Buscar

PORTIFOLIO INDIVIDUAL 4º SEMESTRES 2015 CIENCIAS CONTABEIS -UNOPAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
	
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIENCIAS CONTABEIS
DOMINGOS BONFIM GOMES DA SILVA
	
	GESTÃO EMPRESARIAL
CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA
2015
DOMINGOS BONFIM GOMES DA SILVA
GESTÃO EMPRESARIAL
Trabalho de Ciências Contábeis apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Contabilidade Básica.
ORIENTADORES: professores do semestre
CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA
2015
SUMARIO
01- INTRODUÇÃO __________________________________________________04
02- DESENVOLVIMENTO ____________________________________________05
03 – CONCLUSÃO _________________________________________________ 09
04- REFERENCIA __________________________________________________ 10
	1 - Introdução	
A gestão empresarial é a atividade empresarial que através de diferentes indivíduos especializados, tais como: diretores institucionais, consultores, produtores, gerentes, entre outros, e de ações, buscam melhorar a produtividade e a competitividade de uma empresa ou de um negócio. Porque para que uma determinada gestão seja ideal e, portanto, alcance bons resultados, ela deve corrigir os problemas que possam afetar diretamente o sucesso da empresa e procurar a ajuda de especialistas para identificar esses problemas e buscar novas soluções e estratégias, entre outras questões.
Nesse sentido o Atuário é o profissional mais bem preparado para mensurar e administrar riscos, uma vez que a profissão exige conhecimentos em teorias e aplicações matemáticas, estatística, economia, probabilidade e finanças, transformando-o profissional em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar concomitantemente as mudanças financeiras e sociais no mundo.
2 - Desenvolvimento
Quais as principais atividades desenvolvidas pelo atuário?
As Ciências atuárias são as ciências que estudam e analisam riscos dentro da área de Economia e Financias. Analisar riscos e expectativas através das Ciências Atuárias são fundamental importância para o bom desenvolvimento econômico de uma empresa, instituição ou país, pois através dessas análises é possível prever os cenários futuros. Esta previsão (baseada obviamente em ciências e não pura especulação) é cuidadosamente desenvolvida com base em bancos de dados e também em probabilidade e Matemática Financeira.
O profissional de Ciências Atuariais também pode atuar juntamente com Economistas e Contadores, realizando o balanço patrimonial e cuidando da Gestão Patrimonial das empresas, planejando compras, vendas e garantindo sempre a maior valorização possível dos patrimônios. 
Seu campo de atuação e bem amplo, as principais áreas de atividade do atuário são:
Empresas Seguradoras: nas atividades de cálculo de prêmios, acompanhamento de contratos de apólices, planejamento de produtos, avaliação atuarial dos planos, assessoria técnica; Entidades Fechadas de Previdência Privada ou Fundos de Pensão: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, estudos de novos planos de benefícios, avaliação de desempenho de carteira de aplicações;
Entidades Abertas da Previdência Privada e Bancos: nas atividades de avaliação e acompanhamento atuarial, desenvolvimento de produtos (planos de benefícios), avaliação de desempenho de carteira de aplicações; 
Órgãos Governamentais do ramo de seguro (tais como IRB - Instituto de Resseguros do Brasil, SUSEP - Superintendência de Seguros Privados e Secretaria de Previdência Complementar): que aprovam planos previdenciários e de seguros em geral e acompanham e normatizam essas áreas;
Empresas de Capitalização: desenvolvendo produtos e elaborando notas técnicas;
Mercado Financeiro: na avaliação dos riscos financeiros, "rating" de empresas financeiras, estratégia de investimentos.
A responsabilidade da profissional atuária a cada ano vem se tornando maiores, com a crescentes demanda de regulamentações que cada vez exigem avaliações, mas criteriosa das organizações que trabalham com previdência social, capitalização, plano de saúde e previdência complementar, plano de saúde e mercado de seguros, principalmente pela a grande soma de recursos aplicado no setor e no sentido de oferecer maiores garantias e transparências aos clientes.
Podemos considerar que essas profissões bem como os conhecimentos da Ciência Atuarial podem contribuir para a gestão empresarial? Por quê?
Um grande problema que ameaça a continuidade dos negócios de muitas empresas é a ausência de informações que auxiliem no processo de gestão. Impedindo que as mesmas alcancem seu sucesso.
Portanto e necessário haver um processo de gerenciamento muito eficiente e eficaz das informações dentro de uma organização, que estabelece procedimento de maneira estruturada, como forma de ajudar os gestores e prepara-lo no processo de gestão da empresa. Essas informações podem ser repassadas pelo profissional contábeis,
Por que a atuária é entendida como uma profissão de futuro?
O mercado empresarial está cada vez mais competitivo e busca profissionais qualificados e com liderança para conduzir as empresas. O conhecimento aplicado à gestão representa o recurso mais importante para o sucesso organizacional. A habilidade de criar, absorver, difundir e aplicar o conhecimento na aplicação e entrega de seus produtos e serviços representa, para poucos profissionais, a única vantagem competitiva sustentável. Com base nesse novo cenário que apresento o profissional Atuário.
O profissional que atua na área de Atuaria é preparado para administra e mensurar riscos, pois, é uma profissão que exigem conhecimentos em aplicações financeira, estatística econômica, probabilidade e finanças. Com todo esse conhecimento o profissional é capaz de analisar as mudanças financeiras e sociais do País.
Portanto o profissional Atuário deve ser ágil, dotados de competências e Habilidade diante das mudanças de mercado, e ser capaz de receber as inovações frequentes propiciadas pela globalização do mercado, ser um profissional atuário familiarizado a realidade do mercado mundial e está preparado as novas adaptações e condições tecnológico e locais as necessidades de uma nova ordem internacional. Que viabilizem aos agentes econômicos o pleno cumprimento de sua responsabilidade de exercer sua função com ética e proficiência as atribuições que lhe são prescritas através da legislação especifica segundo o decreto-lei nº806/1969.
Art. 1º É livre o exercício da profissão de atuário, em todo o território nacional, observadas as condições de capacidade previstas no presente Decreto-lei:
I - Aos atuários diplomados na vigência do Decreto 20.158, de 30 de junho de 1931;
Il - Aos bacharéis em Ciências Contábeis e Atuariais diplomados na vigência do Decreto-lei 7.988, de 22 de setembro de 1945;
III - Aos bacharéis em Ciências Atuariais na forma da Lei nº 1.401, de 31 de julho de 1951;
IV - Aos diplomados em Ciências Atuariais em Universidades ou Instituições estrangeiras de ensino superior, que revalidem seus diplomas de acordo com a legislação em vigor; e
V - Aos brasileiros e estrangeiros, domiciliados no País, em situação devidamente legalizada e que, na data da publicação do presente Decreto-lei, satisfaçam, ao menos, uma das seguintes condições:
a) tenham sido aprovados em concurso ou prova de habilitação para provimento de cargo ou função de Atuário ou Auxiliar de Atuário do Serviço Público Federal;
b) tenham exercido por 3 (três) anos, no mínimo, cargo de Atuário ou Chefia em funções técnico-atuariais, em repartições federais, estaduais ou municipais, entidades paraestatais, sociedades de economia mista ou sociedades privadas de seguro, capitalização ou sorteios;
c) tenham sido professores de atuária em estabelecimentos de ensino superior, oficial ou reconhecido.
Qual a relação da atuária com o risco no contexto das organizações?
O reconhecimento de uma empresa, pela sociedade, do estado e instituições
financeiras, depende muito da sua capacidade e desenvolvimento; e para uma organização posso se desenvolver com equilíbrio financeiro, reconhecimento internacional, responsabilidade social e fiscal; é necessário que tenha uma continuo manutenção do equilíbrio econômico.
O equilíbrio econômico, depende por sua vez do gerenciamento dos riscos que a organização tem, tendo em vista que, sem um responsável e cautela dos riscos, tantos as empresas pequenas como as grandes organizações que tem um grande poder de transação, podem em momentos determinando se encontrar com um grande desequilíbrio econômico, que pode se originar das formas mais remotas.
Nas maiorias das empresas elas dão ênfase ao risco financeiro de suas operações diárias, e se esquecem ou despreza os riscos que podem afetar sua imagem diante do mercado, das operações internas ou até mesmo dos investidores. Santos afirma que:
[...] a adoção de gestão de riscos nas empresas é muito recente, pois somente a partir de 1995 é que tais profissionais começaram a aparecer nos organogramas das companhias americanas. (SANTOS, 2002, p.76).
O gerenciamento dos riscos dentro do contexto empresarial, apesar da sua importância, em alguns ambientes ou área, só passou a ser valorizado após incidentes de grande repercussão. Nesse contexto surge o profissional Atuário.
O perfil adequado do profissional diante de uma sociedade contemporânea, e no propósito de melhor identificar esse perfil com as novas tendências no contexto do mercado globalizado. A Atuaria consegue uma visualização nítida dos riscos que permeiam as atividades empresarias. As estratégicas fornecida pela Atuária são fundamentais para um crescimento seguro e sustentável das organizações.
A Atuaria consegue uma visualização nítida dos riscos que permeiam as atividades empresarias. As estratégicas fornecida pela Atuária são fundamentais para um crescimento seguro e sustentável das organizações, no entendimento e estudo dos riscos tem contribuído para este novo cenário que se hora se apresenta, diante dessa realidade, surgem diversas demanda acerca do desempenho do profissional atuário.
3 - Conclusão
Portanto, as grandes transformações no cenário econômico mundial, está desafiando as organizações a se adequar suas habilidades em gestão a nova realidade do cenário internacional. Essas transformações estão ocorrendo em várias áreas, tecnológico, social, ambiental, político financeiro, econômico e vários outros, o que vem exigindo das empresas, meios mais confiáveis de obter informações imprescindível ao bom andamento e consequentemente ao sucesso. Informações adequadas no tempo certo para contribuir no processo de tomada de decisão.
Desta forma, o profissional Atuário apresenta-se como instrumento de gestão, fornecendo informações necessários e auxiliando no processo de concorrência, de risco, e necessidades de aperfeiçoamento das novas tecnologias, globalização dos mercados, se tornando assim indispensável para o sucesso das empresas.
4 - Referencia
DECRETO-LEI Nº 806, DE 4 DE SETEMBRO DE 1969.
http://www.guiadacarreira.com.br/profissao/ciencias-atuarias/
 Instituto Brasileiro de Atuária
SANTOS, Paulo Sergio Monteiro dos. Gestão de riscos empresariais: um guia prático e estratégico para gerenciar os riscos de sua empresa. São Paulo: Novo Século, 2002.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando