Buscar

A trajetória econômica da produção de cacau no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A trajetória econômica da produção de cacau no Brasil
No Brasil muitos produtos tiveram grande importância na economia do país, mas que com o passar do tempo foi perdendo seu espaço no que diz respeito à exportação, um dos fatos desse declínio foi que também outros países começaram a produzir esses produtos em larga escala, e também com boa qualidade, um desses produtos foi o cacau.
A produção de cacau no Brasil começou embora em uma escala pequena, na região amazônica por conta das altas temperaturas e das chuvas abundantes, que são ideais para o crescimento do cacaueiro, e logo depois se espalhou para outras regiões do país, no século XVIII sementes vindas do Pará começam a ser plantadas no sul da Bahia.
No período colonial a exportação do cacau é de grande importância na área amazônica, mas com uma produção muito simples e ainda feita em engenhos (engenhos são pequenas máquinas onde se beneficiava o cacau naquela época). Após ser levado para o sul da Bahia onde também encontrou excelentes condições como clima e solo, trazendo muitos benefícios para a região de Ilhéus, tornando-se a principal fonte de renda do local, a produção do cacau não tinha mão de obra escrava, sua produção era feita por pequenos grupos familiares. E só no século XIX, o cacau foi deixando os engenhos para um progresso de industrialização, um dos fatos que levou a essa mudança foi a grande procura no consumo de chocolate em outros países do mundo, se tornando de forte expressão econômica no Brasil.
Imagem 01:
Uma pequena plantação de cacau no sul da Bahia feita em grupo familiar.
Com a grande procura do chocolate, o cacau foi levado rapidamente para outras regiões do mundo e ainda no século XVIII, o cacaueiro já era encontrado em parte da América, no continente africano, e na Ásia. Nessa época o Brasil tinha como maior produtora de cacau a parte sul do estado da Bahia, mas sem grandes números de exportação.
Com todo esse progresso do cacau, o Brasil ainda demorou a ter sua primeira exportação registrada, não tendo sua produção somente no mercado internacional, pelo fato de existir uma ocorrência muito grande vindo do continente Africano, onde o cacaueiro se desenvolveu ainda mais rápido que no Brasil. Podemos dar como exemplo desse desenvolvimento o gráfico abaixo que mostra uma enorme evolução da plantação de cacau na Ilha de São Tomé, no continente africano, aonde em 1870 menos de 44 toneladas do produto, e chega em 1900 com uma produção de mais de 20.000 toneladas.
Gráfico: 01
Mesmo com toda essa competividade a produção de cacau no Brasil ainda se encontra em excelente estado, se mantendo por muito tempo graças a grande procura por esse produto tão consumido nesta época no mundo. Só para termos uma noção de tão forte que era produção de cacau que no sul da Bahia onde se encontrava maior área de cultivo no Brasil, apenas o cacau era responsável por 20% da renda dessa região, fazendo a Bahia volta a viver uma época tão boa que há tempos não se vivia desde fase da produção de açúcar.
Mas esse boa fase da economia é derrubada por uma nova concorrência, a da Costa do Ouro, onde os ingleses é que comandam, no inicio com pouca representação no mercado mundial, mas que com menos de vinte anos se torna a maior exportadora de cacau do mundo, suas exportações representam 40% do consumo mundial. É certo que o Brasil fica como segundo maior exportador, mas que comparados aos ingleses se torna uma contribuição muito modesta, para quem inicio tamanha evolução na produção desse produto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando