Buscar

QUESTÕES DA SEMAMA DE 19 A 21-08-2013

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DA SEMAMA DE 19 A 21-08-2013 – MARKETING
Sabemos que a palavra fonte é tomada de empréstimo pelo direito do seu sentido comum, que quer dizer nascente d’água, para referir-se ao surgimento do direito. Sabendo disso, explique as fontes imediatas e mediatas do direito.
R) As fontes imediatas são aquelas que o jurista vai buscar em primeiro lugar para verificar se existe lei e costume sobre um determinado fato. São fontes imediatas: a lei e o costume. Lei é a regra geral que emana de autoridade competente e tem coerção. Costume é um hábito, um agir da mesma forma reiteradamente. As fontes mediatas são as que o jurista vai buscar em segundo lugar, caso não exista lei ou costume a respeito de determinada situação. São fontes mediatas: a doutrina e a jurisprudência. A doutrina são os livros que os estudiosos do direito escrevem, através dos quais tentam convencer os juristas de suas teses. Jurisprudência, ou prudência do direito, são as sentenças dos tribunais (acórdãos) que julgam os casos que lhes são submetidos e servem de orientação para advogados, promotores e juízes.
Lei é uma regra geral, que surge através de autoridade competente e, é imposta coativamente à observância de todos. Explique esse conceito.
R) Esse conceito significa que a lei como norma geral regula as ações dos indivíduos, enquanto estes vivem em sociedade. A lei é elaborada, se for federal, por senadores e deputados federais, que são as autoridades que têm poder para criar a lei federal. A lei é imposta à observância de todas as pessoas que vivem em sociedade, sob pena de aplicação de uma penalidade pelo descumprimento.
Sabendo que para o direito: hierarquia das leis significa que uma lei pode ser mais forte, ter mais poder, ou ser mais importante que outra. Esclareça porque a Constituição Federal é considerada hierarquicamente superior a todas as demais leis, do nosso sistema jurídico?
R) A Constituição Federal é a lei fundamental do Estado Brasileiro, a lei que organiza o funcionamento da Nação Brasileira, em razão disso a Constituição Federal é a lei mais forte e não pode ser desrespeitada por nenhum outro ato legislativo.
A inconstitucionalidade é um vício (defeito) jurídico da lei. Explique quando há inconstitucionalidade da lei.
R) Toda vez que uma lei abaixo da Constituição Federal desrespeitar um preceito, uma norma da Constituição Federal, nós teremos a inconstitucionalidade da lei violadora.
A ilegalidade também é um vício jurídico da lei. Explique o que vem a ser ilegalidade.
R) A ilegalidade ocorre quando uma lei abaixo da Constituição Federal desrespeita outra lei, também abaixo da Constituição Federal, mas acima dela hierarquicamente.
O Direito Privado, classicamente, divide-se em Direito Civil, Direito Comercial e Direito do Trabalho. Esses ramos do Direito Privado também contêm normas de ordem pública, ou seja, normas que não podem ser afastadas pela vontade das partes. O fato dos ramos do Direito Privado conterem normas de ordem pública descaracteriza o Direito do Trabalho como ramo do Direito Privado? Explique.
R) Não, pois embora os ramos do direito privado contenham normas de ordem pública, prevalece a maior quantidade de normas de coordenação, onde as pessoas possuem uma maior quantidade de normas que lhes possibilitam a livre disposição ou negociação.

Outros materiais