Buscar

plano de aula 4

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CASO CONCRETO 4- CIVIL II
Aluna: Edivânia dos Santos E. Da Silva
Professor : Daniel Navarro 
Matrícula : 201402491859
Aplicação Prática Teórica
Caso Concreto 1
(CESPE – ABIN Oficial Técnico de Inteligência – 2010 – adaptada) A obrigação de dar coisa incerta apresenta um estado de indeterminação transitório. Certo ou errado? Justifique sua resposta. 
↘Certo. A afirmação está correta porque o objeto da prestação é incerto, porém, suscetível de determinação futura, ou seja, uma vez determinada a qualidade da coisa, ela deixa de ser configurada como “coisa incerta” e passa a ser “coisa certa”, individualizada e determinada, tal como preceitua o artigo 245 do Código Civil.
Caso Concreto 2
Pedro compromete-se com a confecção Radial, em razão de um contrato de publicidade, a só aparecer em público utilizando as roupas pela empresa fornecidas. O contrato foi firmado pelo período de um ano e com remuneração mensal fixada em R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Com relação à cláusula proibitiva contida no contrato, identifique:
Accipiens e Solvens; Objeto Imediato e Objeto Mediato.
↘De acordo com o caso em questão, uma vez que o contrato é bilateral, pode-se identificar o Accipiens como Pedro, na medida em que ele tem o direito de exigir a remuneração mensal ao cumprir a determinada cláusula contratual, assim como a confecção Radial também é o Accipiens quando exige que Pedro cumpra a sua parte do contrato, que é aparecer em público utilizando as roupas da empresa.
Por seu turno, o Solvens é identificado em Pedro pela obrigação de fazer, que seja somente fazer aparições públicas trajando vestuário da empresa, a confecção Radial também é Solvens uma vez que tem a obrigação de cumprir o acordo financeiro acordado no contrato.
Finalmente, define-se o Objeto Imediato como o compromisso de só aparecer em público utilizando roupas fornecidas pela empresa uma vez que entende se esse como a conduta de fazer; e o Objeto Mediato do contrato como as roupas da empresa que serão usadas pois elas são identificadas como a prestação em si.
Imagine que no primeiro dia de vigência do contrato a empresa Radial não encaminhou as roupas a Pedro que, necessitando ir à farmácia, aparece em público com roupa não pertencente à empresa contratante. Pedro foi fotografado por importante revista de moda. Pode, nesse caso, a empresa contratante resolver o contrato alegando inadimplemento e ainda pedir perdas e danos? Justifique sua resposta.
↘Não. Uma vez que foi a empresa que não forneceu as roupas, ou seja, Pedro não foi o culpado pelo descumprimento do contrato. Trata-se de um inadimplemento parcial na obrigação de fazer, pois houve o retardamento no cumprimento da obrigação de empresa confecções Radial pela inobservância de elementares.
Questão Objetiva
(OAB/PR - 2003) assinale a alternativa INCORRETA: 
↘a) Obrigação é a relação jurídica na qual um determinado sujeito se obriga a realizar uma prestação em favor de outro, e o conteúdo desta prestação não é necessariamente patrimonial, pois existem obrigações cuja prestação não é de caráter patrimonial. 
b) nas obrigações de dar a coisa certa, se este se perder por culpa do devedor, este responderá pelo equivalente, mais perdas e danos. 
c) A solidariedade não se presume; resulta da lei ou da vontade das partes. 
d) A obrigação de fazer é aquela que vincula o devedor à prestação de um serviço ou à realização de um ato positivo, material ou imaterial, seu ou de terceiros, em benefício do credor ou de terceira pessoa. Trata-se de uma obrigação positiva.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes