Buscar

Deafio profissional empresa L&Construção finalizado

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Desafio Profissional
ADMINISTRAÇÃO
Jean Carlo Rodrigues R.A.: 9929030243
SIDROLÂNDIA
SETEMBRO/ 2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – CEAD
POLO – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINAS: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
Desafio Profissional
ADMINISTRAÇÃO
Desafio Profissional aplicado ao Curso Superior de Administração oferecido pela Uniderp / Anhanguera Interativa – Pólo de Sidrolândia, sob a orientação do Professor Tutor Presencial: Profº. Rodolfo Marocchio, sugerido pela Profa. Ma. Grasiele A. Lourenço.
Jean Carlo Rodrigues R.A.: 9929030243
SIDROLÂNDIA
21 DE SETEMBRO DE 2015
INTRODUÇÃO
Após várias décadas de exploração desenfreada dos recursos naturais, a natureza começa a dar sinais de exaustão, com aumento da temperatura global, derretimento das geleiras da Antártida, elevação dos níveis dos mares, danos a camada de ozônio, extinção de determinadas espécies, e uma série de outras consequências gravíssimas que só atualmente foram levadas a sério pelas autoridades mundiais competentes.
Conforme o Desafio Profissional proposto, será apresentado em 5 (cinco) passos, sugestões para a criação de um programa de sustentabilidade para a empresa L&Construção, visando as vertentes da sustentabilidade econômica, ambiental e social, apresentando propostas e antecipando os possíveis resultados das ações a serem implementadas.
Serão apresentadas ações cuja a execução seja realmente praticável, ao menor custo possível, gerando o mínimo de impacto ao bom funcionamento da empresa, que adotará algumas práticas focadas na sustentabilidade e economia de recursos naturais.
IMPACTOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA O MEIO AMBIENTE.
Reconhecidamente, o setor da construção civil tem papel fundamental no desenvolvimento do país, e desta forma se torna peça chave para o atendimento dos objetivos globais do desenvolvimento sustentável. A indústria da construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor, resultando assim em uma enorme geração de resíduos. Só no Brasil, a construção gera cerca de 25% do total de resíduos da indústria.
A cadeia produtiva da construção tem um peso grande também em termos de emissões de carbono. Segundo a UNEP (United Nations Environment Programme), as edificações respondem por 40% do consumo global de energia e por até 30% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEEs) relacionadas ao consumo energético.
Quando nos referimos em “impactos ambientais”, alguns dados e informações geralmente passam despercebidos aos olhos do público em geral. Podemos afirmar que toda obra de construção civil causa algum tipo de impacto ambiental, por mais simples que seja. 
Existem soluções técnicas adequadas para minimizar os impactos que uma obra de engenharia causa, como a organização do canteiro de obras, treinamento das equipes que executam a obra, reaproveitamento de despojos de materiais contribuem a minimizar os impactos ambientais.
A empresa adquire um passivo ambiental quando ela gera obrigações para resolver danos que causam ao meio ambiente, como o dever de reduzir os impactos ocorridos. 
A Norma ISO 14001 é responsável pela certificação do SGA na empresa. A norma diz que o SGA é:
"A parte do sistema de gestão global que inclui estrutura organizacional, atividades de planejamento, responsabilidades, práticas, procedimentos, processos e recursos para desenvolver, implementar, atingir, analisar criticamente e manter a política ambiental."
O SGA estabelece como se efetuará a proteção ambiental. Sua estrutura básica contém política ambiental, estrutura organizacional, planejamento e estabelecimento de deveres e responsabilidades. E será através da Política Ambiental e da Análise das Falhas Ambientais da empresa que serão estabelecidos os Objetivos Ambientais por ela seguidos.
As etapas para o estabelecimento de um SGA na empresa são as seguintes:
Implementação: programa ambiental contendo medidas concretas, designação de responsabilidades e estabelecimento de prazos.
Checagem da implementação e da eficiência do SGA.
Adaptação dos objetivos e programas.
O SGA é baseado no ciclo de melhoria contínua, que segundo a norma ISO 14001, visa atingir melhorias no desempenho ambiental global de acordo com a política ambiental da organização. Esse ciclo define a meta e o método, executa e coleta dados, checa os resultados, e promove ações corretivas, preventivas e de melhoria. 
SUGESTÕES PARA O PLANO DE SUSTENTABILIDADE DA EMPRESA L&CONSTRUÇÃO
Considerando que o Desenvolvimento Sustentável está fundamentado em três dimensões: Econômica, ambiental e Social, partiremos destes princípios para nortear a elaboração do Plano de Sustentabilidade da empresa L&Construção, sugerindo propostas nestes três segmentos a fim de que a empresa adote práticas mais sustentáveis, colaborando com a sociedade, valorizando a marca da empresa e aumentando o lucro e a competitividade.
SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
	Um dos grandes desafios deste século, é sem sombra de dúvidas, reduzir a poluição gerada por combustíveis fósseis, derivados do petróleo, que não é um bem não renovável.
Outra situação está relacionada ao uso dos recursos hídricos, afetados pela falta de chuvas, como ocorreu no verão deste ano (2015), com a crise dos reservatórios do Sistema Cantareira, que gerou transtornos e racionamento na distribuição de água potável a várias cidades do estado de São Paulo. 
	Abaixo, apresento propostas de sustentabilidade econômica para aplicação a realidade da empresa L&Construção, apontando objetivos, ações e prevendo resultados baseados em pesquisas, cujas fontes serão citadas na bibliografia deste trabalho:
	3.2 AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA
	Objetivo
	Ação
	Resultado Esperado
	
Redução no consumo de energia elétrica.
	Instalação de cortinas de ar para manter a temperatura ambiente.
(Aplicável a grande sede da empresa).
	Atuar no isolamento térmico e armazenagem de energia, diminuindo o consumo do ar condicionado.
	
	 Substituição de lâmpadas "quentes" por lâmpadas "frias" (fluorescentes ou eletrônicas).
(Aplicável a grande sede da empresa).
	Lâmpadas frias tem uma maior vida útil em relação a lâmpadas quentes, e iluminam mais com menos consumo.
	
	Instalação de painéis solares.
(Aplicável a grande sede da empresa).
	Gerar parte da energia que a empresa consome.
	
	Placas e lembretes de conscientização, com orientações sobre o uso racional de energia elétrica. (Aplicável a grande sede da empresa).
	Conscientizar os colaboradores sobre a necessidade da economia de energia elétrica, desligando aparelhos e luzes quando não houver a necessidade de uso.
	
Redução no consumo de água potável.
	Captação da água da chuva por meio de um sistema de calhas, rufos e tambores, instalados no telhado da empresa. (Aplicável a grande sede da empresa).
	Utilizar a água recolhida, nas descargas dos vasos sanitários e na limpeza geral dos ambientes.
	
Redução no consumo de água potável (cont).
	Instalação de torneiras com temporizador. (Aplicável a grande sede da empresa).
	Diminuição do tempo do consumo de água, 
	
	Placas e lembretes de conscientização, com orientações sobre o uso racional de água potável. (Aplicável a grande sede da empresa).
	Conscientizar os colaboradores sobre a necessidade da economia de água potável.
	
	Descarga em 2 níveis para os vasos sanitários. (Aplicável a grande sede da empresa).
	Dar uma opção de descarga de 3 ou 7 litros por descarga.
	Reduzir custos com o transporte diário de colaboradores.
	Incentivo ao uso de transporte coletivo.
	Redução com custos de cotas de combustível.
	
	Carona Solidária.
	Reduzir a quantidade de veículos nas ruas, emissão de gases tóxicos e custos com cotas de combustíveis.
Segundo um estudo realizado pela Empresa de Pesquisa Energética “EPE”, apenas com a substituição das lâmpadas “quentes” por lâmpadas “frias”, há uma economia de 75%. É possível otimizar esses números a partir de pequenos hábitos, como apagar as luzes, ventiladores, televisores e ar condicionado nos cômodos sem utilização, e através uso otimizado de equipamentos e utilitários domésticos, economizando até 9,6 KW por mês - considerando quatro lâmpadas comuns, ligadas cinco horas por dia.
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL 
Sustentabilidade Ambiental, significará para a empresa L&Construção encontrar formas inovadoras de minimizar o impacto da empresa no meio ambiente, e reduzir custos com a conservação de água, manutenção dos mananciais e lençóis freáticos, e a redução do uso energia, bem como redução do uso de materiais de embalagens.
Abaixo, apresento propostas de sustentabilidade ambiental para aplicação a realidade da empresa L&Construção, apontando objetivos, ações e prevendo resultados baseados em pesquisas, cujas fontes serão citadas na bibliografia deste trabalho:
	4.1- AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL
	Objetivo
	Ação
	Resultado Esperado
	
Manutenção do lençol freático.
	Substituição da antiga fossa séptica, por ligação a rede de esgoto sanitário. (Aplicável a grande sede da empresa).
	Minimizar a contaminação do lençol freático por meio de dejetos humanos.
	
Coleta seletiva e incentivo a Reciclagem de material.
	Instalação de lixeiras específicas para coleta seletiva, e encaminhamento do material recolhido para usinas de reciclagem.
	A matéria processada servirá para a fabricação de produtos como papel reciclado, papelão, cartolinas, jornais, etc.
	
Controle de produtos químicos.
	Treinamento da equipe por meio do Curso Moop, e uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual,
	Armazenamento correto, evitando vazamentos ou derramamento de substâncias perigosas, tomando medidas preventivas.
	
Produtos ecologicamente corretos.
	Utilizar materiais reciclados de qualidade certificada pelo INMETRO, a fim de diminuir impactos ambientais. 
	Uso de agentes que sejam biodegradáveis, e que não agridam o meio ambiente, ou que minimizem os efeitos pós obra.
Atualmente, há grupos que buscam conscientizar a população quanto ao consumo e desperdício da água, além de realizar a proteção dos recursos hídricos e despoluição de lagos, rios, lagoas e mares.
Um dos grandes exemplos de prejuízos ambientais em nossos dias, é o rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, no distrito de Bento Rodrigues em Mariana-MG, causando um prejuízo ambiental incalculável, prejudicando vários rios, como a nascente do famosos Rio Doce, que segundo biólogos que acompanham a tragédia, atualmente está completamente morto, e levará vários anos para se recuperar.
SUSTENTABILIDADE SOCIAL
Pensando sempre no bem-estar de nossos colaboradores e da sociedade em geral, desenvolveremos ações com foco em responsabilidade social para a melhoria e qualidade de vida da sociedade. Serão realizados diversos programas, nos quais se destacam: PIP (programa de inserção profissional) fomento a políticas públicas e parcerias com entidades, educação e cultura.
	AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE SOCIAL
	Objetivo
	Ação
	Resultado Esperado
	
Responsabilidade Social.
	
Organizar o espaço nos entornos da empresa.
	Reduzir o armazenamento de entulhos em áreas urbanas, organizando o estacionamento e o entra e sai dos caminhões de entrega
	
	Integração da comunidade com a empresa.
	Oferecimento de cursos profissionalizantes gratuitos para a comunidade.
	
	
Formação de Jovem Aprendiz.
	Resgate da dignidade da atividade do trabalhador e aperfeiçoamento profissional aos jovens da comunidade.
	
Desenvolvimento pessoal, cultural e artístico.
	
Promover concursos de projetos com grande potencial artístico na comunidade.
	
Resgatar a cidadania de crianças e jovens por meio da arte, em várias expressões como dança, teatro, música instrumental, etc.
	
Desenvolvimento pessoal, cultural e artístico. (Cont).
	
Intermediação da criação de uma feira do artesanato.
	Gerar emprego e renda para a comunidade, cedendo o espaço do estacionamento para a realização de uma feira de artesanatos 1x por semana.
	
	
	
	
Para a empresa L&Construção, a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e de suas famílias, é uma preocupação constante, pois acreditamos que um colaborador bem remunerado, com uma família estabilizada, e financeiramente bem amparada de acordo com o cargo do colaborador, ajudarão a fazer uma comunidade melhor, e mais feliz para todos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
	A empresa L&Construção salienta que a sustentabilidade tem sido alvo de muita preocupação, estudos e generosos investimentos por parte das empresas, pois elas estão conscientes de que sua imagem perante a sociedade pode significar expansão de mercados e sucesso econômico financeiro. Atualmente construir uma boa imagem significa adotar posturas éticas e socialmente responsáveis, interagir com a sociedade, demonstrando sua preocupação e contribuição para a solução e amenização dos problemas sociais, culturais, educacionais e ambientais.
	A economia gerada com a adoção das novas práticas sustentáveis, retornará aos colaboradores em forma de incentivos, bônus de produção e manutenção dos projetos que serão desenvolvidos para a comunidade onde se encontra instalada a L&Construção.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Impactos ambientais causados pela construção civil; disponível em http://editora.unoesc.edu.br/index.php/acsa/article/viewFile/745/pdf_232 Acesso em 10 nov. 2015.
Sistema de Gestão Ambiental - SGA ; Disponível em http://blogecoando.blogspot.com.br/2012/07/sistema-de-gestao-ambiental.html Acesso em 11 nov. 2015.
Sustentabilidade Econômica; disponível em http://www.suapesquisa.com/economia/sustentabilidade_economica.htm Acesso em 16 nov. 2015.
Sistema Cantareira; disponível em http://www.infoescola.com/hidrografia/sistema-cantareira/ Acesso em 16 nov. 2015.
Saiba porque a lâmpada fria economiza 75% em relação à quente; disponível em http://tecnologia.terra.com.br/saiba-porque-a-lampada-fria-economiza-75-em-relacao-a-quente,7e18c172342ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html Acesso em 16 nov. 2015.
Como construir uma fossa séptica; Disponível em http://www.acqualimp.com/produto/6/fossa-septica.aspx Acesso em 16 nov. 2015.
A importância de uma sustentabilidade ambiental para todos; Disponível em http://www.atitudessustentaveis.com.br/noticias/a-importancia-sustentabilidade-ambiental-todos/ Acesso em 16 nov. 2015.
Barragem se rompe e enxurrada de lama destrói distrito em Mariana; Disponível em < http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/11/barragem-de-rejeitos-se-rompe-em-distrito-de-mariana.html acesso em 16 nov.2015.
A construção civil e seu papel no Meio Ambiente; Disponível em http://www.neutralizecarbono.com.br/blog/index.php/a-construcao-civil-e-seu-papel-no-meio-ambiente/ Acesso em 19 nov. 2015.
O que são prejuízos Ambientais; Disponível em < http://www.jusbrasil.com.br/busca?q=Preju%C3%ADzo+ambiental&c=> Acesso em 19 nov. 2015

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando