Buscar

trabalho textual em grupo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO – 7º SEMESTRE
ANIBAL JUNIOR DA SILVA
EMERSON INOCÊNCIO MAIA
MURILO MOREIRA MENDES
MAICON HENRIQUE DA SILVA
PAULO BOBSON PIRES
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO
WENCESLAU BRAZ – 2015
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
produção textual em grupo
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Gestão de Projetos; Administração da Produção e Logística; Empreendedorismo e Plano de Negócios E Seminário VII – 7º Semestre.
Orientador: Prof.ª Marco Ikuro Hisatomi; Luíz Antônio Gabriel; Alfredo Ribeiro de Almeida; Profa Gisleine Fregoneze e Sebastião Oliveira.
WENCESLAU BRAZ – 2015
INTRODUÇÃO
 
 
Neste presente trabalho fizemos uma entrevista na empresa papelaria Maranata que atua no setor que vendem papel, material escolar, acessórios de informática e artigos de escritório.Trata-se de uma empresa que está se consolidando da cidade e região pelo seu atendimento rápido, sua infraestrutura atraente e a qualidade de seus produtos. Outro fator que a evidencia é também seus preços, que são acessíveis e suas promoções muito atraentes. 
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
DESENVOLVIMENTO	4
CONSIDERAÇÕES FINAIS	8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	9
Gestão de Operações e Projetos 
		Visitamos a Maranata empresa que a muitos anos atua na cidade de arapoti atuando no ramo de papelaria com uma freguesia já conquistada pois estamos falando de uma empresa que adquiriu confiança da comunidade por seu bom atendimento e carisma.
	Durante a entrevista vimos que a nossa empresa busca-se sempre analisar os valores e taxas antes de fazer qualquer investimento, pois com isso evita prejuízos. Buscando consultar vários bancos antes de aplicar seus excedentes, A empresa já tem seu próprio banco onde faz seus investimentos, sentindo plena confiança em seu gerente.
	Nossa empresa busca junto com sua equipe analisar quais são as condições que melhor compete para um melhor gerenciamento do caixa da empresa. Buscando sempre um melhor resultado e também satisfação. Através da análise de custo de cada banco, buscamos um melhor empreendimento para que assim possamos realizar nossos investimentos. 
	O empreendedor acredita que não há necessidade de emitir demonstrativos, pois se tratar de uma empresa de pequeno porte. Esses permitem a percepção de discrepância significativa em custos e receita.
	Durante a entrevista realizada na empresa percebeu-se que a mesma possui critérios que juntos somam uma qualidade no trabalho que realizam. Assim mostram que tem habilidades para trabalhar com pessoas, com o mercado, os produtos que inovam cada vez mais, observamos a forma com que trabalham, tratando bem os clientes. Cada vez que a empresa alcança seus resultados, os funcionários são recompensados, ai a empresa mostra seus resultados na qualidade do atendimento a clientela como também em seus rendimentos.
Os riscos são mínimos, já que a organização já possui tradição e está bem consolidada entre a população seu processo é realizado de forma mista, o que gerava uma demanda razoável de tempo e de pessoas. Podemos sugerir alguns investimentos em tecnologia possam ser feito para agilizar o processo, contudo devemos realizar uma pesquisa onde seria levantado o quanto se vende e o quantos se tem de despesas o rendimento, para que se conclua se é ou não viável a implantação de um novo sistema.
EMPREENDEDORISMO E PLANO DE NEGÓCIOS 
	Ser empreendedor significa, acima de tudo, ser um realizador que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação
Podemos dizer que aqui nessa empresa encontramos um bom empreendedor pois enxergou com uma boa visão a oportunidade de desenvolver um bom negócio aproveitando a oportunidade.
				“Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões” - Filion, 1999, p.19 
vamos fazer uma pequena prévia de um Plano de negócio (PN) vamos levar em consideração que a empresa está se ¨iniciando¨ no ramo.
Quais produtos a “Papelaria” vai oferecer? 
Como serão obtidos os produtos para comercialização? 
O que de melhor será oferecido? 
Quem é e onde está o cliente? 
Onde será instalada a empresa? 
Qual deve ser a competência dos dirigentes da empresa? 
Como será a empresa? 
Que preço será cobrado? 
Que resultado será obtido? 
Qual investimento será necessário? Quando virão os resultados? Por quanto tempo suportará movimento fraco? 
Podemos ver que são diversas os questionamentos quanto o projeto da empresa e podemos dizer que muitas outras dúvidas podem aparecer ao decorrer do tempo ao elaborar um PN (plano de negócio) podemos dizer que estamos dando um grande passo se não for o mais importante antes da abertura da empresa. Um Plano de Negócio pode ser entendido, então, como um conjunto de respostas que define os produtos que serão oferecidos, o formato de “Papelaria” mais adequado, o modelo de operação da “Papelaria” que viabilize a disponibilização destes produtos e o conhecimento, as habilidades e atitudes que os responsáveis pela “Papelaria” deverão possuir e desenvolver.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA
A escolha pelo local se deu primeiramente por ser de propriedade do sócio, o que os livrariam do aluguel e também a boa localização devido aos seus ótimos pontos de referência. Analisamos que em nossa cidade não teria local melhor para abrir o negócio na época. Atualmente, uma boa ideia seria abrir uma nova loja mais próximo das escolas privadas e assim fimar convênios com as mesmas, pois o fluxo de alunos e universitários é maior, e poderia gerar mais lucros. 
IMPLEMETAÇÃO PDCA
		Na papelaria maranata o PDCA pode ser implementado para se fazer um projeto de melhoramento das vendas. 
Planejar→ Fazer todo o projeto de aumento de vendas, calcular os ganhos e gastos prováveis. Analisar os erros cometidos. 
Executar→ Colocar em prática o projeto. 
Checar→ Fazer a contabilidade e checar os ganhos e perdas. Ver se atingiu seu objetivo.
Agir → Corrigir falhas e mudar a estratégia de venda e marketing se necessário.
CONSIDERAÇÕES
Concluímos então que é de suma importância a todo empreendedor e a quem tem uma ideia de negócio, preparar antecipadamente seu plano de negócio juntamente com a análise de mercado bem estruturado para com isso ter mais chances de sucesso. Por fim concluímos o quão importante foi estudar essas disciplinas ofertadas nesse semestre, e o quanto aprendemos e nos corrigimos ao realizarmos essa pesquisa em nossa cidade. 
Referências:
http://www.portal-administracao.com/2014/01/fayol-e-processo-administrativo.html
http://www.cnpjbrasil.com/e/cnpj/papelaria-maranata/01075173000212
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/O-que-%C3%A9-ser-empreendedor
http://antigo.sp.sebrae.com.br/topo/produtos/publica%C3%A7%C3%B5es/comece%20certo/pdfs_comece_certo/papelaria2.pdf
Como fazer uma análise de mercado. Disponível em <http://canaldoempreendedor.com.br/coaching/como-fazer-uma-analise-de-mercado/ >
DORNELAS,José. Plano de negócios, seu guia definitivo. Editora Elsevier Campus. 2011.
DORNELAS,José. Empreendedorismo na prática. Editora Elsevier Campus. 2007.
DORNELAS,José. Criação de novos negócios. Editora Elsevier Campus. 2007.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais