Buscar

Simulado ética na saude hj

Prévia do material em texto

Simulado:
	 Fechar
	Aluno(a): 
	Matrícula:7
	Desempenho: 7,0 de 8,0
	Data: 28/10/2015 12:46:23 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201403156292)
	
	Em um hospital geral, a equipe interdisciplinar do setor de neurocirurgia está com dificuldades de realizar seu trabalho adequadamente, pois duas vezes por semana há reunião de equipe para estudos de caso dos pacientes internados com a finalidade de oferecer um atendimento integrado que promova a recuperação da saúde, mas o novo médico, recém chegado ao hospital, se recusa a se reunir e colaborar com a equipe. Ofereça argumentos acerca da bioética para a relação em equipes interdisciplinares correlacionando com a sentença.
		
	
Sua Resposta: A equipe interdisciplinar trabalha utilizando o conhecimento de cada profissional, para ajudar os pacientes que precisam usando uma linguagem formal e informal. Um dos principais objetivos da bioética é discutir questões relativas à saúde e à vida, o médico recém chegado não segue o objetivo da equipe interdisciplinar, ele segue o objetivo da equipe multidisciplinar, onde cada médico trabalha de forma independente.
	
Compare com a sua resposta: As discussões bioéticas ressaltam que a base e o principal fundamento de uma atuação em equipe estão na colaboração de diferentes especialidades que apresentam conhecimentos e qualificações distintas. Estas diferenças, no entanto, precisam encontrar convergências que possibilitem uma atuação uniforme entre estes profissionais. Existem equipes de diferentes nomenclaturas e que correspondem a diferentes modelos de relação também. As principais são as equipes: interdisciplinar, multidisciplinar, intradisciplinar, transdisciplinar, intraprofissional e interprofissional. A equipe interdisciplinar é definida como um grupo de profissionais, com formações diversificadas que atuam de maneira interdependente, inter-relacionando-se num mesmo ambiente de trabalho, através de comunicações formais e informais. Na exemplificação da sentença proposta, a recusa do médico em participar das reuniões de equipe prejudica não só o desempenho da mesma como também os pacientes internados no setor, uma vez que a informação e a troca de saberes se faz relevante para intervenções adequadas por parte de todos os profissionais envolvidos no processo.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403737534)
	
	Com relação aos aspectos éticos envolvidos no atendimento do profissional de saúde junto ao idoso, apresente a postura adequada que deve prevalecer nesta relação do profissional com o paciente.
		
	
Sua Resposta: Se dá a partir do juramento dedicação
	
Compare com a sua resposta: O profissional que atende ao idoso deve preservar fundamentalmente o vínculo de confiança com seu paciente e este vínculo está baseado na integralidade da sua pessoa. A autonomia decisória e as convicções pessoais devem ser respeitadas ao máximo e, mesmo em situações de incapacidade temporária ou definitiva, o idoso tem direito a ver respeitadas as decisões tomadas antecipadamente.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403299284)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ricardo é médico e para ele a atuação médica está fundamentada em dois pilares:
		
	 
	A preservação da vida e o alívio do sofrimento.
	
	Os ganhos financeiros e a construção de saúde.
	
	A eutanásia e a criação de medicamentos.
	
	A criação de sintomas e a dificuldade do sofrimento.
	
	A eutanásia e a distanásia.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403299289)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Eutanásia de duplo efeito é quando a morte é promovida indiretamente pelas ações médicas executadas com o objetivo de aliviar o sofrimento de um paciente terminal, como, por exemplo, a morfina que administrada para a dor pode provocar depressão respiratória e morte. É correto afirmar que:
		
	
	A eutanásia de duplo efeito é o mais agressivo tipo de eutanásia e o mais repudiado pelos médicos e pacientes.
	
	O objetivo da ação médica é promover o óbito de forma direta e, portanto, todas as consequências são assumidas.
	
	A eutanásia de duplo efeito é mais invasiva do que a eutanásia ativa e, portanto, é menos aceita pela comunidade médica mundial.
	
	A eutanásia de duplo efeito se dá em função de uma decisão do paciente e, portanto, nunca pode ser revogada.
	 
	O objetivo da ação médica não é promover o óbito, mas assume-se seu risco em prol da amenização do sofrimento.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403737525)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ramón Sampedro ficou tetraplégico quando tinha apenas 26 anos, permanecendo neste estado durante 29 anos. Solicitou, em 1993, a autorização para recorrer a pratica da eutanásia, no entanto não lhe foi concedida. Contra a justiça espanhola, Ramón planeou a sua morte com o auxílio dos seus amigos. Em 1998 foi encontrado morto NA Galiza. Ele gravou um vídeo com os seus últimos minutos de vida. Nesta fita fica evidenciado que os amigos colaboraram colocando o copo com uma palhinha ao alcance da sua boca, porém fica igualmente documentado que foi ele quem fez a ação de colocar a palha na boca e sugar o conteúdo do copo. . Analisando este caso, como podemos classificar esse tipo de eutanásia?
		
	
	Eutanásia de duplo efeito
	
	Eutanásia involuntária
	 
	Suicídio assistido
	
	Ortotanásia
	
	Eutanásia não-voluntária
		
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403299282)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A palavra eutanásia é comumente entendida como a prática pela qual:
		
	 
	O médico abrevia a vida de um paciente incurável.
	
	O médico cria medicamentos para a cura de doenças.
	
	O médico prolonga a vida de um paciente incurável.
	
	O médico oferece cuidados intensivos para um paciente.
	
	O médico oferece medicamentos para dificultar a morte do paciente.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403195527)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em abril de 2010 o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma nova versão do Código de Ética Médica. No Capítulo I - Princípios Fundamentais, lê-se, no item XII:
"Nas situações clínicas irreversíveis e terminais, o médico evitará a realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários e propiciará aos pacientes sob sua atenção todos os cuidados paliativos apropriados".
A disposição acima refere-se ao processo conhecido por:
		
	
	mistanásia
	
	distanásia
	 
	ortotanásia
	
	suicídio assistido
	
	obstinação terapêutica
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403346509)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O ato de prorrogar a vida através de meios artificiais e, muitas vezes, desproporcionais à condição de recuperação do doente, denomina-se:
		
	
	bioética
	
	biotransplante
	 
	distanásia
	
	eutanásia
	
	postanásia
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403205164)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A palavra eutanásia tem origem grega e representa, literalmente:
		
	
	morte com prazer
	
	felicidade de morte
	
	morte fácil
	 
	boa morte
	
	morte ruim
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403802655)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	I A Bioética se fundamente em uma tríplice atuação: descritiva, normativa e protetora. II A Bioética se sustenta em cinco conceitos básicos: o princípio do duplo efeito; o princípio da totalidade; meios ordinários e extraordinários de tratamento; justiça; e, a santidade da vida humana. III De acordo com o princípio da totalidade, não podemos sacrificar uma parte do corpo para preservar a saúde de todo o corpo.
		
	
	II e III são verdadeiras.
	
	Todas são falsas.
	 
	I e II são verdadeiras.
	
	Todas são corretas.
	 
	I e III são verdadeiras.
		 Gabarito Comentado.

Continue navegando