Buscar

07. Tipos de Sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA DIA: 27/05/15
Sociedades Limitadas
As sociedades limitadas são constituídas por quotas, de maneira que ao contribuírem para o capital social os sócios (quotistas) transferem dinheiro ou bens à sociedade, adquirindo em contrapartida quotas de participação, que perfazem a divisão do capital social.
É possível nesse tipo de sociedade a cessão das quotas. A responsabilidade da empresa é direcionada ao capital social e essa responsabilidade vai ser limitada, por sócio, ao número de quota.
A sociedade é limitada porque ela fica limitada ao número de quotas que os sócios são responsáveis, sendo assim divididas as obrigações de acordo com o número de quotas.
Não é possível transferir além do que se tem direito.
O limite da sociedade é o capital social e cada sócio responde à proporção que integralizou.
A lei permite que a sociedade limitada seja administrada por não-sócio, porém, normalmente é gerenciada pelo sócio com maior número de quotas a seu favor. O sócio-gerente tem também maior responsabilidade sobre as obrigações e direitos da empresa. O ócio-gerente tem maior poder sabre os direitos, contudo, ele é responsável pelos danos causados a empresa. O sócio-gerente só era responsabilizado pessoalmente se agir em desacordo com os deveres de diligência e lealdade.
Os demais sócios, os que não possuem cargo de gerência, tem como principal direito a participação nos lucros e no acervo social. Além da participação nos lucros, os sócios têm o direito de fiscalizar as ações do sócio-gerente e fiscalizar a empresa.
O principal dever desses sócios é a lealdade. Além disso, ele tem o dever de integralizar o capital social.
Responsabilidade dos sócios;
A responsabilidade de cada sócio nesse tipo de sociedade é restrita ao valor de suas quotas, havendo solidariedade quanto à integralização do capital social (Art. 1052 do Cód. Civil). Após a integralização do capital social, nada mais pode ser cobrado dos sócios, a não ser em casos excepcionais, como a desconsideração de personalidade jurídica.
Toda vez que tiver que provar que houve deslealdade por parte de alguém, que age com dolo (com intenção), cabe ao delator fundamentar com provas irrefutáveis.
Sociedade por Ações
Existem dois tipos de sociedades por ações: as sociedades anônimas e as comanditas.
Sociedades Anônimas
Tais sociedades possuem o capital social dividido em ações, portanto, os sócios são chamados de acionistas e sempre será uma sociedade empresária.
Obrigatoriamente adota uma denominação, acompanhada da expressão “S/A”, no início, no meio ou no fim da denominação, ou da expressão “Cia.” (Companhia), no início ou no meio, mas nunca no fim.
A responsabilidade do acionista é limitada ao preço de emissão da ação. Não há solidariedade.
As Sociedades Anônimas classificam-se em: abertas e fechada. As abertas são aquelas que têm seus valores mobiliários negociados nas bolsas de valores, o mesmo não acontece com as fechadas.
As S/A são constituídas por subscrição pública consistente na colocação das ações junto aos investidores por meios das instituições financeiras e demais agentes do mercado de capital.
Para a venda de ações é necessário buscar uma instituição financeira especializada. Não se pode vender de pessoa para pessoa diretamente.
Ações
Ação é uma parcela do capital social e atribui ao seu detentor a condição de sócio (acionista). Essa operação é denominada “capitalização”. A doutrina divide as ações quanto à espécie em: ordinárias, preferenciais ou de fruição.
As ordinárias são as comuns a todos os sócios e tem pouca influencia nas decisões da sociedade. Já as preferenciais ou de fruição são as que detêm o poder de comando sobre a sociedade, possui uma vantagem política, econômica e tem pode de decisão sobre as atividades da sociedade.

Continue navegando