Buscar

QUESTÕES DISCURSIVAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Conceitue Orçamento Público. R: É o instrumento de elaboração da proposta de orçamento com a previsão da receita e fixação da despesa pública.
2- Conceitue sistema de contas. R: consiste numa estruturação ordenada e sistematizada das contas utilizáveis em toda a Administração Pública Federal.
3- No que se refere à programação qualitativa da despesa orçamentária, uma ação pode ser um projeto... Conceitue um desses três desdobramentos. R: Projetos são ações cuja execução tem tempo de início e fim definidos. 
4- A Proposta Orçamentária contém... conceitue promulgação: R: É o ato que sucede à decretação ou a sanção como elemento indispensável ao início da exigibilidade das regras e princípios contidos na lei que se divulga. E a própria divulgação ou publicação do texto legal, de modo solene.
4- A Proposta Orçamentária contém... Conceitue a etapa de Avaliação: R: refere-­se à organização, aos critérios e trabalhos destinados a julgar o nível dos objetivos fixados no orçamento e as modificações nele ocorridas durante a execução; à eficiência com que se realizam as ações empregadas para tais fins e grau de racionalidade na utilização dos recursos correspondentes.
4- A Proposta Orçamentária contém ... conceitue sanção: R: Representa a concordância do chefe do Executivo com os termos da lei decretada pelo Legislativo.
5- A Proposta Orçamentária contém... A etapa de avaliação é constituida de 3 fases. Cite elas e indique de quem são prerrogativas. R: As fases da discussão, votação e aprovação são prerrogativas exclusivas do Poder Legislativo amparado pelo artigo 166 da CF/88.
6- Existem Algumas situações em que mesmo a despesa pública estando empenhada, pode ocorrer o não pagamento dela. Cite pelo menos uma destas situações: R: A POSSIBILIDADE DE PAGAR NÃO ADVÉM DOS CRÉDITOS, MAS SIM DO NUMERÁRIO DISPONÍVEL EXISTENTE NA CONTA ÚNICA DO TESOURO NACIONAL, ESPECIFICADO PARA O PAGAMENTO DA DESPESA.
7- Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie ... Pela legislação orçamentária e financeira estão sujeitos ao levantamento de contas na Administração Indireta: R: Na administração Indireta: Administradores ou dirigentes das entidades seguintes: autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista.
7- Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie ... Indique a seguir exemplos de agentes sujeitos ao levantamento de contas em outras áreas: R: Em outra áreas: Partidos políticos, Sindicatos, de representação profissional e representação econômica, gestores de contribuições profissionais, Fundações instituídas ou mantidas pelo poder público.
7- Toda pessoa física que utilize, arrecade, guarde, gerencie... Pela legislação orçamentária e financeira estão sujeitos ao levantamento de contas na Administração Direta: R: Ordenadores de despesa, Agentes recebedores, Almoxarifes ou encarregados de depósitos e outros responsáveis, co-responsáveis ou responsáveis que de algum modo sejam gestores, isolada ou conjuntamente, de dinheiros, valores e bens do Estado ou pelos quais este responda.
8- Conceitue Receita Pública. R: é a soma de ingressos, impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos, arrecadados para atender às despesas públicas.
9- Conceitue Despesa Pública. R: é o conjunto de dispêndios realizados pelos entes públicos para custear os serviços públicos (despesas correntes) prestados à sociedade ou para a realização de investimentos (despesas de capital). As despesas públicas devem ser autorizadas pelo Poder legislativo, através do ato administrativo chamado orçamento público.
10- As classificações orçamentárias são essenciais para... Diferencie a classificação Institucional da funcional em relação às Despesas: R: Classificação Institucional (Corresponde aos Órgãos e suas respectivas Unidades Orçamentárias). Classificação Funcional (Trata-se de uma classificação independentes dos programas. Suas subfunções também podem ser combinadas com funções diferentes daquelas a que estejam vinculadas.
10- As classificações orçamentárias são essenciais para... Diferencie a classificação Programática da funcional em relação às Despesas: R: Classificação Funcional (Trata­se de uma classificação independentes dos programas. Suas subfunções também podem ser combinadas com funções diferentes daquelas a que estejam vinculadas. ­
Classificação Programática (A finalidade das classificações por programas é demonstrar as realizações do governo, o resultado final de seu trabalho em prol da sociedade).
10- AS CLASSIFICAÇÕES ORÇAMENTÁRIAS SÃO ESSENCIAIS... QUAIS OS CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO PARA AS RECEITAS? R: INSTITUCIONAL; SEGUNDO SUA NATUREZA; E QUANTO ÀS FONTES DE RECURSOS.
11- Conceitue Balanço Público. R: é a demonstração contábil pública que evidencia os totais anuais (ou do período em questão) das receitas e despesas orçamentárias e extra-orçamentárias executadas, bem como os saldos das disponibilidades (caixa e bancos) que foram recebidas do exercício anterior e os que serão passados para o exercício seguinte.
12- Conceitue o princípio orçamentário do equilíbrio. R: O orçamento deve manter uma padronização dos seus dados, para que os usuários possam realizar comparações entre os diferentes anos.
13- Conceitue princípios orçamentários. R: Os princípios são premissas e linhas norteadoras de ação a serem observadas na concepção da proposta de orçamento. Sua principal finalidade é disciplinar e orientar a ação dos governantes.
14- A Constituição Federal trata da fiscalização contábil...Indique no espaço a seguir 3 destas competências. R: I- fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a União participe, de forma direta ou indireta, nos termos do tratado constitutivo; II- fiscalizar a aplicação de quaisquer recursos repassados pela União, mediante convênio, acordo, ajuste ou outros instrumentos congêneres, a Estado, ao Distrito Federal ou a Município; III- assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade. 
15- O art. 37 da Constituição Federal determina que a Administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá a alguns principio. Indique-os: R: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
16- No orçamento Público a Classificação Funcional... Diferencie Função de Subfunção: R: Função: representa o maior nível de agregação das diversas áreas de despesa que competem ao setor público, atualmente são 28 funções. Sub-Função: representa uma partição da função, visando agregar determinado subconjunto da despesa do setor público, atualmente são 109 sub-funções.

Outros materiais