Buscar

Atividade Autodesenvolvimento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�
�
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
	NOME
	PAULO HENRIQUE COELHO DA CRUZ
	RA
	1299124811
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direitos Humanos
Aula-tema 03: A Evolução dos Direitos Fundamentais: Direitos Econômicos e Sociais e os Novos Direitos da Solidariedade
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido para a disciplina Direitos Humanos, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do(a) tutor(a) Debora Helen Ferri Farias Fiocco.
Anhanguera Educacional
2015
Texto 1: “Titularidade e objeto do direito à saúde e geração de direitos humanos em que se classifica”
Os antecedentes históricos dos Direitos Humanos mostram como chegamos ao estado vigente. Nicolau Maquiavel e Montesquieu, foram os primeiros pensadores a falar sobre o estado despótico, antecessor do estado contemporâneo.
No final do século XVIII na Europa e na América ocorreram revoluções com o intuito de acabar com estado despótico. Em termos cronológico o primeiro impacto marcante contra o despotismo, foram além das fronteiras do velho mundo, a partir da reação dos colonos ingleses em 4 de julho de 1776, com a Declaração de Independência dos EUA. Em virtude dos fatos mencionados, sabe-se que existe inúmeros fatos histórico que nos levaram ao governo vigente, lembrando que após a declaração da independia de diversos pais, levando consigo o lema da Revolução Francesa “Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sabe-se também que fazem parte das 3 gerações de direitos humanos. 
A titularidade difusa e objeto de direitos social, pertence a segunda geração dos direitos humanos. A saúde sofre de enfermidades desmedidas, eis que esse direito fundamental não tenha a total efetivação conforme os ditames constitucionais.
Texto 2: “Titularidade e objeto do direito ao meio ambiente e a geração de direitos humanos em que se classifica”
Ao analisar os fatos históricos, evolutivo do direitos humanos, sabe-se que o estado despótico foi um período no qual o povo não tinha voz. O estado contemporâneo nasceu como ração ao despótico é foi fruto do descontentamento do governo despótico, veio do próprio povo.
O estudo do direito constitucional ambiental em suas variadas dimensões: individual (direito individual a uma vida digna e sadia); social (meio ambiente como um bem difuso e integrante do patrimônio coletivo da humanidade) e Inter geracional (dever de preservação ambiental para as gerações futuras).
No século XVIII na América e Europa, aconteciam revoluções, que revolucionarão o direito do homem agregando novos valores humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, os direitos pertencem tanto aos homens quanto as mulheres, independente de classe social, raça ou faixa etária. Foi um marco na história da evolução dos direitos humanos.
A titularidade difusa e o objeto de direito da solidariedade – pertencem a terceira geração dos direitos humanos - no qual o meio ambiente é um bem maior de todos. Estes tipos de direitos exigem muita atenção e cuidado de cada membro da comunidade, por serem difíceis de proteger.
Referências Bibliográficas
<http://www.infoescola.com/sociologia/direitos-humanos/>
<http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=214>
<http://www.srbarros.com.br/pt/nocoes-sobre-geracoes-de-direitos.cont>
<http://www.dhnet.org.br/dados/cartilhas/dh/estaduais/pb/cartilhapb/6_dirsolidariedade.html >
<http://ambito-juridico.com.br/site/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=12718&revista_caderno=5?>
<http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php/?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=13090&revista_caderno=9>

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando