Buscar

Pesquisa Científica e Produção Textual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A atual exigência da melhoria da produção do texto escrito atinge diretamente as instituições educacionais. Com isto, o questionamento do papel da universidade sobre a sua função na sociedade se faz necessário para que ocorra, a partir da produção textual dos alunos universitários, a melhoria desejada. A Universidade existe para cumprir 3 funções básicas:
ensino, pesquisa e extensão
O desenvolvimento e os resultados da pesquisa básica são difundidos por comunicação em revistas, congressos e livros. Esta é a importância da textualidade para a comunicação do conhecimento produzido. É pela linguagem que o pesquisador docente tem acesso ao conhecimento científico. Esse fato relaciona a linguagem à :
produção e à difusão da ciência
A pesquisa acaba assumindo uma tríplice dimensão. De um lado, tem uma dimensão epistemológica: perspectiva do __________________________________, só se conhece construindo o saber, ou seja, praticando a significação dos objetos. De outro lado, assume ainda uma dimensão pedagógica: a perspectiva decorrente de sua relação com a __________________________________________. Ela é necessária para o processo de ensino/ aprendizagem, só se aprende e só se ensina pela efetiva prática da pesquisa.
conhecimento / aprendizagem
Uma psicóloga tinha um paciente com neurose e queria pesquisar toda sua história fora e dentro da clínica, escrevendo todos os resultados que havia colhido durante as sessões de terapia. Qual é o tipo desta pesquisa?
estudo de caso
Assinale a alternativa incorreta:
A pesquisa experimental é a mais utilizada nas ciências humanas
A busca de dados reais, no ambiente em que se desenvolve o fenômeno estudado, bem como a descrição da metodologia utilizada durante o processo de investigação científica, fazem parte do que se chama de:
C) pesquisa de campo
7- O texto eletrônico permitirá ao homem o sonho da biblioteca universal. Como poderemos conceituar esta nova biblioteca?
Biblioteca universal é uma biblioteca sem muros e sem fronteiras, tornando disponível todo o patrimônio escrito dos documentos e conhecimentos da humanidade.
A partir da definição de “Documento” , assinale a alternativa que não corresponde a uma fonte de informação para pesquisa documental. “Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova. Inclui impressos, manuscritos, registros audiovisuais e sonoros, imagens, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação. (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023, 2000).
D ) Artigos científicos
Quaisquer que sejam as distinções que se possam fazer para caracterizar as várias formas de trabalhos científicos, é preciso afirmar preliminarmente que todos eles têm em comum a necessária procedência de um trabalho de pesquisa e de reflexão que seja:
B ) pessoal, autônomo, criativo e rigoroso
A pesquisa bibliográfica deve começar com palavras-chave de referência ao tema:
 A ) indo da mais abrangente à mais particular
Assinale a alternativa correta:
 A )A observação laboratorial visa isolar o objeto de estudo de interferências externas.
Na entrevista o investigador se apresenta frente ao investigado e lhe formula perguntas com o objetivo da obtenção de dados que interessam à pesquisa.
Analise as frases abaixo e destaque a que está INCORRETA sobre as vantagens da entrevista como método de pesquisa:
 A )Na entrevista há sempre grande motivação do entrevistado para responder as perguntas.
Qual dos nomes abaixo também é atribuído ao conhecimento desenvolvido nas universidades?
E )conhecimento acadêmico 
Referente à Pesquisa Científica assinale a alternativa correta sobre os conceitos e definições estudados na disciplina. 
I - É constituída por um conjunto de procedimentos sistemáticos;
II - É baseada na intuição do pesquisador;
III - Objetiva encontrar soluções para problemas propostos:
IV - Prescinde da utilização de métodos científicos;
V - Utiliza raciocínio lógico e métodos científicos. 
Está correto o que se afirma nas seguintes proposições:
D ) I, III, V
Complete as lacunas corretamente e respectivamente.
 O ..........é um procedimento geral de etapas fundamentais da ......, enquanto que a ..........são diversos procedimentos ou ..........peculiares a cada .........., dentro das diversas etapas do ..........
E ) Método, pesquisa, técnica, recursos, objeto, método.
Alguns psicólogos, escondendo a identidade, juntam-se a um grupo de tropeiros para estudar o comportamento de homens em longas viagens. Que instrumento de pesquisa estes psicólogos estão usando?
A ) observação participante
Assinale a alternativa que contém apenas afirmações corretas:
 I - A ciência é a forma hegemônica de construção da realidade e é considerada por muitos críticos como um novo mito, por sua pretensão de ser a única forma de promover a verdade.
II - Podemos dizer que a provisoriedade, o dinamismo e a especificidade são características das questões sociais consideradas pelo Positivismo.
III - Dizer que o objeto das Ciências Sociais é essencialmente qualitativo é dizer que a pesquisa nessa área contempla a riqueza de significados da vida em sociedade, as aspirações, as crenças, os valores e as atitudes - instâncias que não podem ser reduzidas a variáveis quantitativas e à extrema objetividade. D ) I e III
I - Conhecer é estabelecer uma relação entre a pessoa que conhece e o objeto que passa a ser conhecido.
II – A previsão científica é infalível
III – O conhecimento que adquirimos é sempre aparente
IV – A ciência está sempre limitada às condições de sua época
A ) I e III são corretas
Você é um pesquisador que está encarregado de conhecer a qualidade dos serviços prestados pela Rede Pública de Saúde. Para atingir seu objetivo, faria uso:
D ) de questionários e da observação sistemática, instrumentos oferecidos pela pesquisa descritiva
Uma médica tinha um paciente com diversas alergias e queria pesquisar toda sua história dentro e fora da clínica, escrevendo todos os resultados que havia colhido durante as consultas. Qual é o tipo de pesquisa que esta médica utiliza?
A ) estudo de caso
A pesquisa pode ser classificada em dois grupos quando se leva em conta a sua finalidade. Finalidades motivadas por razões intelectuais e por razões de ordem prática. Analise as alternativas abaixo e assinale a incorreta.
D ) Cada finalidade possui objetivos e aplicações específicas. Os dois tipos são exclusivos entre si e só um pode ser selecionado para a pesquisa.
Analise as proposições abaixo, que se referem às técnicas de pesquisa e determine a alternativa correta.
 I - As técnicas de pesquisas incluem a coleta de dados
II - As técnicas de pesquisas incluem a interpretação de dados
III - As técnicas de pesquisas incluem a pesquisa bibliográfica
IV - As técnicas de pesquisas incluem a observação
V - As técnicas de pesquisas devem incluir a opinião do pesquisador.
C ) Apenas em I, II, III e IV
A técnica utilizada para se coletar dados não documentais sobre um determinado tema ou sistema é a :
D ) Entrevista
Quando a pesquisa pretende explicar um fenômeno, baseada em teorias científicas, detalhando suas causas e efeitos e utilizando referências bibliográficas, esta pesquisa é?
 A ) explicativa
Em uma entrevista o pesquisador formula perguntas com o objetivo para obter dados que interessam à pesquisa.
Analise as frases abaixo e destaque a que está CORRETA sobre a entrevista como método de pesquisa:
A ) Na entrevista nem sempre há grande motivação do entrevistado para responder as perguntas.
É sabido que toda e qualquer pesquisa classificação se faz mediante algum critério. Com relação às pesquisas, é usual a classificação com base em seus objetivos gerais. Assim, é possível classificar as pesquisas em três grandes grupos:
C ) exploratórias, descritivas e explicativas
Desde a antiguidade até os nossos dias, um camponês, mesmo iletrado, sabe o momento certo da semeadura, a época da colheita, a necessidade de utilização de adubo
e o tipo de solo para diferentes culturas.O camponês tem também o conhecimento de que o mesmo tipo de cultura, todos os anos, no mesmo local, exaure o solo. Estamos nos referindo ao tipo de conhecimento: Marcar a alternativa correta.
D ) Popular
Este tipo de pesquisa é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos, permitindo seu amplo e detalhado conhecimento, tarefa praticamente impossível mediante os outros delineamentos considerados.
A definição acima se refere ao tipo de pesquisa:
B ) Pesquisa Estudo de Caso
A pesquisa desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos, tem como característica a utilização de técnicas padronizadas de coleta de dados, tais como o questionário e a observação sistemática.
A definição acima se refere ao tipo de pesquisa:
A ) Pesquisa Bibliográfica
Quanto à pesquisa, é INCORRETO afirmar:
C)ela não tem uma intencionalidade
30- Relacione as letras aos conceitos respectivos:
 A – Trabalho científico original
B – Pesquisa bibliográfica
C – Pesquisa pura
D – Pesquisa aplicada
 ( ) o investigador é movido pela necessidade de contribuir para fins práticos, buscando soluções para problemas concretos
( ) analisa e discute conhecimentos e informações já publicadas e a vantagem deste tipo de trabalho é o de se tornar um meio de fornecer aos alunos uma bagagem de conhecimentos e treinamento científico que os habilitam a lançarem-se em trabalhos originais de pesquisa
( ) o pesquisador tem como meta o saber, buscando satisfazer uma necessidade intelectual pelo conhecimento
( ) a pesquisa cujos resultados venham a apresentar novas conquistas para a ciência. São pesquisas sobre determinado assunto efetuadas pela primeira vez e são elas que fazem o progresso das ciências com novas descobertas
A ) D, B, C, A
A pesquisa que se verifica principalmente em laboratório em que há um controle do pesquisador para observar os efeitos que uma variável produz no objeto de interesse chama-se:
C ) pesquisa experimental
Em experimentos controlados, mantêm-se todas as variáveis constantes, com exceção de uma delas. A condição que muda ou varia é chamada:
D ) variável independente
Em experimentos controlados, a condição que é testada ou observada é chamada:
C ) variável dependente
Um parâmetro que pode variar durante um experimento é chamado de:
A ) variável
Na realização de uma pesquisa, a amostra deve ser:
A ) representativa
James Hanson estudou 74 mulheres que consumiam em média 50 g de álcool a 100º por dia antes e durante a gravidez. descobriu que 12% de seus bebês demonstravam uma ou mais características de síndrome alcoólica fetal. Menos de 3% de noventa mães que beberam pouco ou nenhum álcool durante a gravidez tiveram bebês com defeitos semelhantes.”
D)o caráter sistemático da observação é revelado pelas relações dose/freqüência e efeito
Dentre os vários procedimentos adotados para a coleta de dados destacam-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. O que diferenciaria a pesquisa bibliográfica da pesquisa documental seria:
A ) os materiais utilizados para coleta dos dados
Um estudo realizado para determinar o tempo médio que o brasileiro vê televisão relata que: “Em São Paulo, 350.000 pessoas responderam 2 horas, 760.000 pessoas responderam 3 horas e 450.000 dizem assistir televisão por mais de 4 horas”. As quantidades de pessoas citadas na frase acima se referem:
C )à amostra
Um estudo realizado para determinar o tempo médio que o brasileiro vê televisão relata que: “Em São Paulo, 350.000 pessoas responderam 2 horas, 760.000 pessoas responderam 3 horas e 450.000 dizem assistir televisão por mais de 4 horas”. As quantidades de horas citadas na frase acima referem-se:
A ) aos dados
Que tipo de dados se obtém da questão:”Qual o seu sexo?”
D )qualitativo nominal
Há uma fase da pesquisa que envolve a construção de hipóteses e a identidade dos nexos entre as variáveis. Define-se a operacionalização das variáveis como importante momento da pesquisa. Sobre as variáveis, cabe lembrar que pode haver uma relação causal que definiria a variável dependente e a variável independente. Complete as lacunas com uma das alternativas abaixo.
O nível de escolaridade da mãe (variável ___________) influencia no processo de aprendizagem dos filhos (variável ____________)
A ) independente/dependente
Ao construir uma tabela para apresentação dos dados o pesquisador oferece ao leitor:
B ) Precisão na descrição dos resultados, mas sem impacto visual
Ao construir um diagrama, o pesquisador pretende:
E ) Todas as anteriores
A atual exigência da melhoria da produção do texto escrito atinge diretamente as instituições educacionais. Com isto, o questionamento do papel da universidade sobre a sua função na sociedade se faz necessário para que ocorra, a partir da produção textual dos alunos universitários – futuros professores - , a melhoria desejada. A universidade existe para cumprir funções básicas:
A ) ensino, pesquisa e extensão
No relatório de uma pesquisa científica explica-se, expõe-se, discute-se, argumenta-se, demonstra-se. O relatório de pesquisa é dividido em capítulos. Em geral, da seguinte forma:
A)Introdução, revisão bibliográfica, resultados da pesquisa e discussão dos resultados da pesquisa.
Na análise e interpretação de dados é preciso levar em consideração dois aspectos: planejamento bem elaborado e a complexidade ou simplicidade das hipóteses ou dos problemas. Existem também alguns aspectos que podem comprometer o êxito da investigação. Alguns deles são: Assinale a alternativa INCORRETA:
D )Imaginação, criatividade e intuição
Quanto ao Relatório de Pesquisa e sua elaboração, é correto afirmar que:
E )Não deve informar as técnicas de coleta de dados
A figura abaixo mostra a distribuição de notas de duas turmas de Métodos de Pesquisa. A turma A está representada em azul e a turma B em vinho. Qual das turmas obteve maior média?
B 	)a turma B
A figura abaixo mostra a distribuição de notas de duas turmas de Métodos de Pesquisa. A turma A está representada em azul e a turma B em vinho. Assinale a alternativa correta
B ) A turma B tem menor número de alunos
As tabelas em um relatório de pesquisa devem ser claras e ajudar o leitor a interpretar os resultados da pesquisa. A tabela abaixo mostra a quantidade de recursos naturais de vários países em relação ao seu produto interno bruto (PIB). 
	Nação
	Recursos Naturais / PIB
	 
	(milhões de toneladas/ US$)
	EUA
	3,2
	Índia
	6,4
	
	8,7
	Alemanha
	2,5
	Austrália
	6,4
	Brasil
	4,3
	Polônia
	6
	Espanha
	1,6
	Equador
	8,7
	Rússia
	3,4
	Holanda
	2,2
	Japão
	1,5
Para que esta tabela possa ser interpretada com maior facilidade, o pesquisador poderia:
A )Ordenar a segunda coluna em ordem decrescente
As tabelas em um relatório de pesquisa devem ser claras e ajudar o leitor a interpretar os resultados da pesquisa. A tabela abaixo mostra a área de diversos países e apresenta problemas que dificultam a interpretação do leitor e devem ser evitados pelo pesquisador : 
	Nação
	Área
	Alemanha
	3,4 x 1011
	Austrália
	7,6 x 1012
	
	9,6 x 1012
	Equador
	2,8 x 1011
A)Está ordenada em ordem alfabética e não traz a unidade de medida
As tabelas em um relatório de pesquisa devem ser claras e ajudar o leitor a interpretar os resultados da pesquisa. A tabela abaixo mostra a área de diversos países e apresenta problemas que dificultam a interpretação do leitor e devem ser evitados pelo pesquisador : 
	Nação
	Área / m2
	Equador
	2,84 x 1011
	Holanda
	41500000000
	Espanha
	505000000
	Austrália
	7,69 x 1012
	
	9,6 x 1012
B )Utiliza notações diferentes para apresentar as áreas
O quadro abaixo mostra períodos da cultura européia com a graduação de três aspectos considerados em uma pesquisa.
	Período
	Crença religiosa
	Desejo de ordem
	Individualismo
	Medieval
	Muito alta
	Alto
	Baixo
	Renascimento
Alta
	Médio
	Médio
	Iluminismo
	Media
	Muito alto
	Alto
	Moderno
	Baixa
	Muito alto
	Alto
	Pós-moderno
	Baixa
	Baixo
	Baixo
Com base na observação do quadro pode-se afirmar que:
No período medieval a religião tinha grande importância e os valores individuais eram colocados em segundo plano
A figura abaixo mostra a distribuição dos carboidratos, gorduras e proteínas nas refeições servidas por um restaurante na cidade de São Paulo. 
C)Os pratos servidos são ricos em gordura
Foi realizada uma pesquisa para verificar a porcentagem de mortes por colisão em função dos equipamentos de segurança utilizados. Os dois gráficos abaixo mostram os mesmos resultados de pesquisa, de forma diferente. 
B)B, pois mostra a porcentagem de acidentes com morte de acordo com o equipamento de segurança utilizado, ordenando os resultados em ordem decrescente
Foi realizada uma pesquisa para verificar a porcentagem de mortes por colisão em função dos equipamentos de segurança utilizados. Com base no gráfico abaixo que mostra os resultados de pesquisa, pode-se afirmar que:
C)Quanto maior o número de equipamentos de segurança, menor o número de mortes
Conjunto de atividades voltadas para a busca de um determinado conhecimento utilizando métodos específicos:
A )Pesquisa;
Técnica alternativa para se coletar dados não documentais sobre um determinado tema:
D )Entrevista;
Quaisquer que sejam as distinções que se possam fazer para caracterizar as várias formas de trabalhos científicos é preciso afirmar preliminarmente que todos eles têm em comum a necessária procedência de um trabalho de pesquisa e de reflexão que seja:
D ) Pessoal, autônomo, criativo e rigoroso;
Quando a pesquisa é baseada em introduzir um assunto com referências bibliográficas, tabelas e conclusão, discorrendo na pesquisa este assunto, a pesquisa é:
B ) Descritiva;
Um estudo realizado para determinar o tempo médio que o brasileiro vê televisão relata que: “Em São Paulo, 350.000 pessoas responderam 2 horas, 760.000 pessoas responderam 3 horas e 450.000 dizem assistir televisão por mais de 4 horas”. As quantidades de pessoas citadas na frase acima se referem:
C )À amostra;
Um estudo realizado para determinar o tempo médio que o brasileiro vê televisão relata que: “Em São Paulo, 350.000 pessoas responderam 2 horas, 760.000 pessoas responderam 3 horas e 450.000 dizem assistir televisão por mais de 4 horas”. As quantidades de horas citadas na frase acima se referem:
A )Aos dados;
A pesquisa bibliográfica é uma etapa do projeto de pesquisa que:
B )É feita com base em livros e periódicos científicos;
Quanto aos objetivos, a pesquisa científica pode ser classificada em:
B )Exploratória, descritiva e explicativa;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais