Buscar

Adm. e Mercado de Trabalho 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação: GST0583_AV2_201301010821 » ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO      
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 
	Nota da Prova: 6,5 de 8,0         Nota do Trab.:        Nota de Partic.: 2        Data: 05/06/2013 20:00:50 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 132623)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Ao longo da História percebemos que o mercado de trabalho migrou gradativamente entre os setores da economia. A mudança do primeiro mercado de trabalho para o segundo foi provocada pela Revolução Industrial. A mudança do segundo mercado de trabalho para o terceiro, tem sido provocada pela Revolução Tecnológica ou do Conhecimento. Quanto à sequência da migração do mercado de trabalho podemos afirmar que:
	
	
	
	A migração deu-se do serviço para a indústria e depois para o terceiro setor.
	 
	A migração deu-se da agricultura para a indústria e depois para o serviço.
	
	A migração deu-se da indústria para o serviço e depois para a agricultura.
	
	A migração deu-se do serviço para a agricultura e depois para a indústria.
	
	A migração deu-se da agricultura para o serviço e depois para a indústria.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 132637)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Aprendemos nas aulas de Administração e Mercado de Trabalho que as dimensões de espaço e de tempo estão sendo transformadas, respectivamente, em conceitos de instantaneidade e de virtualidade. Assinale abaixo os respectivos exemplos da corrida para a instantaneidade e para a virtualidade:
	
	
	 
	A informação on-line e em tempo real e o just-in-time (JIT); A fábrica enxuta e a empresa virtual.
	
	A existência da intranet e o just-in-time (JIT); A fábrica enxuta e a empresa virtual.
	 
	A informação em tempo real e o just-in-time (JIT); A fábrica com tecnologia de ponta e de processos.
	
	A informação on-line e em tempo real e o just-in-time (JIT); As instalações modernas e confortáveis.
	
	A informação on-line e o just-in-time (JIT); A fábrica com tecnologia de ponta e de processos.
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 132626)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aprendemos que a sociedade moderna tem como sustentáculos de peso o Terceiro Setor, o Estado e o setor privado da economia. Foi a partir do início da década de 1990, com o fortalecimento da democracia no Brasil e no mundo ocidental em geral, que estas organizações do Terceiro Setor passaram a ser conceituadas e avaliadas como um setor específico da economia, mostrando sua importância tanto social como econômica. Podemos afirmar que o Terceiro Setor passou a ser reconhecido como:
	
	
	
	A nova sociedade burocrática.
	
	A Organização com fins lucrativos.
	
	A empresa com fins lucrativos.
	
	A nova forma de amparar os pobres.
	 
	A nova sociedade civil.
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 15519)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A importância da administração como campo de conhecimento teórico está relacionada com a relevância das organizações para as sociedades contemporâneas. A partir da afirmativa, marque a alternativa INCORRETA.
	
	
	
	Na medida em que o sucesso das organizações está relacionado com a qualidade de sua administração, essa última tem assumido uma importância crescente como campo de estudo.
	
	A administração é extremamente importante como campo de conhecimento, pois as organizações servem à sociedade, atendendo a estas dentro de seus objetivos e necessidades.
	
	Para que as organizações atinjam seus propósitos é necessária uma administração correta de seus recursos.
	
	Uma vez que quase todas as pessoas trabalham em organizações, em algum momento de sua vida elas serão administradas ou administrarão o trabalho dos outros. Por isso, precisam da administração enquanto conhecimento científico.
	 
	Os custos de uma administração ruim se limitam a um desperdício de recursos financeiros e de materiais, não acarreta elevados custos para a sociedade.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 132643)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Apesar das dificuldades inerentes a todas as profissões e atividades humanas, o trabalho de um administrador pode ser muito estimulante e recompensador. Os bons administradores são muito procurados hoje pelo mercado, e as propostas de remuneração geralmente:
	
	
	 
	Refletem o valor que o mercado lhes atribui.
	
	Refletem a avaliação de potencial aplicada nas entrevistas de seleção.
	
	Refletem a farta capacidade de caixa do mercado.
	
	Refletem que o executivo brasileiro é muito apreciado nas empresas transnacionais.
	
	Refletem a falta de critérios das tabelas salariais.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 57483)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Sobral e Peci (2008, p. 17) mostra que a cultura brasileira apresenta alguns traços do estilo brasileiro de se administrar; um deles é o Estilo Postura de Espectador. Identifique as características deste estilo, dentre os itens a seguir:
	
	
	
	Reflete o mecanismo de integração e coesão interna dos grupos sociais e de mediação da relação entre líder e liderados.
	 
	Reflete a passividade e conformação dos liderados perante o líder, pouca iniciativa.
	
	Reflete as necessidade de construir e instituir práticas por meio de leis e regulamentos para prevenir desvios comportamentais.
	
	Reflete que as decisões são unilaterais, e os liderados devem cumpri-las sem questioná-las.
	
	Reflete as tendências para cultivar a proximidade e o afeto nas relações interpessoais.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 19320)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A globalização da economia veio para ficar. Ela está derrubando fronteiras, queimando bandeiras, ultrapassando diferentes línguas e costumes e criando um mundo inteiramente novo e diferente. Acerca desta afirmação, julgue os seguintes itens, Verdadeiro (V) e Falso (F). ( ) As fronteiras dos negócios no mundo todo estão desaparecendo rapidamente. ( ) O sucesso das organizações dependerá da capacidade de ler e interpretar a realidade externa. ( ) Seu sucesso dependerá da capacidade de ler e interpretar a realidade interna. ( ) Identificar oportunidades ao seu redor não faz parte do seu sucesso. ( ) Na administração contemporânea, mais importante do que "o como fazer" é o "o que fazer". A sequência correta é:
	
	
	
	F, F, V, V e F
	
	F, V, F, V e F
	 
	V, V, F, F e V
	
	V, F, F, F e V
	
	V, F, V, F e V
	 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 132639)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Letícia Junqueira é Administradora e foi contratada pela ALEDARAP LTDA, com uma remuneração a princípio não satisfatória. Mas Letícia continua estudando em um Curso de Pós Graduação em Administração Estratégica na Estácio. Ela sabe que seu desenvolvimento na empresa vai depender da sua atuação e que sua performance será avaliada para uma possível promoção salarial. Podemos então AFIRMAR:
	
	
	
	A medida que Letícia fica instável, sem promoção, sua responsabilidade diminui e sua remuneração é reduzida.
	 
	A medida que Letícia sobe na hierarquia e, por conseguinte, sua autoridade e responsabilidade aumentam, também sua remuneração se eleva.
	
	A medida que Letícia não sobe na hierarquia e, por conseguinte, sua autoridade e responsabilidade não aumentam, também sua remuneração não se eleva.
	
	A medida que Letícia sobe na hierarquia e, por conseguinte, sua autoridade e responsabilidade diminuem também sua remuneração se eleva.
	
	A medida que Letícia sobe na hierarquia e, por conseguinte, sua autoridade e responsabilidade aumentam, também sua remuneração não se eleva.
	
	
	
	 9a Questão (Ref.: 53086)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Coca-Cola, IBM, McDonald's, Kellogg's e General Motors têm muito em comum. Na verdade são empresas
que encontram-se em um estágio global. Dê o correto significado desse estágio.
	
	
	
Resposta: Já Possuem sua marca reconhecida mundialmente. Seus produtos já fazem parte do mercado, já se estabilizaram no mercado. São exemplos de empresas multinacionais.
	
Gabarito: São corporações intenacionais que ultrapassam a centralização em um determinado país, operando de maneira global, enquanto as barreiras nacionais estão sendo derrubadas. Seus gerentes têm que conhecer duas ou mais línguas e possuir experiência internacional.
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 42900)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Ao analisar o perfil das organizações e o ambiente organizacional brasileiro, explique por que o ambiente brasileiro é tão peculiar, apresentando diversos obstáculos a criação e sustentabilidade dos negócios.
	
	
	
Resposta: É peculiar porque para as organizações brasileiras se desenvolverem elas necessitam de incentivo fiscal e isto não acontece, o que existe é uma elevada carga tributária, causando a falência destas empresas nos dois primeiros anos. Tem que haver também uma ótima gestão por parte dos administradores, usando os recursos da melhor maneira possível, trazendo resultados satisfatórios para a organização, o administrador precisa ser empreendedor, para que a empresa consiga se manter de pé. E isto é o que vem acontecendo com as empresas brasileiras, não está havendo um controle e uso adequado dos seus recursos.
	
Gabarito: A elevada carga tributária brasileira é um dos principais vilões desse contexto. O Brasil é um dos países com maior carga tributária na economia mundial, gerando desvantegem competitiva macroeconômica.Oe elevados custos de financiamento é a maior do mundo tornando o custo de financiamento muito elevado e diminuindo assim as chances de abertura de novos negócios, e para aqueles que já existem reduz consideravelmente a possibilidade de investimentos.A burocracia emperra a condução dos negócios,pois, influencia na obrigação dos gestores em estar mais concentrado em formalidades,por exemplo: para a criação de uma empresa no Brasil são necesários 152 dias em média, contra 5 nos EUA. Todos esses fatores têm como consequências uma forte diminuição na competitivdade da empresas brasileiras em uma economia globalizada,

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando