Buscar

Lista Resolvida Ensaio de Torção

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ensaio de Torção
1)	O Ensaio de Torção é realizado em uma máquina de torção. Esta máquina possui uma cabeça giratória que prende uma extremidade do corpo de prova por onde será aplicado o momento de torção. O momento é transmitido pelo corpo de prova que está preso, pela outra extremidade, à outra cabeça da máquina, ligada a um pêndulo, cujo desvio é proporcional a esse momento, o qual é acusado numa escala da máquina. Para que o ensaio ocorra dentro da norma é necessário que o corpo de prova fique numa posição tal que o seu eixo coincida com o eixo de rotação.
2)	Quando aplicado num corpo de prova SEM TORSÕES RESIDUAIS um esforço de torção pura, a tensão de cisalhamento é zero no centro do corpo de prova e aumenta linearmente com o raio, sendo máximo na superfície do mesmo. Essa distribuição de tensões é verdadeira durante a zona de deformações elásticas.
3)	O ensaio de torção não é geralmente utilizado para especificações de materiais pois é facilmente substituído pelo ensaio de torção, onde é possível obter os mesmo dados e até maiores informações com uma menor complicação de cálculo. Com os dados coletados em ambos os ensaios é possível traçar um gráfico em comum, o de tensão versus deformação.
Por obter os mesmos dados que o ensaio de tração, é possível determinar as mesmas propriedades em ambos os ensaios, isto é, limite de escoamento, limite convencional, limite de resistência, alongamento, e estricção (limite de proporcionalidade, o limite de escoamento, tensão de cisalhamento máxima na zona elástica).
4)	A ductilidade no ensaio de torção é definida como a capacidade que o metal tem de se deformar plasticamente, considerada também como a deformação por cisalhamento correspondente ao momento máximo de torção ou de ruptura. A ductilidade é medida através do ângulo de torção para um corpo de prova com um comprimento L e um diâmetro D.
5)	Página 156.
6)	A ruptura de um metal dúctil ocorre por cisalhamento ao longo dos planos onde se situam as tensões máximas de cisalhamento, o que ocasiona um aspecto plano da fratura na torção. Já para um metal frágil na torção, o corpo de prova se rompe ao longo de um plano perpendicular à direção da tensão de tração máxima, isto é, uma tensão que faz um ângulo de 45º com o eixo longitudinal do corpo de prova, resultando numa ruptura helicoidal.

Continue navegando