Buscar

Slide clima quente e seco

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Clima: Quente e Seco
Características climáticas
	O clima quente e seco, possui temperatura máxima entre 40 e 50ºC e mínima variando de 10 a 25ºC e baixa quantidade de chuva anual. Clima quente durante todo o dia, com média de 25°C. Chuvas escassas com média de 300 mm ao ano. Umidade do ar baixa, porém ainda mais alta que o clima desértico, cerca de 40%.
Características Arquitetônicas 
As aberturas devem ser pequenas para minimizar ganhos de calor solar direto;
As construções devem ser mais compactas(de preferência com pátios internos), de forma a protegê-las da radiação solar direta.
Chaminés de ventilação. O efeito chaminé é viabilizado pela diferença de pressão entre o ambiente externo e interno que são consequência das diferenças de temperatura entre estes meios.
Chaminés de ventilação
Características Arquitetônicas 
Quanto mais aglutinadas(unidas) forem, mais sombra projetarão umas sobre as outras. 
As paredes interiores e exteriores devem ser espessas para retardar a absorção térmica
Devem-se usar preferencialmente cores claras que refletem mais do que absorvem a radiação solar
Arborização e espelhos d’água constituem também em importantes amenizadores climáticos
 E pequenas aberturas
Espelho d'água integrado 
Espelho d'água interno
Estudo de caso: Casa Lattice / Sameep Padora & Associates
Ficha Técnica:
Arquitetos: Sameep Padora & Associates
Localização: Sidhra, Jammu
Equipe de Projeto: Sudarshan Venkatraman, Aparna Dhareshwar, Karan Bhatt
Área: 465 m²
Ano do projeto: 2015
Fotografias: Edmund Sumner
Planta Baixa
	A Casa Lattice está num novo bairro residencial na periferia de Jammu, noroeste da Índia. Seu contexto é um sintoma da natureza da urbanização que acontece na maioria das pequenas cidades indianas, as quais crescem num ritmo mais rápido que as políticas urbanas. Assentamentos informais e desenvolvimentos baseados na necessidade privada dão forma à paisagem de rápida urbanização. As estratégias de planejamento formal são meras respostas aos novos assentamentos informais. A construção num contexto como esse carece de um tecido urbano contextual distinto. O projeto tenta ser um marco urbano, sua singularidade de materiais contrasta com o lugar.
	A casa é dividida numa série de grupos horizontais. Estes grupos, se converteram numa espécie de módulo construtivo no terreno, se movendo para dentro ou fora em resposta às necessidades de luz dos espaços.
	A fachada da casa é uma resposta ao clima severo da região que é extremamente quente e seco durante oito meses do ano e, portanto, os grupos horizontais possuem este elemento vazado de madeira que atua como filtro de luz. E diminuindo a sensação térmica dentro dos ambientes.
	Cada um dos dois níveis do edifício deve ser
utilizado por famílias separadas. O programa da casa se estrutura pelo estilo de vida dos clientes, que implica no entretenimento, assim a cozinha é convertida no centro da planta ao lado da sala de estar/copa e jardim. As funções privadas dos dormitórios são situadas na parte posterior, fazendo com que os programas coletivos da sala, copa e cozinha sucedam como um espaço sem fissuras para a abertura frontal e o jardim. Todos os programas, sejam privados ou públicos, abrem-se para os lados ou a frente dos espaços de jardim.
Cortes
Fachada
Ficha técnica:
Arquitetos: 314 Architecture Studio 
Localização: Atenas, Grécia
Arquiteto Responsável: Pavlos Chatziangelidis
Engenheiro Consultor: Fotini Karagianni
Construção: Mohamed Ahmed
Área: 1000.0 m²
Ano: 2012
Fotografias: Cortesia ode 314 Architecture Studio 
Área do terreno: 7000 m².
Estudo de Caso: H3 / 314 Architecture Studio
	'H3' é uma individual casa de família de dois andares. O volume principal da casa é suportada por pilares, em que paira sobre uma piscina, dando a sensação de flutuar sobre a água como um meio de conectar-se amor do proprietário para iates. O objetivo do projeto era criar um ambiente ergonômico de luxo com linhas simples e uma estética minimalista. A estrutura elevada também dispõe de um terraço verde plataforma para o espaço ao ar livre adicional.
	As paredes externas são esculturas de parede criado pelo escultor John Aspras, adicionando uma camada de textura para o exterior do edifício. 
	Foram usadas cores claras que refletem mais do que absorvem a radiação solar.
Planta Baixa
Planta Baixa
Corte e Vistas
Ficha Técnica:
Arquitetos: Arquitectura en estudio, Natalia Heredia
Localização: Payandé, Villeta, Cundinamarca, Colômbia
Design Team: Carlos Nuñez, Natalia Heredia
Área: 550.0 m2
Ano do projeto: 2014
Fotografias: Davis Uribe
Estudo de caso: Casa 7A / Arquitectura en Estudio + Natalia Heredia
	O desafio era projetar uma casa de campo nos arredores da cidade de Villeta (Cundimarca, Colômbia)  a uma hora e meia a oeste de Bogotá; a 967 metros acima do nível do mar, com um clima quente seco na maior parte do ano. As determinantes do terreno são muito claras; um lote com declive muito acentuado que inicia no alto de uma colina e desce para a ravina El Cojo. O programa solicitado, em 550 m² de construção, abriga 3 dormitórios, sala de estar, área de serviço, área social e áreas de varanda e piscina.
	O lugar define em grande parte a concepção deste projeto. Nós iniciamos dos elementos básicos da arquitetura: A cobertura, que nos protege do ambiente hostil mas que por sua vez nos permite relacionarmos diretamente com o entorno. A cobertura, horizontal e transparente, emoldura a paisagem e nos protege do sol e da chuva, ao mesmo tempo em que dilui o limite entre o lado de dentro e de fora, entre o natural e o artificial. O pátio, que é o espaço que nos permite trazer a natureza para dentro da arquitetura, nos leva a apropriarmos e controlar os elementos naturais que de outra forma estariam fora. O pátio gera uma escala íntima com relações e sensações próximas em contraste com as visuais distantes que as montanhas proveem.
	Espacialmente, a casa se organiza a partir de uma sucessão de cheios e vazios que se alojam sob a cobertura, esta se abre de um lado para as montanhas e do outro para uma série de pátios. Esta relação espacial dupla (pátio - cobertura montanhas) (perto - longe) gera diversidade e riqueza nos diferentes espaços da casa, além de gerar diferentes dinâmicas de uso nas diferentes horas do dia.
	A casa está implantada no sentido norte - sul, protegendo as fachadas mais extensas e expondo as fachadas mais curtas para a radiação solar, e assim aproveitando as visuais para as montanhas e para a ravina. Esta implantação permite, além disso, que a piscina e a área de varanda tenham insolação permanente no turno da manhã e da tarde, sem ser interrompida pela sombra da casa.
	As estratégias principais para obter maior sustentabilidade no projeto partem da distribuição espacial e a implantação do projeto; o esquema de barra no sentido norte - sul minimiza a incidência solar direta nas fachadas, enquanto permite a ventilação cruzada em todos os espaços (sociais e privados) minimizando a necessidade de uso de ventilação artificial. As coberturas planas buscam isolar a radiação direta mediante o uso de caixotões ventilados e com cascalho claro como acabamento superior.
Planta Baixa 
Primeiro piso
Planta Baixa 
Segundo piso
Cortes
Cortes
Fachada
Fachada
Croqui ventilação 
Estudo de Caso: Aldar Central Market – Mercado Central - Abu Dhabi, nos Emirados Árabes
Ficha Técnica: 
Cliente Aldar Properties PJSC
Área do terreno 5,71 hectares
Área total construÍda 689.416 m²
Escritórios 60 pavimentos, 277 m, 73.256 m² (área útil), 113.834 m² (área bruta)
Área Útil total 290.046 m²
Hotel 60 pavimentos, 48 mil m² (área útil), 100.912 m² (área bruta)
Residencial 88 pavimentos, 381,6 m, 586 apartamentos, 83.038 m² (área útil), 134.617 m² (área bruta)
Souk 16.813 m² (área util), 27.369 m² (área bruta)
Emporium/Retail 68.931 m² (área útil), 107.600 m² (área bruta) 
Estacionamento
205.084 m2, 5.027 vagas
ESTRUTURA Halvorson and Partners, Chicago
ARQUITETURA Foster + Partners, Londres
COLABORAÇÃO PARA ARQUITETURA Planar
Engenharia mecÂnica e elétrica e Desempenho ambiental BDSP Partnership, Londres
Consultoria de fachada Arup
Gerência de projeto WS Atkins
Engenharia de custo EC Harris International
Segurança contra incêndio Warrington Fire, Dubai
Engenharia de trânsito Systematica, Milao
Elevadores Lerch Bates & Associates, Sheerwater
	Aldar Central Market – Mercado Central- O empreendimento misto fica no centro histórico de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, ocupando os seis hectares de duas quadras com um grande mercado e três torres: um residencial com 88 pavimentos, um de escritórios e um hotel, ambos com 58 pavimentos, ainda em construção, totalizando 750 mil m².
Coberturas e vitrais protegem espaços internos da radiação excessiva em mercado criado por Norman Foster para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes
Tradição e tecnologia se unem para o conforto e a eficiência energética da arquitetura comercial no deserto.
Estreitos corredores formam um caminho quase labiríntico e revelam cheiros, cores, texturas e um vaivém de pessoas em busca de produtos para trocar e comprar. 
Circulações de aproximadamente 3,6 metros
Térreo
Superior
Cobertura
Corte
Obrigado!
Bibliografia: 
http://www.brasilescola.com/geografia/tipos-climas.htm
http://www.archdaily.com.br/br/624554/casa-7a-arquitectura-en-estudio-mais-natalia-heredia
http://movimentoterras.blogspot.com.br/2012/09/a-ventilacao-natural-e-o-fenomeno-da.html
http://www.archdaily.com.br/br/771333/casa-lattice-sameep-padora-and-associates
http://designaddicts.com.au/platform/2013/03/25/h3-house-by-314-architecture/?lang=pt
http://www.archdaily.com.br/br/01-94817/h3-slash-314-architecture-studio
http://www.archdaily.com.br/br/624554/casa-7a-arquitectura-en-estudio-mais-natalia-heredia/5372b76fc07a80963400001c-casa-7a-arquitectura-en-estudio-natalia-heredia-diagram?ad_medium=widget&ad_name=navigation-prev

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais