Buscar

Exercícios das Aulas de Metodologia Científica de 1 a 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercícios das Aulas de Metodologia Científica
Exercícios aula 1
1. A ONU declarou o Ano Internacional da Astronomia em 2009 pelos 400 anos do uso do telescópio nas investigações astronômicas de Galileu Galilei. O uso desse aparelho possibilitou várias descobertas que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Com isso, podemos concluir que o conhecimento científico: I é real e factual porque lida com ocorrências ou fatos da realidade a fim de entendê-los e promover o bem comum. II tem sua veracidade ou falsidade conhecida através da razão e não da experimentação. III é sistemático porque cria um saber ordenado logicamente e forma um sistema de ideias que podem ser verificadas:
R: As alternativas I e III estão corretas
2. A Metodologia Científica nos mostra que podemos trabalhar com diversos tipos de conhecimento. Tendo em mente a grande importância que tal disciplina na transformação do saber. Logo, podemos destacar que o conhecimento científico se caracteriza como:
R: sistemático, racional e metódico.
3. A Filosofia se coloca a serviço da liberdade, de todas as liberdades, [...] pelas análises que ela opera e pelas ações que desencadeia [...] (ARANHA; MARTINS, 2013, p.91). Em Filosofia não estudamos dados ou fatos puramente exteriores, mas pensamentos. Com base no texto exposto, podemos concluir que o Conhecimento Filosófico se apresenta como:
R: uma interioridade.
4. A epistemologia se estabelece no encontro entre duas das formas de conhecimento. Estes tipos de conhecimento são:
R: filosófico e científico
5. A metodologia científica está dentro de duas grandes áreas que se completam. São elas:
R: Epistemologia e Metodologia Aplicada
6. Marque a opção que melhor defina o valor do conhecimento para a vida humana:
R: É o resultado das experiências que acumulamos em nossa vida cotidiana.
Exercícios aula 2	
1. Uma pesquisa científica precisa observar o método. Porém, deve cuidar das etapas de cada processo, sua organização, que auxilia na construção do conhecimento. A partir desse entendimento sobre a importância do método e as etapas de uma pesquisa, pode-se concluir que, a principal característica do Método Científico é:
R: Sistematização
	
2. Na afirmativa: o dogmatismo pode designar uma posição inquestionável sobre aquilo que é assumido como verdadeiro. Nesse sentido, é verdadeiro afirmar que:
R: o dogmatismo escraviza o homem a uma única forma de pensar.
3. Os métodos científicos mais comuns são o método indutivo e dedutivo. A esse respeito, leia e analise, atentamente, as duas afirmativas abaixo:
O método dedutivo é um método científico que considera que a conclusão está implícita nas premissas.
PORQUE??
No argumento dedutivo, as conclusões seguem necessariamente as premissas: se o raciocínio dedutivo for válido e as premissas forem verdadeiras, a conclusão será verdadeira.
Com base na análise feita, podemos afirmar que:
R: As duas assertivas são verdadeiras, e a segunda completa a primeira.
4. Assinale a alternativa que não está correta. O uso do método na pesquisa tem as seguintes utilidades:
R: Permite entender o assunto superficialmente.
	
5. O conceito de Método Científico pode ser definido como:
R: conjunto de procedimentos por intermédio dos quais se propõe problemas científicos e colocam-se à prova as hipóteses científicas.
	
6. O método que procura uma solução através de tentativas e eliminação de erros é o
R: hipotético-dedutivo.
Exercícios Aula 3
1. Planejamento é o início de todo o processo da pesquisa científica. Por planejamento, entende-se uma elaboração por procedimentos racionais e sistemáticos, que contribuem para a explicação da realidade. Isso se impõe pelo foco claro e direcionado. Também conhecido como:	
R: Objetivos.
2. O questionário é um dos instrumentos que pode ser utilizado na coleta de dados de uma pesquisa. Marque a alternativa que traz uma informação INCORRETA sobre esse instrumento.	
R: A linguagem deve ser formal, utilizando termos rebuscados e técnicos, porque se trata de uma pesquisa de caráter científico.
3. Assinale a alternativa certa: O filme " Malévola"retrata a história de vida da fada considerada má, ligada a vida da Bela Adormecida. É um outro lado da história de Malévola, explicando o porquê das suas maldades. O texto que você acabou de ler é considerado uma técnica de estudo denominada:
R: Resumo.
4. Assinale a alternativa que não está correta. O uso do método na pesquisa tem as seguintes utilidades:	
R: permite estudar o assunto superficialmente.
5. Os alunos da Estácio do Rio de Janeiro fizeram uma pesquisa sobre as eleições presidenciais. Levantaram a possibilidade de votos dos candidatos presidenciais, nesta cidade. Neste caso o pesquisador utilizou a pesquisa denominada:
R: Quantitativa.
6. O filme "Titanic" retrata a trajetória de um navio revolucionário por ser o maior de sua época e por apresentar um conforto especial. Isto ocorreu em 1912. O procedimento utilizado para esta pesquisa foi:	
R: Histórica.
Exercícios aula 4
1. Um dos maiores dilemas que se atravessa no curso universitário é a produção de textos técnico-científicos. Uma produção bem feita requer, além do domínio específico do tema e satisfatório conhecimento da língua instrumental (clareza, coesão, coerência) que o pesquisador saiba usar algumas técnicas facilitadoras, tais como:
I. Fichamento, resumo, resenha.
II. Internet: uso livre dos documentos encontrados
III. Consulta: livros, revistas, artigos científicos, sites.
IV.Uso livre de imagens encontradas em meios eletrônicos
R: Estão corretas as opções I e III.
2. A ficha de catalogação para publicação, ou Ficha Catalográfica, tem suas origens nas fichas de papel dos catálogos de consulta de acervo de bibliotecas. As fichas eram criadas em cópias para serem colocadas nos livros e nos catálogos em gavetas. Assinale a alternativa que corresponde aos diferentes itens que devem constar numa ficha catalográfica, além da data da publicação.
R: título, autor e assunto.
3. A técnica de estudo onde analisamos de forma interpretativa e crítica, um determinado texto, é denominada:
R: Resenha.
4. Identifique e relacione corretamente as partes de uma resenha: 
(1) Identificação (2) resumo (3) apreciação crítica
(3) Levantamento de questões acerca da leitura do documento, tais como: foi válida a leitura do livro? Por quê? Quais as principais contribuições? Quais as principais falhas?
(1) referência bibliográfica completa do texto (conforme ABNT - NBR 6023/02).
(2) apresentação das idéias principais e das secundárias que sustentam o pensamento de quem escreveu a obra.
5. "De uma maneira geral, consiste em examinar e apresentar o conteúdo de obras prontas e publicadas, na maioria das vezes acompanhada de avaliação crítica. Embora possa conter uma crítica, o texto base já está pronto". O texto em questão refere-se à elaboração de:
R: Resenha.
6. Podemos conceituar o RESUMO como um texto que se limita a condensar o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor. Partindo desta afirmação podemos dizer que: I. O resumo é um texto reduzido e exato. II. Em um resumo consta a ideia do autor e a crítica de quem resume. III. O resumo é uma texto onde o leitor pode saber, de forma concisa, o conteúdo do artigo, livro, etc. IV. Para bem fazer entender o leitor, um resumo deve conter comentários ou avaliações.
R: I e III estão corretas.
Exercícios aula 5
1. Com relação ao tema planejamento, escolha a opção CORRETA:
R: O planejamento auxiliará o pesquisador a encontrar um tema interessante e sem obstáculos que possam comprometer a sua pesquisa, aumentando inclusive as chances de terminá-lo no prazo.
2. Assinale a seguir a alternativa que NÃO apresenta um dos tipos de trabalhos acadêmicos:
R: Coleta de dados.
3. Ao seguirmos a ordem das razões,
podemos afirmar que a formulação de uma hipótese de pesquisa decorre da problematização. Logo, assinale a melhor alternativa para a definição de hipóteses.
R: As hipóteses são as possíveis respostas encontradas para o problema formulado.
4. A escolha do tema da pesquisa é o momento em que o pesquisador deve cuidar para:
I. Definir com clareza o que será estudado; II. Escolher o tema após pesquisar a bibliografia sobre o assunto; III. Solicitar ao professor que escolha o tema da pesquisa; IV. Escolher um tema inédito e atrativo que ainda não possua bibliografia considerável.
R: As afirmativas I e II estão corretas.
5. Selecionar e delimitar o problema de pesquisa é importante para:
R: Diminuir a extensão do assunto a ser abordado, evitando percorrer caminhos desnecessários, possibilitando o aprofundamento dentro dos aspectos que realmente são fundamentais ao desenvolvimento da pesquisa.
6. Sobre a produção textual acadêmica/científica é correto afirmar:	
R: Um texto acadêmico apresenta discussão de idéias, métodos, técnicas, processos e resultados de investigações teóricas ou práticas.
Exercícios Aula 6.
1. Dentre as opções abaixo, assinale a afirmativa CORRETA que trata da estrutura universal formada por elementos que auxiliam na organização do conteúdo do trabalho científico:
R: Na composição de um trabalho acadêmico, a ABNT estrutura as partes do trabalho em três segmentos. Esses são chamados de elementos pré-textuais; textuais e pós-textuais, com partes obrigatórias e facultativas.
2. Na formatação de um trabalho acadêmico, diversos itens devem ser considerados, dentre os apresentados abaixo, assinale a opção CORRETA.
R: Fonte, margem e capa representam itens de grande importância para a formatação de um trabalho acadêmico.
3. Qual a parte do trabalho abaixo não é obrigatória no seu trabalho de pesquisa?
R: Epígrafe.
4. Indique qual das alternativas abaixo corresponde à ordenação correta de uma referência bibliográfica:
R: GOMES, L. Fernando. Novela e sociedade no Brasil. Niterói: EdUFF, 1998.
5. Ao redigir um trabalho científico, é imperioso referenciar os autores utilizados. Assinale a opção em que  a referência a uma obra está de acordo com as regras da ABNT:
R: ABRANCHES, M. A cidade sustentável. 2.ed. Rio de Janeiro: Livre Pensar, 1999.
6. De acordo com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, para apresentação dos trabalhos acadêmicos, a única opção incorreta é:
R: Na capa deve conter o nome do autor da pesquisa e do orientador.
Exercício aula 7.
1. Citação é um dos recursos utilizados em trabalhos científicos para trazer ao texto em elaboração uma informação extraída de outra fonte. A classificação permite dividi-la em três tipos, dos quais a citação direta é a mais aplicada. Qual das opções abaixo representa a correta definição para a citação direta?
R: Reprodução de parte do texto consultado e extraído do texto fonte, sem alterações de forma e conteúdo.
2. Numa citação, quando aparece o sinal [...] significa que:
R: uma ou mais palavras do texto original foram suprimidas.
3. Marque a opção em que há citação de citação:
R: Para Graves e Hodge, apud Barrass (1979:91) constam do estilo a eliminação de dificuldades e apresentação apropriada.
4. Estudamos as regras para citação. Aprendemos a fazer citações diretas, indiretas e citações de citações. Nesse sentido, marque a única opção correta:
I - até três linhas ficará no corpo do seu parágrafo sem aspas duplas.
II - A fonte da citação deve ser sempre referenciada.
III - As aspas simples nunca devem ser usadas para indicar citação no interior da citação.
IV - com mais de três linhas deve ser inserida no corpo do parágrafo entre aspas duplas.
R: O item II está correto.
5. Observe as citações abaixo e responda: quais os tipos de citações expressam?
1 - "Francis Bacon (apudLAHR, 1958, p. 377; JOLIVET, 1957, p. 88) sugeriu algumas regras para a experimentação:"
 2 - "Cada ciência ou área de conhecimento em particular possui um vocabulário técnico específico que precisa ser de domínio comum de seus praticantes" (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007, p. 19)
3 - Kant (1996) concebia a intuição como o conhecimento que se relaciona imediatamente com os objetos, ou seja, que mostra realidades singulares e que não depende da abstração, isto é, aquilo que se sabe, sem precisar deduzir para concluir.
R: Citação de citação/ 2 - citação direta curta/ 3 - citação indireta
6. Estudamos que ao elaborarmos uma citação, devemos tomar alguns cuidados. Nesse aspecto, observe o exemplo abaixo e, em seguida responda ao que se pede.
 "não se mova [como se isso fosse possível], faça de conta que está morta" (CLARAC & BONNIN, 1985, p. 72). Temos:
Qual o tipo de sistema de chamado utilizado, o tipo de citação e recursos?
R: citação direta, sistema autor-data, interpolação.
Exercícios aula 8.
1. Assinale a opção que contém a referência que NÃO está de acordo com a NBR 6023 da ABNT:
R: CÂNDIDO, Antônio. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 5. ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1975.
2. Aprendemos em nossas aulas que o uso de  Referência não é uma escolha, mas uma obrigatoriedade em trabalhos acadêmicos.  Assinale, entre as opções abaixo, aquela em que os elementos da referência estejam na ordem correta de apresentação:
R: QUEIRÓZ, E. O crime do Padre Amaro. 25. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2000. 277 p.
3. Maria Lúcia de Arruda escreveu Temas de Filosofia, páginas 13 a 18 do livro organizado por Luiz Fonseca, intitulado Problemas da Juventude Brasileira. Em sua segunda edição, esta obra foi publicada no Rio de Janeiro, em 2010, pela Editora Agir.
A partir das informações acima, marque a ÚNICA opção que mostra a referência correta da obra relacionada, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), NBR 6023/ 2002:
R: ARRUDA, Maria Lucia de. Temas de filosofia. In: FONSECA, Luiz (Org.). Problemas da juventude brasileira. 2.ed. Rio de Janeiro: Agir. 2010. p. 13-18.
4. A definição da ABNT que afirma ser um conjunto padronizado de informações onde é permitida a identificação de documentos citados num trabalho acadêmico é conhecida por:
R: Referências.
5. Marque a opção correta, considerando também os elementos complementares na estrutura da referência, de acordo com a ABNT:
R: SCARPA, E. M. Aquisição da linguagem. In: Mussalin & Bentes (org.) Introdução à linguística: domínios e fronterias. vol 2, p. 203-232. São Paulo: Cortez Editora.
6. Bibliografia é a relação das obras consultadas ou citadas por um autor na criação de determinado texto ou seção em que se faz uma relação de livros e outras publicações. Já o termo que se refere ao conjunto padronizado de informações que permitem a identificação de documentos citados em um trabalho acadêmico é:
R: Referência.
Exercício aula 9.
1. O surgimento da Universidade marcou um momento de transição na história da humanidade. A esse respeito, leia as assertivas abaixo e marque a ÚNICA errada:
R: A universidade teve suas raízes na Europa, na Idade Moderna, por volta do século XX, tornando-se o lugar de debates e polêmicas, sofrendo intervenções reais e eclesiásticas.
2. Quando refletimos sobre a construção do conhecimento na universidade, nos deparamos de como isso nos leva ao crescimento e desenvolvimento tanto pessoal, profissional como também social. E por ser, a universidade, algo de grande relevância dentro dessa nossa sociedade, vale a pena melhor estudarmos sobre sua constituição. Logo, dentre as alternativas a seguir, marque aquela que NÃO demonstra o significado de UNIVERSIDADE.
R: Sistemas e sociedade.
3. A Universidade, desde sua criação na Europa Medieval, por volta do século XI, não se configura como uma instituição de um modelo só, adotado em todos os países. Estudamos alguns modelos em nossas aulas.  Sobre a função da Universidade na vida das pessoas, podemos afirmar assim que seu papel:
R: é educar pessoas para trabalhar
com o saber, fornecendo as condições para que estas pessoas sejam capazes de utilizar o conhecimento em um mundo complexo de forma crítica e autônoma.
4. A produção científica na universidade tem como objetivo o exercício da nossa capacidade de pensar e discernir, direcionados para análises de ambientes, dados e situações diversas. O que exige procedimentos intelectuais e técnicos (Gil, 1991). No procedimento técnico está incluída a pesquisa acadêmica cujo objetivo é construir:
R: Um conhecimento inteligível, simples, preciso, verificável e eficaz na realidade.
5. A Universidade tem o papel de fomentar à prática da pesquisa, ou seja, o aluno deve ser capaz de uma produção de conhecimento autônoma. Para tanto, o que deve ser privilegiado:
R: A possibilidade de sistematizar e problematizar novas ideias, a partir dos conceitos e métodos estudados.
6. A construção crítica do conhecimento está relacionada a um ensino. Desta forma assinale a opção correta no que diz respeito à construção do conhecimento.
R: A preocupação do estudante para a construção do conhecimento deve estar focada no exercício do pensamento crítico, consciente do que vem acontecendo em sua sociedade e no mundo.
Exercício aula 10.
1. Segundo a Lei 9394/94, a universidade deve exercer suas práticas educativas, com uma inserção social contextualizada. E para tal tarefa, deve observar Padrões Referenciais, focado no perfil de competências e habilidades. O que são competências e habilidades?
R: São modalidades que estruturam a inteligência (ações e operações).
2. Na Universidade cada curso expressa a sua leitura de mundo e deve contribuir, em seu conjunto, para uma discussão sobre os rumos da sociedade. É preciso, então, pensar a construção do conhecimento a fim de elaborar um saber sobre a prática que realiza. E essa é a função de um:
R: Projeto político pedagógico.
3. Estudamos sobre projeto político pedagógico (PPP) na aula 10 e vimos que a inclusão da palavra político nesse termo PPP expressa um conceito importante para a sociedade contemporânea. Qual é esse conceito?
R: Que a ação pedagógica no ensino superior precisa ser transformadora e preparar o universitário para o exercício da cidadania e de sua profissão.
4. A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade. É uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica. Nesse texto, o projeto político-pedagógico se constitui como:
R: Definição de princípios e diretrizes que constituem o planejamento da instituição de ensino.
5. Como formadora de profissionais e pesquisadores em todas as áreas, a Universidade deve desenvolver reflexões sobre suas práticas, sua missão e sua identidade. Qual o instrumento teórico-metodológico que assegura e norteia essas ações dentro da  Universidade?
R: PPP (Projeto Político Pedagógico).
6. Sobre o projeto político-pedagógico (PPP) é correto afirmar:
R: Trata-se de uma exigência legal para as instituições de ensino de todos os níveis de formação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando