Buscar

DISCURSIVA - FUNDAMENTOS DA ADM E ECONOMIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina(s):
Fundamentos da Administração
Introdução ao Estudo da Economia
Questão 1/5
As exportações também compõem a demanda agregada e representam uma variável de fundamental importância na política econômica, pois geram divisas necessárias ao pagamento de importações, que são vitais para o funcionamento da economia. Relativamente autônomas ao nível interno de produção (renda), as exportações dependem de vários fatores, quais são eles? Descreva-os abaixo:
Nota: 20.0
	Tebchirani (2011, p.112)
O nível de preços relativo (preço interno comparativamente ao preço externo), que deriva não só da competitividade da economia, mas também da taxa de câmbio. O nível de renda nos demais países. A política comercial dos demais países. A situação das contas externas dos parceiros comerciais. O nosso próprio nível de importações.
Resposta: O nível de preços relativo (preço inteiro comparativamente ao preço externo), que deriva não só da competitividade da economia, mas também da taxa de câmbio;
O nível de renda nos demais países;
A política comercial dos demais países;
A situação das contas externas dos parceiros comerciais;
O nosso próprio nível de importações.
Questão 2/5
Foi Lewin (1975) quem desenvolveu a pesquisa-ação, uma metodologia que muitos gestores utilizam – mesmo sem saber o seu nome ou o seu criador. A pesquisa-ação é um ciclo que busca promover a mudança de forma controlada e acompanhar o seu desenvolvimento.
Descreva duas Vantagens da Pesquisa-ação.
Nota: 20.0
	ajuda a diminuir as resistências quando se quer propor mudanças;
enfoca a mudança com relação aos objetivos, porque a repetição e o feedback continuado e em tempo real evitam imprevistos e novos problemas;
promove a mudança – lembrando que, quando ela ocorre, é lenta; assim, é possível constatar os problemas e impedir que eles retornem no futuro;
possibilita que os envolvidos participem e avaliem a mudança do seu comportamento e as possíveis alternativas de melhorias. (Páginas 184 e 185 do livro base).
Resposta: Ajuda a diminuir as resistências quando se quer propor mudanças;
Enfoca a mudança com relação aos objetivos, porque a repetição e o feedback continuado e em tempo real evitam imprevistos e novos problemas;
Promove a mudança - lembrando que, quando ela ocorre, é lenta; assim, é possível constatar os problemas impedir que eles retornem no futuro;
Possibilita que os envolvidos participem e avaliem a mudança do seu comportamento e as possíveis alternativas de melhorias.
Questão 3/5
Para dominarmos o conceito de atitudes (conjunto de crenças, sentimentos, intenções), devemos compreender de que se constituem: cognição, emoções e comportamento.
Qual o conceito de cognição?
Nota: 20.0
	São nossas convicções e opiniões sobre as várias coisas do mundo; grau e nível de nossos conhecimentos científicos teóricos e práticos adquiridos e “achismos”. (Página 76 do livro base).
Resposta:São nossas convicções e opiniões sobre as várias coisas do mundo, bem como grau de nível de nossos conhecimentos científicos teóricos e práticos e "achismos". Se dá através da percepção, da atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.
Questão 4/5
A economia é uma ciência social, pois estuda o homem em sociedade, principalmente quando este atua na atividade produtiva.
De acordo com Vasconcellos (2002) citado por Tebchirani (2011), a investigação científica da economia utiliza argumentos positivos e normativos, de modo a explicar e a prever fenômenos por meio de modelos logicamente consistentes, que representam uma realidade simplificada, eliminando detalhes irrelevantes. Descreva abaixo: ARGUMENTOS POSITIVOS:
Nota: 20.0
	Tebchirani (2011, p.14)
Procuram escolher instrumentos adequados para atingir determinado objetivo (como diminuir a contratação de renda), avaliando aspectos positivos e negativos das medidas adotadas (políticas de renda mínima, por exemplo).
Resposta: ARGUMENTOS POSITIVOS: Procuram escolher instrumentos adequados para atingir determinado objetivo (como diminuir a concentração de renda), avaliando aspectos positivos e negativos das medidas adotadas (políticas de renda mínima, por exemplo).
Questão 5/5
Max Weber descreve as seguintes contribuições do estruturalismo sobre a disfunção burocrática: racionalidade instrumental, influência na ação humana, predominância e distância entre formal e informal.
Descreva o conceito de uma destas contribuições:
Nota: 20.0
	Racionalidade instrumental = dinâmica entre os meios e fins, cálculo utilitário de consequências.
Influência na ação humana = somos limitados por nossas crenças e valores quando decidimos; é difícil sermos imparciais.
Predominância da lógica racional sobre a intuição.
Distância entre formal e informal = formal (racionalidade e cálculo), informal (efeitos disfuncionais, por causa das emoções). (Página 161 do livro base).
Resposta: Racionalidade instrumental: Dinâmica entre meios e fins, cálculo unitário de consequências.
Influência na ação humana: Somos limitados por nossas crenças e nossos valores quando decidimos; é difícil sermos imparciais.
Predominância: Da lógica racional sobre a intuição.
Distância entre formal e informal: 
Formal: Racionalidade e cálculo; 
Informal: Efeitos disfuncionais por causa das emoções.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando