Buscar

A educação é um campo de atuação vital para a vida social. Muitos dos clássicos da Sociologia se dedicaram a entender o papel da instrução para a m...

A educação é um campo de atuação vital para a vida social. Muitos dos clássicos da Sociologia se dedicaram a entender o papel da instrução para a melhoria da sociedade. Hoje se sabe que a Sociologia e a Antropologia como disciplinas permitem uma formação mais adequada ao ser humano na compreensão e atuação dentro do corpo social. Muitos dos problemas que vivenciamos em coletividade desembocam dentro do ambiente escolar, estão expressos nos diversos problemas que as instituições de ensino vivenciam cotidianamente, como também no próprio propósito da educação na sociedade.

Sobre o papel da educação na vida social, assinale a alternativa correta:

I. A Sociologia e a Antropologia dão suporte e são fundamentais na compreensão racional do ambiente social e dos significados do comportamento cultural. Muitos dos nossos conflitos podem ser trabalhados e superados com a colaboração da formação educacional nas disciplinas de Sociologia e Antropologia.
II. O Brasil é um país marcado pela diversidade em sua expressão mais ampla. Não apenas uma questão de gênero, mas de comportamentos e valores. Eles se encontram em um ambiente social das mais diferentes dimensões, um bairro, uma cidade, uma região, um Estado e em todo o país. A educação deve trabalhar esta diversidade e seu significado através das ciências sociais, Sociologia e a Antropologia.
III. A Sociologia e a Antropologia são disciplinas de apoio. Não têm o comprometimento da formação humana e profissional. Elas são elementos de pacificação e engajamento dos alunos em valores comuns, com práticas de cordialidade e postura diante dos demais membros da sociedade.
IV. Tanto a Sociologia como a Antropologia permitem a discussão de que a realidade dos alunos fora de sala de aula seja trazida para o debate no interior das instituições de ensino, isso não para simplificar a lógica.

Essa pergunta também está no material:

QUESTÕES SOBRE FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
28 pág.

Sociologia Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a I. A Sociologia e a Antropologia dão suporte e são fundamentais na compreensão racional do ambiente social e dos significados do comportamento cultural. Muitos dos nossos conflitos podem ser trabalhados e superados com a colaboração da formação educacional nas disciplinas de Sociologia e Antropologia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais