Buscar

Gestação trabalho

Prévia do material em texto

Gestação
Transformação das funções ovarianas durante a gestação 
Sabendo que o ovário é e o principal secretor de hormônios sexuais ( como a progesterona e o estrógeno), e em conjunto com outras glândulas ele contribui para o desenvolvimento das características femininas, (também auxilia na regulação dos hormônios sexuais – na mulher).
Acreditando que o ovário esta pronto para haver fertilização, e caso aconteça a mesma, ocorre o seguinte processo , a fecundação do óvulo ocorre geralmente, na primeira porção da trompa de Falópio. Um único espermatozoide atravessa sua membrana carregando consigo 23 cromossomos não pareados. Imediatamente, esses cromossomos isolados combinam-se com os outros 23 cromossomos , também não pareados que existem nesse óvulo, passando a formar um complemento normal de 46 cromossomos , dispostos em 23 pares . Isso dá início ao processo de multiplicação celular, cujo resultado final é o desenvolvimento de um individuo. As células trofoblásticas produzem gonadotropina coriônica que estimula o corpo lúteo a continuar secretando progesterona,(ela permite que as glândulas uterinas ficarem mais dilatadas), por isso durante as primeiras semanas após a implantação do ovo, sua nutrição vai depender da digestão trofoblástica e da fagocitose do endométrio.
A nutrição do embrião a partir de 7 dias à 12 semanas variando do tipo de gestação tem a formação da placenta, que passa a ser a principal fonte de nutrição (trocas fisiológicas entre a mãe e o feto), e também um órgão endócrino, que produz e secreta hormônios, até nascer do feto. 
	DURAÇÃO DO PERÍODO DE MIGRAÇÃO  EMBRIONÁRIA 
	BOVINOS = Até 15-30 dias
	EQÜINOS = Até 25-30 dias
	CADELA E GATO = De 13 a 17 dias
	OVINOS = Até 15 dias
	SUÍNOS = Até 14 dias
	COELHOS = 4 a 6 dias
Livros:
Histologia básica, 11 edição, Junqueira , Luiz C. e Carneiro, José 
Sites:
http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/1919/fisiologia-da-gravidez#ixzz3pQoQW6Cr
http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/reproducao_femeas.htm#gestacao

Continue navegando