Buscar

exercicio 2 de cito.docx

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
Aluna: Camila Monteiro da Cunha Biomedicina 2°periodo
Disciplina: Citologia Professora: Karine Mônica Cotti Ulrich
	
ASSUNTO: Secreção/ Ribossomo/Retículo/Golgi. 
Conceitue secreção:
R: Secreção é quando ocorre síntese + exportação de um produto. 
Explique qual a finalidade sintética da célula.
R: Repor componentes gastos. 
Cite todas as organelas envolvidas no processo de síntese.
R: Núcleo: comenda a síntese, transcrição do RNAm. Ribossoma: traduz a mensagem, sintetiza a proteína. Reticulo Endoplasmático modifica a proteína e transposta. Complexo Lameloso: modifica a proteína e embala. 
Granulo de Secreção. 
Cite as etapas envolvidas no processo de síntese.
R: Transcrição; - Tradução ou Síntese; - Modificações pós-traducionais: - no reticulo endoplasmático; - no complexo de golgi; - nos grânulos de secreção; - fora da célula leva a variedade de proteínas. 
a) Qual a composição química básica dos ribossomas?
R: RNAr + proteínas.
 b) Explique a estrutura dos ribossomas:
R: Isolados: - 2 subunidades isoladas (1 menor e 1 maior) - poliribossomos: livres no citossol; aderidos ao reticulo. (Obs.: Poliribossomos: vários ribossomos unidos por uma molécula de RNAm, só se juntam na hora da síntese). 
Quais os tipos de proteínas produzidas pelos polissomas livres no citossol?
R: Produz proteínas do citossol. 
Quais os tipos de proteínas produzidas nos polissomas aderidos ao retículo endoplasmático rugoso ou granular?
R: Produz Proteínas Lisossômicas (da membrana e solúveis); Proteínas do Reticulo Endoplasmático (da membrana e solúveis); Proteínas do Complexo de Golgi (da membrana e solúveis); Proteínas Integrais da Membrana Plasmática e Proteínas de Exportação.
Explique a estrutura do retículo endoplasmático rugoso.
R: Rede de túneis que atravessa o citoplasma, formada por sáculos intercomunicantes, cujo espaço interno delimitado pela membrana é a cisterna do retículo. As cisternas do retículo endoplasmático rugoso são achatadas e paralelas. Tem polirribossomos aderidos. 
Cite todas as funções do retículo endoplasmático rugoso.
R: Associado a síntese de proteínas (- Proteínas Lisossômicas (da membrana e solúveis); - Proteínas do Reticulo Endoplasmático (da membrana e solúveis); - Proteínas do Complexo de Golgi (da membrana e solúveis); - Proteínas Integrais da Membrana Plasmática; - Proteínas de Exportação. Segregação de proteínas. Armazenamento de proteínas -> vesículas de transporte. Glicosilação inicial das proteínas. Corte do Peptídeo de Sinal (Proteólise inicial).
Diferencie o retículo endoplasmático rugoso do liso.
R: Rugoso: Tem polirribissomos aderidos as cisternas do retículo endoplasmático rugoso são achatadas e paralelas. Liso: Não tem polirribossomos aderidos. As cisternas do retículo endoplasmático liso são tubulares. 
Explique a estrutura do retículo endoplasmático liso.
R: Rede de túneis que atravessa o citoplasma, formada por túbulos e vesículas intercomunicantes, cujo espaço interno delimitado pela membrana e a cisterna do retículo. As cisternas do retículo endoplasmático liso são tubulares. Não tem polirribossomos aderidos. 
Enumere as funções do retículo endoplasmático liso.
R: 1° Segregação de substancias por ele produzidas. 2° Armazenamento de substancias por ele produzidas. 3° Transporte de fosfolipídios. -> vesícula de transporte: Golgi, lisossomas e membrana plasmática. -> proteínas citossólicas transportadoras: mitocôndrias, plastos, peroxissomas e núcleo. 
4° Síntese de lipídeos fosfolipídios. 5° Inativação de drogas (desintoxicação). 6° Reservatório de Cálcio (músculo estriado). 7° Solubilização da bilirrubina. 8° Ressíntese de triglicerídeos (intestino). 9° Metabolismo de Glicogênio (glocogenólise). 10° Síntese de Esteroides (junto as mitocôndrias). 
Qual a localização do complexo de Golgi nas células?
R: Células Polarizadas: em um dos polos. Células Não Polarizadas: ficam espalhados.
Explique a estrutura do complexo de Golgi ao microscópio óptico e eletrônico.
R: Ao microscópio óptico aparece como um novelo preto. Ao microscópio eletrônico ocupa um dos polos nas células polarizadas e é espalhada nas células polarizadas. 
Explique as funções do complexo de Golgi.
R: O Golgi é uma via secretora - Endereçamento de substâncias: direciona para a via secretora ou lisossômica. Concentração (desidratação) e embalagem de lisossomos -> brotamento de lisossomos. Concentração (desidratação) e embalagem de grânulos de secreção -> brotamento de grânulos de secreção (via de secreção). Renovação da membrana. 
Acabamento final das moléculas de secreção. ->proteólise final: ativação de pró-proteína ativa, ex: transforma pró-insulina em insulina ativa. -> acabamento final das macromoléculas, ex: glicosilação final de glicoproteínas.
ASSUNTO: LISOSSOMAS, PEROXISSOMAS E PROTEOSSOMO
Descreva a morfologia dos lisossomas.
R: Os lisossomos são organelas com características morfológicas e dimensões muito variáveis, que ocupam 5% do volume da célula e estão presentes em todas as células animais, com exceção das hemácias. 
2) Classifique os diversos tipos de lisossomas dando exemplos
R: Atualmente são conhecidos quatro tipos de lisossomos, o primeiro deles é o lisossomo primário; os outros três tipos podem ser agrupados em lisossomos secundários:
O Lisossomo Primário ou Grânulo de Reserva é um corpúsculo cujo conteúdo enzimático é sintetizado pelos ribossomos e acumulado no retículo endoplasmático. A partir do retículo dirigem-se para o aparelho de Golgi, considera-se que a região trans no aparelho de Golgi participa na formação do lisossomo primário.
Heterofagossomo ou vacúolo da digestão surge após a ingestão pela célula (por fagocitose ou pinocitose) de material estranho. Este corpúsculo contém material ingerido envolto por uma membrana. A intensidade da digestão depende da proporção, da natureza química do material e da atividade e especificidade das enzimas lisossômicas. Sob condições ideais a digestão resulta em produtos de baixo peso molecular que atravessam a membrana lisossômica e podem ser incorporados à célula.
Os Corpos Residuais formam-se quando a digestão é incompleta podem permanecer por longo tempo na célula e provavelmente desempenham algum papel no processo de envelhecimento.
O Vacúolo Autofágico ou Autofagossomo, é um lisossomo especializado em digerir partes da célula que o contém (por exemplo uma mitocôndria ou um retículo endoplasmático).
3) Explique as funções dos lisossomas
R: - Fazer a degradação e digestão de partículas originárias do meio exterior às células;
 - Reciclar (função de renovação celular) outras organelas celulares que estão envelhecidas. Este processo é conhecido como autofagia.
4) Explique as doenças relacionadas aos lisossomas
R: Doença de Tay-Sachs
É uma doença hereditária e é consequência do mal funcionamento das enzimas dos lisossomos das células nervosas do cérebro. Essa deficiência causa lesões graves e irreversíveis determinando retardo mental ou até mesmo a morte.
Silicose
A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão. A silicose comumente afeta os mineiros, após anos de inalação da sílica presente no ar dos túneis e galerias. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares furando células e rompendo os lisossomos que derramam suas enzimas que destroem as células, ação conhecida como apoptose e como consequência os alvéolos. A silicose causa dificuldade respiratória e baixa oxigenação do sangue, provocando tontura, fraqueza e náuseas, incapacitando o trabalhador.
5) Descreva a morfologia dos peroxissomas animais
R: Peroxissomos são bolsas membranosas que contêm alguns tipos de enzimas digestivas. Sua semelhança com os lisossomos fez com que fossem confundidos com eles até bem pouco tempo.
Entretanto, hoje se sabe que os peroxissomos diferem dos lisossomos principalmente quanto ao tipo de enzimas que possuem.
6 ) Explique as funções dos peroxissomas animais
R: Os Peroxissomas são organelas caracterizadas pela presença de enzimas oxidativas que transferem átomos de hidrogênio de diversos substratos para o oxigênio. Outra característica funcional dos peroxissomas é conter a maior parte da catalase celular, enzima que converte peróxido de hidrogênio em água e oxigênio. A atividade da catalase é importante porque o peróxido de hidrogênio que se forma nos peroxissomas é um oxidante energético e prejudicaria a célula se não fosse eliminado rapidamente.
7) Explique as doenças relacionadas aos peroxissomas animais
R: Doenças da Biogénese Peroxissomal (DBPs) - grupo de desordens cerebrais de desenvolvimento com uma prevalência de 1:50000 e que geralmente conduzem à morte durante a infância. Estas doenças são causadas por mutações nos genes PEX que codificam peroxinas, proteínas necessárias para a biogénese dos peroxissomas e para a importação de proteínas da matriz e da membrana peroxissomal. Consequentemente, os peroxissomas podem estar completamente ausentes devido a um defeito na sua formação ou estarem presentes como compartimentos membranares vazios ("ghosts") devido a defeitos na maquinaria de importação das enzimas peroxissomais. Este grupo de doenças inclui o espectro Zellweger que engloba o Síndrome de Zellweger (SZ), a Adrenoleucodistrofia Neonatal (ALDN) e a Doença de Refsum Infantil (DRI); e o espectro CDPR do tipo I que engloba a Condrodisplasia Rizomélica Punctata do tipo I (CDPR). 
Doenças peroxissomais com alterações funcionais numa única enzima - baseadas na ocorrência de mutações num único gene que vão consequentemente afetar a atividade e/ou localização da proteína peroxissomal correspondente, sendo que apenas uma função metabólica vai ser comprometida. Como tal este grupo de doenças está associado àacumulação de substratos tóxicos ou à escassez de produtos peroxissomais. Podem ser subdivididas em distintos subgrupos em função da via metabólica peroxissomal afetada: biossíntese de fosfolipídio éter (plasmalogénio), β-oxidação de ácidos gordos, α-oxidação peroxissomal, detoxificação do glioxilato e metabolismo do H2O2.
8) O que são proteossomos e quais as suas funções?
R: Proteossomos são complexos intracelulares responsáveis pela maior parte da degradação de proteínas em vários organismos. No nucleoplasma são encontrados proteossomos que são agregados em proteínas que circula com degradação, as proteínas ela está situada na região eucromática, tanto como na periferia do heterocromática e dos nucléolos. Função dos proteossomos nucleares e hidrolisar as proteínas circulando com todo controle do ciclo celular.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando