Buscar

3a aula

Prévia do material em texto

7.	Concepções do Direito: 3ª aula 22.08.2012.
	
	O QUE É O DIREITO?
	
	A definição de direito não pode ser válida para toda a humanidade e para todos os tempos. O direito muda. A definição deve especificar qual o período e qual ordenamento jurídico está se referindo. Direito universal. 
	Primeiras codificações e Constituições, com base na sociedade capitalista:
- EUA – após Independência de 1776;
-França – após Revolução de 1789.
A POSIÇÃO DO DIREITO NA ENCICLOPÉDIA DO CONHECIMENTO 
1.    	Aristóteles: Ciências Teóricas, Práticas e Produtivas. 
 	· DIREITO: Conhecimento que se dirige ao “agir”. 
	· Ciências Práticas: visam ao conhecimento para que ele sirva de guia à ação. 
  2.   	Comte:  Parte da Sociologia (Física Social) 
  3.   	Pearson: Ciências concretas biológicas 
  4.   	Kantorowicz: Ciências de Valores   
5.   	Hans Kelsen: Ciências Normativas 
6.    	Dilthey: Ciências Humanas ou Culturais 
7.    	Paulino Jacques: Política 
DEFINIÇÕES APOLOGÉTICAS (discurso apaixonado para defender e justificar algo)
ABORDAGEM NEUTRA – Kelsen – tentou evitar os valores e ideologias pessoais.
	a)	DIREITO POSITIVO: “o direito histórico e objetivamente estabelecido, efetivamente observado, encontrado em leis, códigos, tratados internacionais, costumes, regulamentos, decretos etc.” (Paulo Dourado Gusmão). 
	b)	DIREITO NATURAL: “atribuídos a Deus, à razão, ou havidos como decorrentes da natureza das coisas, independem de convenção ou legislação, e que seriam determinantes, informativos ou condicionantes das leis positivas” (Hermes Lima). 
	c) 	DIREITO ESTATAL: é o conjunto de normas estabelecidas pelo Estado, para reger a vida social. 
	d)	DIREITO SUBJETIVO: é a faculdade ou poder reconhecido ao titular do direito. É o poder ou a faculdade de exigir de uma pessoa uma prestação capaz de satisfazer um interesse legítimo. É o Direito como faculdade. DIREITO OBJETIVO: ordenamento jurídico.
	e)	DIREITO COMO INTERESSE: é aquele instituído em benefício de seu titular. 
	f)	DIREITO COMO FUNÇÃO: é aquele instituído em benefício de terceiros e não, em benefício do titular. 
	g)	DIREITO JUSTO: é o bem devido por Justiça ou a conformidade com as exigências da Justiça. “Direito é o que é devido a outrem, segundo uma igualdade”. 
	h)	DIREITO COMO RAMO DO CONHECIMENTO: “a investigação metódica e racional do fenômeno jurídico e a sistematização dos conhecimentos resultantes” (Luiz Fernando Coelho).   
	i)	DIREITO COMO FATO SOCIAL: “o Direito é um fenômeno da cultura” (Köhler). 
	j)	DIREITO COMO IDÉIA NATA: considera o sentimento de Direito e de Justiça como parte integrante da natureza humana, transcendendo, pois, a experiência. 
	k)	DIREITO COMO NOÇÃO HISTÓRICA: “os direitos transformam-se à medida que se alteram os interesses da vida. Interesses e direitos são historicamente paralelos” (Ihering). 
	l)	DIREITO COMO EXPRESSÃO HISTÓRICA DA CLASSE DOMINANTE: “as relações jurídicas, bem como as formas de Estado, não podem ser explicadas por si mesmas, nem pela chamada evolução geral do espírito humano; estas relações têm, ao contrário, suas raízes nas condições materiais de existência” (Karl Marx). 
	m)  	OUTRAS CONCEPÇÕES: Disponível, Indisponível, Adquirido, Inato, Convencional. 
	n) DIREITO COMO DEVER SER SOCIAL: Direito é um conjunto de regras que indicam aquilo que devemos (ou não devemos) fazer. DEVER SER.
	o) DIREITO E COERÇÃO: O direito é um dever ser, cuja aplicação é garantida pela ameaça de penalidades aplicáveis pelas autoridades estatais.
KELSEN – teoria pura do direito. Não examina as forças sociais que influenciam a criação e a aplicação do direito.
EHERLICH – direito e sociedade. 
ABORDAGEM CRÍTICA:
	“O direito moderno como um instrumento de dominação, que legitima a exploração econômica e a exclusão social, já que é aplicado de forma seletiva em detrimento dos grupos socialmente fracos e contribui para a preservação dos privilégios dos poderosos, reproduzindo a desigualdade social.” Rejeição entre direito e justiça.
	Além da postura pessoal do autor, temos os seguintes critérios:
a) Origem do direito: do Estado ou das práticas sociais;
b) Forma do direito: pode ser escrito ou costumeiro;
c) Conteúdo do direito: estável ou mudanças; expressa deveres morais ou vontade política; favorece hierarquia social, política ou igualdade. 
	Critérios:
	Origem
	Forma 
	Conteúdo
	Garantia de aplicação
	Postura do autor
	Elementos:
	Estado
Sociedade
	Lei escrita
Costume
	Estável
Mutável
Dever moral
Vontade política
Hierárquico
Igualitário
	Violência
Consenso
	Apologética
Crítica
Neutra
8.	Direito – Ciência Normativa Ética: “a finalidade do Direito não é o simples conhecimento ‘teórico’ da realidade jurídica, embora esse conhecimento seja importante. Não é, também, a formulação de quaisquer regras ‘técnicas’, eficazes e úteis, apesar da grande importância da técnica jurídica. A finalidade do Direito é dirigir a conduta humana na vida social. É ordenar a convivência de pessoas humanas. É dar normas ao ‘agir’, para que cada um (indivíduo ou sociedade) tenha o que lhe é devido. É, em suma, dirigir a liberdade, no sentido da Justiça” (André Franco Montoro).
	
� PAGE \* MERGEFORMAT �3�

Continue navegando