Buscar

Hormônios do Sistema Digestório

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201307640399)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Relacione as colunas e marque qual alternativa expressa a correta sequencia de números: 1. Colecistocinina 2. Somatostatina 3. Gastrina 4. Histamina 5. Secretina 6. Peptídeo inibidor gástrico (GIP) 7. Acetilcolina 8. Grelina 9. Leptina ( ) É um hormônio; faz estímulo para a secreção de bicarbonato pelas células dos ductos pancreáticos. Promove inibição das ¿células G¿ e células oxínticas. ( ) Efeito depressor da fome, ligado à composição corporal, ou seja, seu objetivo é o controlar a massa adiposa. ( ) É um hormônio; estimula a secreção de insulina pelas células B-pancreáticas das Ilhotas de Langerhans, quando da presença de glicose na luz intestinal. Retarda o esvaziamento gástrico e reduz a secreção de HCl. ( ) É um hormônio liberado quando do estímulo pela presença de produtos da hidrólise lipídica e protéica. Promove contração da vesícula biliar e relaxamento do Esfíncter de Oddi. ( ) É um parácrino secretada por células enterocromafins quando da chegada do bolo alimentar ao estômago. Estimula a secreção de HCl. ( ) Sua produção é inibida pela secreção das células ¿D¿ quando o pH estomacal torna-se muito baixo. ( ) É um indutor de Fome e pode estimular a secreção de PYY no Hipotálamo. ( ) É um neurócrino que estimula a motilidade e as secreções do sistema gastro-intestinal. Faz transmissão pós-sináptica de fibras eferentes parassimpáticas. ( ) A produção acontece pelas células I duodenais. Promove contração do piloro (diminuição do esvaziamento gástrico) e faz estímulo para secreção enzimática das células acinares do pâncreas.
		
	 
	5-9-6-1-4-3-8-7-1
	
	3-6-5-4-2-8-1-9-7
	
	5-7-4-1-2-9-6-3-8
	
	1-9-2-4-3-6-7-8-1
	
	1-8-3-1-4-5-7-9-2
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307498753)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Deglutição é o ato de engolir alimentos que começa na vida fetal. Por meio da deglutição, o bolo alimentar que estava na boca chega ao estômago, passando pela faringe e pelo esôfago. Com relação ao mecanismo da deglutição é correto afirmar que:
		
	 
	Leva ao relaxamento dos esfíncteres esofágicos.
	
	É um reflexo coordenado no nível da medula espinhal.
	 
	Está associado ao fechamento da epiglote sobre a abertura da laringe.
	
	É auxiliado pela presença dos sucos salivar, esofágico e gástrico.
	
	Depende de nervos somáticos e parassimpáticos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307406272)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Algumas glândulas auxiliam o complexo sistema de digestão e absorção. Podemos destacar: vesícula, fígado e pâncreas. Considera-se correto afirmar:
		
	
	A absorção pode ocorrer na boca, estômago ou intestino delgado, dependendo do nutriente.
	
	A vesícula armazena suco pancreático e em determinado momento este vai ajudar na digestão proteica.
	
	O pâncreas armazena bile e em determinado momento esta bile vai ajudar na digestão de gordura.
	 
	A digestão pode ocorrer na boca, estômago ou intestino delgado, dependendo do nutriente.
	
	A vesícula armazena bile e em determinado momento esta bile vai ajudar na digestão proteica.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307492815)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	O suco pancreático rico em solução alcalina é secretado em grande quantidade em resposta à presença do quimo nas porções superiores do intestino delgado e ao estímulo do hormônio:
		
	 
	Colecistocinina
	 
	Secretina
	
	Peptídeo Inibitório Gástrico
	
	Insulina
	
	Gastrina
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307493473)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A respeito dos fatores hormonais, secretados no sistema digestório, responsáveis por uma função controladora da ingestão alimentar, antes da absorção intestinal de glicose, avalie as afirmativas abaixo:
I. A grelina, a colescistocinina, o GLP-1 e o peptídeo YY, são alguns dos hormônios gastrointestinais que controlam a ingestão alimentar.
II. A grelina tem ação estimulante da fome, o efeito seria de uma maior ingestão de alimento, isto é, o centro ventromedial da saciedade no hipotálamo seria inibido pela ação da grelina.
III. A colecistocinina representa o fator hormonal de origem gastrointestinal mais proeminente no controle da ingestão alimentar. 
IV. Predominando os efeitos controladores da ingestão alimentar, a grelina determinaria outras ações, com aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca, inibição da motilidade colônica e das secreções endoexócrinas do sistema digestório em geral. 
V. A grelina, por feed-back negativo, estimularia, no próprio hipotálamo, a secreção de outro hormônio, que representaria sua contrapartida funcional o PYY ou peptídeo YY, esse inversamente, pode promover a sensação de saciedade ou antioréxica.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	IV, V
	
	I, II, IV
	
	II, III, IV, V
	
	I, III
	 
	I, II, III, V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais