Buscar

Caso concreto 10 fundamentos das ciências sociais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Caso 10
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS - CCJ0001 
Título
 Modelos clássicos da análise e compreensão da sociedade e das instituições sociais e políticas 
 Questão discursiva: 
A partir do texto abaixo, construa uma análise que contemple a perspectiva teórica de Karl Marx sobre o papel do Estado na sociedade capitalista; "A arrumação da ordem era calculada e os favelados contidos. Mas será que a elite imaginava que eles entendiam que eram inferiores mentalmente e que estavam conformados indefinidamente com o destino a eles reservado? Será que imaginavam que estas pessoas discriminadas entendiam que isso era uma fatalidade imutável? Tudo mudou com a abertura democrática, a globalização, a televisão. Escândalos e mais escândalos no Brasil e nunca os culpados vão para a cadeia. Quem é que lota os presídios? E começaram a haver manifestações de afirmação de cidadania. Legítimas e as ilegítimas?.(entrevista do diretor do Instituto de Segurança Pública, Jorge da Silva, JB, 31 maio 2003. Ideias, p. 3) 
Esta questão deve contemplar a análise do sistema jurídico como aparato do Estado moderno capitalista, na concepção marxista "um coletivo ilusório". Para Marx, as classes economicamente dominantes desenvolveram formas de dominação políticas que lhes permitem apropriar-se do aparato de poder do Estado e, com ele, legitimar seus interesses sob a forma de leis e planos econômicos e políticos. Neste sentido, a crítica marxista é a de que o Direito nada mais é do que um instrumento de legalidade da exploração capitalista.
Questão de múltipla escolha:
 ?A propaganda, seja ela comercial ou ideológica, está sempre ligada aos objetivos econômicos e aos interesses da classe dominante. Essa ligação, no entanto, é ocultada por uma inversão: a propaganda sempre mostra quem sai ganhando com o consumo de tal ou qual produto ou ideia não é o dono da empresa, nem os representantes do sistema, mas, sim, o consumidor." (Aranha e Martins, 1999, p. 50).
 O texto refere-se ao conceito de ideologia que, de acordo com Karl Marx, é: 
A) O conjunto de ideias da classe dominante presente em todas as épocas. Quando uma nova classe passa a dominar, ela apresenta o seu interesse de forma explícita desconsiderando o interesse de todos os membros da sociedade.
 B) O conjunto de ideias que reproduzem valores etnocêntricos da classe dominante que é possuidora de uma educação formal erudita, política e econômica, que fornecem subsídios para o desenvolvimento político e econômico da nação. 
C) O conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo, no qual cada um possui uma ideologia própria. 
D) O conjunto de ideias que determina o modo de pensar, sentir e agir de uma sociedade que tem como propósito a homogeneidade das ações sociais, que permitiria uma melhor coesão social. 
E) O conjunto de ideias da classe dominante que faz uso de ferramentas simbólicas voltadas à criação e/ou manutenção das relações de dominação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando