Áudio da aula, Calcificação e Pigmentação
4 pág.

Áudio da aula, Calcificação e Pigmentação


DisciplinaPatologia I11.265 materiais58.162 seguidores
Pré-visualização4 páginas
Albomina, leva ela pra onde? pro figado e lá ele faz o casamento e lá é escretado, 80% da Bilirrubina vem das hemacias sandecentes o que é isso? sandecentes? hemacias velhas, 80% da bilurrubina vem das hemacias velhas, as hemacias velhas precisa ser trocadas por hemacias novas o corpo faz isso ai o macrofago vai lá é fagocita, veja bem o nosso sangue quem faz isso? 98% liga quem? alboninata, ai vai ser liga ao acido glicoglocino, esta onde? no figado, albomina chegou com a bilirrubina no figado, a albomina solta a bilurrubina na figado, dissolsicao da albomina e lá no figada de outras moleculas que vão se ligar á hemoglobina ´chamada de proteina c ou ligandina, ambas são hidrofilicas gente, pra fazer com quê essa bilirrubina seja transporta entre a as celulas do figado, precisa sempre das celulas que se conclui, na na maioria das bilirrubinas formadas sempre tem que ter uma molecula Apolar ligada a ela, no sangue é albonina, no figado essas essas aqui ó, proteina Z e ligandina, reticulo endoplasmatico liso, o que vai acontecer ali? a conjugação, a junção com a bilirrubina e o acido glicolonico, olha lá, esse é o acido glicolonico o que chama atenção? ele intereje com pontes de hidrogenio ela é muito soluvel em agua, pq? por causa dos OH ou , agora sim a bilirrubina se liga a uma molecula muito soluvel á agua e no figado no reticulo endoplasmatico liso ai ela se forma imovel, hidrofilica por causa do acido gliconico e soluvel em agua né que pode ser excreta pela urina outra forma de ser excretado junto com a visicula biliar,essa bilirruibina por se liberar pela trato gastro intestinal olha aqui, estou te falando que ela pode ser absorvida ou sair por onde, ela se absorve de uma forma modificada, veja bem ela pode ser excretada pela visicula biliar entao olha só,ela pode ser excreta de duas formas, pelo sistema urinario ou digestorio. essa imagem aqui é do livro, quem é que capta hemacia velha? o macrofado, lá dentro do macrofago a macolecula de hemacia libera o quê? a hemoglobina, qual parte interessante aqui? o grupo M,tem que ser metabolizado, tira o ferro e forma o que? a biliverdina, e por fim vai forma a bilirrubina, a bilirrubina vai ser colocada onde? sangue,quem vai transporta?a albonita que vai transporta ate ao figado, lá a albonita se solta, lá a bilirrubina se liga a proteina Z e ligandina, reticulo endoplastico acontece o quê?conjugação.
	aqui é as rugosas pode ficar um pouco mais amareladas justamente por causa do aumento da bilirrubina no organismo, pq acontece esse aumento? pq o figado nao está captando ou nao esta transportando, ou nao ta tento comunicação, pode surgir varias causas o individuo pode ser chamando de incterisio, e se acumle bilirrubina no sangue.
 Outros pigmentos, metabolismo de hemoglobina
existe as irmas das bilirrubinas . elas vem do Grupo M ou das hemoglobinas das hemacias,
hematodina: ela muda a forma de uma lesao que teve sangramento de um periodo de tempo, entao focos hemorragicos vai haver degradação hemacias, depois de alguns dias pode acontecer um hiportemia alanranjada mas nao tem repercusão nenhuma saude do individuos, mas resta saber que ele teve hemorragia as hemacias ouve uma reação,as hemoglobinas morre depois de algum tempo.
hemostelina. essa aqui tem função para o corpo, ela nao retira ferro entao ela tem a capacidade de armazenar ferro, isso é bom armazenar ferro intra celular, é diferente de outros da bilirrubina que libera ferro ele faz o inverso ele armazena o ferro, esse pigmento permanece retido dentro da celula para que o ferro fique armazenado, o ferro gente se ele tiver altas concetrações ele pode ter um ponto negativo, é interessante para o organismo pq ele sempre esta ligado em alguma coisa.
ferretina:também armazena o ferro ligada, ela armazena mais ferro ainda, é importante é muito encontrado em medula osseo, e na medula osse que é formado sangue, as hemacias são formadas lá, elas já tem que sair prontas de lá com ferro dentro delas entao a ferretina armazena ferro nela e transfere esse ferro pros globolos vermelhos, o globolo vermelho é morto pelo macrofago, esse ferro volta pra onde? pra medula osse, quem recebe esse ferro lá? a ferretina, já perceberam que a ferretina é um pigmento que capta esse ferro, hemacia velha tem que renovar, o corpo produz hemacia?não medula osse, as velhas vao fazer o que? nada, elas nao volta ao corppo mais, então o quê o macrofago faz? fagocita, destroi reabsorve o que é bom, metaboliza o grupo M que nao é bom, o macrofago produz a bilirrubina devido a morte de hemacias, a quantidade de ferretina nas hemacias desenvolve o balanço devido a oferta ferro pra medula ossea, se precisa de hemoglobina aqui, vai sair muito ou pouco ferro? muito, e muito ferro vem de onde? da medula ossea, se vim um quantidade boa de ferro pra k, a quantidade lá na ferretina vai esta equilibrado se ta vindo pouco ferro e formando muita hemacia a quantida de ferritina baixa, por isso que a ferretina e o balanço de oferta e a intensida de produção de hemacia a a ferro. a ferritina forma a hemo(alguma cooisa de desse tipo no audio nao tem pra entender) que é o excesso de ferro.
Hematina: Ela é importante na parte hemorragica, alguem aqui já teve hemorragia intestinal? gente o grande problema de saber de onde está esta essa hemorragia? voce esta vendo? aí sai nas fezes? ai vc pensa vem do intestino delgado, vem intestino grosso,vem do estômago, vem do Esofago, pq tudo sai pelas fezes, como saber onde estar?um coisa vai ajudar a passagem ou nao pelo estomago,o que tem no estômago? acido, entao isso significa que quando o sangue encontra com acido acontece uma reação que da caracteristica diferente ao sangue, o sangue em contato com sangue forma um pigmento chama de hematina ela é derivado do grupo M contento ferro mais por acão de acido forte encontrando com a hemoglobina, entao a hemoglobina encontrado com o acido forte forma uma substancia, sangue nas fezes com cor vermelho vivo,o que vc conclui? que esse sangue nao passou pelo estomago, entao ele esta no intestino delgado ou intestino grupo, se ele é escuro ate mesmo um ucera estomacal por ser que esteja encontrando no estomago como acido.
	Melanina: tem importancia fisiologia ela nos protege dos raios solares, e nos vamos entender um pouquinho dos processos de hipermelinização e hipormelinização, ela tem a diversidade de cor de pele, cabelo. olha só gente, aqui ta ata a membrana basal e o que a membrana basal separa? tecido epitelial ou seja tecido conjuntivo, onde esta os melanostos as celulas produtoras de melanina? aqui proximo dessas celulas da membrana basal entao aqui que acontece a produção melanina ai a melanina é distribuida para o tecido adjacente as celulas superiores que são as celulas produtoras de queratina, queratinostos, ou melanostos são da membrana basal e os queratinostos no tecido epitelial, veja bem, função da produção de malanina, Proteção, absorção de calor, nos temos 2 tipos de melanina, EUMELANINA E FEUMELANINA, todos os nossos melanostos produzem esses dois tipos, Eumelanina e Feumelanina, mas professor como eles se misturam? uai cada um tem um tipo de concentração de pigmentos, então EUMELANINA E FEUMELANINA, fazem o quê? se misturam e o resultado é a mistura de Eumelanina e Feumelanina, o que é interessante, essa eumelanina dá uma caracteristica mais voltado mais negro, já a feumelanina mais claro, ai eumelanina é insoluvel vai do castanho ao negro e tem um ação protetora boa, a Feumelanina ela já é soluvel, vai de amarelo ao vermelho e tem ação antioxidante, entao o interessnate aqui é pessoal é as cores que elas expressao e essa pigmentação mais proteção quando mais eumelanina mais protegido esta, o negro esta mais protegino, enquanto em um individuo mais claro ele tem um menor proteção. POR QUE O CABELO ELE TRANSMITE A MELANINA TODA? o melanocito está presente onde nasce o pêlo, como é o nome? foliculo filoso, em volta dos nossos pelos onde nasce o foliculo, existe melanocito entao esse melanocito libera a melanina