Buscar

APOL 02 MATEMATICA BASICA,ETICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUSTENTABILIDADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s):
Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade
Matemática Básica
	
	
	
	
	
	
Questão 1/5
Para operar com números racionais relativos (as frações) utilizam-se as mesmas regras vistas para as operações com números inteiros relativos. A fração, nada mais é do que um quociente indicado em que o dividendo é o numerador e o divisor é o denominador.
Em relação às frações, assinale a alternativa que contém as palavras que preenchem corretamente as lacunas das frases a seguir.
A fração é chamada __________ quando o numerador é múltiplo do denominador.
A fração é chamada __________ ou __________ quando o numerador é maior que o denominador, sendo possível representa-la por um número misto.
A fração é chamada __________ quando o numerador é menor que o denominador.
	
	A
	Própria – imprópria – aparente – ordinária.
	
	B
	Imprópria – própria – ordinária – aparente.
	
	C
	Aparente – imprópria – ordinária – própria.
Você acertou!
A fração é chamada aparente quando o numerador é múltiplo do denominador. A fração é chamada imprópria ou ordinária quando o numerador é maior que o denominador, sendo possível representá-la por um número misto. A fração é chamada própria quando o numerador é menor que o denominador.
MACEDO L.R.D; CASTANHEIRA; N.P.; ROCHA, A. Tópicos em Matemática Aplicada, Curitiba, Intersaberes, 2013; p. 34
	
	D
	Própria – ordinária – imprópria – aparente.
Questão 2/5
Número relativo é qualquer número positivo ou negativo.
Analise a questão abaixo e marque a correta:       
Calculando a expressão acima obtemos o valor de:              
     
	
	A
	A= 0
Você acertou!
	
	B
	A = 4
	
	C
	A = 1
	
	D
	A = – 1
Questão 3/5
Número relativo é qualquer número positivo ou negativo.
Analise a questão abaixo e marque a correta.
MMC entre 36 e 60 =
MMC entre 18, 20 e 30 =
MMC entre 12,18 e 32 =
MMC entre 3, 4, 25 e 60 =
Calculando o mínimo múltiplo comum dos números abaixo obtém-se a seguinte sequência de resultados:
	
	A
	180; 900; 300; 300.
	
	B
	180; 180; 288; 300.
Você acertou!
	
	C
	900; 900; 300; 300.
	
	D
	900; 180; 288; 300.
Questão 4/5
As organizações são comunidades, apesar de algumas aparências em contrário. Nelas as pessoas podem permanecer como estranhos no sentido de não saberem muito sobre a vida privada de cada um e, ao mesmo tempo, serem capazes de confessar que o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar da organização como um todo. A partir dessa discussão, Alencastro (2013) introduz a discussão da empresa como uma comunidade moral ao apresentar a definição de empresa apresentada por Peter Drucker. 
Assinale a alternativa que indica corretamente o conceito de empresa apresentado por Peter Drucker.
	
	A
	É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.
Você acertou!
De acordo com Peter Drucker, citado por Alencastro (2013, CAP.2, p.70) empresa é uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho econômico.
	
	B
	É uma organização de máquinas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente ilegítima, definida em termos de fracasso econômico.
	
	C
	É uma organização de pessoas com uma visão não compartilhada de contribuição socialmente legítima, definida em termos de desempenho ambiental.
	
	D
	É uma organização de pessoas com uma visão compartilhada de contribuição socialmente legítima, não definida em termos de desempenho econômico.
Questão 5/5
Se entendermos que a ética empresarial é um processo de amadurecimento que vai sendo conquistada aos poucos, é válido fazer uma analogia do amadurecimento ético de uma organização com o de uma criança, tal como visto em Piaget. Quem fez essa aproximação foi a autora norte-americana Linda Starke, citada por Alencastro (2013), para quem existem cinco etapas para a evolução moral de uma empresa, a saber:
I. Corporação amoral.
II. Corporação legalista.
III. Corporação receptiva.
IV. Corporação ética que aflora.
V. Corporação ética.
As etapas mencionadas anteriormente são descritas de forma aleatória a seguir.
A. Apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adota códigos de conduta que mais se parecem a produtos de departamentos legais. Busca adotar algumas posturas éticas apenas para evitar problemas legais.
B. Reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação.
C. Persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção. As companhias que estão nesse estágio são frequentemente forçadas à desativação, pois violam normas e valores sociais.
D. Interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não por ser o certo; possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética.
E. Equilibra lucros e éticas tão completamente que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras, inclui problemas éticos na educação e dispõe de mentores para dar orientação moral aos novos empregados.
Assinale a alternativa que relaciona as etapas para a evolução moral de uma empresa com suas respectivas descrições.
	
	A
	I-C, II-D, III-A, IV-E, V-B.
	
	B
	I-A, II-B, III-C, IV-D, V-E.
	
	C
	I-C, II-A, III-D, IV-B, V-E.
Você acertou!
De acordo com Alencastro (2013, CAP.2, p. 66-69), a corporação amoral persegue o sucesso a qualquer custo, vê os empregados como meras unidades econômicas de produção, e as companhias que estão nesse estágio são frequentemente forçadas à desativação, pois violam normas e valores sociais. A corporação legalista é apegada à letra da lei, mas não a seu espírito, adota códigos de conduta que mais se parecem a produtos de departamentos legais; nessa etapa há uma busca por posturas éticas apenas para evitar normas legais. A corporação receptiva está interessada em mostrar-se responsável porque isso é conveniente, não por ser o certo, possui códigos de conduta que começam a parecer códigos de ética. A corporação ética que aflora reconhece a existência de um contrato social entre os negócios e a sociedade, procurando generalizar essa atitude ao longo da corporação. A corporação ética equilibra lucros e ética, tão completamente, que os empregados são recompensados por se afastarem de ações comprometedoras; além disso, inclui problemas éticos na educação e dispõe de mentores para dar orientação moral aos novos empregados.
	
	D
	I-E, II-D, III-C, IV-B, V-A

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando