Buscar

Ep30_Heidegger2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Heidegger – A Questão Concernente a Tecnologia e Outros Ensaios
A tecnologia é perigosa? (Is technology dangerous?)
A tecnologia está matando nossa criatividade?
Da maçã de Newton ao LHC, a tecnologia promete o progresso – mas o mundo está se tornando melhor por causa disso? Ou pior?
Para o filósofo alemão Martin Heidegger, a fim de entender o valor da tecnologia, nós precisamos primeiro entender o que é a tecnologia moderna. Para Heidegger;
-“A essência da tecnologia não é por nada tecnológica.” (The essence of technology is by no means anything technological. THE QUESTION CONCERNING TECHNOLOGY AND OTHER ESSAYS).
Explica-se: martelos e computadores são ferramentas que consideraríamos tecnológicas, mas a essência da tecnologia não existe em objetos físicos. Ferramentas são simples meios para realizar uma tarefa em particular. Heidegger argumenta que a essencia da tecnologia está em um tipo singular de pensamento.
A tecnologia moderna é distinta da tecnologia dos gregos antigos – eles consideravam a tecnologia, ou Techne, como um meio de revelar o potencial do mundo; como uma arte ou habilidade. É um meio de revelar o que está oculto – em ver um belo vaso num pedaço de argila.
A tecnologia moderna foca puramente na utilidade de um objeto, ela manipula o ambiente para torna-lo no melhor rendimento potencial; a poesia, a arte e a beleza do mundo não tem importância. O nome para este tipo de pensamento é “Enframing”.
O enframing é uma maneira particular de ver o mundo. Enquadrar (to enframe) o mundo é considerar os vários elementos da natureza – pedras, animais e arvores – meramente como um recurso em potencial e nada mais.
A tecnologia moderna afirma a perspectiva de que o mundo só é importante enquanto tem seu valor “para a humanidade”. Tudo que existe é potencialmente explorável a fim de tornar a vida mais fácil e manejável. A beleza, a maravilha, a grandeza do planeta é reduzida à utilidade. Pastos verdes são transformados em espaços para fazendas industriais e montanhas majestosas são mineradas por urânio. O pensamento tecnológico encontra sua expressão no desejo pela eficiência – pela solução mais rápida e fácil para todos os problemas idiossincráticos da vida.
Heidegger não se importa com robôs e carros voadores; tecnologia não é o problema, afinal. É o pensamento que dirige a tecnologia, que é perigoso. A vontade pela eficiência, de cálculo, a constante e frenética energia de manter-se ocupado com a vida é o perigo real. É o tipo de pensamento que nos levou a um mundo de bombas atômicas e lixo nuclear.
-“Enframing bloqueia o brilho – progressista e firme - da influência da verdade. A destinação que envia para ordenação é, por conseguinte, o perigo extremo. O que é perigoso não é a tecnologia. Não há demonização da tecnologia, mas sim há o mistério da sua essência.” (Enframing blocks the shining - forth and holding - sway of truth. The destining that sends into ordering is consequently the extreme danger. What is dangerous is not technology. There is no demonry of technology, but rather there is the mistery of its essence. THE QUESTION CONCERNING TECHNOLOGY).
Com todas as nossas necessidades satisfeitas, corremos o risco de esquecer nos perguntarmos importantes questões filosóficas; não há necessidade de pensar, de criar arte. E um mundo sem reflexão não é um mundo sequer.
Este texto pertence à Wisecrack –YouTube Channel e detém toda sua autoria. Esta versão é meramente uma tradução livre.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais