Buscar

Apresenta..

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
ESTADOS TOTALITÁRIOS
Alan Kardek Santos Silva
Auriberto de Medeiros
Edson Cabral de Barros Júnior
Fernando Cordeiro do Nascimento
Jacquelino Bernardo de Oliveira
João Basílio Bisneto
Jonh David de Oliveira Revoredo
Jhofran Alves Barbosa
*
*
*
Totalitarismo é um regime político baseado na extensão do 
poder do Estado a todos os níveis e aspectos da sociedade 
("Estado Total", "Estado Máximo"). 
Ou seja, A Centralização do Poder pelo Estado.
 	Origem: Em meados da 1º Guerra Mundial
 	Finalidade: Direcionar a produção industrial para as 
demandas geradas pela guerra, 
*
*
*
Características dos Regimes Totalitários
 Características Divergentes
*
*
*
 Características Comuns
*
*
*
	O fascismo foi uma ditadura de extrema direita, apoiada pelos grandes empresários, com o objetivo de impedir a chegada da esquerda ao poder.
	O ódio a tudo parecido com igualdade, trabalhadores construindo seu próprio destino, à fraternidade entre os povos. Elitistas, os fascistas imaginavam um regime em que a elite "superior biológica e intelectualmente", deveria dominar o mundo.
FACISMO
*
*
*
FASCISMO NA ITÁLIA
Benito Mussolini pertencera ao Partido Socialista Italiano, tendo sido expulso devido às suas posições oportunistas e antipacifistas nos anos da Primeira Guerra Mundial.
Em março de 1919, Mussolini fundou uma organização denominada fasci di combattimento (esquadrões de combate), composta por ex-combatentes e desempregados, e contou com o financiamento de alguns industriais.
Utilizando métodos violentos e inescrupulosos contra seus opositores, desenvolveram-se, transformando-se no Partido Nacional Fascista.
*
*
*
	Em 1922, Mussolini ganhou controle do governo italiano e estabilizou uma ditadura. Todos os partidos políticos exceto o partido fascista, foram banidos, e Mussolini tornou-se II Duque - o líder do partido. As associações de trabalho foram abolidas, os ataques foram proibidos, e os oponentes políticos foram silenciados.
	Uma vez no poder, Mussolini não tinha um programa imediato para resolver os problemas econômicos e sociais em vez de dar poder de reinar aos grandes negócios (urbanos e rurais), sendo "pragmático", e discursando a necessidade de disciplina.
*
*
*
O GOVERNO DE MUSSOLINI
O governo de Mussolini pode ser dividido em duas grandes fases:
	Consolidação do Fascismo (1922 a 1924) – Mussolini realizou um governo marcado pelo nacionalismo extremado, e pelo capitalismo. Paralelamente, fortaleceu as organizações fascistas com a fundação das Milícias de Voluntários para a segurança Nacional. Valendo-se de todos os métodos possíveis, inclusive de fraude eleitoral, os fascistas garantiram a vitória do Partido nas eleições parlamentares de abril de 1924. 
*
*
*
O GOVERNO DE MUSSOLINI
	Ditadura Fascista (1925 a 1939) – Nos meses finais de 1925, Mussolini implantou o fascismo na Itália. Os sindicatos dos trabalhadores passaram a ser controlados pelo Estado por meio do sistema corporativista. Foi criado um tribunal especial para julgar crimes considerados ofensivos à segurança do Estado. Inúmeros jornais foram fechados, os partidos de oposição foram dissolvidos, milhares de pessoas foram presas e outras foram expulsas do país. A Ovra, polícia secreta fascista, utilizou os mais terríveis tipos de violência na perseguição dos oposicionistas. 
*
*
*
MÉTODO FASCISTA
Desde o princípio, a filosofia do fascismo italiano anunciava as virtudes de guerra. A conquista militar não era vista apenas como um caminho para resolver os problemas econômicos da nação, mas sim os valores militares que eram considerados ótimo para o seu bem estar. Entre os slogans favoritos do regime estava:
 "Nunca nada foi vencido na história sem derramamento de sangue!" 
 "Um minuto no campo de batalha é melhor do que uma vida de paz!". 
 "Acreditem! Obedeçam! Lutem!" 
 "Mussolini está sempre certo!".
*
*
*
NAZISMO
Regime que se desenvolve na Alemanha durante as sucessivas crises da República de Weimar (1919-1933). Baseia-se na doutrina do nacional-socialismo, formulada por Adolf Hitler (1889-1945), que orienta o programa do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP). Nacionalista, defende o racismo e a superioridade da raça ariana; nega as instituições da democracia liberal e a revolução socialista; apóia o totalitarismo; e luta pelo expansionismo alemão.
*
*
*
Ao final da 1ª Guerra Mundial , além de perder territórios para França, Polônia, Dinamarca e Bélgica, os alemães são obrigados pelo Tratado de Versalhes a pagar pesadas indenizações aos países vencedores. Essa penalidade faz crescer a dívida externa e compromete os investimentos internos, gerando falências, inflação e desemprego em massa. As tentativas frustradas de revolução socialista (1919, 1921 e 1923) e as sucessivas quedas de gabinetes de orientação social-democrata criam condições favoráveis ao surgimento e à expansão do nazismo no país.
ORIGEM DO NAZISMO
*
*
*
As idéias nazistas foram difundidas graças ao talento oratório de Hitler ,às publicações do partido e ao uso de meios espetaculares para influenciar a opinião pública. Entre esses meios destacavam-se grandes desfiles militares e a adoção de ritos pomposos, que manifestavam noções de ordem, disciplina e organização.
NAZISMO
*
*
*
	Em 1923, Hitler organizou uma rebelião contra o governo alemão. A rebelião foi rapidamente reprimida pelas forças governamentais e Hitler condenado a 5 anos de prisão.foi na prisão que Hitler escreveu a primeira parte do livro Mein Kampf (Minha Luta) , que se tornou o livro sagrado do nazismo. Nesse livro Hitler expõe as bases de sua doutrina. As principais teses da doutrina hitlerista estão: as superioridade da raça Ariana - Hitler afirma que o povo alemão descendia de uma raça superior: os arianos e por isso tinha o direito de dominar as raças inferiores (semitas, eslavos etc.); o anti-semitismo. Hitler declarava que os judeus (semitas) faziam parte de uma raça inferior , sendo capazes de corromper e destruir a pureza alemã. 
A Doutrina Hitler
*
*
*
	“E necessário que nenhum jovem alemão deixe a escola sem estar plenamente instruído sobre a pureza de seu sangue e a necessidade, absoluta de mantê-lo puro”. 
A Doutrina Hitler
*
*
*
A criação da "nova ordem" permitiu aos Socialistas Nacionais eliminar o desemprego; forneceu aos trabalhadores alemães e agricultores um estandarte tolerável de vida; enriqueceu a elite do Estado, Indústria e construiu uma estupenda arma de guerra. Ao mesmo tempo que construíam a sua "nova ordem" na Alemanha, pressionavam politicamente e diplomaticamente pela criação da Grande Alemanha.
	
Efeitos do Nazismo
*
*
*
OUTROS MODELOS TOTALITÁRIOS
 STALINISMO 
 MAOÍSMO
*
*
*
STALINISMO
Sistema político e econômico socialista implementado na União Soviética por Josef Stalin 
MAOÍSMO
Também chamado de marxismo-leninismo-maoísmo (MLM), é uma corrente do comunismo baseada nos ensinamentos de Mao Tse Tung 
*
*
*
O termo utilizado em países da antiga União Soviética para designar o stalinismo (e que continuou sendo usado por aqueles que apoiaram a política de Stalin) é simplesmente marxismo-leninismo, como se designava oficialmente a doutrina revolucionária na URSS
STALINISMO
MAOÍSMO
Uma característica do maoísmo que o distancia do leninismo é o voluntarismo, segundo o qual as condições objetivas da sociedade não são muito importantes se as condições subjetivas, isto é, a vontade revolucionária do povo, estão presentes. Isso leva os maoístas a defender a insurreição armada como método de tomar o poder em todas as sociedades, e não só nas agrárias. 
*
*
*
“Tudo no Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado” (expressão consagrada por Mussolini)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais