Buscar

Análise de Obra - O BATISMO DE CRISTO. Leonardo da Vinci.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
O BATISMO DE CRISTO. Leonardo da Vinci. 
(O Batismo de Cristo. Verrocchio, Leonardo da Vinci, 1472-75.
Óleo e têmpera sobre madeira)
Descrição 
A obra é uma pintura que se trata de uma imagem figurativa na qual representa o batismo de Cristo, ao centro do quadro esta Jesus ao seu lado direito a anjos e acima de sua cabeça a mãos que soltam uma pomba, que é iluminada por representar Espírito Santo, na pintura o homem que o batiza retrata João Batista. Ao fundo a uma paisagem, onde à esquerda se pode ver o vale de um rio e uma cadeia de montanhas.
Contexto
A obra foi criada no renascimento precisamente em 1472 e levou 3 anos para ser concluída, a época foi marcada pelo teocentrismo, em que o homem vivia centrado em Deus. 
Batismo de Cristo (c. 1472) é pelo mestre Leonardo da Vinci, Andrea del Verrocchio, e foi encomendada pelos monges de San Salvi, perto de Florença. Leonardo tinha 23 anos no momento em que foi pintada e parte de sua contribuição foi o anjo segurando o manto. A figura ajoelhada já mostra sinais de características Leonardo reter e desenvolver todo o resto de sua carreira, em particular nas fechaduras luminosas em queda dos cabelos, o brilho nos olhos e o olhar doce no rosto. Das quatro figuras na pintura esta um anjo é significativamente melhor que os outros, sendo o resto por Verrocchio.
Um raio-x desta pintura mostrou que o esboço inicial Verrocchio fez para anjo de Leonardo era totalmente diferente do resultado final. Isso mostra que mesmo nesta fase inicial, ele foi libertando-se do coaching de seu mestre para seguir seu próprio caminho. É interessante comparar os dois anjos, Leonardo jogando muita atenção para a ação, a figura olhando muito natural e faz parte das atividades. Em contraste, olha Verrocchio anjo fora para o espaço sem interesse no que está acontecendo, ele parece totalmente entediado. As cortinas em anjo de Leonardo são bastante rígida e dura. Enquanto aprender sua arte Leonardo faria figuras de barro que foram cobertas de linho embebido em mais de argila. Isso produziu um curioso sistema de dobras e é mais \ 
Além do anjo, Leonardo retocado no cabelo no segundo anjo e contribuiu para o fundo pintando a área diretamente acima da cabeça do anjo. Estilo de Verrocchio era muito tradicional para o dia; distantes planícies e colinas com as rochas formais ea árvore ocasional dispersa, muitas vezes com um olhar um tanto plástico. Trabalho de Leonardo já mostrou grande originalidade com água, névoas, luz solar e sombra. 
A parte de anjo e de Leonardo da paisagem são pintadas em óleo, este era um novo meio e no momento desta pintura que tinha acabado de ser introduzido para a Itália. Porções de Verrocchio da imagem estão na têmpera de ovo tradicional, que produziu uma superfície semelhante ao esmalte, mas exigiu linhas de demarcação rigorosa entre as cores. Era muito típico de Leonardo para abraçar o novo meio, enquanto seu mestre continuou usando o velho. 
Comparação
 
 (O Batismo de Cristo. Verrocchio, Leonardo da Vinci) (O Batismo de Cristo, de Piero Della Francesca)
Ambas das obras retratam o Batismo de Cristo e as duas também pertencem ao renascimento, seus personagens estão na mesma posição, tanto João Batista está do lado esquerdo de Jesus, quanto o anjo ao lado direito e o pássaro acima da cabeça. 
Mas a varias diferenças, os três anjos são mostrados de mãos dadas com todos os outros em vez de apoiar Jesus roupas, as expressões também estão diferentes,a pintura de Verrocchio esta mais sombreada, enquanto a de Della Francesca está com a iluminação distribuída igualmente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais