Buscar

Texto II - Criar é Pensar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Grupo de Estudo / Sistema de Representação Bidimensional
Profª Sophia Costa
Design / CARUARU / 60 horas / manhã – 8:00 às 12:00 / noite – 18:50 às 22:00
CRIAR É PENSAR
As primeiras definições sobre criação surgem com as diversas correntes filosóficas. 
Os seguidores de Kant afirmam que não existe verdade sem homens verdadeiros. 
A própria realização individual nasceria através da busca interior da beleza através do pensamento criativo, para culminar com a liberdade que seria uma conseqüência da verdade e da beleza. 
A plenitude da expressão humana se alcança com a harmonia da verdade da beleza. 
Poderíamos dizer então, que a criatividade é a arte de pensar com verdade e liberdade. 
Criar é harmonizar a busca da liberdade com beleza.
Criar é uma busca que começa em nosso cérebro e que vai ao encontro de uma idéia que se identifique e resolva o problema que desencadeou o processo.
Processo Criativo
Pensamento + Idéia + Processo + Solução = Criatividade
Busca da Verdade + Encontro da Beleza = Criatividade
Consciente ou inconscientemente, a arte de pensar consiste em encontrar e seguir o caminho que chamamos processo de criação. 
Consciente ou inconscientemente, pensar e criar se fundem em um processo intelectual cujo resultado é a criatividade.
Desta forma, criar e pensar e, portanto, ser criativo é uma possibilidade acessível a qualquer pessoa.
Ser criativo é se converter em um indivíduo dinâmico, responsável, flexível e intuitivo. Em uma palavra, “inovador”.
A primeira contradição que encontra o estudioso dos processos de formulação ou construção de idéias é que a criatividade não pode ser ensinada, mas pode ser aprendida.
Há que ser criativo, há que aprender a ser criativo, há que aprender a usar a criatividade.
Para criar temos que pensar, e o verdadeiramente essencial é aprender a pensar.
O Exercício do Pensamento criativo ajuda a:
1. Encontrar nossa inspiração criadora;
2. Superar todos os obstáculos que nos impedem de pensar com clareza e objetividade; superar as barreiras mentais que nos impedem de perceber um problema e a forma correta de encontrar soluções;
3. Descobrir que a criatividade antes de tudo, requer uma atitude: uma maneira de valorar os estímulos que recebemos;
4. Por em funcionamento os dois elementos fundamentais que desencadeiam qualquer processo criativo: a imaginação e o conhecimento;
5. Descobrir que uma idéia é uma combinação de elementos velhos, composta de conhecimentos gerais e de conhecimentos específicos;
6. Descobrir que a capacidade de conseguir novas combinações com bases em elementos velhos depende em grande parte do talento e habilidade para encontrar relações.
O Processo de Criação de Idéias
O ser humano se distingue por possuir e desenvolver uma atividade cognitiva* superior, que designamos com o nome de pensamento. 
O pensamento é uma atividade intelectual e psicológica que nos relaciona com a realidade através do conhecimento sensível.
O pensamento se inicia através de um ato sensorial no qual as coisas se manifestam. Quer dizer, parte da percepção.
O pensamento exige um esforço e uma decisão. Quer dizer, uma atitude.
O pensamento exige capacidades de representação. Quer dizer, imaginação.
O pensamento necessita seguir um caminho. Quer dizer, um processo.
* Cognição: ato de conhecer, conhecimento, percepção (Aurélio)
O pensamento requer, portanto, uma percepção, entendendo por percepção a apreensão da realidade através do conhecimento sensível.
Uma atitude que valore os estímulos ou motivos provenientes do mundo exterior.
Uma determinada habilidade para imaginar, que se traduz na capacidade de representação icônica, e busca consciente e inconscientemente de um processo – um conjunto de fases sucessivas de uma determinada operação – que deverá dar como resultado um conceito.
Tudo conduz ao fim último do pensamento criador, a sua expressão conceitual: a representação intelectual de uma idéia ou um objeto.
O pensamento criador requer:
Decisão / Atitude / Determinadas capacidades
Pensamento criativo e Criatividade
A percepção, a imaginação e a memória são as bases da nossa orientação no mundo exterior. Sem dúvida, a atividade do pensamento criador é puramente mecânica – serve para a apreensão, a acumulação e a reprodução de tudo aquilo que está no nosso entorno, é o pensamento reprodutivo. Para realizar novas combinações com os estímulos percebidos, o processo se dá pela via do pensamento produtivo.
Só pensando adquirimos a capacidade de elaborar a matéria prima preparada pela percepção. Só assim proporcionamos conhecimentos novos a partir das combinações das conclusões obtidas. Só assim desenvolvemos nosso pensamento produtor e criativo.
Enquanto se desenvolve o ato de pensar na íntima relação com a formação de conceitos e obtenção de conclusões, aparece no processo mental uma larga série de associações que fundamentalmente consistem em relacionar os conceitos, as imagens e as percepções entre si, atualizando-as mediante a recordação.
Tudo isso põe em evidência que a combinação, a associação, a obtenção de conclusões, a comparação e os julgamentos são os processos que configuram o mecanismo do pensamento. E são, justamente, os processos essenciais utilizados na obtenção de idéias criativas.
Em nosso processo mental se alternam dois tipos de pensamento: o reprodutivo e o produtivo criativo. O pensamento reprodutivo se baseia na repetição de atos mentais já exercitados e conhecidos (e, portanto, comprovados), mediante os quais se reproduzem o conhecimento. Opera-se com conhecimentos adquiridos, e inevitavelmente, volta-se a obter combinações e conclusões já aprendidas.
Ao contrário, o pensamento produtivo é capaz de obter conclusões novas – utilizando racionalidade reprodutiva – porém ampliando-as, liberando-as mediante associações de idéias capazes de produzir novas combinações que proporcionam não só novas idéias, como também provocam o aparecimento de novos métodos de pensamento.
Pensamento Reprodutivo
Apreensão, acumulação e reprodução de atos mentais já exercitados, conhecidos e comprovados.
Pensamento Produtivo
Capacidade de realizar novas combinações que proporcionem novas idéias e novos métodos de pensamento.
Desde a infância começamos a modelar nosso pensamento, fazemos através de percepção descontínua que se produz entre as diferentes imagens de uma mesma realidade. A criança vê os objetos não como deveria vê-los, porém como os conhece. Desta maneira se produz uma descontinuidade entre o realismo intelectual e o realismo visual.
O que é criatividade?
Não é fácil responder esta pergunta convincentemente. Se desejamos desenvolver nossa própria criatividade, nos surpreendemos diante do aparecimento – aparentemente súbito – de uma nova idéia, é simples compreender que uma vaga intuição, um simples pensamento, não são suficientes para explicar o fenômeno intelectual indefinível, tanto pela complexidade de seu processo como pela indefinição do seu alcance.
Um mito taumatúrgico (prodigioso)
Um milagre, um mistério, um desejo, uma esperança...
A criatividade nos aparece segundo diversas facetas: como um mito, como uma pouco comum combinação entre a lógica e a intuição ou como uma ferramenta de trabalho.
Mitos relacionados com a criatividade
O mito da eureka
O mito da criação perfeita
O mito do gênio nato
�PAGE �
�PAGE �2�

Outros materiais