Buscar

plano de aula 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CASO CONCRETO 1- CIVIL II
Aluna: Edivânia dos Santos E. Da Silva
Professor : Daniel Navarro 
Matrícula : 201402491859
Caso Concreto 1
Da leitura do material didático, autor Flávio Tartuce, p. 03-39, responda:
É correto afirmar que as normas de Direito Obrigacional são hoje as que mais se aplicam com frequência? Explique sua resposta.
Sim. Uma vez que o direito obrigacional foi criado para regular o Direito patrimonial entre o credor e o devedor quando há a necessidade do cumprimento de alguma prestação, com o objetivo de que o prejuízo recaia sobre as coisas e as condutas ao invés de recair sobre os direitos personalíssimos do devedor.
. Os princípios da eticidade e da social idade se aplicam ao direito obrigacional? Ao responder, explique os princípios.
Sim. Quando se deseja fazer o contrato com alguém, espera-se que este negócio jurídico esteja fundado nos princípios de eticidade e da socialidade na medida em que esperasse que o negócio se pautado pela boa fé e pela transparência, protegendo a dignidade da pessoa humana, promovendo o bem comum e o equilíbrio contratual.
. Há diferença entre obrigação, dever, responsabilidade, ônus e estado de sujeição? Explique sua resposta e dê um exemplo de cada situação.
Sim. A Obrigação é comprometimento de uma pessoa com outrem:
Contrato de compra e venda; o dever jurídico é a observância da lei sob pena de sansão: Não danificar patrimônio alheio; a responsabilidade é a consequência do descumprimento de uma obrigação: indenizações; o ônus é o encargo que a pessoa tem para utilização de um bem: O IPVA; e o Estado de sujeição é a obediência a determinada ordem: Divórcio.
 
Caso Concreto 2
Identifique as fontes das seguintes obrigações:
Obrigação alimentar decorrente de parentesco. (Ato jur. S. Censo)
Obrigação de indenizar uma pessoa que foi atropelada. (Ato Ilícito)
Pagar uma recompensa. (Ato unilateral)
Pagar o café comprado na cantina durante o intervalo. (Contrato)
Pagar uma nota promissória. (Título de Crédito)
 
Questão Objetiva
Assinale a alternativa correta:
A obrigação se refere a um dever de realizar uma prestação, portanto, é dever jurídico derivado, decorrente, por exemplo, de um contrato de compra e venda.
A responsabilidade é a consequência patrimonial do descumprimento de uma obrigação, tratando-se, portanto, de dever jurídico originário, como é o caso do dever de indenizar.
A servidão é uma espécie de obrigação propter rem uma vez que limita a fruição e a disposição da propriedade.
A obrigação de pagar o condomínio é considerada um ônus real.
↘O vínculo jurídico é considerado o elemento abstrato ou imaterial das obrigações uma vez que é o liame que une o sujeito ativo ao sujeito passivo, conferindo ao primeiro o direito de exigir do segundo uma determinada prestação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes