Buscar

37057-Aulas 13 e 14 - Sistemas de pintura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Começando a pintura:
Examine se a área a ser pintada está cuidadosamente limpa, sem marcas ou imperfeições. Esses fatores podem comprometer a aparência, durabilidade e a qualidade da pintura. Recomenda-se que a pintura do ambiente seja iniciada pelo teto. Depois as paredes (sempre de cima para baixo), portas, janelas, rodapés e por fim, o piso. 
É fundamental prestar atenção em diversos detalhes antes de comprar o produto adequado. O primeiro passo é identificar o estado real da superfície: se é pintura nova ou repintura. 
No caso de repintura, deve-se tomar cuidado com o estado geral das paredes. Mofo, fissuras, sujidade, descascamentos e outras imperfeições devem ser tratadas antes de qualquer aplicação. 
*
*
*
*
*
Com que cor eu posso pintar a minha casa de alvenaria? * Primeiramente, verifique as cores de que você mais gosta; * Deve-se levar em consideração qual o ambiente que você deseja pintar, pois para cada um existem cores e tonalidades adequadas: ambientes interno, externo, com maior ou menor luminosidade, tipos de uso, etc.; * Cuidado com o catálogo de cores. É importante lembrar que o catálogo de cores serve apenas como referência. Lembre-se que a superfície pintada no catálogo é pequena, não correspondendo à área total que você estará aplicando a tinta. A luz da loja também deverá ser considerada, pois não é a mesma do ambiente a ser pintado; * Para fazer as combinações, lembre-se dos objetos de decoração e dos móveis que possui; * Para evitar surpresas com a cor escolhida, teste antes numa superfície menor (cerca de um metro quadrado) e deixe secar, para ter certeza quanto a tonalidade; * Salienta-se que cada cor proporciona uma atmosfera diferente, um clima mais alegre e luminoso ou calmo e discreto, conforme o desejo de cada um.
*
Escolhendo rolos e pincéis:
Rolos e pincéis devem ser sempre de boa qualidade. Assim, obtém-se melhor acabamento na pintura, além de facilitar a aplicação da tinta. A escolha dos rolos depende do tipo de tinta a ser utilizada, já a dos pincéis, depende do tamanho da área a ser pintada. 
Rolos: Existem vários tipos de rolos, dentre eles pode-se citar: Rolos de lã de carneiro ou lã sintética: São usados para aplicação de tintas à base d'água, látex PVA e acrílico. Suas medidas são expressas em cm que variam de 7,5 a 23 cm de largura. Rolos de lã para epóxi: Desenvolvidos para aplicação de tintas à base de resina epóxi, porém, como possuem pêlos mais curtos, proporcionam um ótimo acabamento em tintas à base de água, principalmente acrílicas. Suas medidas são de 23 cm de largura e são confeccionados em lã de carneiro e lã sintética.
	Recomendações: Antes do uso, o rolo deve ser umedecido ligeiramente com água retirando o excesso deslizando-o na parede, a fim de facilitar seu manuseio. Para a manutenção destes rolos, recomenda-se logo após o uso lavar com água e sabão ou detergente. 
*
	Rolos de espuma: São rolos desenvolvidos para aplicação de esmaltes, vernizes, tintas a óleo e complementos tais como: fundos para madeiras, fundos para metais, etc. São confeccionados em espuma de poliéster. Suas medidas são expressas em cm e variam de 4 a 15 cm de largura.
	Recomendações: Para manutenção destes rolos recomenda-se, logo após o uso, lavar com aguarrás a fim de remover vestígios de tinta. Lavar em seguida com água e sabão ou detergente. 
	Rolos de espuma rígida (para texturização): Estes rolos são utilizados para aplicações de produtos que proporcionam acabamentos texturizados. São confeccionados em espuma rígida de poliéster e suas medidas são de 23 cm de largura.
	Recomendação: Para a manutenção deste rolo recomenda-se, logo após o uso, lavar com água em abundância.
*
Pincéis e Trinchas
Os pincéis e trinchas são utilizados para aplicação de esmaltes, vernizes, tintas a óleo, tintas látex e complementos tais como: fundos para madeiras, fundos para metais, seladores, etc. 
São usados principalmente para pintar detalhes, cantos e "recortes". 
Também são muito utilizados em superfícies maiores e lisas, como portas e janelas. 
As suas medidas são expressas em polegadas e variam de 1/2 a 4 polegadas. 
*
Reutilizando os materiais:
Os materiais podem ter vida longa se forem conservados adequadamente. 
Rolos e pincéis devem ser limpos logo após o uso. 
Para a conservação dos pincéis e trinchas, após o uso, retire o excesso de tinta passando-os em um pedaço de papel ou jornal. 
A limpeza também irá depender do tipo de tinta que foi utilizada: Para tintas a base de água (tinta acrílica e PVA), lavar os pincéis ou rolos com água e sabão é suficiente. Para tintas a base de solventes (tinta óleo, esmaltes e vernizes) recomenda-se lavar os rolos ou pincéis com aguarrás. 
*
Outras Ferramentas:
Espátulas de aço: São normalmente usadas para aplicação de massas em pequenas áreas e para remoção de tintas.
Desempenadeiras de aço: São usadas para a aplicação de massas em grandes áreas. 
Recomendação: Para manutenção e limpeza da espátula ou desempenadeira recomendamos, logo após o uso, retirar o excesso de massa com outra espátula e lavar com água. Não esqueça de enxugar com um pano para evitar a ferrugem. 
Observação: É preciso ter cuidado após
 várias utilizações, porque a lâmina
 se torna cortante. 
*
Outras Ferramentas:
Bandejas ou caçambas para pintura: Têm a função de acondicionar a tinta durante sua aplicação facilitando a transferência da tinta para a ferramenta (rolo ou pincel). Muito comuns no mercado, as latas de 18 litros podem ser utilizadas como caçambas, cortando-se uma das faces.
Lixas: Têm a função de uniformizar a superfície e criar pontos de aderência para a pintura. Nos sistemas de pintura são usados basicamente quatro tipos de lixas, com várias granas, são elas:
*
Outras Ferramentas:
Revólver ou pistola de pintura: Esta ferramenta é largamente usada em pinturas de automóveis, porém, também é usada em pinturas imobiliárias principalmente para aplicação de esmaltes, vernizes e tintas a óleo. O mais usado é o de pressão com calibragem entre 30 a 35 lbs/pol2 ou 2,2 a 2,8 kgf/cm2 para produtos imobiliários. 
Air less: Esta ferramenta tem a capacidade de aplicar qualquer tipo de tinta látex (PVA ou acrílica), esmalte, vernizes e tintas a óleo. Trabalha com sistema de pressão, com pistola própria e um recipiente central de tinta. É muito usado em áreas internas e externas para pintura de locais de difícil acesso ou em grandes áreas. A principal vantagem deste equipamento é a rapidez na execução da pintura, entretanto, apresenta como desvantagem o cuidado maior que se deve ter com móveis, janelas, portas, etc. que devem ser muito bem protegidos.
*
*
Para uso interno, indicada para nivelar e corrigir imperfeições, propiciando um acabamento uniforme e liso. 
Ferramentas: Desempenadeira
 ou espátula de aço
*
A linha de produtos acrílicos é indicada para as superfícies de alvenaria, reboco e cimento amianto. É utilizada também para as telhas de barro e tijolos à vista. 
As tintas PVA, que diferenciam-se das acrílicas pelo tipo de resina com a qual são elaboradas, têm sua indicação principalmente para os ambientes internos, apresentando uma melhor relação custo x benefício para a utilização em interiores. 
*
*
*
ALVENARIA OU CONCRETO: Preparação da superfície – Superfícies Novas
• Cura do Reboco - Após o assentamento, um reboco ou emboço será considerado curado, isto é, em condições de receber tinta após um período mínimo de 30 (trinta) dias, sendo que o tempo ideal situa-se entre 45 (quarenta e cinco) e 90 (noventa) dias.
• Eliminação da Umidade - Verificar se o reboco não contém umidade interna, proveniente de tubulações furadas, infiltração pelo solo, superfícies adjacentes não protegida, construção encostada a aterros, etc.
Nestas situações as causas deverão ser totalmente sanadas e para recuperação do revestimento é necessária a aplicação de um produto que penetre e
aglutine as partículas soltas. Neste caso aplica-se uma demão de FUNDO PREPARADOR DE PAREDES ACRÍLICO diluído em 1:1 (partes iguais) com aguarrás. Diluições menores que a indicada podem causar manchas na pintura posterior ou ainda vitrificação do substrato, ocasionando falta de aderência da tinta.
• Lixamento e Limpeza – Toda superfície deverá ser lixada e estar livre de pó ou qualquer outra contaminação.
Partes soltas ou mal aderidas devem ser eliminadas, raspando, lixando ou escovando a superfície; Manchas de gordura ou graxa devem ser eliminadas com solução de água e detergente. Em seguida, enxaguar e aguardar a secagem; Partes mofadas devem ser eliminadas lavando a superfície com água sanitária. Em seguida, enxaguar e aguardar a secagem; Imperfeições profundas do reboco/cimentado devem ser corrigidas com argamassa de cimento: areia média, traço 1:3 (aguardar cura por 28 dias no mínimo). 
*
ALVENARIA OU CONCRETO: Preparação da superfície – Superfícies Novas
• Selagem da Superfície – O reboco e o concreto são superfícies bastante porosas, e por isso absorvem muita tinta e de forma irregular, aumentando o consumo e provocando manchas pela diferença de absorção.
Desta forma o uso de seladores visa à regularização e à uniformização da absorção da tinta, à melhoria da cobertura e principalmente à economia no acabamento.
ALVENARIA OU CONCRETO: Preparação da superfície – Repintura
• Eliminar causas de umidade interna – Sanar possíveis pontos de infiltração, vazamentos, etc.
• Eliminar partes soltas – Deverão ser raspadas e removidas todas as partes que se apresentarem soltas.
• Eliminar manchas de mofo – Limpar a superfície com água sanitária em solução de 10% com água ou hipoclorito de sódio (cloro) diluído a 30% com água. Deixar agir por 30 (trinta) minutos e enxaguar. Em casos drásticos usar água sanitária pura ou diminuir a diluição do cloro. Independente do sistema de pintura a ser utilizado esses procedimentos devem ser seguidos. Para estes ambientes com facilidade de proliferação de fungos, como banheiros, saunas, câmaras frias, etc., indica-se o uso de tinta acrílica ANTI-MOFO, que contém fungicidas para prevenir o aparecimento de novas formações de mofo, aplicado em duas ou três demãos diluídos em 10% com água.
*
ALVENARIA OU CONCRETO: Preparação da superfície – Repintura
• Eliminar trincas e rachaduras - Utilizar para essa finalidade produtos específicos.
• Eliminar caiação - Lixar para tirar o excesso (partes soltas), limpar a superfície e aplicar uma demão do FUNDO PREPARADOR DE PAREDES ACRÍLICO, diluído em 1:1 com aguarrás.
Se a pintura anterior estiver em bom estado, ela servirá de base (depois de lixamento para eliminar o brilho e limpeza para eliminação total de restos de pó ou qualquer outro contaminante). 
Aplicar, na seqüência, duas demãos da tinta de acabamento desejada.
*
Principais tintas para alvenaria:
 Frentes & Fachadas Com ação impermeabilizante, é um produto multiuso, preparado para proteger superfícies de concreto, cimento amianto, gesso e tijolos à vista. Corrige pequenas fissuras nas paredes. Possui 800% de elasticidade. Disponível também no Sistema Multicolor. Rekolor Acrílico Semibrilho, Rekolor Acrílico Acetinado e Rekolor Acrílico Fosco Ideais para paredes de alvenaria que sofram a ação de agentes externos, como a maresia, o tempo quente e úmido. Também podem ser utilizadas em ambientes internos e em tijolos à vista e telhas de barro. Disponível também através do Sistema Multicolor. Tinta Acrílica Profissional Mais econômica, esta tinta substitui com qualidade o PVA Profissional. É ideal para interiores de alvenaria e semelhantes. Extravinil Acrílico Fosco A mesma qualidade do Extravinil somada à maior resistência do acrílico. Com baixo odor, esta tinta pode ser aplicada em superfícies internas e externas de alvenaria, apresentando uma ótima relação custo/benefício. Disponível também através do Sistema Multicolor. Extravinil Super Tinta PVA que pode ser utilizada tanto em interiores quanto em exteriores. Disponível também no Sistema Multicolor, apresenta 16 cores de cartela, combinando com todos os tipos de ambientes. Ducryl Acrílico Semibrilho e Ducryl Acrílico Fosco Ótima opção econômico para ambientes internos e externos. Garante uma boa resistência aliada à lavabilidade e ao intemperismo. 
*
ALVENARIA OU CONCRETO: Emassamento
• O emassamento pode ser feito na totalidade da superfície, por razões estéticas ou em pontos isolados para correção de pequenos defeitos, irregularidades, etc.
• A massa corrida à base de PVA é utilizada apenas para superfícies interiores. 
• Para exteriores, deve ser utilizada sempre a MASSA ACRÍLICA.
• A aplicação da massa deve ser feita em camadas finas, para um perfeito acabamento e secagem. 
• Antes da aplicação da tinta de acabamento, é necessário o lixamento. 
• A limpeza após lixamento deverá ser feita com pano levemente umedecido.
• Quando houver necessidade de aplicar uma tinta à base de solvente (ex.: esmalte sintético) sobre massa corrida, deve-se criar uma barreira com FUNDO PREPARADOR DE PAREDES ACRÍLICO, diluído em 1:1 com aguarrás, antes de aplicar o acabamento.
*
ALVENARIA OU CONCRETO: Texturas
• Em paredes irregulares, defeituosas ou naquelas em que se pretenda uma decoração mais criativa, o produto indicado é a TEXTURA ACRÍLICA.
• Algumas observações precisam ser tecidas a respeito desse produto:
1. Apesar de seu poder auto-selante, em superfícies novas é recomendável a aplicação prévia de uma demão de SELADOR ACRÍLICO.
2. A aplicação da textura, quando utilizado o rolo de espuma rígido (rolo de textura), deve ser feita em uma demão, cruzando-se as passagens do rolo, isto é, uma vertical, uma horizontal e assim sucessivamente.
3. A última passagem do rolo deverá ser no sentido vertical, de cima para baixo, de forma que as “pontas” da textura fiquem voltadas para baixo, impedindo o acúmulo de poeira e permitindo melhor limpeza, além de melhorar o escoamento de água em superfícies externas.
*
ALVENARIA OU CONCRETO: Texturas
5. Para decorações mais criativas, a aplicação pode ser feita com desempenadeira, espátula, etc., fazendo-se o desenho desejado. Para baixo relevo, aplicar a textura diluída com 5 a 10% de água e, para
alto relevo, aplicar sem diluição.
*
*
*
Os programa de reflorestamentoe o surgimento de móveis feitos com madeiras especiais faz com que retomemos, sem culpas, o tradicional hábito de usar madeira, não apenas em móveis e objetos, mas também na própria estrutura de casas comerciais e residenciais. Os questionamentos são inúmeros frente às múltiplas espécies de madeiras disponíveis. Após escolhida a madeira e concluída a obra vem o grande e derradeiro passo: que tinta utilizar? Deixo a madeira com aspecto natural ou coloco uma pintura colorida? Verniz é bom? E os cupins?
*
 Madeiras são produtos da natureza e, como tal, precisam de muita proteção, principalmente quando usadas externamente. A linha esmalte é, sem dúvida, a melhor alternativa quando se fala em madeira. 
Tintas Renner oferece ao mercado a Linha Extra Esmalte, que possui quatro produtos: Extra Esmalte Sintético Alto-Brilho Extra Esmalte Sintético Semibrilho Extra Esmalte Sintético Acetinado Extra Esmalte Sintético Transparente Vale a pena lembrar que os produtos Alto-Brilho e Semibrilho, quando utilizados em ambientes externos , aumentam a durabilidade da superfície, pois refletem os raios solares, diminuindo a possibilidade de rachaduras e trincas na madeira. Acabamentos foscos devem ser utilizados preferencialmente em ambientes internos. 
*
MADEIRAS: Preparação da Superfície
Como todos os substratos, também a madeira necessita de cuidados especiais na sua preparação, tais como:
• Eliminação da resina interna: muitos tipos de madeira são fortemente resinosos em seu interior e esse fato freqüentemente provoca o aparecimento de manchas durante e após a pintura ou envernizamento.
Por tal razão, deve-se
eliminar essa resina interna, com a aplicação de solvente na superfície. O solvente será absorvido pelas fibras e, posteriormente, durante a evaporação, arrastará a resina para fora.
Este processo deve ser repetido até que não haja mais resina no interior da madeira, o que pode ser notado pelo não aparecimento de manchas na superfície.
• Lixamento - toda a superfície deve ser lixada e limpa antes de receber qualquer pintura.
• Pintura anterior em bom estado - deve ser lixada para eliminação do brilho, limpa com escova e pano levemente umedecido em água, para eliminação do pó resultante do lixamento servindo então de base para a próxima pintura.
• Pintura anterior em mau estado - é necessária a remoção total, procedendo-se como para pintura nova.
*
*
*
MADEIRAS: 
Não quero que a madeira perca o aspecto natural! Para manter a madeira natural, uma excelente opção é o Extra Esmalte Sintético Transparente, que oferece dois tipos de acabamentos: brilhante ou acetinado. Esse produto se situa entre o esmalte e o verniz e pode ser obtido através do Sistema Multicolor em oito cores de madeira: cerejeira, canela, nogueira, jatobá, castanheira, mogno inglês, imbuia e cedro. Verniz: o eterno companheiro Se a idéia é conferir brilho e proteção, a melhor alternativa é o Verniz Submarino 9013. Ele é extremamente durável e utilizado com frequência na orla marítima.
*
*
Pintando sobre superfícies metálicas
 Basicamente, a pintura em metal se dá em três etapas: 1º Preparação da superfície; 2º Aplicação de um primer anticorrosivo adequado ao tipo de metal; 3º Pintura com tintas esmaltes ou tintas a óleo. Todos esse procedimentos garantem uma pintura bonita e duradoura às grades, portas, portões, janelas e demais superfícies metálicas. Preparação da superfície: A superfície a ser pintada deverá estar limpa (sem nenhum resíduo de óleo, graxa, mofo, etc.) e seca. Pode-se remover completamente pontos de ferrugem e descascamento através do lixamento. Depois, usar um produto fosfatizante e desengraxante (Remofer 299) e aplicar primer adequado. 
*
 Sistemas de pintura: Após a correta preparação da superfície, aplicar um primer anticorrosivo adequado ao metal que será pintado. 
	Tintas Renner dispõe dos produtos abaixo: Zarcão 200 – para metais ferrosos em geral Metalprimer Aquoso – para galvanizado, alumínio e ferro Galvacryl – para aço galvanizado e alumínio Basta aguardar o tempo de secagem do primer para iniciar a pintura do acabamento escolhido. Geralmente, aplica-se uma demão de primer mais 2 a 3 demãos de acabamento e aguarda-se o tempo de secagem entre as demãos. A melhor hora para a iniciar a pintura é o início da manhã, quando o orvalho já evaporou, ou antes do final da tarde, quando o sereno ainda não surgiu e o sol baixou. Evite o horário próximo ao meio-dia, com sol intenso. 
*
 Soluções para o descascamento: Um problema comum é o descascamento. Mas pode-se evitá-lo, preparando a superfície adequadamente e usando um primer anticorrosivo de acordo com o tipo de metal e acabamento escolhido. Lixar bem a superfície e, no caso de encontrar algum sinal de corrosão, usar o removedor de ferrugem Remofer 299, que é fosfatizante e desengraxante. Após, lavar com Thinner 37.2.002, deixar secar e pintar utilizando um sistema de pintura completo (primer + acabamento). Repintura: Para repintar uma superfície que se encontre em boas condições (sem oxidação, descascamento, etc.), basta lixar para remover o brilho da pintura anterior e remover o pó resultante do lixamento antes de aplicar a cor escolhida. Escolhendo a tinta certa: Entenda um pouco mais sobre cada produto de Tintas Renner. As tintas listadas abaixo possuem características próprias e são indicadas para superfícies de metal. Extra Esmalte Sintético Alto-Brilho Extra Esmalte Sintético Acetinado Extra Esmalte Semibrilho Aquoso Dulit Brilhante Dulit Acetinado Triunfo Tinta a Óleo Reko Tinta a Óleo Color Jet - Tinta Spray
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando