Buscar

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA VI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA - CCJ0108 
Título
SEMANA 6 
	Descrição
	Os conhecimentos apreendidos serão de fundamental importância para a reflexãoteórica, envolvendo a compreensãonecessária de que o direito, para ser entendido e estudado como fenômeno cultural e humano, precisa ser tomado como sistema disciplinador de relações de poder, a partir da metodologia utilizada em sala com a aplicação dos casos concretos, a saber: 
CASO CONCRETO 
O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO 
O sistema eleitoral é baseado no voto direto e secreto, ou seja, o eleitor vota diretamente no candidato ao cargo a ser preenchido, de maneira sigilosa, já que seu voto não pode ser divulgado a terceiros. 
Acontece que as distorções na representaçãopolítica que atingem os dois atores principais (eleitor e candidato) podem ser assim formuladas: 
1. (uma eleição) '"será ainda mais democrática quanto menores forem as desigualdades prevalecentes no sistema eleitoral que atribuem valor diferente ao voto; no limite, o voto de todos e de cada um deverá ter o mesmo valor". 
2."quanto maior a proporcionalidade efetivada pela lei eleitoral, mais democráticoserá o sistema eleitoral. Primeiro, porque tratará com igualdade os partidos, independentemente de sua força eleitoral; e, segundo, porque será menos excludente, no sentido de não negar representaçãopolíticaàs parcelas do eleitorado que tiverem optado por partidos que vierem a se revelar eleitoralmente menores" (Lima Junior, 1997 b, p. 84). 
As distorções em um sistema de representaçãotêm sido reunidas na literatura sob o título geral de desproporcionalidades que atingem o cidadão eleitor, o partido, o sistema partidário como um todo e o próprio Poder Legislativo. 
Tendo em conta as distorções especificas do processo eleitoral brasileiro mencionadas no texto, em relação a condição dos eleitores e dos candidatos, responda: 
1- Qual o processo de seleção dos legisladores no Brasil? Quais as principais distorções que este processo apresenta? 
No Brasil o eleitor escolhe seus representantes por meio do voto direto e temos uma das maiores democracias do mundo. 
2- De que maneira a Justiça Eleitoral Brasileira tem contribuído para o aprimoramento do sistema político vigente?
O sistema eleitoral brasileiro é considerado um dos mais modernos, sobretudo, pela sua iniciativa em informatizar o voto através da urna eletrônica. Contudo, ainda há um esforço muito grande por parte do poder legislativo em estabelecer uma série de mudanças para tornar o sistema cada vez mais democrático e transparente, como por exemplo: a fidelidade partidária e o financiamento público das campanhas.
QUESTÕES OBJETIVAS 
1. Os constituintes de 1988 registraram no texto da Constituição os direitos fundamentais da pessoa humana e previram os meios para garanti-los, afixando responsabilidades. Considerando o texto acima, analise as seguintes afirmações: 
I -Definiram, no seu art. 1o, os fundamentos que constituem sua base em relação aos direitos individuais e coletivos; 
II - Entre os direitos fundamentais estão a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre-iniciativa e o pluralismo político. 
III - No art. 3o, determinaram como finalidades principais do Estado brasileiro a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
É correto apenas o que se afirma em: 
A)  I apenas. 
B)  II apenas. 
C)  I e III apenas.
D)  II e III apenas. 
E)  I, II e III. 
2. O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os
a) analfabetos.
b) funcionários da Justiça Eleitoral.
c) candidatos a cargos eletivos nas eleiçõesmajoritárias.
d) candidatos a cargos eletivos nas eleições proporcionais.
e) maiores de dezoito anos. 
Desenvolvimento

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes