Buscar

01. Objeto do Direito Empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Objeto do Direito Empresarial
	Os bens e serviços de que precisamos, tais como alimentação, saúde, educação, lazer entre outros, são produzidos em organizações econômicas especializadas e negociadas no mercado. Quem estrutura essas organizações são a pessoas vocacionadas a tarefa de combinar os fatores de produção para ganhar dinheiro (empresários).
	Estruturar a produção de bens ou serviços significa reunir recursos financeiros, humanos, materiais e tecnologia que possibilite oferecer ao mercado, produtos com preço e qualidade competitivos.
	O direito empresarial cuida do exercício dessa atividade econômica organizada de fornecimento de bens e serviços denominada empresa. Seu objetivo ´´e o estudo dos meios socialmente estruturados de superação dos conflitos de interesses envolvendo empresários ou relacionados as empresas que exploram.
*As duas maiores fontes de obrigação: a lei e a vontade (palavra de honra).
Comércio e Empresa
Como mencionado anteriormente, os bens ou serviços que necessitamos ou desejamos são produzidos em organizações econômicas especializadas. Na antiguidade, roupas e demais produtos eram produzidos na própria casa para uso familiar. Em Roma, as famílias funcionavam como uma “pequena empresa”, utilizando, inclusive, escravos, fazendo da moradia um local de produção de alimentos, veste, vinho, utensílios de uso diário, além de um local de convívio íntimo e recolhimento.
	Alguns povos da antiguidade, como os fenícios, destacaram-se intensificando as trocas e, conseqüentemente, estimularam a produção de bens destinados à venda. Surgia o comércio.
	Na Idade Média, o comércio já havia deixado de sei atividade característica de algumas cultoras e povos. Na Europa, artesãos e comerciantes se reuniram em corporações de ofícios. Gozavam de significativa autonomia em face dos senhores feudais. Nas corporações de ofício, como expressão dessa autonomia, foram paulatinamente surgindo normas destinadas a disciplinar as relações entre os seus filiados.
*Norma é um mecanismo que controla uma conduta na sociedade.
Corporação = organização
	No início do século XIX, Napoleão, na França, objetivando regular totalmente as relações sociais, patrocina a edição de dois diplomas jurídicos: o código civil, em 1804, e o código comercial, em 1808.
*Esse código comercial foi criado para controlar os atos de comércio que eram realizados por indivíduos.
	Na lista dos atos de comércio não se encontravam algumas atividades econômicas que com o tempo passaram a ganhar importância equivalente as de comércio, como por exemplo bancos, seguros e indústrias.

Outros materiais