Buscar

eja atps

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
Professor Tutor Presencial: Fabrício Samuel da Silva
ANGELA MARIA DE FRANÇA					RA: 7931687851
BRUNA EDUARDA PEREIRA BARBOSA			RA: 7931682829
ELAINE DOS SANTOS BELTRÃO				RA: 7931677350
FABIANA SANTOS SILVA						RA: 7931695192
JOELMA CRISTINA SILVA PEREIRA CAMPESATO		RA: 7931681445
“Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina Educação de Jovens e Adultos”, sob orientação do professor-tutor à Vivian de Menezes.
VALPARAÍSO-SP
25 de setembro de 2015
Introdução
		O presente trabalho tem por finalidade, 
Etapa 1
Características do Educando da Educação de Jovens e Adultos
Os perfis do aluno da EJA da rede pública são na sua maioria trabalhadores proletariados, desempregados, dona de casa, jovens, idosos, Portadores de deficiências especiais. São alunos com suas diferenças culturais, etnia, religião, crenças.
O aspecto do aluno trabalhador que chega às vezes tarde na escola, cansado e com sono e querem sair mais cedo, isso quando eles vêm para a aula. Eles acham que não são capazes de acompanhar os programas ou que o programa não traz a realidade para o seu cotidiano, são vários os motivos para evadirem. O aluno trabalhar defende o prazer de aprender, e lamento faltarem, eles desistem porque precisam trabalhar. O trabalho é mais importante, é uma necessidade para o que precisam, há uma questão difícil de resolver, ou consistir em combinar escola e trabalho. Essa combinação também é problema do ponto de vista do docente, da grade curricular, da própria gestão da escola, causando desconforto para esses jovens e adultos que estudam no horário da noite. O não reconhecimento da heterogeneidade no aluno da EJA contribui para aprofundar as desigualdades educacionais ao invés de combatê-las.
Os alunos jovens ás vezes, ultrapassam a idade estabelecida para estudar diurno, Nas suas trajetórias escolares interrompidas com sucessivas reprovações e que este não parece fazer muita questão de "passar de ano" (alguns alunos), eles já foram negados na da escola básica, muitos deles são repetentes desde sua vida infantil, e são levados a estudar a noite por ser problemático no diurno, sente-se fracassados por ter sua permanência na escola com evasão com tanta freqüência.
O EJA contempla a aprendizagem contínua, que possui três dimensões: a individual, a social e a profissional. Na individual, considera a pessoa com ser capaz de construir sua própria identidade, aprendendo sobre si e sobre o mundo. Na vida social, um cidadão, para ser ativo e participativo, necessita ter acesso a informações e saber avaliar criticamente o que acontece. Na profissional se inclui a aprendizagem para o mercado de trabalho. Existe uma grande vontade política de reduzir as estatísticas de analfabetismo no Brasil, pois um país em desenvolvimento constante, não quer ter sua imagem marcada por ter um número significativo de pessoas analfabetas. O EJA tem grande importância no campo pedagógico, pois “a alfabetização representa o alicerce do processo de Educação, o portal pelo qual é necessário passar para poder continuar aprendendo”. (Timothy Ireland - Diretor do Departamento de EJA do Ministério da Educação (MEC) de 2004 a 2007). A Proposta Curricular para alunos do EJA “Os produtos possíveis da educação escolar não se reduzem ao aprendizado da leitura, escrita e Matemática” (MEC- proposta Curricular para o EJA 1º segmento). O aluno do EJA traz consigo uma bagagem de experiências que envolvem conhecimentos e saberes vividos ao longo dos anos, e ainda sua própria leitura de mundo. A atenção dos educadores deve aproveitar esse conhecimento para valorizar as atividades do cotidiano, estabelecendo relação entre o senso comum e a ciência. Língua Portuguesa A área de Língua Portuguesa abrange o desenvolvimento da linguagem oral o desenvolvimento da escrita e leitura. O modo de falar das pessoas analfabetas ou pouco escolarizadas é a expressão mais forte de toda a bagagem cultural que possuem, de suas experiências de vida.O trabalho pedagógico na área de Língua Portuguesa deve acolher a diversidade, propiciando aos educando a ampliação de suas formas de expressão, possibilitando- lhes o uso de modos de falar adequados a diferentes situações e intenções comunicativas. Quando a escrita, muitos alunos já conhecem algumas letras e sabem assinar seu próprio nome, sendo assim, no processo de aprendizagem da língua escrita, é preciso que o aluno consiga distinguir o funcionamento da representação das letras e de que forma elas poderão ser utilizadas em diferentes textos e intenções
Conclusão
Podemos concluir que papel o do docente é de fundamental importância no processo de reingresso do aluno às turmas de Educação de Jovens e Adultos. Por isso, o professor de Educação de Jovens e Adultos deve também ser um professor especial, capaz de identificar o potencial de cada aluno. O perfil do professor de Educação de Jovens e Adultos é muito importante para o sucesso da aprendizagem do aluno adulto que vê seu professor como um modelo a seguir.
Bibliografia
www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/.../GT_19_03_2010.pdf
http://www.webartigos.com/artigos/o-perfil-do-aluno-da-educacao-de-jovens-e-adultos/34725/#ixzz3meUPFV5z

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais