Buscar

Resumo Citologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo Citologia
Mitocôndrias – São organelas citoplasmáticas presentes nas células humanas, formadas por estruturas complexas, com duas membranas. Possuem espaço intermembranal e espaço interno da matriz onde estão o DNA mitocondrial, os ribossomos, os RNAs e as enzimas.
São organelas móveis e plásticas que mudam de forma constantemente,
A respiração celular
No interior das mitocôndrias ocorre a respiração celular, processo em que moléculas orgânicas de alimento reagem com gás oxigênio (O2), transformando-se em gás carbônico (CO2) e água (H2O) e liberando energia.
Funções:
Produção de ATP;
Atuação na apoptose;
Produção de calor e
Contribuição genética a partir do DNA.
As mitocôndrias possuem seu próprio DNA, que é distinto do DNA nuclear.
Funções dirigidas pelo DNA Nuclear: replicação, transcrição, tradução e reparo.
A herança do DNA mitocondrial é MATERNA.
Texto 2 
Teoria da origem das células eucarióticas
A mais aceita: ...”as células eucariotas evoluíram de um ancestral procarioto.
 Mas de todas, a hipótese mais aceita é a de Lynn Margulis conhecida como endosimbiose sequencial de quatro ancestrais bacterianos para a formação da célula eucariótica verde das algas, em 4 estágios: 1º- uma arqueobactéria fermentante, que gosta de enxofre e calor (termoacidófila), se funde com uma bactéria natatória e formam o nucleocitoplasma, substância básica, anaeróbica, dos ancestrais das células de todos os animais, plantas e fungos, com capacidade de divisão por mitose; 2º- o complexo se torna capaz de fagocitar e incorpora uma bactéria que respirava oxigênio; 3º- o complexo tripolar; 4º- fagocita mas não digere completamente bactérias fotossintetizantes verdes.
Giárdias e microsporídeo – exemplos mais próximos de “fosseis vivos” da célula eucariótica primitiva.
Gradiente de concentração: Passagem de um meio de maior concentração para um meio de menor concentração
Texto 3
Citologia - Ciência que estuda os vários sistemas celulares, como as células são reguladas e a compreensão do funcionamento de suas estruturas.
1592 - Jeiniere da Cruz e Zacharias Jansen, – invenção do microscópio
Antonie van Leeuwenhoek (1632-1723) – 1ª observação de materiais biológicos
 Leeuwenhoek – microscópio de uma lente
 Robert Hooke em 1665, ganhando mais uma lente. 
1665 – Hooke –Livro Micrographia, - cavidades em finos cortes de cortiça – Latim cella – células
1838 –Matthias Schleiden descreveu a célula – Unidade básica de tds plantas
1839 – Theodor Schwann –unidade básica em todos os animais
1931- Ernst Ruska e Max Knoll - microscópio eletrônico-n visualização das organelas celulares 
CÉLULA- é uma unidade funcional que estabelece interação entre seus componentes, sob o aspecto fisiológico, biossintético e reprodutivo.
Células procarióticas (do latim para o- primeiro e cario -núcleo) - se caracterizam por não apresentarem membrana, segmentando os ácidos nucleicos (DNA) e ribonucleicos (ARN) do citoplasma.  São organismos unicelulares na sua vasta maioria e não apresentam seu material genético delimitado por uma membrana. Estes seres não possuem nenhum tipo de compartimentalização interna por membranas estando ausentes várias outras organelas,
 Células eucarióticas (do latim eu -verdadeiro e cario -núcleo) constituem o tipo celular da constituição dos fungos, protozoários, animais e plantas. Estruturalmente, são as células mais complexas, ricas em membranas que formam compartimentos. Possui verdadeiro núcleo, (núcleo definido e protegido pelo envoltório nuclear) que contém um ou mais nucléolos. É constituída por muitas organelas citoplasmáticas,
Componentes das células eucarióticas 
Membrana citoplasmática - atua na manutenção de microambientes, formando uma barreira que impede o conteúdo celular de escapar e se misturar com o meio circundante. Confere individualidade a cada célula, definindo os meios intra e extracelulares, traduz informações para o interior das células, participa das interações célula – célula e célula e matriz celular. Formada por uma bicamada de fosfolipídios (fosfoglicerídeos e esfingolipídios) e colesterol, proteínas periféricas e transmembranares.
Propriedade imprescindível para manutenção da viabilidade celular, permeabilidade seletiva, controlando a entrada e a saída de substâncias da célula. 
Transporte de moléculas para o interior da célula;
Passivo - Por difusão ou osmose, não envolve o consumo de energia do sistema, utilizada apenas a energia cinética das moléculas. Movimentação dos íons e moléculas a favor do gradiente de concentração, do meio hipertônico para o meio hipotônico. 
Osmose- A água se movimenta livremente através da membrana, sempre do local de menor concentração de soluto para o de maior concentração.
Difusão - passagem das moléculas do soluto do local de maior para o local de menor concentração.
Difusão facilitada - difusão auxiliada por enzimas.
Difusão simples – Não tem a participação de nenhuma enzima. Ocorre quando moléculas hidrofóbicas pequenas e polares, como O2, CO2, N2 e C6 H6, passam pela membrana sem serem bloqueadas;
Ativo -Quando o transporte das moléculas envolve a utilização de energia pelo sistema, na forma de adenosina trifosfato (ATP). Movimentação contra o gradiente de concentração, ou seja, do meio hipotônico para o hipertônico, como, por exemplo, a bomba de sódio e potássio, que tem função de manter o potencial eletroquímico das células.
Endocitose: Qdo a membrana celular envolve partículas ou fluido do exterior, partículas maiores não conseguem atravessar a membrana. Pode ser:
Fagocitose A partícula a ser ingerida toca na membrana celular, formando projeções chamadas de filopódios; 
Pinocitose - englobamento de porções de fluidos extracelulares e pequenas moléculas. A membrana sofre um processo de invaginação. 
Exocitose - no qual uma vesícula, vinda do citoplasma contendo material que deve ser eliminado, se funde membrana plasmática, lançando o seu conteúdo meio extracelular.
 2 Citoplasma - ou citossol, formado por uma solução coloidal, viscosa e de aspecto relativamente uniforme, que contém Água (80%), íons diversos, aminoácidos e proteínas, estão localizados o núcleo e as organelas celulares, o retículo endoplasmático, o complexo de Golgi, os lisossomos, as mitocôndrias, os peroxissomos e, ainda, as inclusões lipídicas, os grânulos de glicogênio e os ribossomos. Estas estruturas são responsáveis pelas funções celulares, como digestão, respiração, secreção, síntese e transporte de proteínas e também os elementos do citoesqueleto, responsáveis por várias atividades dinâmicas das células, e os centríolos, estruturas geradoras dos microtúbulos.
3 Núcleo - nele estão contidos os ácidos nucleicos (código genético), protegidos pelo envoltório nuclear, no seu interior que ocorre a duplicação do DNA e a transcrição dos ARNs.
4 Retículo endoplasmático - formado por uma rede de membranas interconectadas na forma de tubos ou cisternas. Dois tipos de retículo endoplasmático: Liso, ou agranular, caracterizado pela ausência de ribossomos aderidos sua membrana e apresenta-se como uma rede de delgados túbulos que se anastomosam entre si. As funções são muito variadas, dentre elas a síntese de hormônios e de lipídios, a desintoxicação celular com a conversão de substâncias nocivas lipossolúveis ou insolúveis em compostos hidrossolúveis e o armazenamento de cálcio. Rugoso ou granular, caracterizado pela presença de polir ribossomos (ribossomos e ARNm) aderidos ao lado externo da membrana, apresenta formas variadas, frequentemente em forma de túbulos achatados e longos ou bem dilatados. O RE rugoso, em parceria com os polirribossomos, tem um importante papel na síntese e exportação de proteínas
5 Complexo de Golgi - formado por vesículas e túbulos achatados empilhados e organizados, chamados de cisternas. Funções: processamento de lipídeos e proteínas (denominados de glicosilação, sulfatação e fosforilação) e a separação e o endereçamento de moléculas sintetizadas.
 6 Lisossomos - formados no complexo
de Golgi, e em seu interior se encontram acumuladas cerca de quarenta enzimas hidrolítica com propriedade de digerir uma grande gama de substratos, incluindo nucleases, proteases, glicosidases, lipasesfosfolipases e sulfatases. O interior dos lisossomos é ácido, ph entre 3 e 6. Função: é a digestão intracelular, permitindo, assim, que a célula seja capaz de degradar partículas, macromoléculas, microrganismos ou outras células provenientes da endocitose: eliminação de organelas ou partes danificadas da própria célula, por um processo denominado autofagia ou heterofagia.
7 – Mitocrôndrias - Sua função principal é a produção de ATP. Possuem organização estrutural e composição lipoproteica, contém um grande número de enzimas e coenzimas que participam das reações de transformação da energia celular. A mitocôndria é considerada a usina da célula.
8- Peroxissomos - organelas envolvidas por apenas uma membrana e não contém DNA e nem ribossomos; todas as suas proteínas devem ser importadas do citosol. Participam da biossíntese de precursores de glicerolipídeos, do colesterol e do dolicol. Os processos de sequestro e degradação dos peroxissomos são denominados macroautofagia e microautofagia
9- Inclusões lipídicas distribuídas por todo o citoplasma das células. circundados por uma monocamada de fosfolipídios, a qual, no mínimo em algumas células, deve ter uma única composição de ácidos graxos. Atuam na sinalização e ativação celulares, regulação do metabolismo de lipídios, tráfego de membrana e controle da síntese e secreção de mediadores inflamatórios.
10 Glicogênio- polissacarídeo constituído por subunidades de glicose com uma ramificação a cada oito ou dez unidades. Ocorre internamente, na forma de grandes agregados ou grânulos no citoplasma, meio de armazenamento mais importante nas células animais, servindo de reservatório de glicose. Os hepatócitos são responsáveis pela manutenção da glicemia, ao mesmo tempo em que fornecem glicogênio para outras células do organismo. Principal fonte de energia no cérebro, os glicogênios produzidos pelos astrócitos são mobilizados para atividade neuronal.
11 Citoesqueleto - manutenção da diversidade de formas, a realização de movimentos coordenados e direcionados e sua estruturação interna, constituído por três principais tipos de estruturas: os microtúbulos, os filamentos intermediários e os filamentos de actina.
12 –Centrossomos - principal centro organizador de microtúbulos, estão localizados próximo ao núcleo da célula em intérfase e contém um par de formações cilíndricas e curtas dispostas perpendicularmente entre si e envolvidas por material pericentriolar, denominadas centríolos. Estão presentes na maioria das células animais, porem ausentes nas células vegetais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando