja uma sociedade mais justa e solidária. 
10-REFERÊNCIAS
Lei 8842 de 04 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaPublicacoes.action?id=138955>
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. A Disponível em: http://www.planalto.gov.br;
www.contagem.mg.gv.br
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Envelhecimento. Brasília, DF: 2010. (Textos Básicos de Saúde) (Pactos pela Saúde 2006, v. 12). Disponível em:< www.saude.gov.br> Acesso em: 05 de Fevereiro de 2015. Dentre outras fontes

Continue navegando