Buscar

prova discursiva de matemática básica e ética

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5
As leis brasileiras, tal como disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (art.171, inciso IV), defendem a livre concorrência como um dos princípios da ordem econômica e a ela devem estar subordinadas todas as empresas que operam em território tradicional. O que seria então uma prática antiética num ambiente que defende a “livre concorrência”? Sem dúvida, o termo concorrência desleal responde bem a essa questão. Alencastro (2010) apresenta alguns casos de concorrência desleal nos campos macro e microeconômico.
Cite um exemplo de concorrência desleal no campo macroeconômico.
 
Nota: 16.0
Gabarito: De acordo com Alencastro (2010, p.87) no campo macroeconômico, a formação de cartéis ou trustes, ou seja, coalizão de empresas para impor condutas uniformes no mercado e que também impedem a entrada de novos concorrentes no mercado, é uma prática antiética. O cartel, além de destruir o princípio constitucional da livre concorrência, também impede que a sociedade possa escolher livremente de quem e como adquirir seus bens de consumo. Reduzir propositalmente a produção para criar a “falsa demanda” de um produto para aumentar ou impedir a queda nos preços também pode ser considerado uma prática antiética.
Resposta:
Os carteis ou trustes 
Questão 2/5
Se até meados da década de 1970 uma empresa era considerada sustentável se fosse economicamente saudável, ou seja, tivesse um bom patrimônio e um lucro sempre crescente, hoje essa visão está sendo modificada. O modelo utilizado é o Triple Bottom Line, ou tripé da sustentabilidade, expressão apresentada pelo economista John Elkington. O Triple Bottom Line ficou conhecido como os 3Ps (people, planet, profit), pois se manifesta em três dimensões (gente ou capital humano, planeta ou capital natural e benefício econômico) que devem interagir para que se atinja um desenvolvimento sustentável.
Descreva cada uma das três dimensões indicadas acima.
Nota: 20.0
De acordo com Alencastro (ALENCASTRO, 2010, p.137) o people tem a ver com as pessoas que compõem uma sociedade e, consequentemente, suas organizações. No que diz respeito às práticas empresariais, está ligado ao conceito de responsabilidade social. Contempla aspectos como salários justos, respeito à legislação trabalhista vigente, desenvolvimento de ambientes de trabalhos saudáveis e, sobretudo, um envolvimento positivo com a sociedade em geral. O profit é o resultado econômico positivo, sem o qual nenhuma organização sobrevive. O planet representa os objetivos ambientais a serem perseguidos. No caso das empresas, estas devem buscar formas de diminuir e compensar seus impactos ambientais negativos e buscar a eficiência no uso dos recursos naturais.
Resposta:
Planet - Representa os objetivos ambientais a serem perseguidos. No caso das empresas, essas devem buscar formas de diminuir e compensar seus impactos ambientais negativos e buscar a eficiência no uso dos recursos naturais.
Profit - Resultado econômico positivo, sem o qual nenhuma empresa sobrevive.
People -Tem haver com as pessoas dentro das organizações. Esta ligado de certa forma a responsabilidade social. Inclui aspectos como salários compatíveis, cumprir as leis de trabalho vigente, ambiente de trabalho saudável e um bom convívio social.
Questão 3/5
Leia atentamente alguns dos sinais para identificar um determinado estilo de liderança, descritos por Martins (2011):
 
Sinal 01: ameaça excluir do grupo quem não obedecer as suas imposições. Exige submissão à sua autoridade a todo o custo.
Sinal 02: recusa a tolerar qualquer discordância porque a vê como uma ameaça à sua autoridade imposta.
Sinal 03: estabelece regras (ou princípios éticos/morais) e procedimentos que tendem a dar-lhe maior controle.
Sinal 04: reprime a certos indivíduos, esperando que os outros aprendam com esses exemplos. Ele chama isto de "tratamento".
Sinal 05: pratica política maquiavélica dentro de suas organizações. Gosta de destruir ou subjugar quem apresenta divergência.
Qual estilo de liderança os sinais indicam? Descreva esse estilo de liderança em conformidade com Alencastro (2010).
 
Nota: 10.0
Gabarito: Trata-se do líder manipulador. O líder manipulador é adepto de uma ética maquiavélica, esse líder preocupa-se exclusivamente com os resultados e fará de tudo para atingi-los, sua autoridade está baseada no poder e seus subordinados devem ser passivos, dependentes e submissos, e está sempre à caça de inimigos para justificar suas atitudes (Alencastro, 2010, p. 115).
Resposta:
Líder Manipulador
Questão 4/5
A soma de dois números é 73, e a diferença entre eles é 41. Quais são os números?
Nota: 20.0
Gabarito:
 Isolando o valor de “x” na 2ª equação, vem:
 x = 41 + y. Substituindo este valor isolado na outra equação, tem-se:
 41 + y + y = 73 Þ 2 y = 73 – 41 Þ 2y = 32 Þ y = Þ y = 16.
 Colocando este valor para descobrir o valor correspondente da outra variável, vem:
 x = 41 + 16 Þ x = 57. 
 Portanto, os números procurados são 57 e 16.
Livro: Tópicos de Matemática Aplicada. Autores Luiz Roberto Dias de Macedo; Nelson Pereira Castanheira e Alex Rocha.
Resposta:
X + Y = 73
X = 73 - Y
X - Y = 41
73 - Y - Y = 41
73 - 41 = 2Y
Y = 32/2
Y = 16
X = 73 - 16
X = 57
Os números são 57 e 16
Questão 5/5
Calcule o resultado das somas algébricas (adições e subtrações) dadas abaixo:
8 + 3 – 7 =
- 8 – 8 + 3 - 1 =
– 1 – 8 – 6 + 7 – 5 =
10 + 5 + 1 – 12 + 1 =
 
Nota: 20.0
Gabarito:
+4 ou 4
 - 14
- 13
+ 5 ou 5
Livro: Tópicos de Matemática Aplicada. Autores Luiz Roberto Dias de Macedo; Nelson Pereira Castanheira e Alex Rocha.
Resposta:
4
-14
-13
5

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando