Buscar

Semiologia de Ortopedia - Pé e tornozelo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SEMIOLOGIA E PRÁTICAS CLÍNICAS II
ORTOPEDIA, DR. JAMIL
22/09/14
...
Pé Plano
...
	É comum o pé plano em pessoas que têm frouxidão ligamentar, sem que isso seja um problema/ uma alteração significativa (associação frequente/ bastante prevalente); esses pacientes vivem com pé plano a vida inteira sem apresentar dor.
	A frouxidão ligamentar é mais comum em mulheres, na primeira e na segunda infância.
	Outras causas de pé plano: formação de uma barra (doença) entre os pequenos ossos causa dor.
	A presença de dor é um sinal de alerta para o ortopedista, porque pé plano não costuma doer PESQUISAR!
Teste de Jack
	Quando hiperestendemos o hálux do pé da criança, forma-se a curvatura indica que esse pé não tem a formação de barra/ não existe a união entre os ossos. Quano forma a curva: é normal/ flexível; quando não forma o arco é que existe prblema. Aproximadamente 90% das crianças formam o arco sem dificuldade.
	Nas pessoas normais, quando estamos de costas, o tornozelo é valgoe quando pedimos para o pct ficar na ponta do pé ele variza normalidade/ flexibilidade do pé. Fundamental quando formos avaliar problemas ligados a mobilidade do pé.
Hálux valgus
	Desvio em valgo do primeiro dedo, que tem o joanete como consequência.
Joanete: exocitose do primeiro dedo/ crescimento/ aumento de volume. É o crescimento/ a formação óssea do hálux valgo. Dá para cortar, mas um ano depois volta. Deve-se, portanto, corrigir o primeiro dedo.
Indicação de cx: dor. A indicação estética, conceitualmente, não devemos fazer a cx cx de alta morbidade; taxa de complicações bastante alta. Doi em cerca de 30% dos casos.
Mais comum em mulheres. Uma das razões é o uso exagerado/ contínuo do salto alto e sapatos com a câmara anterior estreita. Associado a causa disso, existe um fator hereditário.
O tto inicial é a prevenção.	
	A fx do calcâneo é a mais comum em quedas de altura. É um osso esponjoso em seu interior, corticalizado na sua periferia. É tão incapacitante, que o tto é cirúrgico na maioria das vezes.
Entorse de tornozelo
	Pode ser por inversão ou por eversão do pé.
	Ligamentos importantes: talo-fibular anterior, talo-fibular posterior e calcâneo fbular. O primeiro a lesão em inversão do pé é o talo-fibular anterior, depois talo-fibular posterior e por último calcâneo fibular.
	Testes: esforço ou estresse em varo. Reproduzimos o movimento que o trauma provocou. Os ligamentos são testados. Inclinação talar e gaveta anterior. Quando temos o entorse de trornozelo, temos que identificar qual foi o mecanismo (inversão ou eversão). Inversão edema ao redor da fíbula.
Ruptura do Tendão de Aquiles
	Tendão calcâneo. A dor e a incapacidade funcional são exageradas. Mais comum em homem após os 50 anos e naqueles que são sedentários. É mais comum em homens obesos, associado a algum transtorno metabólico.
	Ao exame clínico: depressão local (gap). Como pesquisar clinicamente? Manobra/ Teste de Thompson +: aperta o gastrocnêmio do pct (que estará de barriga para baixo e com o joelho fletido) e o pé não se mexe. -: flexão plantar do pé ao teste. O teste não causa dor.
Sensibilidade
	Todo exame físico ortopédico tem que avaliar sensibilidade. Se tiver um tumor na coluna, uma hérnia de disco, o paciente não sentirá alguma região do pé.
Reflexo
	Dois: reflexos de Aquileu e patelar.
	Quando testamos o reflexo patelar, estamos testando a raiz nervosa de L4 (“patelar é do quadríceps, quadríceps é 4 L4”)Quando testamos o reflexo aquileu, testamos a raiz nervosa de S1 (“AquileS termina com S S1”).

Continue navegando