Buscar

Característica arbitrária das letras - nível silábico.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

e Vinculação de texto escrito com discurso oral
A
arbitrária das letras
P
s
i
o
ç
o
ã
Apesar de R e serem a mesma letra é convencionado que apenas a primeira vale.
Trabalhando a letra em variadas posições estaremos propiciando as condições de identificação de uma delas e descobrindo de forma inteligente o padrão e as modificações.
O desenho e escrita representam aspectos da realidade e a criança sabe disso.
O texto tem um sentido histórico que letras e palavras isoladas não tem.
Ao contar a historias, desde o ato da proximidade ao professor ao sentar são aspectos relevantes e a dramatização propicia aos alunos que o conteúdo das historias entre simbolicamente em seus corpos.
É uma situação didática e como tal deve ser aproveitada (ex. orientação do sentido de leitura com o dedo).
A criação de historias pelas crianças é uma modalidade rica para vincular texto escrito e discurso oral.
R 
Sendo uma das propostas do nível alfabético proporcionar aos alunos lidar com vários tipos de fontes e aprender a ler e interpretar diferentes tipos de linguagens, o presente trabalho pretende abordar a invariância da forma das letras, relacionado no item 05 “A posição arbitrária das letras” do material trabalhado, sob uma perspectiva interacionista. Para tanto, procuramos envolver esta atividade com a atividade proposta no item 10 “Vinculação de texto escrito com discurso oral”, abordando assim as duas atividades simultaneamente e envolvidas ainda com atividades de socialização intra-classe.
Proposta de Atividade
Nome do jogo: Minhas férias divertidas
Público Alvo: Nível Silábico
Objetivos: Levar o aluno a pensar, estimular a criatividade, desenvolver a autocrítica, promover a interação, desenvolver relações, desenvolvimento da escrita, linguagem oral, lateralidade e passar o conteúdo referente à “Característica arbitrária da letra” e “Vinculação de texto escrito com discurso oral”.
Desenvolvimento: De forma animada, promover a disposição das crianças em círculo no chão para a leitura. Ler com elas a história em quadrinhos indicando o sentido durante a leitura, identificando palavras com grafias diferenciadas e mostrar a forma normatizada de escrita. Solicitar para que cada criança desenhe no quadro as férias que gostariam de ter e após, pedir para que troquem de folha com o colega do lado, de frente ou de trás. O colega deverá compor uma breve história de acordo com o relato do coleguinha e contá-la estando à frente da classe. Após irá escolher uma palavra que estará coberta na parede, o aluno deverá lê-la e identificar a letra que está fora do padrão. Encaminhar a criança para que coloque a folha no varal de histórias da turma.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando