Buscar

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE 505

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE
NBC TA 505 – CONFIRMAÇÕES EXTERNAS
8 semestre 14-10-2015 Ciências Contábeis
NBC TA 505 – CONFIRMAÇÕES EXTERNAS
	INTRODUÇÃO
	Esta Norma trata do uso de procedimentos de confirmação externa pelo auditor de acordo com os requisitos da NBC TA 330 – Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados e da NBC TA 500 – Evidência de Auditoria. Ela não aborda indagações relativas a litígio e reclamações que são tratadas na NBC TA 501 – Evidência de Auditoria – Considerações Específicas para Itens Selecionados.
	Esta Norma tem a finalidade de ajudar o auditor a definir e executar procedimentos de confirmação externa para obtenção de evidência de auditoria relevante e confiável.
Procedimentos de confirmação externa para obtenção de evidência de auditoria
 A NBC TA 500, item A5, indica que a confiabilidade da evidência de auditoria é influenciada pela fonte e por sua natureza e depende das circunstâncias individuais em que é obtida. Esta Norma inclui, também, as seguintes generalizações aplicáveis à evidência de auditoria:
 
A evidência de auditoria é mais confiável quando é obtida de fontes independentes externas à entidade;
A evidência de auditoria obtida diretamente pelo auditor é mais confiável que a evidência de auditoria obtida indiretamente ou por inferência;
A evidência de auditoria é mais confiável quando está na forma de documento, seja em papel, no formato eletrônico ou outro meio.
NBC TA 505 – CONFIRMAÇÕES EXTERNAS
	OBJETIVO
	O objetivo do auditor, ao usar procedimentos de confirmação externa, é planejar e executar tais procedimentos para obter evidência de auditoria relevante e confiável.
	DEFINIÇÕES
Para fins das normas de auditoria, os termos a seguir possuem os significados a eles atribuídos:
	Confirmação externa é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio.
	Solicitação de confirmação positiva é a solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor indicando se concorda ou discorda das informações na solicitação, ou forneça as informações solicitadas.
	Solicitação de confirmação negativa é a solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor somente se discorda das informações fornecidas na solicitação.
	Resposta não recebida é quando a parte que confirma não responde ou não responde de maneira completa, a uma solicitação de confirmação positiva, ou a devolução de uma solicitação de confirmação não entregue (devolução pelo correio, por exemplo, para um destinatário não localizado).
Procedimentos de confirmação externa 
REQUISITOS
	(a) 	determinação das informações a serem confirmadas ou solicitadas ;
	(b) 	seleção da parte que confirma apropriada para confirmação ;
	(c) 	definição das solicitações de confirmação, assegurando-se que as solicitações estão devidamente endereçadas e que contenham as informações para retorno das respostas diretamente ao auditor ; e
	(d) 	envio das solicitações, incluindo 2º pedido, quando aplicável, para a parte que confirma .
 
No caso da Administração se recusar a permitir que o auditor envie solicitações de confirmação, o auditor deve:
(a) 	indagar sobre as razões da recusa da administração e procurar evidência de auditoria sobre sua validade e razoabilidade ;
(b) 	avaliar as implicações da recusa da administração na avaliação do auditor dos riscos significativos de distorção relevante, incluindo o risco de fraude, e sobre a natureza, época e extensão de outros procedimentos de auditoria; e
(c) 	executar procedimentos alternativos de auditoria definidos para obter evidência de auditoria relevante e confiável.
 
	Se o auditor concluir que a recusa em permitir o envio de solicitações de confirmação não é razoável, ou não conseguir obter evidência de auditoria relevante e confiável por meio de procedimentos alternativos de auditoria, o auditor deve comunicar aos responsáveis pela governança de acordo com a NBC TA 260 – Comunicação com os Responsáveis pela Governança, item 16. O auditor deve, também, determinar as implicações para a auditoria e para a opinião do auditor de acordo com a NBC TA 705 – Modificações na Opinião do Auditor Independente.
Resultado dos procedimentos de confirmação externa
	Mesmo quando a evidência de auditoria é obtida de fontes externas à entidade, pode haver circunstâncias que afetam sua confiabilidade. Todas as respostas envolvem algum risco de interceptação, alteração ou fraude. Esse risco existe independentemente da resposta ser obtida na forma de papel, em formato eletrônico ou outro meio. Os fatores que podem indicar dúvidas sobre a confiabilidade de resposta incluem o fato da resposta:
 
Ter sido recebida pelo auditor indiretamente; ou
Aparentemente não ter sido recebida originalmente da parte que confirmou. 
 
As respostas recebidas eletronicamente, por exemplo, por fax ou correio eletrônico, envolvem riscos relacionados à confiabilidade podendo ser difícil estabelecer a prova de origem e autoridade da parte que confirma e a identificação de alterações. 
	Resposta não recebida 
Os exemplos de procedimentos alternativos de auditoria que o auditor pode executar incluem:
 
para saldos de contas a receber, examinar recebimentos subsequentes específicos, documentação de embarque e vendas próximas ao final do período; 
para saldos de contas a pagar, examinar pagamentos subsequentes, correspondência de terceiros e outros registros, como notas de entrada (documentos internos que evidenciem o recebimento de produtos que geraram esses passivos).
NBC TA 501
Introdução
É a Norma que trata das considerações específicas do auditor para obter evidência de auditoria apropriada e suficiente, em conformidade com a NBC TA 330, NBC TA 500 e outras normas com relação a certos aspectos da conta “Estoque” do ativo, assim como aos litígios e reclamações, envolvendo a entidade, e informações por segmentos na auditoria das demonstrações contábeis. 
Objetivos
Obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação a:
existência e condições do estoque;
totalidade dos litígios e reclamações envolvendo a entidade; e
apresentação e divulgação de informações por segmentos em conformidade com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
Requisitos
Estoque
 
Se o estoque for relevante para as demonstrações contábeis, o auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação a existência e as condições do estoque mediante:
(a) 	acompanhamento da contagem física dos estoques, a não ser que seja impraticável, para:
(i) 	avaliar as instruções e os procedimentos da administração para registrar e controlar os resultados da contagem física dos estoques da entidade;
(ii) 	observar a realização dos procedimentos de contagem pela administração;
(iii) 	inspecionar o estoque; e
(iv) 	executar testes de contagem; e
 
(b) 	execução de procedimentos de auditoria nos registros finais de estoque da entidade para determinar se refletem com precisão os resultados reais da contagem de estoque.
 
Litígios e reclamações
O auditor deve definir e executar os procedimentos de auditoria de modo a identificar litígios e reclamações envolvendo a entidade, que possam gerar um risco de distorção relevante.
Representações formais 
	O auditor deve solicitar que a administração e, quando apropriado, os responsáveis pela governança forneçam representações formais de que todos os reais ou possíveis litígios e reclamações conhecidos, cujos efeitos devem ser levados em consideração durante a elaboração das demonstrações contábeis, foram divulgados para o auditor, assim como contabilizados e divulgados de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável.
Informações por segmento
	O auditor deve obter evidência de auditoria apropriada e suficiente com relação à apresentação e à divulgação de informações por segmento, de acordo com a estrutura
de relatório financeiro aplicável mediante
(a) 	obtenção de entendimento dos métodos utilizados pela administração para determinar as informações por segmento:
(i) 	avaliação se esses métodos resultam na divulgação de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável; e
(ii) 	quando for apropriado, testar a aplicação desses métodos; e
(b) 	execução de procedimentos analíticos ou outro procedimento de auditoria apropriado nas circunstâncias.
	Em certas circunstâncias, o auditor também pode julgar necessário reunir-se com o assessor jurídico externo da entidade para discutir sobre o resultado provável dos litígios ou das reclamações. Esse pode ser o caso, por exemplo, quando: 
o auditor determina que o assunto é um risco significativo;
o assunto é complexo;
existe desacordo entre a administração e o assessor jurídico externo da entidade.
Normalmente, essas reuniões requerem a permissão da administração e são realizadas com a presença de representante da administração.
Dependendo das circunstâncias, exemplos de assuntos que podem ser relevantes na obtenção de entendimento dos métodos usados pela administração para determinar as informações por segmento e se é provável que tais métodos resultem em divulgação de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável incluem:
vendas, transferências e encargos entre segmentos, assim como a eliminação de valores entre segmentos;
comparações com orçamentos e outros resultados esperados, por exemplo, lucros operacionais como porcentagem das vendas;
alocação de ativos e custos entre os segmentos;
consistência com períodos anteriores e a adequação das divulgações com relação às inconsistências.
Em conformidade com a NBC TA 700, item 42, o auditor não deve emitir e datar o seu relatório de auditoria independente antes da data em que ele obter evidência de auditoria apropriada e suficiente para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis. A evidência de auditoria quanto ao estágio dos litígios e das reclamações até a data do relatório do auditor independente pode ser obtida mediante indagação à administração, incluindo assessores jurídicos internos, responsáveis pelos assuntos relevantes. Em algumas circunstâncias, o auditor pode precisar obter informação atualizada sobre a consultoria jurídica externa da entidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando