Buscar

ATPS Etapas 01 e 02 Processos Administrativos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA ANCHIETA SBC – SP
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – 3º SEMESTRE/ NOTURNO
DISCIPLINA: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
ATPS – ETAPAS 01 E 02
PROFESSOR: ANTONIO CARLOS
SÃO BERNARDO DO CAMPO – SP
30/03/2015
Etapa 1
Passo 1
	Em uma empresa são constatados inúmeros desafios, e para estar no comando da mesma requer muita habilidade, como saber gerir equipes e mantê-las motivadas para bater metas e traças rotas de crescimento competitivas, independente se há alteração nas regras do mercado. Mas apenas esses métodos não são suficientes para ser um bom líder, para executivos que conduzem esses cargos estratégicos das grandes companhias e quer fazer delas as melhores do seu ramo de atividades, ele deve saber adaptar as regras para as empresas que sabe o que faz para quem faz e aonde quer chegar.
	Quando o executivo se compromete a cargos de direção da empresa ele já sabe que pressão faz parte do jogo, mas seu diferencial é saber conduzir a equipe para que chegue ao objetivo, e fazer com que elas se inspirem no chefe que tem, o bom, líder não cobra apenas resultados ele também trabalha para alcança-los junto a equipe, faz parte das suas responsabilidades demitir pessoas, reduzir custos e inovar serviços. Saber se adaptar em qualquer empresa é um ponto forte, da mesma forma que é necessário uma boa desenvoltura em vários departamentos.
	O essencial que diferencia da empresa é a gestão, que surgiu após a revolução industrial, os profissionais resolveram buscar soluções que não existiam antes para os problemas, usando vários métodos de ciências para administrar os negócios da época o que deu inicio a ciência da administração, pois é necessário o conhecimento e aplicação de modelos e técnicas administrativas. Por tanto a gestão trata de um grupo de pessoas procurando manter sinergias entre elas, a estrutura da empresa e os recursos existentes, objetivo é de crescimento estabelecido pela empresa através do esforço humano organizacional.
	O gestor pertence a uma determinada organização a quem compete a execução das tarefas confiadas a gestão, ele pode ser definido pelas suas funções no interior da organização, interpretando os objetivos propostos e desenvolvendo planos estratégicos e operacionais, estabelecendo regras, politicas e procedimentos mais adequados aos planos a serem desenvolvidos.
	Já o empresário é a pessoa física ou jurídica que da existência e que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica para a produção ou circulação de bens de serviços.
	Nos anos cinqüenta a teoria administrativa era pouco considerada no ambiente externo das organizações, elas eram definidas como sistemas bastante fechados, sendo que a eficiência operacional era vista como o único meio para a empresa obter um êxito e se tornar eficaz. Atualmente o ambiente externo muda rapidamente e frequentemente, isso explica o longo impacto de longo alcance nas organizações.
	A estrutura de sistemas aberto é formada pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente, podem ser vistas como um sistema dinâmico e aberto, no qual o sistema é um conjunto de elementos mutuamente dependentes que interagem entre si com determinados objetivos e realizam determinadas funções.
	Um dos aspectos mais importantes para exercer a liderança compartilhada é o estabelecimento de missão, visão e valores da empresa esses fatores representação organizacional. Admissão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes, é saber o propósito e aonde quer chegar, quais são as formas de alcançar as metas.
	A visão é a descrição do objetivo desejado da empresa, reflete o alvo a ser procurado pelos esforços individuais, da equipe e pela alocação de recursos. O principal da visão é ter um alvo e inspiração para valer a pena concretizar ou alcançar uma missão.
	Valores são princípios ou crenças, que usamos como guia ou critério para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, os valores são importante, pois é o que faz nossa personalidade e da o diferencial para nossas características. 
Passo 2
	Chegamos à conclusão que para gerenciar e administrar uma empresa é necessário traçar as rotas de crescimento, qual a missão, como chegar e o que precisamos para chegar, que um bom líder deve ter conhecimentos diversos, de situações de empresas e em departamentos diferentes, esses conhecimentos podem fazer toda a diferença. É importante ter visão e um foco, a motivação é um passo muito importante, e ganhamos motivações com boas condições de trabalho, equipe unida e que apresente o resultado junto, sempre que houver necessidades de resolver um problema todos possam ajudar, para sentir que é necessário a colaboração de todos para se chegar onde quer, saber trabalhar em equipe independente do cargo é essencial, mas não podemos esquecer dos nossos valores e sempre devemos respeitar os valores dos colaboradores da equipe.
Etapa 2
Passo 1
Sobrevivência da empresa
	Uma organização para conseguir alcançar as suas metas, além de ser especialista no ramo que produz, precisa de uma boa administração que consiga ótimas maneiras de manusear diversas estratégias. Boas estratégias são constituídas a partir de um planejamento criado para diminuir incertezas que venha a acontecer, sendo uma previsão baseada em probabilidades. 
	Na busca do alcance a um empreendimento bem sucedido, é necessário manter a postura de um grande empreendedor. É indispensável o planejamento antecipado para tomadas de decisões, ou seja, elaborar um plano que aperfeiçoe o alcance dos objetivos estabelecidos. Planos estratégicos servem também para organizar, controlar, coordenar e dirigir os negócios, através deles que se tem uma base de qual o melhor caminho para o sucesso desejado.
	Nos dias atuais, consideramos que o investimento em equipamentos e matérias primas de grande qualidade e rica em tecnologias pode ser um diferencial satisfatório. Além de trazer benefícios a própria organização, a tecnologia avançada pode ser uma ferramenta importante para manter o controle interno e externo da empresa, atendendo as suas próprias necessidades e surpreendendo seus clientes com um serviço de alta qualidade e conforto. A organização precisa estar atenta aos recursos que está utilizando, se os mesmos estão atualizados conforme o mercado está disponibilizando, e tentar sempre se atualizar dos equipamentos e produtos que seus concorrentes também utilizam. Hoje, o mercado tem uma variedade infinita de matérias-primas que atendem a preferência de todos, desde produtos mais simples, aos mais sofisticados, o segredo é fazer uma pesquisa baseada na preferência do seu publico alvo, mesclar a simplicidade com sofisticação e entender sempre que o que deve ser produzido, não precisa necessariamente atender somente o que os seus clientes esperam, mas sim com base nas preferências dos mesmos, superar suas expectativas em combinação com preço justo num ambiente adequadamente agradável.
Passo 2 
Publico Alvo
	Ao decidir o publico alvo, levamos em conta de que, na localização da cafeteria transita todos os tipos de idades e classes sociais, já que se situa ao centro da cidade, além do publico alvo, terá também clientes de outras idades. Quando se trata de tentar inovar, incluindo ao cardápio inclusive cafés de luxo, o custo tende a ser um pouco mais elevado, isso faz com que a apreciação seja mais freqüente em pessoas acima da faixa etária de 28 anos (Sendo homens ou mulheres, independente de estilos e etc.) normalmente, os jovens não tem uma preferência tão predominante a diversos tipos de cafés de sabores alternados e caros.
Organogramas empresariais
A empresa era formada, como ilustra no organograma abaixo:
Alterações:
	
Administrador Geral: Proprietário da empresa (Responsável pela negociação com fornecedores, representa a empresa em eventos e sempre que possível mantém
contato com seus clientes e supervisiona o ambiente da Cafeteria.)
Gerente Financeiro: É quem controla toda parte financeira da empresa, efetua pagamentos, recebimentos e controla o caixa.
Cozinheiros: São dois chefes de cozinha, responsáveis em produzir os doces, bolos e salgados e a preparação dos Cafés nas respectivas máquinas.
Atendentes: São duas pessoas, responsáveis por preparar os pedidos.
Atendente de Balcão: Uma pessoa, responsável por preparar os pedidos do balcão e servi-los. 
Garçons: São duas pessoas, responsáveis em servir os clientes.
Serviço de limpeza: Uma pessoa, responsável pela higiene da Cafeteria. 
Divulgação da empresa
	A empresa terá como estratégia de marketing a divulgação da Cafeteria em redes sociais, como exemplo, anúncios no Facebook e um blog contando a historia da empresa, promovendo fotos e vídeos do dia a dia da Cafeteria e seus clientes, eventos importantes que a empresa participar e lançamentos de novas propagandas sobre alterações e novos sabores no cardápio. 
Passo 3 
Estratégias aplicadas.
	Além de um espaço com design adequado a seu publico alvo, a Cafeteria também deve ser projetada a fim de facilitar a velocidade e eficiência no serviço oferecido, para que o atendimento ocorra de modo rápido e eficaz. O cardápio será claro e simples, algo que faça sentido aos clientes e assim, pode se desenvolver mais clientes que apreciem diversas bebidas de Café e não somente o mais conhecido “Café Comum”. A diferença de custo e preço entre uma xícara de Café comum, e exemplo, uma xícara de Cappuccino, se resulta em quase puro lucro, além de manter um equilíbrio mais forte em relação à concorrência. Além de um cardápio atualizado, os Cafés servidos estarão à disposição do cliente também de modo para “viagem” e para complementar a digestão, o cardápio será recheado de doces, bolos e salgados que fazem uma ótima combinação.
	Ao lidar com um publico mais experiente, temos uma serie de cuidados, principalmente com as cores que compõem a harmonia do ambiente, neste caso, optaremos em cores mais neutras e luzes mais fracas, dando um estilo “rústico” ao ambiente. A música sempre que colocada, bem baixa de modo suave. Os clientes mais velhos quando costumam freqüentar uma Cafeteria, estão interessados em relaxar, conversar ou descansar, nada de sair mais tenso. 
	Além de toda analise do potencial da cafeteria sob um plano de negocio, o investimento em um ambiente agradável com serviços e produtos de qualidade, é a combinação de ferramentas essenciais para o sucesso.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais