Buscar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL TEMA: ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CONTABILIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
31	INTRODUÇÃO	�
42	O CONTADOR NA ATUALIDADE	�
42.1	O papel do contador nos dias de hoje	�
42.2	Áreas de atuação do contador na contabilidade atual	�
63	AUDITORIA E CONTROLADORIA	�
63.1	Conceitos e principais diferenças	�
73.2	Importância da auditoria e controladoria para médias e grandes empresas	�
94	PERÍCIA CONTÁBIL E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO	�
94.1	Pré requisitos para exercer a função de perito-contador	�
104.2	Vantagens de se fazer um bom planejamento tributário	�
115	CONCLUSÃO	�
12REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
As empresas quando passam por períodos de turbulências no campo administrativo, econômico, com isso vêm à necessidade de organizar-se e realizar mudanças diferentes, algumas dessas mudanças, afeta pessoalmente os funcionários das empresas, por que as maiorias, das medidas acabam sendo a demissão dos funcionários, diminuindo o quadro de funcionários para reduzir os gastos, esses casos são extremos.
Como a gestão de recursos humanos tem o objetivo ajudar e contribuir com as diferentes dificuldades dos funcionários. Neste artigo serão explanadas as práticas em gestão hospitalar em uma instituição hospitalar a noticia de demissão de funcionários em massa, para tentar compreender as necessidades da empresa é ainda a visão humana expressado no artigo da Santa casa de São Paulo.
Dentre as áreas exercidas pelos contabilistas abordaremos sobre a auditoria e a controladoria, a perícia contábil e a importância de um adequado planejamento tributário para as organizações. 
O CONTADOR NA ATUALIDADE
O papel do contador nos dias de hoje
A contabilidade atual está em processo de transformação e adequação às novas exigências da sociedade, atualizando-se nas mudanças exigidas pela globalização do mercado e da nova tecnologia. Certamente uns dos assuntos mais atuais são: o conhecimento contábil, a situação das empresas e sua contabilidade; e a tributação e sua burocracia em nosso país. 
Nos dias atuais, a concorrência fechada em grande parte a nosso próprio país agora se estende a todo o mundo. Uma empresa nacional pode ser surpreendida por um concorrente do outro lado do mundo, mas um controle e assessoramento contábil eficiente podem fazer a diferença.
A visão do contador nacional atual, que está em processo de mudança, é a do profissional que faz apenas a escrituração contábil e finalidades fiscais, e não como o aliado que traz consigo importantes informações. Um dos fatores é a alta carga tributária que chega a 1/3 do PIB nacional, com isso muito profissionais contábeis acabam por apenas cumprirem com as suas obrigações fiscais e tributárias de seu cliente, não se preocupando em muitos casos com o mercado ao redor do cliente, seu desenvolvimento e sua situação atual no mercado competitivo. Hoje é necessário que o profissional estude constantemente as mudanças para se manter dinâmico e eficaz.
Áreas de atuação do contador na contabilidade atual 
Hoje o contador atua em diversas áreas, como por exemplo; nas organizações com ou sem fins lucrativos, na área educacional, em órgãos públicos ou autônomos, são inúmeras as funções atribuídas ao contador atual com objetivos distintos em cada área de atuação.
Na resolução CFC 560/1983 Capitulo I, apresenta as atribuições privativas dos contabilistas.
 Art.2 O contabilista pode exercer as suas atividades na condição de profissional liberal ou autônomo, de empregado regido pela CLT, de servidor público, de militar, de sócio de qualquer tipo de sociedade, de direitos ou de conselheiro de quaisquer entidades, ou em qualquer outra situação jurídica pela legislação, exercendo qualquer tipo de função.
Dentre as funções exercidas pelos contabilistas estão: analista, assessor, assistente, auditor, interno ou externo, conselheiro, consultor, Controller, educador, escritor ou articulista técnico, escriturador contábil ou fiscal, executador subordinado, fiscal de tributos, legislador, organizador, perito, pesquisador, planejador, professor ou conferencista, redator, revisor, entre outras funções.
A contabilidade por ser uma ciência possuir diversas especialidades em determinadas áreas de atuação, como podemos ver são diversos os caminhos que os contadores da atualidade pode se especializar e atuar. 
Em uma empresa, por exemplo, ele pode além de ser um contador geral, ser um planejador tributário, um analista financeiro, um auditor interno, um contador de custos, um contador gerencial ou atuário, controller, entre outras. Como autônomo ele pode ser um auditor independente, um consultor, um empresário contábil, um perito contábil ou um investigador de fraudes. Na área educacional pode atuar como professor de cursos técnicos ou até mesmo em faculdades, desde que tenha um título de mestre ou doutor, pode também ser um escritor ou pesquisador. 
O papel do contador também está inserido nos órgãos públicos podendo atuar como contador público, agente ou auditor fiscal, no tribunal de contas atuando na controladoria pública da união, estados e municípios, na fiscalização de órgão da administração pública, contabilidade orçamentária, analise de contas públicas, pericia de fraudes, análise e controle e avaliação do patrimônio público, entre outras.
AUDITORIA E CONTROLADORIA
Conceitos e principais diferenças 
De acordo com o dicionário Aurélio, AUDITORIA é um exame de operações financeiras ou registros contábeis, visando determinar sua correção ou legalidade. 
Como podemos ver a auditoria nada mais é do que um exame de forma sistemática com a finalidade de identificar possíveis erros ou falhas corrigindo-os de forma que se possam garantir as operações realizadas, a fim de validar as operações financeiras ou contábeis aos seus usuários. 
Assim como a contabilidade surgiu da necessidade do controle patrimonial, a auditoria fez parte deste processo de evolução, pois em meados do século XVIII com a revolução industrial e um constante crescimento da economia tornou-se cada vez mais imprescindível a necessidade de acompanhar e controlar de forma sistemática as atividades desenvolvidas nas organizações, a fim de verificar se estão sendo executadas de forma coerente com o que foi estabelecido ou ainda se está sendo desenvolvida de forma eficiente e eficaz.
O papel do auditor junto à empresa está focado em contribuir para o planejamento, análise empresarial, corrigir eventuais equívocos e direcionar a empresa a alcançar seus objetivos e metas. 
Quanto à controladoria o seu papel é acompanhar as atividades da organização em um planejamento constante, fiscalizando e como o próprio nome diz controlando todo o desenvolvimento organizacional, objetivando sempre o cumprimento dos objetivos de curto ou longo prazo. Ao contrario da auditoria que é uma ferramenta utilizada para o assessoramento e consultoria com enfoque na verificação das atividades desenvolvidas pela organização, o desenvolvimento da controladoria em uma organização é acompanhar e planejar todo o desenvolvimento da organização.
A atividade desenvolvida pela controladoria é executada por um controller, que tem a função de garantir informações relevantes no processo de decisão, sendo de extrema importância que o controller conheça o ramo de atividade da organização seus objetivos e metas, assim como obter um vasto conhecimento em contabilidade, administração, possuir uma visão holística de mercado, para que, dessa forma a controladoria através do controller possa aperfeiçoar o processo decisório, proporcionando uma eficácia gerencial, pois a continuidade de uma organização depende de uma eficiente gestão, acesso as informações em tempo hábil, proporcionando tomadas de decisões acertadas, contribuindo assim com o sucesso organizacional.
A controladoria é responsável por uma adequada distribuição das informações relevantes ao desenvolvimento organizacional, pois é responsável na implantação do SIG
(Sistema de Informação Gerencial), uma correta disseminação das informações gerencias em tempo hábil e fidedigna é determinante na tomada de decisão, pois as decisões tomadas pela organização no presente podem determinar seu futuro ou sua continuidade. 
Importância da auditoria e controladoria para médias e grandes empresas 
Em um mundo cada vez mais globalizado a contabilidade, que é e sempre foi uma necessidade do homem, está cada vez mais em evidência, uma vez que, constantes transformações acontecem a todo o momento, o que torna essenciais as funções contábeis de planejamento, controle, fiscalização, apuração de resultados e a coerente disseminação de informações, entre outras. 
A contabilidade e seus diversos ramos do conhecimento, como a auditoria e controladoria aqui em questão, são ferramentas utilizadas pelos gestores que auxiliam diretamente no processo de desenvolvimento organizacional, podendo ser utilizada em qualquer tipo de organização, empresas de pequeno porte, médias e grandes empresas de acordo com a necessidade de cada uma.
Uma definição do objetivo de uma auditoria é: “aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários”. 
Com base neste conceito podemos entender que a auditoria é importante para garantir aos seus usuários e possíveis investidores a autenticidade das operações financeiras e contábeis realizadas, mas tendo suas limitações com relação ao desenvolvimento futuro da entidade que é de inteira responsabilidade de seus administradores, que podem também utilizar como braço direito a controladoria.
A controladoria por sua vez é essencial na implantação e estruturação de informações que permite a organização planejar e controlar seus recursos de forma eficiente e eficaz. Segundo o professor Cláudio Nogas, Érico Eleutério da Luz e Roberto Marcos Navarro (2002) afirmam que: o papel da controladoria consiste em submeter às atividades das empresas a um planejamento constante, buscando a determinação dos objetivos a serem cumpridos a curto e longo prazo, com a finalidade principal de assegurar a sobrevivência da empresa.
Continuando ainda ele diz que: o planejamento é um processo orientado para o futuro, as decisões são baseadas em estimativas... A sua importância em uma organização é de um valor inestimável, podendo ser implantada desde o inicio de suas atividades, pois um controle eficiente pode garantir a continuidade e direcionar a empresa a alcançar seus objetivos e metas. 
A controladoria serve de apoio aos gestores, segundo Catelli (1999, p.370), 
A controladoria é responsável pelo estabelecimento de bases teóricas e conceituais necessárias para a modelagem, construção e manutenção de Sistemas de Informações e Modelo de Gestão Econômica, que supram adequadamente as necessidades dos gestores e os induzam durante o processo de gestão, quando requerido, a tomarem decisões ótimas. 
A contabilidade suas ramificações e a utilização adequada de suas funções são determinantes para a continuidade da organização em um mercado de grande concorrência, como podemos ver a controladoria tem sua importância, no planejamento e desenvolvimento de uma organização, seja de médio ou grande porte.
PERÍCIA CONTÁBIL E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 
A perícia contábil é uma área de atuação da contabilidade voltada para o auxilio da justiça na resolução de litígios e conseqüentemente contribui com a sociedade como um todo. 
No planejamento tributário o contador tem a função de analisar e avaliar qual a melhor forma de tributação o empresário deve implantar em seu sistema tributário a fim de evitar uma excessiva carga tributária e que esteja dentro da legalidade. 
Pré requisitos para exercer a função de perito-contador
É importante saber quem pode exercer a função de perito contador, pois de acordo com a legislação em vigor, só pode exercer a função todo profissional de nível superior, ou seja, portador de diploma bacharel em ciências contábeis e devidamente registrado no Conselho Regional de Contabilidade (CRC). 
Mas existem outros atributos que precisam ser destacados, por exemplo: para exercer a função de perito-contador ele precisa exercer a atividade pericial de forma pessoal, ser um profundo conhecedor, por suas qualidades e experiência da matéria a ser periciada, é preciso ter experiência, pois a função de perito-contador é uma função que exige confiança, e é de auxilio judicial, quando nomeado por um juiz, podendo ser também extrajudicial quando contratado pelas partes. 
O que determina sua execução não é apenas obter um diploma de bacharel e sim a competência a ética profissional e o conhecimento necessário para a execução da perícia a qual foi nomeado. 
Dentre as competências profissionais normatizadas na NBC P 2.1 – Resolução CFC 1.056/05, o perito contador deve demonstrar capacidade para:
PESQUISAR
EXAMINAR
ANALISAR
SINTETIZAR
FUNDAMENTAR A PROVA NO LAUDO PERICIAL E NO PARECER PERICIAL CONTÁBIL. 
Vantagens de se fazer um bom planejamento tributário
Não é novidade que o sistema tributário brasileiro é muito pesado e se não for bem planejado, pode ocasionar o insucesso das empresas.
A maioria dos empresários opta pelo sistema de tributação com base no lucro presumido ou no simples, com a intenção de livrar-se de fiscalizações, mas acaba por não ter uma contabilidade eficiente, a qual pode trazer informações importantes sobre a real situação da empresa em um determinado momento, ou simplesmente omitem informações aos contadores na intenção de sonegar impostos, não sabendo que a tributação com base no lucro presumido ou no simples pode ser mais onerosa, causando maiores gastos com impostos.
Um planejamento tributário é um conjunto de medidas que objetiva a redução da incidência dos impostos na forma legal, promovendo assim um menor impacto no fluxo de caixa das empresas.
Essas medidas para redução dos tributos é conhecida como Elisão Fiscal, que são procedimentos executados antes do fato gerador, através de uma conduta ética e dentro da legalidade fiscal, pois se utiliza de brechas encontradas na legislação.
Considerando um mercado competitivo, autos investimentos, uma economia instável e outros fatores, um adequado planejamento tributário com o intuito de diminuir os gastos com tributos em qualquer esfera, seja Federal, Estadual ou Municipal é de suma importância na atualidade, pois no mercado atual não basta ter conhecimento e informação é preciso ter um bom planejamento, seja tributário ou organizacional almejando sempre uma redução de custos e maximização dos lucros. 
 
 
CONCLUSÃO
Com o avanço tecnológico e uma economia que sofre transformações a todo o momento e com grande número de fatos que causam mutações nos resultados patrimoniais das organizações, a figura do contabilista ganhou notoriedade, sendo um grande aliado na gestão atual por deter informações que auxiliam diretamente no processo de tomada de decisão. O contador tornou-se um grande contribuinte para a sociedade estando inserido em muitos segmentos e exercendo atividades diversas, como por exemplo: Auditor Fiscal, Controller, Professor, Perito Contador, entre muitas outras atividades.
 No desenvolvimento da Auditoria o contabilista que precisa possuir nível superior para o exercício da função deve garantir aos seus usuários e contratantes uma validação a respeito das operações financeiras e contábeis realizadas, garantindo a autenticidade de suas informações em questão.
Quanto ao papel da controladoria é uma ferramenta de acompanhamento e planejamento podendo ser desenvolvida por um controller que precisa ter conhecimento, e certas habilidades para servir como auxiliar na gestão direcionando a organização a alcançar seus objetivos e metas.
No campo da perícia o contador que também precisa ser de nível superior e possuir quesitos essenciais para o desenvolvimento da função, desenvolve um exame através de um fato ocorrido, no qual o juiz nomeia o perito contador para o exame e investigação, a fim de solucionar
um litígio, uma vez que é preciso um parecer de um especialista da área.
Sobre as vantagens de se fazer um planejamento tributário concluiu que nos dias atuais é de extrema importância e necessidade ter um adequado planejamento tributário para que haja uma redução da carga tributária, desde que esteja dentro da legalidade, mas para isso é preciso um estudo bem minucioso pelo contador, pois tal prática esta embasada nas brechas que existe na legislação. 
REFERÊNCIAS
Santa casa de SP recua e suspende demissões. Disponível em:www.exame.abril.com.br.http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/santa-casa-de-sp-recua-e-suspende-demissoes--2. Acesso 01/05/2015.
CATELLI. Armando. Controladoria – Uma Abordagem da Gestão Econômica – GECON. São Paulo: Atlas, 1999. 
ELEUTÉRIO DA LUZ. Érico. Controladoria Corporativa – Curitiba: Ibpex, 2011. – (série Gestão Financeira).
MELHEM. Marcel Gulin; NOVOCHADLO DA COSTA. Rosenei Auditoria contábil e tributária. – Curitiba: Ibepex, 2011. – (série Gestão Financeira).
HIONG YUH CHING. Contabilidade e finanças para não especialistas – São Paulo: Prentice Hall, 2003.
TEXEIRA.Paulo Henrique. A importância de uma boa contabilidade – Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/contabilidadesaudavel.htm>. Acesso em: 07/10/2011.
NBC P 2 – Normas profissionais do perito – Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/p2.htm>. Acesso em 05/10/2011 
 
Sistema de Ensino Presencial Conectado
ciências contábeis 
CÉLIO HENRIQUE DE SOUZA GOMES
ÁREAS DE ATUAÇÃO Do profissional da CONTABILIDADE
PORTO VELHO 
2015
CÉLIO HENRIQUE DE SOUZA GOMES
 ÁREAS DE ATUAÇÃO Do profissional da CONTABILIDADE 
Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná 8º Semestre 
PORTO VELHO
2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais