Logo Passei Direto
Buscar

Doenças Cardiovasculares e Respiratórias IDECAN e IBFC para SESAP-RN, SES-SE e SMS de Belo Horizonte-MG

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considerando as noções gerais de anatomia e fisiologia, identifique a alternativa que designa qual das opções abaixo melhor descreve a função dos sistemas cardiovasculares.
1. (Salvador-BA/IDECAN/2024) Considerando as noções gerais de anatomia e fisiologia, identifique a alternativa que designa qual das opções abaixo melhor descreve a função dos sistemas cardiovasculares.
a) Fornecer suporte estrutural e proteger os órgãos internos.
b) Produzir hormônios e regular as funções metabólicas do corpo.
c) Transportar nutrientes, gases, hormônios e resíduos através do sangue para todas as partes do corpo.
d) Realizar a digestão e absorção de nutrientes dos alimentos.
e) Coordenar as respostas do corpo a estímulos internos e externos.

2. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) Sobre as artérias coronárias, é INCORRETO afirmar que:
a) são perfundidas durante a diástole.
b) a artéria descendente posterior é um ramo da artéria coronária direita.
c) a artéria coronária direita progride ao redor da parede inferior do coração.
d) as artérias coronárias direita e esquerda originam-se da artéria pulmonar, exatamente em cima dos folhetos valvulares.
e) a artéria coronária esquerda possui três ramos: ramo principal, artéria descendente anterior esquerda e artéria circunflexa.

Conforme os conhecimentos atuais sobre anatomia e fisiologia do sistema venoso e arterial, avalie a distribuição e as funções hemodinâmicas dessas estruturas e assinale a opção que reflete corretamente os processos fisiológicos envolvidos na circulação sanguínea.
3. (PB Saúde/IDECAN/2024) Conforme os conhecimentos atuais sobre anatomia e fisiologia do sistema venoso e arterial, avalie a distribuição e as funções hemodinâmicas dessas estruturas e assinale a opção que reflete corretamente os processos fisiológicos envolvidos na circulação sanguínea.
a) O retorno venoso ao coração é predominantemente facilitado pela ação das válvulas venosas e pela contração dos músculos esqueléticos, sendo o sistema venoso responsável pela maior parte da resistência ao fluxo sanguíneo no corpo humano.
b) A maior parte do volume sanguíneo encontra-se no sistema venoso, que atua como um reservatório de sangue. Esse sistema é de baixa pressão e alta capacitância, regulando o retorno venoso por meio da ação de válvulas, bomba muscular e gradiente de pressão torácica.
c) O sistema arterial, ao ser composto por vasos de alta complacência, permite variações significativas de volume com pequenas mudanças de pressão, o que contribui para o armazenamento de sangue durante a sístole e sua liberação durante a diástole.
d) A redistribuição do fluxo sanguíneo durante o exercício físico ocorre principalmente devido ao aumento da resistência vascular nos músculos esqueléticos, permitindo o direcionamento do fluxo para órgãos vitais como o cérebro e os rins.
e) O controle da pressão arterial é mediado exclusivamente pelo sistema nervoso simpático, por meio de receptores adrenérgicos, sem influência do sistema parassimpático, o qual está envolvido apenas no controle do ritmo cardíaco.

Considerando a anatomia e a fisiologia do sistema cardíaco, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
4. (SES-SP/FGV/2024) Considerando a anatomia e a fisiologia do sistema cardíaco, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O Sistema de Purkinje é responsável pela ritmicidade própria do coração, assim como o sincronismo na contração de suas câmaras. Transmite impulsos com velocidade semelhante à do músculo cardíaco normal.
( ) As valvas atrioventriculares (pulmonar e aórtica) evitam o refluxo de sangue dos ventrículos para os átrios durante a sístole, e as valvas semilunares (tricúspide e mitral) impedem o refluxo da aorta e das artérias pulmonares para os ventrículos durante a diástole.
( ) O ciclo cardíaco consiste no período de relaxamento, chamado sístole, durante o qual o coração se enche de sangue, seguido pelo período de contração, chamado diástole.
( ) O nodo sinusal, conhecido por sinoatrial, é a estrutura responsável pela geração do ritmo cardíaco, e por isso é chamado de marcapasso cardíaco.
a) F – F – F – V.
b) V – F – V – V.
c) F – V – V – F.
d) V – V – F – V.
e) V – V – V – V.

O sistema de condução cardíaca é formado por células cardíacas especializadas que geram metodicamente e coordenam a transmissão dos impulsos elétricos para as células miocárdicas, resultando na contração atrioventricular sequenciada.
5. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) O sistema de condução cardíaca é formado por células cardíacas especializadas que geram metodicamente e coordenam a transmissão dos impulsos elétricos para as células miocárdicas, resultando na contração atrioventricular sequenciada. Quais características fisiológicas as células de condução cardíaca devem apresentar para que todo esse processo funcione adequadamente?
a) Automaticidade, excitabilidade e contratilidade.
b) Automaticidade, excitabilidade e condutividade.
c) Automaticidade, condutividade e contratilidade.
d) Sequencialidade, condutividade e contratilidade.
e) Sequencialidade, excitabilidade e condutividade.

A pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, dependendo da força da contração do coração, da quantidade de sangue e da resistência das paredes dos vasos é chamada pressão arterial.
6. (PB Saúde/IDECAN/2024) A pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, dependendo da força da contração do coração, da quantidade de sangue e da resistência das paredes dos vasos é chamada pressão arterial. O ponto mais alto da pressão nas artérias é chamado de pressão sistólica, o ponto mais baixo, ou a pressão que está sempre presente sobre as paredes arteriais é chamada de pressão diastólica. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
a) Nos quadros clínicos em que o paciente apresenta extremos de níveis pressóricos e ritmos cardíacos irregulares, como na fibrilação atrial, ou está no intraoperatório e pós-operatório de cirurgias de grande porte, a monitorização da PA através do método indireto se torna mais confiável.
b) O estetoscópio é o instrumento que amplifica os sons e os transmite até os ouvidos do operador. A série de sons que o operador ouve, ao verificar a pressão sanguínea, são chamados de murmúrio vesicular.
c) Na prática clínica da UTI, as mensurações da pressão arterial são usualmente obtidas de forma indireta e direta. O método indireto é considerado mais prático e é realizado de forma não invasiva e intermitente, utilizando a técnica oscilométrica.
d) Identificar a pressão sistólica em mmHg, observando no manômetro o ponto correspondente ao último batimento regular audível.
e) Para iniciar a correta medida da pressão arterial é preciso colocar o indivíduo em local calmo com o braço apoiado abaixo do nível do coração e deixando-o à vontade, sem necessidade de repouso. Usar sempre a troca de braço para a medida. Localizar o manômetro de modo a visualizar claramente os valores da medida.

7. (TRF-1/FGV/2024) Na ausculta cardíaca de um paciente, o som da primeira bulha (B1) corresponde:
a) à estenose da valva mitral.
b) ao fim da diástole ou pré-sístole.
c) à vibração da parede ventricular.
d) ao fechamento da valva mitral e tricúspide.
e) ao fechamento das valvas aórtica e pulmonar.

Durante a ausculta cardíaca de um paciente, a enfermeira detecta um frêmito cardiovascular sobre o precórdio. Essa sensação tátil, semelhante à vibração sentida ao tocar no pescoço de um gato que ronrona, sugere a presença de fluxo turbulento no coração ou grandes vasos.
8. (FGV/EBSERH/2024) Durante a ausculta cardíaca de um paciente, a enfermeira detecta um frêmito cardiovascular sobre o precórdio. Essa sensação tátil, semelhante à vibração sentida ao tocar no pescoço de um gato que ronrona, sugere a presença de fluxo turbulento no coração ou grandes vasos. Assinale a opção que apresenta as características principais do frêmito que a enfermeira deve focar em sua avaliação.
a) Localização, duração e forma.
b) Forma, sustentação e intensidade.
c) Forma, situação no ciclo cardíaco e regurgitação.
d) Localização, situação no ciclo cardíaco e duração.
e) Localização, situação no ciclo cardíaco e intensidade.

9. (IFCE/IDECAN/2021) O ECG contém 3 elementos (Q, R e S) que formam uma unidade, o complexo QRS. Em relação ao complexo QRS, é correto afirmar que
a) mostra o impulso atrial desde os átrios até o nódulo AV.
b) representa o período refratário relativo à repolarização ou pico de recuperação ventricular.
c) representa a despolarização e a condução do impulso nos ventrículos.
d) representa a repolarização do sistema His-Purkinje.

A Pressão Arterial, o Pulso, a Frequência Cardíaca, o Peso e a Diurese, fornecem informações importantes para a avaliação e cuidado do sistema cardiovascular.
10. (PB Saúde/IDECAN/2024) A Pressão Arterial, o Pulso, a Frequência Cardíaca, o Peso e a Diurese, fornecem informações importantes para a avaliação e cuidado do sistema cardiovascular. Seguindo por essa linha, os cuidados para com os pacientes com complicações cardiovasculares necessitam de um Diagnóstico de Enfermagem (NANDA), e, logo uma ligação com resultados (NOC) e intervenções (NIC). O enfermeiro precisa estar baseado por evidências cientificas, assegurando assim um ótimo atendimento. Sobre a assistência de enfermagem a pacientes com alterações da função cardiovascular e circulatória, assinale a alternativa correta.
a) É do conhecimento do profissional de enfermagem que pacientes com insuficiência cardíaca não necessitam de controle rigoroso da ingestão de líquidos e sódio.
b) Pacientes com complicações circulatórias não devem ser incentivados a realizar exercícios leves, mesmo que sob supervisão médica.
c) O profissional de enfermagem em sua vivência profissional tem como responsabilidade, zelar pelo atendimento integral ao cliente, porém ele não é capacitado para interpretar sinais clínicos e métodos de diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares dentro do processo de admissão, anamnese e cuidado do cliente.
d) Na interpretação do eletrocardiograma, o enfermeiro precisa ter muito conhecimento baseado em evidência clínica e fundamentação teórica de anatomia, fisiologia, patologias cardiológicas, fisiopatologia e a própria interpretação do eletrocardiograma e áreas afim.
e) Não é função da enfermagem a abordagem do paciente com sofrimento cardíaco e a imediata avaliação da história clínica e do exame físico. Considera-se que essas duas etapas são momentos de prioridade do trabalho do médico.

11. (Salvador-BA/IDECAN/2024) Considerando as diferentes formas de arritmias, marque a alternativa que caracteriza uma arritmia por um ritmo cardíaco regular, geralmente superior a 100 bpm em adultos, com ausência de ondas P no ECG.
a) Taquicardia atrial multifocal.
b) Flutter atrial.
c) Taquicardia supraventricular paroxística.
d) Fibrilação atrial.
e) Taquicardia ventricular.

12. (HUPAA-UFAL/EBSERH/IDECAN) São características da Tetralogia de Fallot, EXCETO:
a) Estenose pulmonar.
b) Coarctação da aorta.
c) Dextroposição da aorta.
d) Defeito septal ventricular.
e) Hipertrofia do ventrículo direito.

13. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) O desenvolvimento de novas ondas Q e/ou a elevação da CK-MB (> 3 vezes seu valor basal), com ou sem a presença de dor precordial associada após um procedimento de intervenção coronária percutânea, é sinal de:
a) IAM.
b) angina.
c) arritmia cardíaca.
d) choque cardiogênico.
e) insuficiência cardíaca congestiva.

14. (FAGIFOR/IBFC/2024) A insuficiência cardíaca esquerda leva à congestão pulmonar, assinale a alternativa correta da manifestação clinica que esta evolução apresenta.
a) Obstrução das veias hepáticas ou da veia cava inferior.
b) Anemia, leucopenia e/ou plaquetopenia, podendo causar pancitopenia.
c) Edema periférico, especialmente nas pernas e tornozelos.
d) Ascite, e dilatação de veias periféricas visíveis sob a pele.
e) Dispneia e tosse com expectoração bolhosa sanguinolenta.

15. (CNEN/IDECAN) Cansaço, falta de ar, edema de membros inferiores, hepatomegalia, ascite, palpitação, palidez cutânea, sudorese fria, fadiga, fraqueza e dispneia paroxística noturna, são sinais e sintomas da seguinte doença:
a) Asma.
b) Angina.
c) Pneumonia.
d) Trombose venosa profunda.
e) Insuficiência cardíaca congestiva.

16. (FAGIFOR/IBFC/2024) Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para os sinais e sintomas de congestão e de baixo débito cardíaco.
( ) Dispneia paroxística noturna.
( ) Pressão arterial com largura de pulso < 25%.
( ) Hipertensão venocapilar ou derrame.
( ) Galope de terceira bulha.
a) V - V - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - F.
e) F - F - V - V.

A assistência de enfermagem ao paciente com trombose venosa profunda (TVP) em terapia intensiva exige abordagem multidisciplinar, baseada em evidências, para prevenir complicações como embolia pulmonar e recorrências.
17. (PB Saúde/IDECAN/2024) A assistência de enfermagem ao paciente com trombose venosa profunda (TVP) em terapia intensiva exige abordagem multidisciplinar, baseada em evidências, para prevenir complicações como embolia pulmonar e recorrências. Considerando as diretrizes mais recentes, assinale a opção correta sobre as intervenções de enfermagem.
a) O manejo da dor em pacientes com TVP deve priorizar o uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), uma vez que eles atuam de maneira eficaz na redução da inflamação local e do risco de tromboembolismo venoso recorrente, minimizando a necessidade de anticoagulantes.
b) A mobilização precoce, associada ao uso de compressão pneumática intermitente nas extremidades inferiores, está contraindicada durante as primeiras 72 horas de tratamento da TVP, pois pode aumentar o risco de embolia pulmonar, sendo recomendado o repouso absoluto.
c) O filtro de veia cava é o tratamento padrão de primeira linha em todos os pacientes com TVP, independente da presença de contraindicações ao uso de anticoagulantes, por sua eficácia na prevenção de embolia pulmonar, especialmente em pacientes internados em unidades de terapia intensiva.
d) A elevação da extremidade acometida pela TVP e a manutenção de compressão elástica de média pressão são intervenções benéficas para reduzir o edema e o desconforto, além de contribuir para a prevenção de úlceras venosas e acelerar o retorno venoso, sem elevar o risco de tromboembolismo.
e) O uso de anticoagulantes em pacientes com TVP deve ser imediatamente suspenso ao menor sinal de hematoma subcutâneo, uma vez que o desenvolvimento de sangramento, mesmo pequeno, aumenta o risco de complicações fatais em pacientes críticos.

Marque a alternativa correta sobre a assistência de enfermagem às crianças com complicações do sistema cardiovascular.
a) A administração de inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) é indicada para todas as crianças com insuficiência cardíaca para reduzir a sobrecarga ventricular.
b) Em crianças com estenose aórtica grave, o enfermeiro deve realizar monitoramentos frequentes dos sinais vitais e reportar qualquer alteração, como fadiga e dispneia.
c) Para crianças com arritmias complexas, a ablação por cateter é considerado o tratamento de primeira linha, antes de qualquer tentativa de controle com medicação antiarrítmica.
d) O manejo de crianças com síndrome do coração esquerdo hipoplásico envolve exclusivamente medidas paliativas, visto que não existem opções cirúrgicas curativas.
e) No manejo de crianças com cardiopatias congênitas complexas, recomenda-se a utilização de oxigenoterapia contínua, como forma de prevenção de complicações hipóxicas.

“Procedimento que consiste na visualização radiográfica dos vasos arteriais coronários após a injeção de meio de contraste radiopaco, com o objetivo de definir a anatomia e determinar a presença e extensão de obstruções do lúmen coronário.” Trata-se de:
a) ablação.
b) coronariografia.
c) estudo eletrofisiológico.
d) angioplastia coronariana.
e) angiotomografia coronariana.

Com base no trecho anterior, qual o nome da técnica citada e que ainda é utilizada em laboratórios de hemodinâmica?
A coronariografia teve início no Brasil em novembro de 1966. Foi realizada pela primeira vez em São Paulo no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Este acontecimento foi possível após a introdução de uma técnica em um laboratório de cateterismo cardíaco em Ohio, nos EUA, que possibilitou a uma equipe de médicos brasileiros, aprendizado e treinamento necessários para que a coronariografia fosse realizada no Brasil.
a) De Sones.
b) De Judkins.
c) De Seldinger.
d) De punção da artéria radial.
e) De punção da artéria femoral.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Considerando as noções gerais de anatomia e fisiologia, identifique a alternativa que designa qual das opções abaixo melhor descreve a função dos sistemas cardiovasculares.
1. (Salvador-BA/IDECAN/2024) Considerando as noções gerais de anatomia e fisiologia, identifique a alternativa que designa qual das opções abaixo melhor descreve a função dos sistemas cardiovasculares.
a) Fornecer suporte estrutural e proteger os órgãos internos.
b) Produzir hormônios e regular as funções metabólicas do corpo.
c) Transportar nutrientes, gases, hormônios e resíduos através do sangue para todas as partes do corpo.
d) Realizar a digestão e absorção de nutrientes dos alimentos.
e) Coordenar as respostas do corpo a estímulos internos e externos.

2. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) Sobre as artérias coronárias, é INCORRETO afirmar que:
a) são perfundidas durante a diástole.
b) a artéria descendente posterior é um ramo da artéria coronária direita.
c) a artéria coronária direita progride ao redor da parede inferior do coração.
d) as artérias coronárias direita e esquerda originam-se da artéria pulmonar, exatamente em cima dos folhetos valvulares.
e) a artéria coronária esquerda possui três ramos: ramo principal, artéria descendente anterior esquerda e artéria circunflexa.

Conforme os conhecimentos atuais sobre anatomia e fisiologia do sistema venoso e arterial, avalie a distribuição e as funções hemodinâmicas dessas estruturas e assinale a opção que reflete corretamente os processos fisiológicos envolvidos na circulação sanguínea.
3. (PB Saúde/IDECAN/2024) Conforme os conhecimentos atuais sobre anatomia e fisiologia do sistema venoso e arterial, avalie a distribuição e as funções hemodinâmicas dessas estruturas e assinale a opção que reflete corretamente os processos fisiológicos envolvidos na circulação sanguínea.
a) O retorno venoso ao coração é predominantemente facilitado pela ação das válvulas venosas e pela contração dos músculos esqueléticos, sendo o sistema venoso responsável pela maior parte da resistência ao fluxo sanguíneo no corpo humano.
b) A maior parte do volume sanguíneo encontra-se no sistema venoso, que atua como um reservatório de sangue. Esse sistema é de baixa pressão e alta capacitância, regulando o retorno venoso por meio da ação de válvulas, bomba muscular e gradiente de pressão torácica.
c) O sistema arterial, ao ser composto por vasos de alta complacência, permite variações significativas de volume com pequenas mudanças de pressão, o que contribui para o armazenamento de sangue durante a sístole e sua liberação durante a diástole.
d) A redistribuição do fluxo sanguíneo durante o exercício físico ocorre principalmente devido ao aumento da resistência vascular nos músculos esqueléticos, permitindo o direcionamento do fluxo para órgãos vitais como o cérebro e os rins.
e) O controle da pressão arterial é mediado exclusivamente pelo sistema nervoso simpático, por meio de receptores adrenérgicos, sem influência do sistema parassimpático, o qual está envolvido apenas no controle do ritmo cardíaco.

Considerando a anatomia e a fisiologia do sistema cardíaco, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
4. (SES-SP/FGV/2024) Considerando a anatomia e a fisiologia do sistema cardíaco, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O Sistema de Purkinje é responsável pela ritmicidade própria do coração, assim como o sincronismo na contração de suas câmaras. Transmite impulsos com velocidade semelhante à do músculo cardíaco normal.
( ) As valvas atrioventriculares (pulmonar e aórtica) evitam o refluxo de sangue dos ventrículos para os átrios durante a sístole, e as valvas semilunares (tricúspide e mitral) impedem o refluxo da aorta e das artérias pulmonares para os ventrículos durante a diástole.
( ) O ciclo cardíaco consiste no período de relaxamento, chamado sístole, durante o qual o coração se enche de sangue, seguido pelo período de contração, chamado diástole.
( ) O nodo sinusal, conhecido por sinoatrial, é a estrutura responsável pela geração do ritmo cardíaco, e por isso é chamado de marcapasso cardíaco.
a) F – F – F – V.
b) V – F – V – V.
c) F – V – V – F.
d) V – V – F – V.
e) V – V – V – V.

O sistema de condução cardíaca é formado por células cardíacas especializadas que geram metodicamente e coordenam a transmissão dos impulsos elétricos para as células miocárdicas, resultando na contração atrioventricular sequenciada.
5. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) O sistema de condução cardíaca é formado por células cardíacas especializadas que geram metodicamente e coordenam a transmissão dos impulsos elétricos para as células miocárdicas, resultando na contração atrioventricular sequenciada. Quais características fisiológicas as células de condução cardíaca devem apresentar para que todo esse processo funcione adequadamente?
a) Automaticidade, excitabilidade e contratilidade.
b) Automaticidade, excitabilidade e condutividade.
c) Automaticidade, condutividade e contratilidade.
d) Sequencialidade, condutividade e contratilidade.
e) Sequencialidade, excitabilidade e condutividade.

A pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, dependendo da força da contração do coração, da quantidade de sangue e da resistência das paredes dos vasos é chamada pressão arterial.
6. (PB Saúde/IDECAN/2024) A pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, dependendo da força da contração do coração, da quantidade de sangue e da resistência das paredes dos vasos é chamada pressão arterial. O ponto mais alto da pressão nas artérias é chamado de pressão sistólica, o ponto mais baixo, ou a pressão que está sempre presente sobre as paredes arteriais é chamada de pressão diastólica. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.
a) Nos quadros clínicos em que o paciente apresenta extremos de níveis pressóricos e ritmos cardíacos irregulares, como na fibrilação atrial, ou está no intraoperatório e pós-operatório de cirurgias de grande porte, a monitorização da PA através do método indireto se torna mais confiável.
b) O estetoscópio é o instrumento que amplifica os sons e os transmite até os ouvidos do operador. A série de sons que o operador ouve, ao verificar a pressão sanguínea, são chamados de murmúrio vesicular.
c) Na prática clínica da UTI, as mensurações da pressão arterial são usualmente obtidas de forma indireta e direta. O método indireto é considerado mais prático e é realizado de forma não invasiva e intermitente, utilizando a técnica oscilométrica.
d) Identificar a pressão sistólica em mmHg, observando no manômetro o ponto correspondente ao último batimento regular audível.
e) Para iniciar a correta medida da pressão arterial é preciso colocar o indivíduo em local calmo com o braço apoiado abaixo do nível do coração e deixando-o à vontade, sem necessidade de repouso. Usar sempre a troca de braço para a medida. Localizar o manômetro de modo a visualizar claramente os valores da medida.

7. (TRF-1/FGV/2024) Na ausculta cardíaca de um paciente, o som da primeira bulha (B1) corresponde:
a) à estenose da valva mitral.
b) ao fim da diástole ou pré-sístole.
c) à vibração da parede ventricular.
d) ao fechamento da valva mitral e tricúspide.
e) ao fechamento das valvas aórtica e pulmonar.

Durante a ausculta cardíaca de um paciente, a enfermeira detecta um frêmito cardiovascular sobre o precórdio. Essa sensação tátil, semelhante à vibração sentida ao tocar no pescoço de um gato que ronrona, sugere a presença de fluxo turbulento no coração ou grandes vasos.
8. (FGV/EBSERH/2024) Durante a ausculta cardíaca de um paciente, a enfermeira detecta um frêmito cardiovascular sobre o precórdio. Essa sensação tátil, semelhante à vibração sentida ao tocar no pescoço de um gato que ronrona, sugere a presença de fluxo turbulento no coração ou grandes vasos. Assinale a opção que apresenta as características principais do frêmito que a enfermeira deve focar em sua avaliação.
a) Localização, duração e forma.
b) Forma, sustentação e intensidade.
c) Forma, situação no ciclo cardíaco e regurgitação.
d) Localização, situação no ciclo cardíaco e duração.
e) Localização, situação no ciclo cardíaco e intensidade.

9. (IFCE/IDECAN/2021) O ECG contém 3 elementos (Q, R e S) que formam uma unidade, o complexo QRS. Em relação ao complexo QRS, é correto afirmar que
a) mostra o impulso atrial desde os átrios até o nódulo AV.
b) representa o período refratário relativo à repolarização ou pico de recuperação ventricular.
c) representa a despolarização e a condução do impulso nos ventrículos.
d) representa a repolarização do sistema His-Purkinje.

A Pressão Arterial, o Pulso, a Frequência Cardíaca, o Peso e a Diurese, fornecem informações importantes para a avaliação e cuidado do sistema cardiovascular.
10. (PB Saúde/IDECAN/2024) A Pressão Arterial, o Pulso, a Frequência Cardíaca, o Peso e a Diurese, fornecem informações importantes para a avaliação e cuidado do sistema cardiovascular. Seguindo por essa linha, os cuidados para com os pacientes com complicações cardiovasculares necessitam de um Diagnóstico de Enfermagem (NANDA), e, logo uma ligação com resultados (NOC) e intervenções (NIC). O enfermeiro precisa estar baseado por evidências cientificas, assegurando assim um ótimo atendimento. Sobre a assistência de enfermagem a pacientes com alterações da função cardiovascular e circulatória, assinale a alternativa correta.
a) É do conhecimento do profissional de enfermagem que pacientes com insuficiência cardíaca não necessitam de controle rigoroso da ingestão de líquidos e sódio.
b) Pacientes com complicações circulatórias não devem ser incentivados a realizar exercícios leves, mesmo que sob supervisão médica.
c) O profissional de enfermagem em sua vivência profissional tem como responsabilidade, zelar pelo atendimento integral ao cliente, porém ele não é capacitado para interpretar sinais clínicos e métodos de diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares dentro do processo de admissão, anamnese e cuidado do cliente.
d) Na interpretação do eletrocardiograma, o enfermeiro precisa ter muito conhecimento baseado em evidência clínica e fundamentação teórica de anatomia, fisiologia, patologias cardiológicas, fisiopatologia e a própria interpretação do eletrocardiograma e áreas afim.
e) Não é função da enfermagem a abordagem do paciente com sofrimento cardíaco e a imediata avaliação da história clínica e do exame físico. Considera-se que essas duas etapas são momentos de prioridade do trabalho do médico.

11. (Salvador-BA/IDECAN/2024) Considerando as diferentes formas de arritmias, marque a alternativa que caracteriza uma arritmia por um ritmo cardíaco regular, geralmente superior a 100 bpm em adultos, com ausência de ondas P no ECG.
a) Taquicardia atrial multifocal.
b) Flutter atrial.
c) Taquicardia supraventricular paroxística.
d) Fibrilação atrial.
e) Taquicardia ventricular.

12. (HUPAA-UFAL/EBSERH/IDECAN) São características da Tetralogia de Fallot, EXCETO:
a) Estenose pulmonar.
b) Coarctação da aorta.
c) Dextroposição da aorta.
d) Defeito septal ventricular.
e) Hipertrofia do ventrículo direito.

13. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) O desenvolvimento de novas ondas Q e/ou a elevação da CK-MB (> 3 vezes seu valor basal), com ou sem a presença de dor precordial associada após um procedimento de intervenção coronária percutânea, é sinal de:
a) IAM.
b) angina.
c) arritmia cardíaca.
d) choque cardiogênico.
e) insuficiência cardíaca congestiva.

14. (FAGIFOR/IBFC/2024) A insuficiência cardíaca esquerda leva à congestão pulmonar, assinale a alternativa correta da manifestação clinica que esta evolução apresenta.
a) Obstrução das veias hepáticas ou da veia cava inferior.
b) Anemia, leucopenia e/ou plaquetopenia, podendo causar pancitopenia.
c) Edema periférico, especialmente nas pernas e tornozelos.
d) Ascite, e dilatação de veias periféricas visíveis sob a pele.
e) Dispneia e tosse com expectoração bolhosa sanguinolenta.

15. (CNEN/IDECAN) Cansaço, falta de ar, edema de membros inferiores, hepatomegalia, ascite, palpitação, palidez cutânea, sudorese fria, fadiga, fraqueza e dispneia paroxística noturna, são sinais e sintomas da seguinte doença:
a) Asma.
b) Angina.
c) Pneumonia.
d) Trombose venosa profunda.
e) Insuficiência cardíaca congestiva.

16. (FAGIFOR/IBFC/2024) Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para os sinais e sintomas de congestão e de baixo débito cardíaco.
( ) Dispneia paroxística noturna.
( ) Pressão arterial com largura de pulso < 25%.
( ) Hipertensão venocapilar ou derrame.
( ) Galope de terceira bulha.
a) V - V - V - V.
b) V - V - F - F.
c) V - V - F - V.
d) V - F - V - F.
e) F - F - V - V.

A assistência de enfermagem ao paciente com trombose venosa profunda (TVP) em terapia intensiva exige abordagem multidisciplinar, baseada em evidências, para prevenir complicações como embolia pulmonar e recorrências.
17. (PB Saúde/IDECAN/2024) A assistência de enfermagem ao paciente com trombose venosa profunda (TVP) em terapia intensiva exige abordagem multidisciplinar, baseada em evidências, para prevenir complicações como embolia pulmonar e recorrências. Considerando as diretrizes mais recentes, assinale a opção correta sobre as intervenções de enfermagem.
a) O manejo da dor em pacientes com TVP deve priorizar o uso de anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), uma vez que eles atuam de maneira eficaz na redução da inflamação local e do risco de tromboembolismo venoso recorrente, minimizando a necessidade de anticoagulantes.
b) A mobilização precoce, associada ao uso de compressão pneumática intermitente nas extremidades inferiores, está contraindicada durante as primeiras 72 horas de tratamento da TVP, pois pode aumentar o risco de embolia pulmonar, sendo recomendado o repouso absoluto.
c) O filtro de veia cava é o tratamento padrão de primeira linha em todos os pacientes com TVP, independente da presença de contraindicações ao uso de anticoagulantes, por sua eficácia na prevenção de embolia pulmonar, especialmente em pacientes internados em unidades de terapia intensiva.
d) A elevação da extremidade acometida pela TVP e a manutenção de compressão elástica de média pressão são intervenções benéficas para reduzir o edema e o desconforto, além de contribuir para a prevenção de úlceras venosas e acelerar o retorno venoso, sem elevar o risco de tromboembolismo.
e) O uso de anticoagulantes em pacientes com TVP deve ser imediatamente suspenso ao menor sinal de hematoma subcutâneo, uma vez que o desenvolvimento de sangramento, mesmo pequeno, aumenta o risco de complicações fatais em pacientes críticos.

Marque a alternativa correta sobre a assistência de enfermagem às crianças com complicações do sistema cardiovascular.
a) A administração de inibidores da enzima conversora de angiotensina (IECA) é indicada para todas as crianças com insuficiência cardíaca para reduzir a sobrecarga ventricular.
b) Em crianças com estenose aórtica grave, o enfermeiro deve realizar monitoramentos frequentes dos sinais vitais e reportar qualquer alteração, como fadiga e dispneia.
c) Para crianças com arritmias complexas, a ablação por cateter é considerado o tratamento de primeira linha, antes de qualquer tentativa de controle com medicação antiarrítmica.
d) O manejo de crianças com síndrome do coração esquerdo hipoplásico envolve exclusivamente medidas paliativas, visto que não existem opções cirúrgicas curativas.
e) No manejo de crianças com cardiopatias congênitas complexas, recomenda-se a utilização de oxigenoterapia contínua, como forma de prevenção de complicações hipóxicas.

“Procedimento que consiste na visualização radiográfica dos vasos arteriais coronários após a injeção de meio de contraste radiopaco, com o objetivo de definir a anatomia e determinar a presença e extensão de obstruções do lúmen coronário.” Trata-se de:
a) ablação.
b) coronariografia.
c) estudo eletrofisiológico.
d) angioplastia coronariana.
e) angiotomografia coronariana.

Com base no trecho anterior, qual o nome da técnica citada e que ainda é utilizada em laboratórios de hemodinâmica?
A coronariografia teve início no Brasil em novembro de 1966. Foi realizada pela primeira vez em São Paulo no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Este acontecimento foi possível após a introdução de uma técnica em um laboratório de cateterismo cardíaco em Ohio, nos EUA, que possibilitou a uma equipe de médicos brasileiros, aprendizado e treinamento necessários para que a coronariografia fosse realizada no Brasil.
a) De Sones.
b) De Judkins.
c) De Seldinger.
d) De punção da artéria radial.
e) De punção da artéria femoral.

Prévia do material em texto

www.romulopassos.com.br 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
1 
Quarta-feira, às 20h 
Doenças Cardiovasculares e 
Respiratórias IDECAN e IBFC 
SESAP-RN, SES-SE e SMS de Belo Horizonte 
PROFESSORA RENATA ROCHA 
 
 
Doenças Cardiovasculares - IDECAN 
 
1. (Salvador-BA/IDECAN/2024) Considerando as noções gerais de anatomia e fisiologia, identifique a 
alternativa que designa qual das opções abaixo melhor descreve a função dos sistemas 
cardiovasculares. 
a) Fornecer suporte estrutural e proteger os órgãos internos. 
b) Produzir hormônios e regular as funções metabólicas do corpo. 
c) Transportar nutrientes, gases, hormônios e resíduos através do sangue para todas as partes do corpo. 
d) Realizar a digestão e absorção de nutrientes dos alimentos. 
e) Coordenar as respostas do corpo a estímulos internos e externos. 
 
2. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) Sobre as artérias coronárias, é INCORRETO afirmar que: 
a) são perfundidas durante a diástole. 
b) a artéria descendente posterior é um ramo da artéria coronária direita. 
c) a artéria coronária direita progride ao redor da parede inferior do coração. 
d) as artérias coronárias direita e esquerda originam-se da artéria pulmonar, exatamente em cima dos 
folhetos valvulares. 
e) a artéria coronária esquerda possui três ramos: ramo principal, artéria descendente anterior esquerda 
e artéria circunflexa. 
 
3. (PB Saúde/IDECAN/2024) Conforme os conhecimentos atuais sobre anatomia e fisiologia do sistema 
venoso e arterial, avalie a distribuição e as funções hemodinâmicas dessas estruturas e assinale a opção 
que reflete corretamente os processos fisiológicos envolvidos na circulação sanguínea. 
a) O retorno venoso ao coração é predominantemente facilitado pela ação das válvulas venosas e pela 
contração dos músculos esqueléticos, sendo o sistema venoso responsável pela maior parte da resistência 
ao fluxo sanguíneo no corpo humano. 
b) A maior parte do volume sanguíneo encontra-se no sistema venoso, que atua como um reservatório 
de sangue. Esse sistema é de baixa pressão e alta capacitância, regulando o retorno venoso por meio da 
ação de válvulas, bomba muscular e gradiente de pressão torácica. 
c) O sistema arterial, ao ser composto por vasos de alta complacência, permite variações significativas de 
volume com pequenas mudanças de pressão, o que contribui para o armazenamento de sangue durante 
a sístole e sua liberação durante a diástole. 
 
www.romulopassos.com.br 2 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
3. (PB Saúde/IDECAN/2024) 
d) A redistribuição do fluxo sanguíneo durante o exercício físico ocorre principalmente devido ao aumento 
da resistência vascular nos músculos esqueléticos, permitindo o direcionamento do fluxo para órgãos 
vitais como o cérebro e os rins. 
e) O controle da pressão arterial é mediado exclusivamente pelo sistema nervoso simpático, por meio de 
receptores adrenérgicos, sem influência do sistema parassimpático, o qual está envolvido apenas no 
controle do ritmo cardíaco. 
 
4. (SES-SP/FGV/2024) Considerando a anatomia e a fisiologia do sistema cardíaco, avalie se as 
afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F). 
( ) O Sistema de Purkinje é responsável pela ritmicidade própria do coração, assim como o sincronismo na 
contração de suas câmaras. Transmite impulsos com velocidade semelhante à do músculo cardíaco 
normal. 
( ) As valvas atrioventriculares (pulmonar e aórtica) evitam o refluxo de sangue dos ventrículos para os 
átrios durante a sístole, e as valvas semilunares (tricúspide e mitral) impedem o refluxo da aorta e das 
artérias pulmonares para os ventrículos durante a diástole. 
( ) O ciclo cardíaco consiste no período de relaxamento, chamado sístole, durante o qual o coração se 
enche de sangue, seguido pelo período de contração, chamado diástole. 
( ) O nodo sinusal, conhecido por sinoatrial, é a estrutura responsável pela geração do ritmo cardíaco, e 
por isso é chamado de marcapasso cardíaco. 
As afirmativas são, respectivamente. 
a) F – F – F – V. 
b) V – F – V – V. 
c) F – V – V – F. 
d) V – V – F – V. 
e) V – V – V – V. 
 
5. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) O sistema de condução cardíaca é formado por células cardíacas 
especializadas que geram metodicamente e coordenam a transmissão dos impulsos elétricos para as 
células miocárdicas, resultando na contração atrioventricular sequenciada. Quais características 
fisiológicas as células de condução cardíaca devem apresentar para que todo esse processo funcione 
adequadamente? 
a) Automaticidade, excitabilidade e contratilidade. 
b) Automaticidade, excitabilidade e condutividade. 
c) Automaticidade, condutividade e contratilidade. 
d) Sequencialidade, condutividade e contratilidade. 
e) Sequencialidade, excitabilidade e condutividade. 
 
6. (PB Saúde/IDECAN/2024) A pressão que o sangue exerce sobre as paredes das artérias, dependendo 
da força da contração do coração, da quantidade de sangue e da resistência das paredes dos vasos é 
chamada pressão arterial. O ponto mais alto da pressão nas artérias é chamado de pressão sistólica, o 
ponto mais baixo, ou a pressão que está sempre presente sobre as paredes arteriais é chamada de 
pressão diastólica. Sobre o tema, assinale a alternativa correta. 
a) Nos quadros clínicos em que o paciente apresenta extremos de níveis pressóricos e ritmos cardíacos 
irregulares, como na fibrilação atrial, ou está no intraoperatório e pós-operatório de cirurgias de grande 
porte, a monitorização da PA através do método indireto se torna mais confiável. 
b) O estetoscópio é o instrumento que amplifica os sons e os transmite até os ouvidos do operador. A 
série de sons que o operador ouve, ao verificar a pressão sanguínea, são chamados de murmúrio vesicular. 
 
 
www.romulopassos.com.br 3 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
6. (PB Saúde/IDECAN/2024) 
c) Na prática clínica da UTI, as mensurações da pressão arterial são usualmente obtidas de forma indireta 
e direta. O método indireto é considerado mais prático e é realizado de forma não invasiva e intermitente, 
utilizando a técnica oscilométrica. 
d) Identificar a pressão sistólica em mmHg, observando no manômetro o ponto correspondente ao último 
batimento regular audível. 
e) Para iniciar a correta medida da pressão arterial é preciso colocar o indivíduo em local calmo com o 
braço apoiado abaixo do nível do coração e deixando-o à vontade, sem necessidade de repouso. Usar 
sempre a troca de braço para a medida. Localizar o manômetro de modo a visualizar claramente os valores 
da medida. 
 
7. (TRF-1/FGV/2024) Na ausculta cardíaca de um paciente, o som da primeira bulha (B1) corresponde: 
a) à estenose da valva mitral. 
b) ao fim da diástole ou pré-sístole. 
c) à vibração da parede ventricular. 
d) ao fechamento da valva mitral e tricúspide. 
e) ao fechamento das valvas aórtica e pulmonar. 
 
8. (FGV/EBSERH/2024) Durante a ausculta cardíaca de um paciente, a enfermeira detecta um frêmito 
cardiovascular sobre o precórdio. Essa sensação tátil, semelhante à vibração sentida ao tocar no 
pescoço de um gato que ronrona, sugere a presença de fluxo turbulento no coração ou grandes vasos. 
Assinale a opção que apresenta as características principais do frêmito que a enfermeira deve focar em 
sua avaliação. 
a) Localização, duração e forma. 
b) Forma, sustentação e intensidade. 
c) Forma, situação no ciclo cardíaco e regurgitação. 
d) Localização, situação no ciclo cardíaco e duração. 
e) Localização, situação no ciclo cardíaco e intensidade. 
 
9. (IFCE/IDECAN/2021) O ECG contém 3 elementos (Q, R e S) que formam uma unidade, o complexo 
QRS. Em relação ao complexo QRS, é correto afirmar que 
a) mostra o impulso atrial desde os átrios até o nódulo AV. 
b) representa o período refratário relativo à repolarização ou pico de recuperação ventricular. 
c) representa a despolarização e a condução do impulso nos ventrículos. 
d) representa a repolarização do sistema His-Purkinje. 
 
10. (PB Saúde/IDECAN/2024) A Pressão Arterial,a) crônico. 
b) de obstrução ostial. 
c) bacteriano. 
d) inicial. 
 
14. (Prefeitura de Alagoa Grande–PB/IBFC/2014) A rinossinusite é uma inflamação da mucosa 
nasossinusal e, de acordo com a duração dos sintomas, pode ser classificada como _________ quando 
dura até quatro semanas. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. 
a) Aguda. 
b) Subaguda. 
c) Crônica. 
d) Recorrente. 
 
15. (HUB/EBSERH/IBFC/2013) A espirometria é uma técnica: 
a) Que avalia a integridade mecânica do aparelho respiratório. 
b) Que mede a força de preensão dos braços. 
c) Para avaliação audiológica. 
d) Que mede a capacidade funcional do olho. 
 
16. (AL-MA/FGV/2023) Um paciente adulto em tratamento de DPOC, necessita receber concentrações 
exatas de FiO2. Nesse caso, o dispositivo de oxigenoterapia mais indicado é 
a) cateter nasal. 
b) cânula nasal. 
c) máscara simples. 
d) máscara de Venturi. 
e) máscara não reinalante. 
 
Resolver TODAS as questões da banca é muito importante, mas não é suficiente. Amplie a 
sua base pelo Tratado de Enfermagem para Concursos e, havendo tempo disponível, 
resolva mais questões de outras bancas no Curso Completo.o Pulso, a Frequência Cardíaca, o Peso e a Diurese, 
fornecem informações importantes para a avaliação e cuidado do sistema cardiovascular. Seguindo por 
essa linha, os cuidados para com os pacientes com complicações cardiovasculares necessitam de um 
Diagnóstico de Enfermagem (NANDA), e, logo uma ligação com resultados (NOC) e intervenções (NIC). 
O enfermeiro precisa estar baseado por evidências cientificas, assegurando assim um ótimo 
atendimento. Sobre a assistência de enfermagem a pacientes com alterações da função cardiovascular 
e circulatória, assinale a alternativa correta. 
a) É do conhecimento do profissional de enfermagem que pacientes com insuficiência cardíaca não 
necessitam de controle rigoroso da ingestão de líquidos e sódio. 
b) Pacientes com complicações circulatórias não devem ser incentivados a realizar exercícios leves, 
mesmo que sob supervisão médica. 
c) O profissional de enfermagem em sua vivência profissional tem como responsabilidade, zelar pelo 
atendimento integral ao cliente, porém ele não é capacitado para interpretar sinais clínicos e métodos de 
 
www.romulopassos.com.br 4 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares dentro do processo de admissão, anamnese e cuidado 
do cliente. 
d) Na interpretação do eletrocardiograma, o enfermeiro precisa ter muito conhecimento baseado em 
evidência clínica e fundamentação teórica de anatomia, fisiologia, patologias cardiológicas, fisiopatologia 
e a própria interpretação do eletrocardiograma e áreas afim. 
e) Não é função da enfermagem a abordagem do paciente com sofrimento cardíaco e a imediata avaliação 
da história clínica e do exame físico. Considera-se que essas duas etapas são momentos de prioridade do 
trabalho do médico. 
 
11. (Salvador-BA/IDECAN/2024) Considerando as diferentes formas de arritmias, marque a alternativa 
que caracteriza uma arritmia por um ritmo cardíaco regular, geralmente superior a 100 bpm em adultos, 
com ausência de ondas P no ECG. 
a) Taquicardia atrial multifocal. 
b) Flutter atrial. 
c) Taquicardia supraventricular paroxística. 
d) Fibrilação atrial. 
e) Taquicardia ventricular. 
 
12. (HUPAA-UFAL/EBSERH/IDECAN) São características da Tetralogia de Fallot, EXCETO: 
a) Estenose pulmonar. 
b) Coarctação da aorta. 
c) Dextroposição da aorta. 
d) Defeito septal ventricular. 
e) Hipertrofia do ventrículo direito. 
 
13. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) O desenvolvimento de novas ondas Q e/ou a elevação da CK-MB (> 3 
vezes seu valor basal), com ou sem a presença de dor precordial associada após um procedimento de 
intervenção coronária percutânea, é sinal de: 
a) IAM. 
b) angina. 
c) arritmia cardíaca. 
d) choque cardiogênico. 
e) insuficiência cardíaca congestiva. 
 
14. (FAGIFOR/IBFC/2024) A insuficiência cardíaca esquerda leva à congestão pulmonar, assinale a 
alternativa correta da manifestação clinica que esta evolução apresenta. 
a) Obstrução das veias hepáticas ou da veia cava inferior. 
b) Anemia, leucopenia e/ou plaquetopenia, podendo causar pancitopenia. 
c) Edema periférico, especialmente nas pernas e tornozelos. 
d) Ascite, e dilatação de veias periféricas visíveis sob a pele. 
e) Dispneia e tosse com expectoração bolhosa sanguinolenta. 
 
15. (CNEN/IDECAN) Cansaço, falta de ar, edema de membros inferiores, hepatomegalia, ascite, 
palpitação, palidez cutânea, sudorese fria, fadiga, fraqueza e dispneia paroxística noturna, são sinais e 
sintomas da seguinte doença: 
a) Asma. d) Trombose venosa profunda. 
b) Angina. e) Insuficiência cardíaca congestiva. 
c) Pneumonia. 
 
 
www.romulopassos.com.br 5 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
16. (FAGIFOR/IBFC/2024) Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) para os 
sinais e sintomas de congestão e de baixo débito cardíaco. 
( ) Dispneia paroxística noturna. 
( ) Pressão arterial com largura de pulsono Brasil.” Com base no trecho 
anterior, qual o nome da técnica citada e que ainda é utilizada em laboratórios de hemodinâmica? 
a) De Sones. 
b) De Judkins. 
c) De Seldinger. 
d) De punção da artéria radial. 
e) De punção da artéria femoral. 
 
21. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) Cabe à enfermagem a montagem da mesa para a realização dos 
procedimentos no laboratório de hemodinâmica. Dentre os materiais descritos, NÃO deve fazer parte 
de uma mesa preparada para um procedimento de coronariografia: 
a) Fio-guia. 
b) Introdutor. 
c) Cateter balão. 
d) Torneira de 5 vias. 
e) Cateter diagnóstico. 
 
22. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) A única contraindicação absoluta para a realização da coronariografia é 
a total recusa do paciente em permitir o exame ou, no impedimento deste, a recusa de seus familiares. 
São contraindicações que podem ser consideradas relativas para a realização da coronariografia, 
EXCETO: 
a) INR = 1. 
b) Infecção. 
c) Hemoglobina abaixo de 8 mg/dl. 
d) Hipertensão arterial não controlada. 
e) Insuficiência cardíaca congestiva não compensada. 
 
23. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) Algumas orientações prévias deverão ser passadas ao paciente que será 
submetido à coronariografia, dentre elas, orientar as medicações de uso habitual que não deverão ser 
suspensas para a realização do procedimento. São elas, EXCETO: 
a) Anti-hipertensivos e antibióticos. d) Anticoagulantes orais e metformina. 
b) Anti-hipertensivos e metformina. e) Anticoagulantes orais e anti-hipertensivos. 
c) Anticoagulantes orais e antibióticos. 
 
24. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) A ocorrência de complicações da coronariografia está estreitamente 
relacionada com a situação clínica do doente. São considerados critérios de alto risco para complicações 
da coronariografia a presença de, EXCETO: 
a) Estenose aórtica grave. 
b) Prolapso de válvula mitral. 
c) Aneurisma ou dissecção da artéria aorta. 
d) Disfunção severa do ventrículo esquerdo. 
e) Doença do tronco da artéria coronária esquerda. 
 
 
 
www.romulopassos.com.br 7 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
25. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) O hematoma retroperitoneal, uma das complicações da 
coronariografia, está habitualmente associado a punções femorais acima do ligamento inguinal, com 
extravasamento de sangue para o espaço retroperitoneal. Quais são os sinais e sintomas desta 
complicação? 
a) Hipotensão, bradicardia e dor inguinal. 
b) Hipertensão por dor, taquicardia e dores no flanco. 
c) Hipotensão, bradicardia e queda no valor da hemoglobina. 
d) Hipertensão por dor, dores no flanco e queda no valor da hemoglobina. 
e) Hipotensão, taquicardia, dores no flanco e queda no valor da hemoglobina. 
 
26. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) Em relação à intervenção coronária percutânea, marque V para as 
afirmativas verdadeiras e F para as falsas. 
( ) A reestenose dos stents coronários está relacionada ao excesso de hipoplasia intimal cicatricial. 
( ) A intervenção coronária percutânea primária é mais vantajosa se comparada à fibrinólise. 
( ) Não é recomendado o implante de stent coronário, na angioplastia primária, mediante a presença de 
tortuosidade e/ou calcificação de grau elevado que impeçam a progressão da endoprótese até a lesão-
alvo. 
( ) Pacientes infartados admitidos em hospitais que não possuem laboratório de hemodinâmica devem 
sempre ser submetidos à fibrinólise, mesmo que exista outros serviços de hemodinâmica nas 
proximidades. 
( ) A intervenção coronária percutânea de resgate pode ser realizada após a fibrinólise. 
A sequência está correta em 
a) F, F, F, V, V. b) V, V, V, F, F. 
c) V, V, F, F, V. d) V, F, V, V, F. 
e) F, V, V, F, V. 
 
27. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) As intervenções coronárias percutâneas (ICP) podem ser realizadas por 
meio do acesso da artéria radial. Apesar de pouco utilizada, esta via de acesso oferece benefícios se 
comparada as outras vias de acesso. Assinale a alternativa que NÃO é benefício da via de acesso radial 
para as ICPs. 
a) Redução no tempo de internação. 
b) Deambulação precoce do paciente. 
c) Diminuição de complicações no sítio de punção. 
d) Menor tempo de preparo da mesa de procedimento. 
e) Facilidade de mudança de outra via de acesso para a via radial, por cardiologistas intervencionistas 
experientes, sem incremento significativo de tempo em comparação as demais técnicas. 
 
28. (HC-UFPE/EBSERH/IDECAN) Após a retirada do introdutor da artéria femoral, que foi acessada para 
a realização de uma intervenção coronária percutânea, o curativo deve ser alvo de cuidado para a 
enfermagem. Em relação aos cuidados de enfermagem durante a realização do curativo após um 
procedimento de intervenção percutânea, é INCORRETO afirmar que: 
a) a intervenção imediata, ao ocorrer uma reação vasovagal, é crítica. 
b) verificar o pulso do membro afetado deve ser um cuidado de enfermagem. 
c) pode ocorrer uma reação vasovagal durante a retirada do introdutor ou durante a compressão do local 
em que o introdutor foi retirado. 
d) o paciente deve ser orientado a permanecer em repouso no leito por um período de 2 a 6 horas, 
dependendo do protocolo adotado pelo setor de hemodinâmica. 
e) a compressão local após a retirada do introdutor deve ser realizada por, no máximo, cinco minutos para 
evitar isquemia do membro inferior referente à artéria puncionada. 
 
www.romulopassos.com.br 8 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
29. (Prefeitura São José da Lapa-MG/IDECAN) Estudos demonstram que a reabilitação cardíaca diminui 
a morbidade e a mortalidade em pacientes submetidos a cirurgia de revascularização do miocárdio e 
portadores de doença aterosclerótica. Este tipo de reabilitação consiste em: 
a) Melhorar o trabalho cardíaco comprometido através de tratamento medicamentoso específico. 
b) Uma abordagem multidisciplinar com ênfase na prática de atividade física melhorando a capacidade 
funcional do paciente. 
c) Um programa fisioterapêutico direcionado em melhorar o suprimento de oxigênio aos tecidos e órgãos 
através de exercícios respiratórios específicos. 
d) Um programa direcionado a pacientes tabagistas, realizado através de acompanhamento médico, em 
que o paciente é observado quanto à adesão ao tratamento medicamentoso e na mudança do estilo de 
vida. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.romulopassos.com.br 9 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
Doenças Cardiovasculares - IBFC 
 
1. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) Considerando a anatomia e fisiologia do coração, é correto afirmar 
que o ________________ é uma membrana fibrosserosa em forma de bolsa, que recobre e protege o 
coração. É formado por uma camada externa fibrosa e uma interna serosa. Assinale a alternativa que 
preencha corretamente a lacuna. 
a) endocárdio. 
b) miocárdio. 
c) pericárdio. 
d) endocárdio. 
e) exocárdio. 
 
2. (EBSERH/IBFC/2023) As válvulas cardíacas são formadas por dois ou três folhetos valvares também 
denominados de cúspides. Cada folheto é constituído de tecido fibroso revestido com epitélio e é 
sustentado por anéis fibrosos que contornam os óstios atrioventriculares. Entre o átrio direito e o 
ventrículo direito encontra-se a válvula _______. Enquanto que entre o átrio esquerdo e o ventrículo 
esquerdo encontra-se a válvula ______. 
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 
a) aórtica/pulmonar. 
b) tricúspide/bicúspide. 
c) mitral/tricúspide. 
d) mitral/pulmonar. 
e) pulmonar/tricúspide. 
 
3. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) O sistema de condução do coração é o conjunto de estruturas 
responsáveis pela formação e propagação da atividade elétrica que estimula o coração a contrair-se. 
Considerando o sistema de condução do coração, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro 
(V) ou falso (F). 
( ) O estímulo elétrico inicia-se no nó sinoatrial. 
( ) O estímulo elétrico inicia-se pelo feixe de His. 
( ) O nó atrioventricular é conhecido como marcapasso do coração. 
( ) O nó sinoatrialestá localizado na parte superior do átrio direito próximo à veia cava superior. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
a) V - F - F – V. c) F - V - V – F. e) F - F - V – V. 
b) V - V - V – V. d) F - F - F – F. 
 
4. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) O coração é um propulsor de fluxo sanguíneo venoso para o sistema 
pulmonar e de fluxo sanguíneo arterial para todo o corpo. Essa capacidade é resultante de cinco 
características únicas do tecido cardíaco. Considerando as características únicas do tecido cardíaco, a 
______________ se refere à capacidade de iniciar seus próprios impulsos elétricos. Assinale a 
alternativa que preencha corretamente a lacuna. 
a) excitabilidade. 
b) condutividade. 
c) ritmicidade. 
d) automacidade. 
e) contratilidade. 
 
 
www.romulopassos.com.br 10 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
5. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) O volume de sangue ejetado pelo ventrículo esquerdo para a aorta, 
em um minuto, é denominado ________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 
a) sístole Atrial. 
b) regulação Cardíaca. 
c) pressão Arterial. 
d) débito Cardíaco. 
e) ejeção Ventricular. 
 
6. (UFPB/IBFC/2025) Assinale a alternativa correta sobre as características da ausculta da primeira 
bulha cardíaca. 
a) Fechamento da valva mitral e tricúspide, coincide com ictus e pulso carotídeo, mais grave, maior 
intensidade em foco mitral. 
b) Fechamento da valva aórtica e pulmonar, som mais agudo e mais seco. 
c) Abertura da valva mitral e tricúspide, protodiastólico, enchimento ventricular rápido. 
d) Abertura da valva aórtica e pulmonar, fim da diástole. 
e) Fim da diástole, contração atrial, desaceleração do fluxo. 
 
7. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) O coração é um músculo estriado, de contração involuntária e seu 
funcionamento acontece por meio de dois sistemas: simpático/parassimpático e sistema intrínseco. O 
simpático e parassimpático são inerentes ao sistema nervoso autônomo e o intrínseco da lei de Starling. 
Assinale a alternativa que descreve o mecanismo Starling. 
a) Mantêm o átrio esquerdo e a maior parte do ventrículo esquerdo oxigenados. 
b) São responsáveis pela irrigação e oxigenação do coração, percorrem os sulcos da superfície cardíaca. 
c) É a capacidade intrínseca do coração de se adaptar às variações do retorno venoso. 
d) Se distribui pelos órgãos dispostos paralelamente na circulação sistêmica. 
e) O sangue sai do átrio direito e vai para o ventrículo direito, que imediatamente bombeia o sangue para 
o tronco pulmonar, ramifica em artérias pulmonares (direita e esquerda), até chegar aos vasos capilares 
que irrigam os pulmões. 
 
8. (FHEMIG/FGV/2023) Considerando as diretrizes do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de 
Cardiologia, assinale a opção que indica um fator de risco para doença cardiovascular. 
a) HDL-c 100mg/dL em jejum. 
d) Circunferência abdominal > 95 cm para homens. 
e) Circunferência abdominal > 88 cm para mulheres. 
 
9. (EBSERH/IBFC/2023) As dislipidemias representam fatores de risco cardiovasculares e o tratamento 
pode ser não medicamentoso e medicamentoso. Sobre o tratamento das dislipidemias, assinale a 
alternativa correta. 
a) As fibras insolúveis diminuem a absorção intestinal do colesterol. Recomenda-se a ingestão de 5 a 10 
g/dia (gramas por dia). 
b) A redução da ingestão do colesterol se faz pela diminuição do consumo de alimentos de origem animal. 
c) Recomenda-se a ingestão de gorduras trans menor que 3,5 % (por cento) das calorias totais da dieta. 
d) Para a hipertrigliceridemia secundária à obesidade recomenda-se dieta normocalórica e restrição total 
do consumo de álcool. 
e) O aumento do consumo de gorduras não está relacionado à elevação da concentração plasmática de 
colesterol. 
 
 
www.romulopassos.com.br 11 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
10. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) Na realização do procedimento de angioplastia coronariana 
podem ocorrer complicações que podem ser vasculares ou não vasculares. Considerando as 
complicações não vasculares, assinale a correta. 
a) Dissecção arterial e/ou oclusão. 
b) Hematoma retro peritoneal. 
c) Pseudoaneurisma. 
d) Fístula arteriovenosa. 
e) Infecções e lesão renal – Nefropatia Induzida por contraste (NIC). 
 
11. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) A angioplastia coronariana transluminal percutânea (ACTP), 
embora seja considerada um procedimento seguro, sabe-se que complicações podem ocorrer. Sobre o 
exposto, analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) ou falso (F) para complicações que 
podem ocorrer após angioplastia: 
( ) Pseudoaneurisma. 
( ) Hematomas. 
( ) Retenção urinária. 
( ) Hipoglicemia. 
( ) Aneurisma. 
( ) Epistaxe. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
a) V - V - V - V - V – V. 
b) V - V - F - F - V – F. 
c) V - V - V - F - V – F. 
d) F - V - V - F - F – F. 
e) F - V - V - V - F – F. 
 
12. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) O manuseio do local da punção e a retirada do introdutor arterial 
após as intervenções coronárias percutâneas têm aspecto importante, pois estão relacionados às 
complicações hemorrágicas e vasculares, ocasionando aumento da morbidade e dos custos 
hospitalares. Assinale a alternativa que apresenta qual o tempo mínimo de compressão na retirada de 
introdutores. 
a) 5 minutos. 
b) 45 minutos. 
c) 3 minutos. 
d) 30 minutos. 
e) 15 minutos. 
 
13. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) As Síndrome Coronariana Aguda (SCA) apresentam variações 
clínicas de acordo com o grau de obstrução das artérias coronárias. Uma das variações clínicas da SCA, 
que é caracterizada por dor ou desconforto torácico, sem elevação dos marcadores de necrose 
miocárdica, exige estabilização clínica precoce e estratificação de risco para definição de estratégias 
terapêuticas é denominada __________________. Assinale a alternativa que preencha corretamente a 
lacuna. 
a) infarto agudo do miocárdio com supradesnivelamento ST. 
b) angina instável. 
c) infarto agudo do miocárdio sem supradesnivelamento ST. 
d) assistolia. 
e) lesão do miocárdio com infradesnivelamento ST. 
 
 
www.romulopassos.com.br 12 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
14. (UFPB/IBFC/2025) A dor torácica é o principal sintoma em um paciente com Síndrome Coronariana 
Aguda (SCA). O eletrocardiograma deve ser realizado e interpretado nos primeiros ______ do contato 
médico em pacientes suspeitos para SCA. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna. 
a) 5 min. 
b) 10 min. 
c) 15 min. 
d) 20 min. 
e) 30 min. 
 
15. (EBSERH/IBFC/2020) __________ é a síndrome clínica caracterizada por desconforto ou dor torácica, 
na mandíbula, ombros, dorso ou braços, que ocorre e é reproduzida com determinado nível de esforço 
físico ou estresse emocional e que alivia com o repouso ou nitrato. Assinale a alternativa que preencha 
corretamente a lacuna. 
a) Hipertensão arterial. 
b) Choque cardiogênico. 
c) Angina refratária. 
d) Angina estável. 
e) Miocardite. 
 
16. (EBSERH/IBFC/2020) A fim de minimizar danos aos pacientes com Infarto agudo do miocárdio (IAM), 
o enfermeiro deve ser rápido e eficiente durante o atendimento. Sobre os cuidados ao paciente 
infartado, analise as afirmativas abaixo. 
I. Manter monitorização continua. 
II. Puncionar acesso venoso calibroso. 
III. Realizar o Eletrocardiograma. 
IV. Oferecer dieta. 
Assinale a alternativa correta: 
a) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas. 
b) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
c) Apenas as afirmativas I, II, III, IV estão corretas. 
d) Apenas a afirmativa III está correta. 
e) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. 
 
17. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) A Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é uma doença crônica, 
caracterizada pela incapacidade do coração em bombear o sangue adequadamente, repercutindo em 
desequilíbrio na realizaçãoventilação-perfusao. Analise os cuidados abaixo. 
I. Observar presença de dispneia súbita. 
II. Realizar peso diário em jejum. 
III. Realizar glicemia em jejum. 
IV. Realizar balanço hídrico rigoroso. 
V. Atentar-se para sinais de toxicidade em pacientes que utilizam digitálicos, como por exemplo, 
diminuição da frequência cardíaca. 
Baseados nos cuidados de enfermagem pertinentes ao paciente portador de ICC, estão corretas as 
afirmativas: 
a) I, II, III, IV e V. 
b) I, II, III e V, apenas. 
c) I, II, IV e V, apenas. 
d) II, IV e V, apenas. 
e) III e V, apenas. 
 
www.romulopassos.com.br 13 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
18. (TCE-PA/FGV/2024) A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica caracterizada por sinais e 
sintomas de sobrecarga hídrica ou de perfusão tissular inadequada. Resulta de distúrbios cardíacos 
estruturais ou funcionais que comprometem a capacidade de enchimento ou de ejeção de sangue dos 
ventrículos. 
A respeito dessa síndrome, analise as afirmativas a seguir. 
I. As principais metas no planejamento de enfermagem para o paciente com IC consistem em: promover 
a atividade e reduzir a fadiga; aliviar os sintomas de sobrecarga hídrica; diminuir a ansiedade ou aumentar 
a capacidade do paciente em controlá-la; incentivar o paciente a verbalizar sua capacidade de tomar 
decisões e influenciar os resultados; e orientar o paciente sobre o programa de autocuidado. 
II. A congestão das vísceras e tecidos periféricos se manifesta na insuficiência cardíaca esquerda. 
III. A congestão pulmonar com sinais e sintomas de dispneia, tosse, estertores pulmonares e baixos níveis 
de saturação de oxigênio, manifesta-se na insuficiência cardíaca esquerda. 
IV. A avaliação de enfermagem para o paciente com IC enfoca o acompanhamento da efetividade do 
tratamento e a capacidade de o paciente compreender e implementar as estratégias de manejo. Os sinais 
e sintomas de sobrecarga hídrica pulmonares e sistêmica são registrados e relatados imediatamente. 
Está correto o que se afirma em 
a) I e II, apenas. d) I, III e IV, apenas. 
b) II e III, apenas. e) I, II, III e IV. 
c) I, II e III, apenas. 
 
19. (Prefeitura de São José dos Campos-SP/FGV/2023) Um paciente portador de doença cardíaca se 
sente bem em repouso, porém, mesmo atividades físicas menos intensas que as habituais causam 
sintomas como dispneia, fadiga e palpitação. De acordo com a classificação funcional, esse paciente é 
classificado com insuficiência cardíaca 
a) Classe I. 
b) Classe II. 
c) Classe III. 
d) Classe IV. 
e) Classe V. 
 
20. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) Um paciente que queixa de dor torácica no atendimento de 
emergência, deve ser avaliado, precocemente, de forma ideal, em até 10 minutos. Após a realização do 
eletrocardiograma, todos os pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio com supra de segmento ST, 
devem ser submetidos à conduta terapêutica básica inicial, salve contraindicações a alguma das 
condutas. A conduta se baseia na sigla MONA: Morfina, Oxigênio, Nitrato e AAS. Assinale a alternativa 
correta da dose inicial de Morfina intravenosa: 
a) Deve ser 2 a 6 mg. b) Deve ser 4 a 6 mg. 
c) Deve ser 2 a 4 mg. d) Deve ser 6 a 8 mg. 
e) Deve ser 6 a 10 mg. 
 
21. (EBSERH/IBFC/2020) A síndrome coronariana aguda (SCA) é uma situação de emergência, 
caracterizada por início agudo de isquemia miocárdica, que resulta em infarto agudo do miocárdio 
(IAM) se intervenções efetivas não forem realizadas imediatamente. Sobre as intervenções de 
enfermagem imprescindíveis para este caso, assinale a alternativa correta. 
a) Administrar oxigênio juntamente com a terapia medicamentosa para ajudar no alívio dos sintomas. 
b) Incentivar a deambulação. 
c) Evitar o alívio da dor com analgésicos. 
d) Incentivar o autocuidado. 
e) Nunca oferecer oxigênio. 
 
www.romulopassos.com.br 14 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
22. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) O AAS (ácido acetilsalicílico) é o antiplaquetário de excelência no 
atendimento de emergência pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio, devendo ser sempre prescrito, 
exceto em casos de intolerância ou eventos adversos. Assinale a alternativa que apresenta, diante do 
exposto, qual a dose de ataque indicada. 
a) A dose é de 150 a 300 mg. 
b) A dose é de 50 a 150 mg. 
c) A dose é de 75 a 100 mg. 
d) A dose é de 300 a 500 mg. 
e) A dose é de 75 a 300 mg. 
 
23. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) ________________ é considerado o exame padrão ouro para 
diagnóstico não invasivo das arritmias cardíacas. Assinale a alternativa que preencha corretamente a 
lacuna. 
a) Angioplastia transcutânea. 
b) Eletrocardiograma (ECG). 
c) Cateterismo Cardíaco. 
d) Monitorização da Pressão Venosa Central com transdutor. 
e) Tomografia Computadorizada. 
 
24. (TRT-16ª REGIÃO (MA)/FGV/2022) Na realização de um Eletrocardiograma - ECG, os eletrodos 
correspondentes às derivações V1 e V5 devem ser posicionados, respectivamente, 
a) no 2º espaço intercostal à esquerda do esterno e no 3º espaço intercostal à esquerda do esterno. 
b) no 3º espaço intercostal à esquerda do esterno e no 4º espaço intercostal à esquerda do esterno. 
c) no 2º espaço intercostal à direita do esterno e no 4º espaço intercostal à esquerda do esterno. 
d) no 4º espaço intercostal à direita esterno e no 5º espaço intercostal na linha axilar anterior esquerda. 
e) no 3º espaço intercostal à direita do esterno e no 5º espaço intercostal na linha hemiclavicular 
esquerda. 
 
25. (EBSERH/IBFC/2020) Atualmente, devido à inclusão do ECG de repouso na avaliação pré-
participação esportiva, faz-se necessário o entendimento do "ECG de atleta", ou seja, alterações 
eletrocardiográficas decorrentes do treinamento de alta performance, sem necessariamente alterações 
anatómicas e/ou estruturais, considerados como parte. do "coração de atleta". Assinale a alternativa 
incorreta quanto as alterações eletrocardiográficas nestes casos. 
a) Bradicardia sinusal. 
b) Arritmia sinusal fásica ou respiratória. 
c) Aumento do intervalo PR. 
d) Atraso de condução pelo ramo direito. 
e) Presença de onda T positiva, simétrica e pontiaguda. 
 
26. (SESACRE/IBFC/2022) O Eletrocardiograma (ECG) é considerado o exame padrão-ouro para o 
diagnóstico não invasivo das arritmias cardíacas. Considerando a figura abaixo, que apresenta as 
seguintes características: frequência muito rápida e desorganizada, intervalo R-R irregular e dificuldade 
em identificar complexos QRS distintos –, a denominação dada a esse ritmo cardíaco é: 
a) Fibrilação ventricular. 
b) Bloqueio atrioventricular de 2º grau. 
c) Taquicardia ventricular monomórfica. 
d) Bradicardia sinusal. 
 
 
 
www.romulopassos.com.br 15 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
27. (PM-MG/FGV/2023) A utilização de marca-passo constitui importante terapia no tratamento de 
arritmias quando há falhas nas medidas clínicas ou mesmo concomitante a elas. Considerando que é 
fundamental o enfermeiro ter conhecimento de sua instalação e operação para monitoramento e 
planejamento de cuidados para o paciente, marque a alternativa CORRETA: 
a) A sensibilidade é expressa em milivolts e refere-se ao limite de voltagem no qual um sinal cardíaco 
espontâneo é reconhecido como tal. 
b) A impedância refere-se à mínima intensidade de energia capaz de despolarizar o miocárdio, podendo 
ser medida em volts ou miliamperes. 
c) O modo de estimulação cardíaca artificial denominado VVI significa que o ventrículo é a câmara 
estimulada e sentida, com resposta de deflagração do marca-passo a um sinal cardíaco intrínseco. 
d) A amplitude de estimulação deve ser programada em 20% acima do limiar de comando, para evitar 
falha de captura. 
 
28. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) Considerando os cuidados de enfermagem para pacientes pós 
angioplastia transluminal coronariana (ATC), analise as afirmativas abaixo e dê valores verdadeiro (V) 
ou falso (F). 
( ) Instalar monitorização cardíaca. 
( ) Avaliar a área ao redor do sítio de punção quantoao surgimento de hematomas e lesões de pele. 
( ) Auxiliar na primeira deambulação após o repouso. 
( ) Avaliar circulação periférica. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
a) V - V - V – V. 
b) V - V - F – F. 
c) F - F - F – F. 
d) F - F - V - V. 
e) V - F - F – F. 
 
29. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) Os métodos de proteção do miocárdio mais usados incluem a 
redução das necessidades metabólicas pela _____________ e __________. Estes métodos incluem a 
infusão de soluções ricas em ______ na circulação coronariana, para promover a parada quase 
instantânea do coração, sem consumo de energia. 
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 
a) hipotermia miocárdica/suprimento de sangue oxigenado/potássio. 
b) hipotermia miocárdica/suprimento de sangue oxigenado/sódio. 
c) hipotermia miocárdica/suprimento de manitol/sódio. 
d) hipertermia miocárdica/suprimento de manitol/potássio. 
e) hipertermia miocárdica/suprimento de sangue oxigenado/sódio. 
 
30. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) Na circulação extracorpórea, o coração e os pulmões não 
participam da circulação, permitindo um campo cirúrgico com um coração imóvel e pouco sangue. O 
sangue venoso é drenado para dentro de um oxigenador, através de cânulas introduzidas nas 
____________ e ___________, e uma bomba redireciona o sangue através de uma cânula colocada na 
artéria aorta. Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas. 
a) veias cava superior/veias pulmonares esquerda. 
b) veias pulmonares direita/veias pulmonares esquerda. 
c) veias cava superior/artéria pulmonar esquerda. 
d) veias cava superior/inferior. 
e) artéria subclávia esquerda/veia cava inferior. 
 
 
www.romulopassos.com.br 16 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
31. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) A circulação extracorpórea compreende o conjunto de máquinas, 
aparelhos, circuitos e técnicas mediante as quais, se substituem temporariamente, as funções do (s) 
________ e _______, enquanto esses órgãos ficam excluídos da circulação. Assinale a alternativa que 
preencha correta e respectivamente as lacunas. 
a) coração/fígado. 
b) coração/rins. 
c) pulmões/rins. 
d) pulmões/fígado. 
e) coração/pulmões. 
 
32. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) A respeito da Cirurgia Cardíaca com CEC existem algumas 
desvantagens durante a hipotermia, sobre o assunto exposto, assinale a alternativa incorreta. 
a) Causa disfunção plaquetária. 
b) Diminuição da viscosidade sanguínea. 
c) Pode provocar empilhamento de hemácias c/ estase microvascular. 
d) Desvio para a esquerda da curva de dissociação da Hemoglobina. 
e) A hemodiluição necessária pode interferir com os fatores de coagulação. 
 
33. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) Em relação aos principais benefícios da hemodiluição com 
perfusato cristalóide, durante a circulação Extracorpórea. Analise as afirmativas abaixo e de valores 
Verdadeiros (V) ou Falso (F). 
( ) Redução da viscosidade do sangue. 
( ) Contrabalança a vasoconstrição. 
( ) Menor uso de sangue homologo e seus derivados. 
( ) Menores gradientes térmicos nos tecidos. 
( ) Menor destruição celular no sangue. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
a) V - V - V - F – V. b) V - F - V - V – V. 
c) V - V - F - F – V. d) F - V - V - V – V. 
e) V - V - V - V – V. 
 
34. (EBSERH/IBFC/2020) Entre as causas de mortalidade infantil em países desenvolvidos, as 
cardiopatias congênitas aparecem como uma das principais, aproximadamente metade necessitará de 
alguma correção cirúrgica já no primeiro ano de vida, bem como de cuidados de terapia intensiva. No 
pós-operatório imediato de cirurgia cardíaca com circulação extracorpórea (CEC), pode ocorrer a 
síndrome pós CEC, assinale a alternativa que contenham os sinais comuns da síndrome. 
a) Febre, hipocalcemia, hipopotassemia, crise convulsiva. 
b) Calafrios, náuseas, vômitos, hipertermia central, ascite. 
c) Cefaléia, hipotensão, câimbras, baixo débito cardíaco (DC). 
d) Hipertermia central, baixo DC, convulsões, hemólise, derrame pleural e pericárdico, ascite. 
e) Derrame pleural, cefaléia, confusão mental, hipocalcemia, vômitos, hipertensão. 
 
35. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) Algumas substâncias são acrescentadas ao perfusato básico, em 
pequenas quantidades e com finalidades específicas. São os aditivos ou complementos do perfusato. 
Sobre o assunto exposto, correlacione os quadros abaixo. 
Quadro 1 
1) Bicarbonato de Sódio. 2) Manitol. 
3) Albumina. 4) Cloreto de Cálcio. 
5) Glicose hipertônica. 
 
www.romulopassos.com.br 17 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
Quadro 2 
( ) Adição da substancia às soluções do perfusato contribui para manter a pressão osmótica e reduz 
significativamente a retenção de líquidos no pós-operatório. 
( ) Usado com a finalidade de prevenir a quelação do Ca++ circulante, quando se adiciona sangue ou 
plasma ao perfusato. 
( ) Mantém a água em circulação, pelo aumento da pressão oncótica. Em pequenas quantidades, reveste 
a superfície interna dos circuitos e funciona como protetor das plaquetas e outras proteínas do sangue 
( ) É um álcool não metabolizável, com propriedades osmóticas, que mantém a pressão coloido-osmótica 
do perfusato e acentua a diurese, pelo efeito nos túbulos renais. Tem ação importante para 
contrabalançar os efeitos do aumento do hormônio anti-diurético, que acompanha a perfusão 
( ) Usado para tamponar os ácidos das soluções cristaloides, cujo pH oscila em torno de 6,5. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta desta correlação. 
a) 5,2,3,4,1. b) 2,4,3,5,1. c) 5,4,3,2,1. d) 2,4,3,1,5. e) 5,1,2,3,4. 
 
36. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) É o dispositivo de assistência circulatória mecânica mais usado nos 
centros de cirurgia cardíaca, que tem a finalidade de assistência circulatória temporária e de curta 
duração (alguns dias) e que requer a existência de atividade cardíaca para a sua aplicação, uma vez que 
a pulsação do mesmo é sincronizada com a atividade elétrica e mecânica do coração do paciente. Ele é 
insuflado durante a diástole e esvaziado durante a sístole ________. Assinale a alternativa que 
preencha corretamente a lacuna. 
a) válvula mecânica. 
b) balão intra-aórtico. 
c) válvula biológica. 
d) balão formula. 
e) balão intragástrico. 
 
37. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) A utilização do acesso radial tem se tornado cada vez mais 
frequente no cenário contemporâneo da intervenção coronária percutânea (ICP), tendo em vista sua 
superioridade em relação ao acesso femoral, no que se refere à redução, sobretudo, de mortalidade, 
principalmente na síndrome coronária aguda, garantir a hemostasia do local de inserção e retirada de 
introdutores fazem parte da assistência de enfermagem. Assinale a alternativa correta em relação ao 
local adequado do posicionamento da pulseira hemostática. 
a) Posiciona‐se a pulseira cerca de 4 cm acima do local de punção com insuflação do balão com ar. 
b) Posiciona‐se a pulseira cerca de 1 cm acima do local de punção com insuflação do balão com ar. 
c) Posiciona‐se a pulseira cerca de 2 cm acima do local de punção com insuflação do balão com ar. 
d) Posiciona‐se a pulseira cerca de 5 cm acima do local de punção com insuflação do balão com ar. 
e) Posiciona‐se a pulseira sobre local de punção com insuflação do balão com ar. 
 
38. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) O cateterismo cardíaco é um procedimento diagnóstico in vivo dos 
vasos sanguíneos e câmaras cardíacas, depois da infusão de contraste, que proporciona dados 
anatômicos e funcionais, orientadores da conduta terapêutica. Assinale a alternativa que apresenta 
qual o tipo de contraste é preferível que se utilize em pacientes com risco elevado de reações a 
contraste. 
a) Contrastes iônicos. 
b) Contrastes não iônicos. 
c) Contrastes de alta Osmolaridade. 
d) Contrastes de maior Viscosidade. 
e) Contrastespor via intra-arterial. 
 
 
www.romulopassos.com.br 18 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
39. (EBSERH/IBFC/2020) O cateterismo cardíaco pode ser realizado pela via femoral, radial ou braquial, 
sendo as duas primeiras mais comumente utilizadas. A escolha da via de acesso depende de uma série 
de fatores. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
( ) A via femoral possibilita o uso de cateteres mais calibrosos e de dispositivos de suporte hemodinâmico, 
como balão intra-aórtico e marca-passo, geralmente necessários em pacientes hemodinamicamente 
instáveis. 
( ) A via radial oferece maior conforto ao paciente, pois permite a deambulação imediata após o 
procedimento, possibilitando alta mais precoce. 
( ) A via radial pode ser usada normalmente em pacientes com insuficiência de colaterais para o arco 
palmar, arterites e possível necessidade de fístula para hemodiálise. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
a) V, V, V. b) V, F, F. c) V, V, F. d) F, F, F. e) F, V, V. 
 
40. (EBSERH/IBFC/2020) O cateterismo cardíaco para fins diagnósticos está indicado em todas as 
situações nas quais a definição de lesão anatómica cardíaca não seja possível utilizando outros métodos 
não invasivos, ou quando há necessidade de confirmação de achados clínicos ou anatômicos com maior 
acurácia para definição de tratamento cirúrgico. Analise as afirmativas abaixo sobre as principais 
indicações e de valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). 
( ) Quando a pressão da artéria pulmonar é desproporcional à gravidade do refluxo mitral na avaliação 
por testes não invasivos 
( ) Para avaliação da gravidade da estenose mitral quando os testes não invasivos são inconclusivos. 
( ) Nos pacientes com dor torácica anginosa típica e com alto risco de doença arterial coronária. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. 
a) V.V.V. b) V. F. F. c) V. V. F. d) F. F. F. e) F. V, V. 
 
41. (EBSERH/IBFC/2020) Apesar da coronariografia ser um procedimento considerado seguro, algumas 
situações podem predispor a complicações durante ou após o procedimento. Assinale a alternativa 
incorreta, dentre as complicações do procedimento. 
a) Fibrilação Atrial. 
b) Hemorragias e hematomas nas vias de acesso. 
c) Disúria. 
d) Angina. 
e) Edema agudo do pulmão. 
 
42. (HU-UNIFAP/EBSERH/IBFC/2022) O tromboembolismo venoso (TEV) representa a causa mais 
evitável de morbidade e mortalidade em pacientes hospitalizados. Essa doença é muito comum, e 
quando não tratada corretamente, pode se agravar e até levar a morte. Ele atinge uma pessoa a cada 
mil por ano e é uma das principais causas de óbitos no mundo. Assinale a alternativa que apresenta 
sinais e sintomas mais comuns em TEV. 
a) Dor, Hiperemia, Febre, Edema e Calor Local. 
b) Edema; Taquicardia, Febre E Hemoptise. 
c) Dor; Edema, Hiperemia; Calor Local. 
d) Dispneia, Dor Pleural, Ansiedade, Tosse. 
e) Dor, Edema Generalizado, Vermelhidão, Dispnéia. 
 
 
 
 
 
 
www.romulopassos.com.br 19 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
43. (EBSERH/IBFC/2020) O Tromboembolismo Venoso (TEV) abrange tanto a embolia pulmonar, quanto 
a trombose venosa profunda (TVP). É uma condição relativamente comum na prática emergencial. Em 
relação a tríade de Virchow, assinale a alternativa correta. 
a) Estase venosa, lesão vascular e alterações metabólicas. 
b) Lesão vascular, alterações metabólicas e fibrinogênese. 
c) Estase venosa, êmbolos e alterações plasmáticas. 
d) Hipercoagulabilidade, estase venosa e hemofiltração. 
e) Estase venosa, lesão vascular e hipercoagulabilidade. 
 
44. (EBSERH/IBFC/2020) O enfermeiro tem um importante papel na profilaxia do tromboembolismo 
visto que realiza os cuidados diretamente no paciente podendo identificar os sinais e sintomas de 
maneira precoce. Em relação as principais formas de profilaxia para os pacientes em risco de 
desenvolvimento de um processo tromboembólico, assinale a alternativa incorreta 
a) Movimentação no leito e deambulação precoce. 
b) Heparina subcutânea em baixa dose ou heparina de baixo peso molecular subcutânea 1x por dia 
combinadas ou não com meia de compressão, no risco moderado. 
c) Podem ser combinados métodos mecânicos e métodos farmacológicos. 
d) Manter o paciente em repouso no leito e orientar movimentação apenas quando necessário e com 
auxílio da fisioterapia. 
e) O compressor pneumático intermitente aumenta o fluxo venoso é uma medida profilática 
antitrombótica bastante eficaz. 
 
45. (Prefeitura de Contagem-MG/IBFC/2022) O cateterismo venoso periférico é amplamente utilizado 
podendo apresentar algumas complicações. Em relação a complicações locais, assinale a alternativa 
incorreta. 
a) Flebite. b) Extravazamento. c) Hematoma. d) Sobrecarga circulatória. 
 
46. (Prefeitura de Contagem-MG/IBFC/2022) A flebite é uma lesão complexa. A inflamação pode ser 
causada pela solução e/ou fármaco administrado, fatores de risco que incluem a administração de 
soluções hiperosmolares ou com extremos de pH, rápida infusão, diluição inapropriada e presença de 
partículas na solução infundida. Em se tratando da classificação de flebite, assinale a alternativa correta 
em relação as causas descritas. 
a) Mecânica. c) Pós infusional. 
b) Infecciosa. d) Química. 
 
47. (Ebserh Nacional/IBFC/2020) Embolia Arteriosclerose se define como: 
a) Embolo dentro de um vaso estenosado 
b) Embolo fora de um vaso estenosado 
c) Deslocamento de um embolo da artéria que se aloja em uma veia estenosada 
d) Deslocamento de um embolo que se desloca de uma artéria e se aloja dentro da própria artéria 
e) Embolo dentro de uma veia estenosada 
 
48. (Ebserh Nacional/IBFC/2020) O anticoagulante atua na: 
I. Cascata de coagulação do fator X. II. Cascata de coagulação do fator VII. 
III. Cascata de coagulação entre o fator X e VII. IV. Cascata de coagulação do fator XXX. 
Assinale a alternativa correta. 
a) Apenas a afirmativa I está correta. b) Apenas a afirmativa II está correta. 
c) Apenas a afirmativa III está correta. d) Apenas a afirmativa IV está correta. 
e) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. 
 
www.romulopassos.com.br 20 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
Doenças Respiratórias - IDECAN 
 
1. (SEE-SP/FGV/2024) O sistema respiratório consiste no nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e 
pulmões. Os pulmões contêm ___________, ramificações das vias aéreas ___________ primários até 
____________ terminais. 
Assinale a alternativa que completa de forma correta e respectivamente a afirmação: 
a) a árvore brônquica, dos bronquíolos, os brônquios. 
b) a árvore brônquica, dos brônquios, os bronquíolos. 
c) o alvéolo, dos brônquios, os bronquíolos. 
d) o brônquio, do alvéolo, os bronquíolos. 
e) os brônquios, da árvore brônquica, os bronquíolos. 
 
2. (FHEMIG/FGV/2023) Com base na fisiologia do sistema respiratório, analise as afirmativas a seguir e 
assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. 
( ) A complacência pulmonar é definida como a maior ou menor capacidade de distensibilidade do pulmão, 
a uma dada variação de pressão. 
( ) O volume corrente é o volume de ar inspirado ou expirado, em cada respiração normal. 
( ) A capacidade vital corresponde ao volume máximo de ar movimentado nos pulmões (volume de 
reserva inspiratório + volume corrente + volume de reserva expiratório). 
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente: 
a) F – F – F. c) F – V – F. e) F – V – V. 
b) V – F – V. d) V – V – V. 
 
3. (TCE- PA/FGV/2024) O derrame pleural é caracterizado pelo acúmulo anormal de líquido na cavidade 
pleural, o espaço entre as membranas que revestem os pulmões e a parede torácica. Esse acúmulo pode 
exercer pressão sobre os pulmões, levando à dificuldade respiratória e desconforto.Nos procedimentos 
técnicos que fazem parte do exame físico do tórax, o enfermeiro poderá identificar algumas alterações. 
Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir. 
I. Na ausculta dos pulmões, o enfermeiro poderá notar diminuição ou ausência de murmúrios vesiculares 
sobre a área afetada. 
II. A percussão do tórax pode revelar um som abafado ou maciço sobre a área onde o derrame está 
presente, em contraste com o som timpânico normal sobre áreas pulmonares saudáveis. 
III. Na ausculta dos pulmões, o enfermeiro poderá notar a presença de sibilos sobre a área afetada. 
Está correto o que se afirma em 
a) I e II, apenas. b) I, apenas. c) II e III, apenas. 
d) II, apenas. e) I, II e III. 
 
4. (PB Saúde/IDECAN/2024) Em relação às emergências relacionadas às doenças do aparelho 
respiratório, assinale a alternativa correta. 
a) A ventilação mecânica invasiva deve ser evitada em todos os casos de insuficiência respiratória aguda 
para prevenir complicações. 
b) A intubação endotraqueal é contraindicada em qualquer situação de emergências respiratórias, 
independentemente da gravidade. 
c) Em casos de asma aguda, a administração de medicamentos broncodilatadores é desnecessária se o 
paciente tiver histórico de tratamento. 
d) Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) não devem receber oxigênio suplementar 
em crises agudas. 
e) O tratamento da pneumonia severa inclui o uso de antibióticos apropriados e, em alguns casos, suporte 
ventilatório. 
 
www.romulopassos.com.br 21 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
5. (IFCE/IDECAN/2021) “Doença inflamatória crônica, caracterizada por hiper-responsividade das vias 
aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com 
tratamento. É uma condição multifatorial determinada pela interação de fatores genéticos e 
ambientais.” Trata-se de 
a) bronquiectasia. b) asma. 
c) enfisema pulmonar. d) tuberculose. 
 
6. (PB Saúde/IDECAN/2024) No Brasil as doenças respiratórias representam um sério problema de 
saúde não só por se constituírem em uma das principais causas de óbito, como também por 
apresentarem peculiaridades, atingindo um segmento prioritário da população, que é o das crianças 
menores de cinco anos e de forma particularmente grave naquelas menores de um ano. Sobre a atuação 
de enfermagem nesse quadro de agravo de saúde, assinale a alternativa correta. 
a) Se a criança apresentar sibilância leve, administrar beta-2 por via inalatória (até três vezes, a cada 20 
minutos) e administrar corticoide oral. 
b) Entre as manifestações graves estão os diagnósticos de enfermagem de padrão respiratório ineficaz, 
troca de gases prejudicada, respiração espontânea prejudicada e a desobstrução ineficaz das vias aéreas. 
Esses sintomas, se não tratados corretamente, podem levar a hipoxemia, a insuficiência respiratória, a 
acidose e a morte. 
c) Não há maiores dificuldades em realizar corretamente a avaliação e o profissional de enfermagem tem 
a capacitação para lidar com as características definidoras das IRAs, que são totalmente diferenciadas da 
maioria das doenças, por exemplo os ruídos respiratórios, tosse, dispneia e taquipneia, padrão 
respiratório anormal, mudança na frequência respiratória, sonolência, uso de musculatura acessória, 
entre outros. 
d) Se a criança apresentar sibilância, avalie para classificar a tosse ou a dificuldade para respirar, só depois 
classificar e tratar antes a sibilância conforme o Quadro AVALIAR E TRATAR. 
e) O enfermeiro, logo no primeiro contato com o paciente, deve enviá-lo ao consultório médico, para que 
lá o especialista faça uma avaliação minuciosa das funções respiratórias para realizar um planejamento 
de trabalho e desenvolver um atendimento completo, eficiente e ideal para cada um dos pacientes. 
 
7. (EBSERH/HC-UFPE/IDECAN) São manifestações clínicas da embolia pulmonar, EXCETO: 
a) Agitação. b) Taquipneia. c) Taquicardia. d) Dor torácica. e) Hipertensão arterial. 
 
8. (Salvador-BA/IDECAN/2024) Um paciente chega ao pronto-socorro apresentando dispneia aguda, 
sudorese profusa, cianose periférica e tosse produtiva com expectoração rósea. Considerando as 
alternativas abaixo, assinale a correta com relação à condição respiratória descrita através dos sinais. 
a) Asma grave. 
b) Bronquite crônica. 
c) Insuficiência respiratória aguda. 
d) Edema agudo de pulmão. 
e) Embolia pulmonar. 
 
9. (Prefeitura de Teresina-PI/IDECAN/2024) A asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são 
doenças frequentes, que interferem no cotidiano e podem levar até a óbito. Sobre o tema, assinale a 
alternativa que contempla uma característica da DPOC, mas não da asma. 
a) Hiper-responsividade brônquica. 
b) Início na infância. 
c) Presença de antecedente de atopias. 
d) Má resposta ao tratamento medicamentoso. 
e) Inflamação eosinofílica. 
 
www.romulopassos.com.br 22 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
10. (Prefeitura de Miraí-MG/IDECAN) A perda de peso é comum nos portadores da Doença Pulmonar 
Obstrutiva Crônica (DPOC) por interferência da dispneia e a avaliação do estado nutricional indica a 
presença de desnutrição energética proteica quando o IMC (Kg/m²) for menor que: 
a) 18. 
b) 18,5. 
c) 19. 
d) 19,5. 
 
11. (Prefeitura de Miraí-MG/IDECAN) De acordo com a literatura e com o Ministério da Saúde, a 
oxigenoterapia é até o momento a única intervenção não farmacológica comprovadamente eficaz no 
aumento da sobrevida em DPOC. Sabendo que a doença se classifica conforme a gravidade em quatro 
estádios (estádios I, II, III e IV)*, após preencher alguns critérios preestabelecido, o uso domiciliar de 
oxigenoterapia prolongada está indicado usualmente para pacientes classificados no(s) estádio(s): * 
Classificação segundo a GOLD (Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease). 
a) I, II, III e IV. 
b) IV, apenas. 
c) III e IV, apenas. 
d) II, III e IV, apenas. 
 
12. (IFCE/IDECAN/2021) O baqueteamento digital está associado a doenças cardiovasculares, digestivas 
e pulmonares. Resulta de aumento de tecido conjuntivo vascularizado e edema intersticial na região 
subungueal dos dedos das mãos e artelhos. São várias as enfermidades respiratórias crônicas que 
podem cursar com baqueteamento (ou hipocratismo) digital, entre elas 
a) Hipertensão arterial. 
b) Fibrose pulmonar. 
c) Mieloma múltiplo. 
d) Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.romulopassos.com.br 23 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
Doenças Respiratórias - IBFC 
 
1. (HUGG-UNIRIO/EBSERH/IBFC/2017) Sobre o sistema respiratório, analise as afirmativas abaixo, dê 
valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima 
para baixo. 
( ) O diagnóstico das doenças respiratórias relacionadas ao trabalho baseia-se na história clínica-
ocupacional completa, explorando os sintomas respiratórios, sinais clínicos e exames complementares, o 
estabelecimento da relação temporal adequada entre o evento e as exposições a que foi submetido o 
trabalhador. 
( ) Também devem ser consideradas a manipulação de resinas, epóxi, massas plásticas, solda, madeiras 
alergênicas em atividades de lazer, hobbies ou trabalho extra por conta própria (bicos), que podem 
esclarecer certos achados que não se explicam pela história ocupacional. 
( ) Os exames complementares mais utilizados são radiografia do tórax; provas de função pulmonar 
(espirometria, volumes pulmonares, difusão de CO2); broncoscopia com lavado broncoalveolar; biópsia; 
testes cutâneos, gasometria arterial, hemograma, entre outros. 
a) V,F,V. b) F,V,F. c) F,V,V. d) V,F,F. e) V,V,V. 
 
2. (HUGG-UNIRIO/EBSERH/IBFC/2017) É importante o reconhecimento das alterações que ocorrem em 
diferentes transtornos respiratórios,com a finalidade de propor uma assistência adequada e de 
qualidade. Correlacione as colunas abaixo, enumerando-as de cima para baixo, e a seguir assinale a 
alternativa correta. 
(1) Pneumonia. 
(2) Atelectasia. 
(3) Enfisema pulmonar. 
(4) Asma. 
( ) Colapso total ou parcial do pulmão, que acontece quando os alvéolos se esvaziam. 
( ) Processo inflamatório crônico das vias aéreas, que geralmente cursa com dispneia, sibilo e tosse seca. 
( ) Distensão anormal dos espaços aéreos distais aos bronquíolos terminais, com destruição das paredes 
alveolares. 
( ) Doença inflamatória aguda de causa infecciosa, que acomete os espaços aéreos e é causada por vírus, 
bactérias ou fungos. 
a) 3, 1, 2, 4. 
b) 4, 2, 1, 3. 
c) 1, 3, 4, 2. 
d) 4, 3, 2, 1. 
e) 2, 4, 3, 1. 
 
3. (Câmara Municipal de São Paulo-SP/FGV/2024) Um servidor procura o posto de atendimento médico 
por sintomas respiratórios recorrentes. Você suspeita do diagnóstico de asma. A probabilidade de que 
o paciente tenha asma é aumentada pela presença de: 
a) expectoração crônica. 
b) dispneia induzida pelo exercício com inspiração ruidosa. 
c) falta de ar associada a tontura ou formigamento nas extremidades. 
d) dor no peito. 
e) sibilos e aperto no peito. 
 
 
 
www.romulopassos.com.br 24 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
4. (Prefeitura de Camocim de São Félix-PE/UPE/2024) Considerando os sinais e sintomas mais comuns 
da pneumonia, quais os principais diagnósticos de enfermagem podem ser listados pelo enfermeiro? 
a) Eliminação traqueobrônquica ineficaz relacionada com secreções traqueobrônquicas abundantes. 
b) Insuficiência respiratória. 
c) Atelectasia. 
d) Sepse e choque séptico. 
e) Nutrição desequilibrada e delirium. 
 
5. (SEAD-AP/FGV/2023) Um paciente adulto, com pneumonia, apresenta ventilação normal, alteração 
na relação ventilação/perfusão (V/Q), shunt, PaO2 = 58 mmHg e PaCO2 normal, é classificado com 
Insuficiência Respiratória Aguda 
a) tipo I. 
b) tipo II. 
c) tipo III. 
d) tipo IV. 
e) tipo V. 
 
6. (EBSERH/IBFC/2020) A síndrome da angústia respiratória aguda (SARA) pode ser considerada como 
espectro no desenvolvimento da doença, desde a forma mais leve de lesão pulmonar aguda (LPA) até a 
forma mais grave potencialmente fatal. Sobre as manifestações clínicas, analise as afirmativas abaixo. 
I. Hipoxemia arterial que não responde à suplementação de oxigênio. 
II. Lesão pulmonar que progride com hipoxemia grave persistente. 
III. Epistaxe e hematêmese devido esforço respiratório. 
Assinale a alternativa correta: 
a) Somente a afirmativa I está correta. 
b) Somente a afirmativa Il está correta. 
c) Somente a afirmativa III está correta. 
d) Somente as afirmativas I e Il estão corretas. 
e) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 
7. (EBSERH/IBFC/2020) As infecções respiratórias agudas (IRA) são responsáveis por altos indices de 
morbimortalidade em todo o mundo. Crianças, principalmente lactentes, em decorrência de um 
sistema imune relativamente imaturo, são altamente suscetíveis à ação dos vírus respiratórios. Vírus 
Sincicial Respiratório humano (VSR) pertence à família Paramyxoviridae, gênero Pneumovirus. A terapia 
antiviral para o VSR deve ser considerada em crianças com quadros graves com ventilação mecânica ou 
de alto risco. Assinale a alternativa que apresenta o tratamento adequado para o VSR. 
a) Aumento da ingestão de líquido. Se necessário, um acesso intravenoso pode ser iniciado para dar 
fluidos e eletrólitos, medicamento broncodilatador inalatório, oxigênio suplementar, ventilação mecânica 
em casos mais graves. 
b) Feito de acordo com os sintomas, com o uso de analgésicos, antitérmico. 
c) Medicamentos sintomáticos e hidratação. Está indicado o uso de fosfato de oseltamivir (Tamiflu®) para 
todos os casos de SG que tenham condições e fatores de risco para complicações, independentemente da 
situação vacinal. 
d) O tratamento é com ribavirina, um análogo nucleosídeo. Sua administração é inalatória, por meio da 
dispersão da droga em solução aquosa de 20 mg/mL, via tenda de oxigênio, máscara ou ventilação 
mecânica, durante um período de 12 a 20 horas por dia, durante 3 a 5 dias. 
e) Tratamento na remissão da doença com ganciclovir EV, seguidos por valganciclovir oral na dose de 15 
a 18mg/Kg dose única diária. 
 
www.romulopassos.com.br 25 
CURSO COMPLETO DE ENFERMAGEM PARA CONCURSOS 
8. (EBSERH/IBFC/2020) A insuficiência respiratória aguda (IRPa), é definida como a incapacidade dos 
pulmões de exercerem suas funções básicas de ventilação e oxigenação resultando em prejuízo das 
trocas gasosas, que leva à hipoxemia e/ ou hipercapnia. Entre os sinais e sintomas observados, não se 
destacam: 
a) Aumento da Frequência Respiratória (>24 rpm) e alterações do padrão respiratório. 
b) Uso da musculatura acessória, retração intercostal e da fúrcula, batimento da asa do nariz. 
c) Cianose (labial e de extremidades). 
d) Diarreia de coloração clara. 
e) Alterações relacionadas ao sistema nervoso central como: ansiedade, agitação, inquietação, confusão 
ou rebaixamento do nível de consciência. 
 
9. (FUNSAÚDE-CE/FGV/2021) A relação PaCO2/FiO2 é um dos critérios utilizados para classificar a 
síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) em leve, moderada ou grave. Assinale a opção que 
indica essa relação em SDRA leves. 
a) 200mmHg e

Mais conteúdos dessa disciplina