Buscar

A televisão no Brasil foi inaugurada em 18 de setembro de 1950

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A televisão no Brasil foi inaugurada em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi em São Paulo e em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi no Rio. Desde então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade Brasil. Em 1955 é inaugurada a TV Rio, aliando-se à TV Record, inaugurada em 1953, às Emissoras Unidas. Em agosto de 1957 inicia-se as transmissões entre cidades no Brasil, com um link montado entre a TV Rio e a TV Record, ligando as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com a transmissão do Grande Prêmio Brasil de Turfe, direto do Hipódromo da Gávea no Rio. Em 1959 surge a TV Continental canal 9 no Rio, trazendo a novidade do video-tape para o Brasil, ela seria cassada em 1972. Em 1960 é inaugurada a primeira TV Excelsior em São Paulo, a segunda viria em 1963 no Rio. As duas saíram do ar por decisão do governo em 1970.
Em 1960 foram inauguradas as duas primeiras emissoras de televisão do Recife: TV Jornal do Commercio e TV Rádio Clube de Pernambuco. Em 26 de abril de 1965, entra no ar a TV Globo canal 4 do Rio, embrião da Rede Globo de Televisão. Em março de 1966 a TV Globo do Rio compra a TV Paulista transformando-a em TV Globo de São Paulo, primeiro passo para a criação da Rede Globo. Em 13 de maio de 1967, começa a funcionar a TV Bandeirantes canal 13 de São Paulo, primeira emissora da Rede Bandeirantes. Em 1968 foi inaugurada a primeira emissora de TV educativa do Brasil: TV Universitária, da Universidade Federal de Pernambuco. Em 28 de fevereiro de 1969, inauguram-se no Brasil as primeiras torres de rastreamento de satélites pela Embratel, então uma empresa estatal, localizadas no município de Tanguá no Estado do Rio de Janeiro, ligando em linha direta o Brasil entre si e com o restante do mundo. Em 31 de março de 1972, foi inaugurada oficialmente a TV em Cores no Brasil. Em abril de 1977 é cassada a TV Rio.
Em 16 de julho de 1980, foi fechada pelo governo federal a Rede Tupi de Televisão, emissoras pioneiras da TV no Brasil, no ar desde a década de 1950. No dia 19 de agosto de 1981, Silvio Santos unifica suas emissoras fundando o SBT. Em 5 de junho de 1983, é fundada no Rio de Janeiro, a Rede Manchete composta de canais no Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e com representação em Brasília. Em março de 1985, o Brasil começa a operar com o seu primeiro satélite, o Brasil-Sat. Em 1987 volta a funcionar a TV Rio que mais tarde seria vendida a Igreja Universal. Em 9 de novembro de 1989, a TV Record de São Paulo é vendida para o Bispo Edir Macedo, iniciando então a Rede Record de Televisão. A primeira TV por assinatura no Brasil surgiu em 1990 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, no sistema "MMDS", a empresa pioneira foi comprada no ano seguinte pela Editora Abril, que transformou-a em TVA. Em 16 de maio de 1999 a Rede Manchete foi vendida a um grupo de empresários paulistas que fundaram a Rede TV!. A TV Digital no Brasil teve início as 20h30min do dia 2 de dezembro de 2007, inicialmente na cidade de São Paulo, pelo padrão SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), o mais completo e avançado do mundo.
-------------------------------------------------------------------------------RESUMO-------------------------------------------------------------
A televisão no Brasil começou em 18 de setembro de 1950, trazida por Assis Chateaubriand que fundou o primeiro canal de televisão no país, a TV Tupi. Desde então a televisão cresceu no país e hoje representa um fator importante na cultura popular moderna da sociedade brasileira. A TV Digital no Brasil teve início às 20h30min do dia 2 de dezembro de 2007, inicialmente na cidade de São Paulo, pelo padrão SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital), o mais completo e avançado do mundo.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
	O QUE É NOVELA?
	Novela, palavra derivada do francês nouvelle.
	É a narração de um fato ou acontecimento em capítulos, criando identificação, envolvimento e emoções no espectador.
	Pode ser uma adaptação de um romance, peça teatral ou conto.
	COMO ELABORAR UM PROJETO
	
	Para fazermos um programa, antes temos de ter a idéia, depois elaborá-la e passá-la para o papel. Mas para que a direção de uma emissora ou até mesmo futuros patrocinadores dessa idéia possam aprová-la, temos que redigir um projeto. Os tópicos do projeto são:
	NOME DO PROJETO
APRESENTAÇÃO
OBJETIVOS
FORMATO
DIAS DE VEICULAÇÃO
PÚBLICO ALVO
RECURSOS OPERACIONAIS E FINANCEIROS
JUSTIFICATIVA
	Poderemos ainda acrescentar ou excluir algum item conforme a necessidade. Observe o modelo proposto com as explicações de cada item.
	FASES DE PRODUÇÃO
	Após o projeto ser aprovado, entra a etapa de implantação. Uma equipe é formada para que o projeto entre em produção. A produção de um programa se divide em três fases: 
pré-produção;
produção;
pós-produção.
	 
	PRÉ-PRODUÇÃO - fase onde são feitos os levantamentos das necessidades gerais para a realização do programa. Contatar roteirista; depois de pronto e aprovado o roteiro, decupá-lo; produção e direção determinam os atores, apresentadores, equipe e equipamentos necessários, local de realização (estúdio ou locação externa), disponibilidade de todos envolvidos, cachês e previsão tempo de realização. Reunião com produção, direção, equipe operacional, técnica e cenografia onde sugestões e acertos serão feitos, norteando melhor as necessidades. O próximo passo é fazer um orçamento. Apresentamos a seguir um modelo de orçamento. 
	PRODUÇÃO - é quando se estabelece a ação da realização de um programa. Cabe ao produtor marcar e conciliar horários dos ensaios, gravações, entrada da equipe, hora do almoço, descanso, levantamento e definição de locais, providenciar o transporte dos participantes e equipe, conseguir autorizações dos participantes e locais, providenciar as fitas, anotar o conteúdo das fitas gravadas, preparar o material de edição (relatório de gravação, roteiro, decupagem) para o editor, além de outras coisas mais que apareçam no decorrer do trabalho. Para auxiliar no início de uma produção, serão enumerados os passos a serem tomados: 
	acompanhamento da decupagem do roteiro com a direção do programa;
contatar equipe e participantes (atores, apresentadores, repórteres);
levantamento de estúdio ou locação (externa). Peça sempre o auxílio do cenógrafo, eletricista ou iluminador para conhecer as condições do local (espaço, condições elétricas, posição do sol para cenas ao ar livre). Confirme se o local tem fácil acesso para a circulação da equipe e do equipamento. Leve uma máquina fotográfica para auxiliar posteriormente a direção, a cenografia, os operadores de câmeras e os iluminadores; 
verifique se há ruídos externos que prejudiquem a captação do som;
providencie as autorizações necessárias para uso do local e dos participantes;
faça um mapa dos horários para que a equipe e os participantes estejam na hora e local designados;
providencie transporte para a equipe, equipamento e participantes;
providencie alimentação e água para todos os envolvidos, caso se faça necessário providencie hospedagem;
durante as gravações, anote o conteúdo que cada fita contém;
reúna todo o material necessário para a edição (relatório, roteiro, número de fitas) e entregue ao editor;
anote o número da fita e duração do programa pronto, ou seja, do programa editado
	PÓS-PRODUÇÃO - após o término das gravações, passa-se para a montagem do material, a edição. Ela requer, às vezes, alguns recursos como: computação gráfica, efeitos, trilha sonora, dublagem, locução e outros. Para isso, será necessário saber quais recursos o editor utilizará para que sejam contatados os profissionais e providenciar os equipamentos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando