Buscar

trabalho individual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA
Gilza Figueiredo
Produção textual interdisciplinar e Individual
Vitória 2015
Produção textual interdisciplinar e Individual
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização e didática nos anos iniciais do ensino fundamental.
Profª. Gislaine de Souza Paulino 
Vitória
2015
INTRODUÇÃO
Minha experiência envolveu um planejamento de aula o qual foi significativa para mim. 
A minha experiência aconteceu numa aula ministrada para uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, a professora regente,tem uma dinamica a qual ela trabalhar com uma desenvoltura com os alumos que deixa qualquer um com vontade de retornar pra ver o resultado do dia seguinte 
A princínpio a mesma conduz os alunos a escolher um tema a ser trabalhado, por motivo de votação e planejamento, escolheram o dia da àrvore e chegada da primavera,sendo assim a professora fazia um trabalho de leitura com os alunos tinham alguns que ficavan disperso outros com um pouquinho de dificuldade de aprendizagem e mesmo assim é funcional : cada aluno escolhia o que ia fazer,um queria um trabalho elaborado em folha outros,outros atividade no pátio com expossição de cartazez e outros um teatro a professora ali auxiliando. Quando alguma jovens estava estava concentrado no que iria fazer, outro já estava esperando uma oportunidade para se fazer uma pergunta e dar inicia a suas criatividade. Podia observar a evolução das jovens no dia a dia.
Sendo assim chegou o dia 21 de outubro onde começavam a agromeraçaõ de alunos e funcionários,um contaram história escolhida escolida por eles e e seguinda deram uma aula.
Mas quando chegou um grupo para apresntarum teatro fiquei apaixonada , para fazer o registro dessas informações. Eles observava a natureza em si o sons, dos passáros,respeito e cuidados com as árvores e com a natureza,consegiran passar para todos ali a importãncia das árvores para o planeta :
Ex: ela propociona a sombra para o secanso,frutos para nossa alimentação,mantem a umidade do ar que respiramos,diminui a poluição,e fornece várias materia primas:
E um fator muito importante nesta época de chuva a a´rvore forma barreira contra o vento e impede a erosão.
Poucos sabem que elas fazem muito mais que embelezar nossa cidade as semelhanças e diferenças entre as leituras. Ela anotava também a dificuldade de cada um, para que fosse trabalhada de acordo com o que eles erravam, já que eles já conhecia o plano de aula,e assim foi minha experiencia com EJA . 
Quando voltamos para a sala de aula,eles começaram a responder os questionamento da professora,no qual uma alto confiança,fato consumado eles pesquisaram,buscaram informações para a aula, buscando respostas coerente ao dia da árvore e a chegada da primavera ,ainda falaram sobre reciclamento de moveis uasado . Pude observar que a professora fazia sempre o planejamento prévio daquilo que ia ensinar aos alunos, dessa forma, a aprendizagem acontecia de modo positivo e a cada dia os alunos ficavam mais agusado em aprender mais.
Em nosso dia-a-dia sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são realizadas com um planejamento prévio, uma vez que já fazem parte do contexto de nossa rotina. 
Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, temos que pensar e organizar aquilo que almejamos para alcançarmos aquilo que desejamos. realizar.sendo assim são levando em consideraçao que saõ pessoa que não podia estudar por que tinha que trabalhar,e fazem o trabalho valer a pena,uns falha em sonhos,outros já sonham em chegar na faculdade levando por este lado tem muta coisa a ser melhorada,mas ta valendo a pena pra quem ta levando a sério,e agarrando a oportunidade.achei legal que flexibilidade dos processos educativos é o imperativoimperativo que se apresenta aos projetos da escola.Assim,as temporalidades escolares do trabalho,não pode ser muit rígidas,não podem inviabilizar o direito a educaçaõ.têm que ser inclusiva de seus sujeitos.
O que me chamou muito atenção foi a carga horáriade duração do curso da educação básica de jovens e adultos será de 3.200 horas e ao ensino médio de 1200 horas,na escolas definido pela diretriz
.
DESENVOLVIMENTO
*Aula ao ar livre para observação de algumas árvores;
*atividades relacionada as partes das árvores;
*o teatro
*conversa informal sobre cuidado com a natureza,e sua preservaçaõ;
*confeccionaro suas veste,para o teatro;
* E redonda onde podemos discutir onde vamos parar com tanto desmatamento.
*Desenvolver a percepção auditiva e visual;
*Desenvolvimento a expressaão facial e corporal;
*Adotar comportamento de conservação,desenvolvendo habilidades relativas á gestão ambiental;
 planejamento com que orienta a prática pedagógica do professor. Neste sentido, podemos dizer que junto com a pedagoga da escola e o planejamento é um guia fundamental para seu trabalho, um plano de ação movido pela pesquisa e transformação no cotidiano da sala de aula. Assim, nele há a identidade do professor unida à identidade do aluno.
Etapas do planejamento de ensino: De acordo com Macetto (2003), as etapas do planejamento de ensino são: identificação, objetivos, conteúdo programático, técnicas, processo e técnicas avaliativas, cronograma e bibliografia. Para que possa elaborar um plano de aula o professor deve seguir alguns passos como: escolher o assunto a ser trabalhado e o tema a ser estudado. O assunto abordado precisa ter como ponto de partida o Plano de Ensino e consequentemente, um tema motivador. É preciso também que seja estabelecido o tempo previsto, assim, o professor deve calcular o tempo necessário para desenvolver as atividades relacionadas ao tema escolhido.
No planejamento o professor deve definir os objetivos, estes precisam ser bem definidos e claros, pois é por meio deles que o professor estabelece o que quer alcançar. No planejamento ele deve ainda relatar os procedimentos metodológicos, contando de maneira contextualizada e detalhada como ocorrerão as atividades planejadas e quais serão os recursos a serem utilizados em suas aulas. 
Outros elementos importantes em um planejamento são os recursos a serem utilizados pelo professor e aluno (instrumentos usados na sala de aula) e a avaliação, que apresenta caráter um diagnóstico ao considerar o desenvolvimento do aluno. A avaliação deve ser processual e tem por finalidade acompanhar o desempenho cotidiano do aluno, pois proporciona ao professor a reorientação imediata para que os objetivos propostos sejam alcançados. 
O planejamento é um processo de se analisar uma situação, visando poder fazer previsões de ações para se alcançar os objetivos almejados. Quando falamos em planejamento pedagógico, devemos considerar tudo o que ele representa na complexidade do dia-a-dia em sala de aula. As dificuldades, a pressa e a rapidez da evolução tecnológica exigem que o professor utilize com muita frequência a sua capacidade de refletir, de organizar, de prever as possibilidades de ações ou atividades que ainda não aconteceram, mas que estão para acontecer ou se concretizarem. É uma forma para o educador disciplinar sua conduta, organizando suas atividades de maneira a poder executá-las mais perfeitamente, apesar dos diferentes níveis de complexidade que compõem as tarefas. 
De acordo com Libâneo (1994) “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação diante dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser
criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.
PLANO DE AULA
1)Tema: Dia da árvore e chegada da primavera
2) Público-alvo: 6º Ano /ª série EJA
3) Objetivos: 
Desenvolver um plano de aula 
- - A cada dia que se passa ,sentimos mais mecessidade de trabalhar junotos aos nossos alunos; com atividades que desperte neles o desejo do conhecimento dessa forma usamos também slides; CD’s; folhas de papel A4; canetinha, giz de cera; lápis de cor; letra da música, os alunos aprenderão sobre a importância do cuidado e a preservação da naturaza para nossa vida, pois necessitamos dela o tempo todo. O professor iniciará a aula falando sobre a preservação da natureza , utilizando um slaid que foi montado por ela com a musica de Bia Bedran,Dona Árvore,poderam refletir sobre o desmatamento,a errosãoe a fauna e flora também acabou que foi incutido neste plano de aula.
Todos de forma visivél poderam ver se continua-mos a usar a natureza de forma inadequada estamos muito próximo do perigo que o nosso planeta corre no futuro,daqui a pouco não encontrarmos nem água, sombra,frutos que é tão preciosa para o ser humano. Água é vida e sem ela não há vida. 
2º momento: Em seguida, os alunos assistirão a slides e vídeos sobre o que aqui foi relatado á aprendendo meios de usá-la de modo adequado, colaborando assim para a perpetuação da vida em nosso planeta. 
3º momento: Os alunos cantarão a música “Dona Árvore,e apresentaram o teatro da chegada da primamavera” e depois a ilustrarão em folhas de papel A4.Cartazez para a exposição inertna.
 O professor poderá fixar as ilustrações no mural da escola, motivando assim os alunos a participarem das aulas.
7) Avaliação: A avaliação será feita de acordo com o desenvolvimento e participação dos alunos nas atividades propostas.
Povas,trabalhos em grupo e presença em sala de aula
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O resultado que obtivemos com a aplicação dos planos de aulas foi muito positivo, conseguimos elaborar, por meio do planejamento, aulas consistentes nas quais os alunos se empenhavam em expor suas ideias com as questões que lançávamos, respondiam as atividades com muito interesse e discutiam o mesmo tema com muita fluidez, mesmo estando em níveis de aprendizagem diferentes, conforme constatamos com a aplicação do diagnóstico. A nossa caminhada, fez-nos perceber que o processo de aplicação do diagnóstico engloba uma dimensão importantíssima no âmbito educacional, pois por meio dele se torna possível conhecer os alunos e suas especificidades no que tange ao processo de desenvolvimento intelectual, criando assim estratégias no planejamento que venham contribuir da forma mais eficiente possível para o desenvolvimento do educando. É de suma importância compreender que o diagnóstico não é um fim em si mesmo, mas, um meio que tem como objetivo principal conhecer as habilidades dos alunos para um planejamento que atinja a aprendizagem efetiva e significativa do aluno a qual atende. Os estágios supervisionados devem manter estreita relação nas trocas de experiências para que possam entender o que é uma relação constante com a escola ao longo do ano letivo. Desta forma, pudemos compreender que é necessária a aplicação do diagnóstico em todos os níveis escolares como um instrumento prévio para aplicação das aulas, e que os estágios supervisionados da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), dos cursos de Pedagogias, devem adotar a utilização deste diagnóstico como prática constante em suas observações na escola, pois o mesmo tem como foco, o aluno, principal sujeito no espaço escolar.
REFERÊNCIAS
http://www.akatu.org.br/Temas/Sustentabilidade/Posts/Planos-de-aula-do-Edukatu-sobre-sustentabilidade-e-co
Lei Federal nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996.
Portaldoprofessor.mec.gov.br
Lei Federal nº 9.394. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 20 de dezembro de 1996.
Bia Bedran; Musica Dona Ávore

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais