Buscar

Maioridade Penal

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Maioridade Penal
Reduzir ou Manter ?
Psicologia Jurídica
Grupo:
Andrés Veloso.
Rafael Barreto.
Yaggo Agra.
Ricardo Almeida.
S
Maioridade Penal.
Por que adiar o que pode ser resolvido agora ?
Maiorididade Penal.
A maioridade penal ou maioridade criminal define a idade mínima a partir da qual o sistema judiciário pode processar um cidadão como adulto. O indivíduo é, pois, reconhecido como adulto consciente das consequências individuais e coletivas dos seus atos e da responsabilidade legal embutidas nas suas ações.
Conceito de maioridade penal
Maioridade Penal.
O artigo 1.517, do código civil, permite que uma pessoa, com a autorização dos pais ( ou suprimento judicial ), case a partir dos 16 anos.
O artigo 5˚, do código Civil, prevê a possibilidade de emancipação a partir dos 16 anos, situação em que a pessoa pode, por si só, exprimir sua vontade para realização de negócios jurídicos.
A constituição da república, no artigo 7˚, inciso XXXIII, possibilita o trabalho para pessoa a partir dos 16 anos de idade, e a partir de 14 anos na condição de aprendiz.
A constituição da república, no artigo 14, inciso II, § 1˚, alínea c, permite o voto a partir de 16 anos, tornando-se obrigatório aos 18 até os 70 anos.
Argumentos a Favor da redução
Maioridade Penal.
 Deste modo, pensamos, se uma pessoa com menos de 18 anos pode casar, trabalhar, contratar e votar por que não pode responder criminalmente?
Maioridade Penal.
É tudo questão de raciocínio, se os maiores de 16 e menores de 18 anos pelo art. 14, §1˚, da CF, podem se alistar e votar, porque constitucionalmente são iguais aos outros brasileiros maiores de 18 anos, não poderiam estes, menores de 18 anos serem considerados inimputáveis.
E também é certo que os jovens de 16 anos da atualidade, tem muito mais consciência de suas ações do que os jovens que serviram de modelo para a construção do ECA ( estatuto da criança e do adolescente ).
Maioridade Penal.
Do total de 345 mil menores infratores e adultos criminosos no Brasil, 17,4% são crianças e adolescentes com menos de 18 anos que estão internados em estabelecimentos de correção ou cumprindo medidas em regime de liberdade assistida.
Segundo dados da Secretaria Nacional de Direitos Humanos levantados pelo Globo, há 60 mil adolescentes cumprindo medidas socioeducativas no Brasil, sendo 14 mil em regime de internação e os demais em regime aberto.
Maioridade Penal
Entre os adolescentes infratores, a maioria cumpre as chamadas medidas de meio aberto: liberdade assistida, prestação de serviços, reparação de danos ou apenas advertência. Mesmo entre os 14 mil internos, há três mil em regime de semi-liberdade. Segundo a Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, cerca de 70% desses adolescentes acabam se tornando reincidentes, ou seja, cometendo novos crimes ao deixar os institutos.
Maioridade Penal.
Vocês sabem do que se trata essa imagem ?
Maioridade Penal.
Essa é a imagem de como foi encontrada a cena do crime que aconteceu em um escritório de odontologia, onde a dentista Cinthya Magaly, foi queimada viva por possuir apenas R$ 30,00 em sua conta bancária. Os criminosos fugiram no Audi da mãe de um deles.
Entre os infratores, outra vez, é destacado o envolvimento de um menor de 18 anos.
Maioridade Penal.
Os maiores de idade podem ser condenados a, no máximo, 30 anos. Com a progressão de regime garantida por nossa Lei de Execução Penal, serão libertados depois de 12 anos. O menor de 18 anos não pode ficar internado mais de 3 anos. Não saberemos seu nome. Ele poderá exercer plenamente sua cidadania, trabalhando em qualquer lugar, candidatando-se a cargos públicos, sem qualquer tipo de restrição.
Maioridade Penal.
Será que, depois de estudarmos nas aulas de psicologia jurídica que traços de agressividade e frieza são apresentados logo cedo em possíveis criminosos a maioridade penal deve continuar atendendo apenas a quem tem 18 anos? Será que esse delinquente menor de idade vai mesmo se recuperar quando sabemos que a maioria dos jovens que são internados voltam a cometer crimes? 
Como já dito: Segundo a Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, cerca de 70% desses adolescentes acabam se tornando reincidentes, ou seja, cometendo novos crimes ao deixar os institutos.
REFLETINDO SOBRE O EXPOSTO
Maioridade Penal.
Decisões acerca da redução da maioridade penal realmente não devem ser tomadas apenas no calor do momento mas, depois de tantos crimes cometidos por menores no Brasil, e toda a discussão que a mídia fez sobre o assunto, a redução seria não somente válida como bem pensada.
Aqui nos não defendemos uma solução simples como apenas a redução da maioridade penal, mas um conjunto de ações que visem a diminuição da criminalidade no país. É claro que entre essas ações se encontra a diminuição da maioridade, só que juntamente com essa seguem outras, tais como: educação melhor, melhoramento do sistema carcerário e aumento de pena para pessoas que usam menores para cometer crimes.
Comentários do grupo:
Maioridade Penal.
 Por fim, feito uma pesquisa contendo 10 perguntas relacionada a maioridade penal no Brasil, com 100 pessoas de todos os sexos e idades, obteve-se estes resultados:
Maioridade Penal.
Maioridade Penal.
Maioridade Penal.
Maioridade Penal.
Maioridade Penal.
Maioridade Penal.
Maioridade Penal.
Maioridade Penal.
Maioridade Penal.
Maioridade Penal.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando