Buscar

ATPS - Comportamento Organizacional - Etapas 03 e 04

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA ANCHIETA SÃO B. DO CAMPO - SP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1° ANO
DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATPS: ETAPAS 3 e 4
PROFESSOR: ANTONIO CARLOS
SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP
26/05/2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos entender mais sobre a empresa Pet Glamour e seu funcionamento. Assim, entenderemos qual é a função de cada funcionário, a forma como se relacionam uns com os outros e como agem em seu ambiente de trabalho.
Também veremos quais são os principais problemas da empresa Pet Glamour. E quais seriam as soluções para que esses problemas possam ser resolvidos, de forma que haja uma melhoria da empresa e de seus funcionários. Pois fica bem claro a falta de compreensão, respeito, organização, comunicação, falta de liderança e vontade entre os funcionários. Onde a empresa está sendo prejudicada pela falta dessas coisas que são extrema importância para o funcionamento de uma empresa.
Etapa 03 (Passo 01)
2.1 – Alba, Anita, Léa e Éder tomam conta e trabalham no banho e tosa. Rui, Leila e Elaine tomam conta e trabalham na venda do Pet.
2.2 – Formais são: Alba, Anita, Léa e Éder tomam conta e trabalham no banho e tosa. Rui, Leila e Elaine tomam conta e trabalham na venda do Pet.
Esse grupo é formado pelo fato de trabalharem juntos, dentro do mesmo espaço físico. Os informais são: Rui é um colega informal de todos dentro do Pet mesmo não tendo voz ativa sobre as colaboradoras ele consegue ser um colega informal dentro do Pet, a vendedora Leila é uma amiga informal também de Anita. Alba também se tornou uma colega informal dos demais colaboradores do banho e tosa. Esse grupo é formado porque não trabalham juntos, mais criaram certa amizade fora de seu grupo formal.
2.3 – Os conflitos no banho e tosa é que Éder se vangloria muito do seu trabalho (seu talento), o conflito em geral no Pet Glamour é que Alba culpa João pela queda do faturamento, já João reclama que Alba não ajuda na administração do Pet, e os funcionários do banho e tosa, usam os produtos sem que Rui (gerente) esteja a par e seja informado pelos demais, gerando assim uma falta de controle dos estoques.
3 – Tabela Grupos Formais.
	Grupo Formal
	Componentes
	Conflitos
	Banho e Tosa
	Alba, Anita, Léa e Éder
	Pessoal do banho e tosa utiliza os produtos sem aviso ou registro ao gerente (Rui) Éder (tosa) se vangloria muito do seu trabalho (talento).
(Passo 02)
ESCALA DE DESENVOLVIMENTO DE EQUIPE (EDE).
Grau de confiança recíproca – 03
Comunicações – 01
Grau de apoio recíproco – 03
Objetivos da equipe – 04
Tratamento dos conflitos dentro da equipe – 03
Utilização das habilidades dos membros – 05
Método de controle – 07
Ambiente organizacional – 06
Relatório (Passo 03)
Nesta etapa podemos concluir que existe uma grande deficiência na formação dos grupos formais dentro da Pet Glamour.
Definimos quais são cada grupo e assim compreender que dentro do Pet Glamour existe certa falta de confiança comunicação praticamente entre eles não funciona, o apoio recíproco é mínimo, eles quase não se ajudam. O controle dentro do Pet é feito pelos próprios colaboradores, fazendo assim com que a função do gerente se torne inútil. A equipe do grupo formal do Banho e Tosa é: Alba, Anita, Léa e Éder. Existem certos conflitos a serem resolvidos, entre os mais comuns estão, a falta de apoio de Alba ao seu irmão João, fazendo com que João fique sobrecarregado da administração do Pet Glamour. Dentro dos grupos formais também existe uma série de conflitos, entre eles estão: Éder que se acha mais competente que suas colegas de trabalho, as colaboradoras Anita e Léa que passam por cima da autoridade do gerente Rui, fazendo o que bem entendem. As colaboradoras do banho e tosa acabaram adquirindo certa amizade com Alba pelo fato dela permitir que ela façam o que quiserem dentro do banho e tosa, e que a partir daí gerou o conflito com Rui que não fica a par de nada do que acontece dentro do banho e tosa, conseqüências de falta de liderança de Alba junto á sua equipe.
A equipe do grupo formal de Vendas / Loja é Rui, Leila e Elaine. Dentro da equipe de vendas tem um certo conflito gerado pela falta, atestados e atrasos de algumas colaboradoras. O gerente não consegue resolver os conflitos e a desmotivação dos colaboradores. Percebemos também que dentro do Pet Glamour existe uma colaboradora Iara Santos, mais que não foi citada dentro de nenhuma equipe, assim não conseguimos identificar em qual das equipes ela pertence, Sendo assim concluímos que ela possa estar afastada de licença. Mais não temos certeza porque não á nada que comprove isso.
Neste caso João e sua irmã Alba não conseguem perceber que Rui não consegue administrar a gerencia, até mesmo pelo conflitos entre João e Alba, eles acabam não percebendo que Rui poderia ser um bom gerente se fosse bem treinado a se fosse um bom líder.
Porque na liderança o líder consegue formar uma boa equipe demonstrando seu comprometimento, caminhado junto dos demais colaboradores e não impondo ordens, e sim se juntando a eles para fazerem um bom trabalho em equipe.
Esse é a diferença entre líder e chefe, um bom líder faz parte das equipes não havendo imposição de ordens e sim dividindo com os demais membros cada tarefa.
Quando se trabalha em equipe formada por um bom líder as tarefas fluem e tudo se torna mais produtivo. O relacionamento melhora, e os conflitos são resolvidos.
Etapa 4 (Passo 01)
2. Descrever e explicar todos os problemas de comportamento detectados.
Problemas de comportamento na Pet Glamour :
Colaboradores desorganizados, desmotivados e sem comprometido com a empresa;
Falta de liderança;
Falta de comunicação entre os colaboradores;
Falta de interesse dos sócios
(Passo 02)
Em termos de Eficiência, a Pet Glamour não foi tão bem, pois as tarefas foram cumpridas, porém sem ordem, bagunçada, sem organização. É importante que os colaboradores vejam os resultados e procurem a melhoria própria, para que assim o grupo todo tenha melhores resultados sempre, superando os anteriores.
Em termos de Eficácia, a Pet Glamour se saiu mal, não houve Eficácia. Os funcionários precisam entender os objetivos da empresa e trabalhar com empenho, dedicação e motivação para alcançá-los. 
No quesito Efetividade, faltou a inter-relação com os outros departamentos da loja, e essa atitude os próprios funcionários poderiam ter tomado, sem a necessidade das lideranças sugerirem ou exigirem isso, pois o bom funcionário reconhece por si só o que falta ou pode ser acrescentado na empresa.
(Passo 03)
Eficiência:
Realizar corretamente as tarefas da melhor forma possível, ter soluções criativas diante dos problemas apresentados.
Eficácia:
Fazer sempre o que é certo, ter comprometimento e alcançar os objetivos e metas que foram propostos.
Efetividade:
A diretoria ter comunicação com os funcionários, informar as estratégias, mostrar onde cada um errou ou acertou e solicitar a opinião de todos para o bom funcionamento da empresa.
2 – Os funcionários e diretoria não estão comprometidos com a empresa, observam os problemas, porém não buscam soluções para os mesmos. A falta de comunicação é um grande problema, assim como não há pró-atividade e interesse de um ajudar o outro seja qual for o situação, o que resulta na desmotivação de todos.
3 - Há alguns pontos que podem ser melhorados para que se tenha soluções positivas na Pet Glamour, como o trabalho em equipe, companheirismo e respeito entre todos. Devem utilizar a eficiência para que tenha sucesso nas tarefas, a eficácia fazendo sempre o correto da melhor forma possível e a eficácia expondo os resultados e as metas que deverão ser atingidas.
Situação Atual, Situação Ideal, Entraves e Soluções.
Eficiência: A Pet Glamour não está atendendo a esse importante fator, uma fez que não possui plano de redução de custos e utiliza compromisso (setor de banho e tosa) os produtos necessários de banho e tosa de animais. Não há controle de estoques e planos orçamentais.
O quadroideal de trabalho da Pet deveria ser dotado, primeiramente, de uma postura redutora de custos, principalmente no que se diz respeito aos produtos que são utilizados no banho e tosa.
João e Alba, irmãos entre sim, são proprietários da empresa e estão em conflito. Culpam um ao outro pelo mau desempenho da loja e não possuem autoridade e visão necessária para organizar o quadro de funcionário. Deve ser ministrado curso intensivo de desenvolvimento de lideres para os gestores.
Éder, que executa a tosa dos animais, promove desconforto por achar-se profissional superior ás suas colegas Anita e Léa. Seria interessante promover um curso de desenvolvimento interpessoal para esses funcionários.
Leila e Elaine, as quais correspondem pelas vendas de produtos da loja. Aqui, por parte das duas verifica-se a falta de assiduidade ao local de trabalho, quando as vendedoras tem faltado e justificado com freqüência as ausências que cometem. Deve ser promovido um curso de venda e etiqueta profissional para estas funcionárias.
Eficácia: Nesse quadro, podemos dizer que a Pet Glamour não deixa tanto á desejar, uma vez que consegue realizar as atividades de rotina da empresa, como: banho, tosa, venda de produtos. De outra banda, aqui podemos encontrar algumas deficiências no setor da gerencia, que não tenho o controle e nem o respeito necessário dos funcionários para exercer liderança e administração na empresa.
As vendedoras devem ter disciplina de freqüência e alavancar a venda de produtos para animais, Rui, o gerente, deve assumir uma postura firme.
Efetividade: O não respeito ás normas básicas de operação organizacional não é tolerado pelo mercado, e o mesmo tende a excluir a empresa do seu ramo de atuação. Nesse ponto, pensamos que a Pet Glamour, não infringe regra alguma e não está sendo desrespeitosa com o mercado e até mesmo com seus próprios colaboradores.
A Pet Glamour deve continuar seguindo as regras dos seu ramo de atuação, deve obedecer ás diretrizes legais as quais aceitou submeter-se no inicio de suas atividades. Quanto a esse fator, pensamos que deve-se apenas manter a conduta até então.
(Passo 04) Conclusão.
Podemos concluir que apesar da Pet Glamour estar conseguindo cumprir com o seu dever ,como :banho ,tosa e a venda dos produtos . Ainda sim, vive em um conflito constante entre o seus demais envolvidos na empresa. Desde os donos, até os funcionários.
Outra coisa que vimos foi a administração ruim da empresa. Pela falta de organização e comunicação, a empresa acabou sendo atingida. Mas podemos compreender que, se a Pet Glamour começar a reformular a sua forma de trabalho e relacionamento com seus funcionários, ela poderá melhorar. E para isso acontecer terá que começar consertando o relacionamento dentro da empresa. Desta forma alcançaram os seus objetivos de forma mais organizada, direta e sem problemas paralelos que não deve haver um uma empresa.

Continue navegando