Buscar

compilação-de-todas-as-av1s-de-etica-na-saude

Prévia do material em texto

AV1 ÉTICA NA SAÚDE
1) Diversos autores, nos mais variados campos do conhecimento, têm ressaltado a importância de estabelecer-se uma relação ética com os recursos sociais, humanos e naturais que reponha:
uma hierarquia de valores morais e filosóficos como parâmetros do desenvolvimento.
uma hierarquia de valores econômicos e políticos como parâmetros do desenvolvimento.
uma hierarquia de valores de consumo e de lucro como parâmetros do desenvolvimento.
uma hierarquia da família sobre a escola como parâmetros do desenvolvimento.
uma hierarquia da fisiologia sobre a filosofia como parâmetros do desenvolvimento.
2) Na bioética, temas como o aborto ou a eutanásia, não podem ser moralmente debatidos em termos de satisfatoriedade ou qualidade de vida. Ou, em outras palavras, não podemos sustentar a defesa do aborto simplesmente pelo fato de que a gestante se priva de situações ou gratificações em função da gravidez. Isso significa que, comparativamente:
Podemos justificar o aborto pela qualidade de vida que a gestante perderá durante a gestação.
Podemos justificar a eutanásia em função da vontade do paciente e do pedido deste ao médico para desligar os aparelhos.
Não podemos justificar a eutanásia pelo alívio do sofrimento do paciente, pois isso é muito subjetivo.
Podemos justificar o aborto pelo nível de satisfação que a gestante deixará de ter durante a gestação.
Podemos justificar a eutanásia pelo alívio do sofrimento do paciente, pois isso é objetivo.
3) Bruno está participando de um experimento e deu seu consentimento explícito para o bom andamento da pesquisa. Contudo ele desistiu de sua participação e decidiu cancelar o consentimento. Segundo a Declaração de Helsinque:
O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento somente até o início da pesquisa.
O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento somente até três dias antes do início da pesquisa.
O sujeito, objeto da pesquisa, não pode cancelar seu consentimento em hipótese alguma.
O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento a qualquer momento.
O sujeito, objeto da pesquisa, pode cancelar seu consentimento somente até uma semana antes do início da pesquisa.
4) O transplante de órgãos e tecidos implica em uma sequência de eventos que, desde a doação até a efetivação do transplante, abarca alguns direitos fundamentais pertinentes ao doador e ao receptor. Estes direitos estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular:
à prisão de consciência e ao poder de indispor do próprio corpo.
à liberdade de inconsciência e a falta de poder de dispor do próprio corpo.
à restrição de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo.
à liberdade de consciência e a falta de poder de dispor do próprio corpo.
à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo.
5) Independente da questão da gênese do ser humano, talvez o mais importante tema ético da atualidade no que se refere à reprodução, seja mesmo o debate sobre os procedimentos de reprodução assistida. J. Goldim relata que desde o século XVIII já existem relatos médicos sobre a tentativa de realização deste tipo de intervenção. No entanto, apenas em 1978, com o nascimento de Louise Brown (que ficou conhecida como o primeiro ¿bebê de proveta¿) na Inglaterra, esse assunto tomou grande notoriedade. Louise nasceu graças um procedimento:
De reprodução com ato sexual normal em situação laboratorial, que ficou conhecida como reprodução laboratorial.
De fertilização do óvulo da mulher com os espermatozóides fora do corpo da mulher, em situação laboratorial, e sua posterior reimplantação no útero, conhecida como fertilização ¿in vitro¿.
 De uso de medicamentos combinados que estimularam os hormônios maternos e evitaram qualquer necessidade de intervenção laboratorial.
 Fertilização de um único óvulo saudável com dois espermatozoides, técnica que ficou conhecida como fertilização do óvulo saudável.
 Doação de gametas para um banco de sêmen e posterior introdução de gametas no útero da mãe, técnica que ficou conhecida como inseminação de gametas.
6) Platão atribui à formação de conceitos socráticos não só um valor mental, lógico e abstrato, mas, também, um valor:
Anormal
Paradoxo
Pictórico
Fictício
ontológico
7) Maria quer doar um rima para sua irmã, mas seu estado de saúde é muito frágil e o médico não quer liberar. Maria está muito chateada com a situação. Nesse caso,de acordo com a legislação de transplantes, podemos afirmar que:
Maria pode procurar um outro médico particular e que não faça parte da rede do SUS para realizar a cirurgia de transplante.
Maria pode vender o órgão para sua irmã, pois a legislação brasileira permite isso.
O médico está correto, pois não se pode promover uma doação se a mesma produzir no doador algum tipo de dano ou prejuízo a sua saúde geral.
Maria pode doar o órgão para sua irmã independente da liberação do médico por vias clandestinas.
O médico está errado, pois se deve promover a doação independente se a mesma produzir no doador algum tipo de dano ou prejuízo a sua saúde geral.
8) Uma importante questão ética envolvida na doação de órgão por cadáveres foi, por muito tempo, o critério de caracterização de morte. O Conselho Federal de Medicina, através da Resolução CFM 1480/97, alterou o critério de morte cardiorrespiratória para a morte encefálica, possibilitando grande avanço na viabilidade e efetividade das doações. Assim, neste tipo de doação por cadáver, a questão, hoje, resume-se praticamente à forma de obtenção (de):
oriunda de tráfico de órgãos
Doação voluntária, consentimento presumido, manifestação compulsória ou abordagem de mercado.
Doação involuntária, não consentimento presumido, não manifestação compulsória ou falta de abordagem de mercado.
apenas oriunda de acidentes de trânsito
oriunda de assassinato para obtenção de órgãos
9) Com relação à doação de órgãos de cadáver no Brasil, é correto afirmar que:
fundamenta-se no chamado consentimento presumido
só é possível quando o doador expressa por escrito sua vontade
quando não há vontade expressa a decisão é de responsabilidade da família
não é possível a doação de órgãos de cadáver no Brasil
todo e qualquer cadáver é doador de órgãos
1) José foi a uma um banco de espermas para doação. Ele tem uma fantasia de que terá muitos filhos espalhados pelo o país e um dia irá conhecer todos, mas isso não é possível porque:
Existe uma normativa que afirma que as mulheres receptoras podem ter acesso aos doadores, mas sem evidenciá-los aos filhos.
A lei prevê que os filhos de doadores de sêmen não devem ter acesso aos pais.
José provavelmente não saberá quantas mulheres foram fecundadas, mesmo podendo ter acesso a elas.
José apresentará dificuldades em saber a idade e endereço dos filhos, mesmo com acesso ao banco.
Existe uma resolução que institui que a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores.
2) No período medieval as ações morais religiosas são disseminadas socialmente, divulgando a atmosfera de uma unidade espiritual entre os homens e Deus, apesar do enriquecimento crescente da Igreja pela aquisição de feudos; já com a implantação do capitalismo, a imposição de condições sub-humanas pelo sistema fabril desencadeia o surgimento de condutas morais egoístas e individualistas. Nestas duas situações os atos morais contextualizam a posição da Igreja e do lucro como referências históricas que criam significados ou sentidos morais "específicos e particulares" com relação aos valores universais do Bem (certo/verdadeiro) e do Mal (errado/falso). Isso significa que:
As características histórico sociais dos dois contextos são insignificantes para o fato da igreja enriquecer e do lucro pelo sistema capitalista.
Nos dois contextos é levada em consideração a ética moral, mas o mal acaba sempre triunfando sobre o bem.
Os dois contextos são totalmente diferentes e a igreja não é a responsável por isto.
As condutasmorais egoístas e individualistas estão cindidas do lucro do capitalismo.
Os dois contextos conseguem adequar ou singularizar, assim, características universais normativas em circunstâncias histórico-sociais.
3) A questão da origem das idéias morais desponta nos séculos XVI-XVII. Nicolau Maquiavel chamou atenção sobre o papel da ação política "visando a sobrevivência de um grupo, não de indivíduos isolados" na formação dos conceitos éticos. Thomas Hobbes defende a tese de que o homem é antissocial, comportando-se sempre para satisfazer seu interesse pessoal e absorvendo aquilo que é bom ou vantajoso para si, o que é denominado de: 
egoísmo ético.
altruísmo ético.
coletivismo ético.
filantropismo ético.
servidão ética.
4) "Este princípio se origina do sistema psicológico da Gestalt que sustenta que o "todo é maior do que a soma de suas partes". Assim, as partes do corpo não podem ser compreendidas de modo dissociado da unidade física". A partir dos conceitos básicos de bioética qual princípio tal definição está relacionada: 
Princípio do duplo efeito
Princípio da justiça
Princípio da santidade da vida humana
Princípio da totalidade
Princípio dos meios ordinários e extraordinários de tratamento
5) Patrícia vem sentindo fortes dores de cabeça e tonturas. Não consegue mais dirigir e precisa da ajuda do marido para se locomover. Ela foi ao médico e este lhe solicitou um exame de ressonância magnética e uma tomografia computadorizada, mas patrícia não possui plano de saúde. Então recorreu ao serviço público de saúde. Como ela mora no interior, sua cidade só tem um hospital e este não possui aparelhos que façam tais exames. Ela foi para a capital com eu marido. Chegando ao hospital da cidade, recebeu a notícia que não poderia fazer os exames porque os aparelhos estavam quebrados. Como estes exames são muito caros nas clínicas particulares, Patrícia não pode fazer os exames. O tempo está passando e ela se sente cada vez pior. Dentro das definições éticas, os remédios, tratamentos e operações que não podem ser obtidos sem gasto excessivo, dor ou inconveniente ou que, se usados, não ofereceriam uma razoável esperança em beneficiar alguém são representativos dos: 
	meios publicitários
 	meios de comunicação de massa
 	meios ordinários 
 	meios políticos
 	meios extraordinários
6) Em uma pesquisa sobre a qualidade do sono em médicos intensivistas, os participantes são abordados em seu local de trabalho por um membro da equipe de pesquisa, onde são apresentados os objetivos da pesquisa e o termo de consentimento livre e esclarecido para que a entrevista possa ser agendada. Sobre o termo de consentimento, assinale a alternativa correta:
 	Tem como objetivo informar todas as informações da pesquisa, inclusive as hipóteses a serem investigadas.
 	Deve ser apresentada ao participante ao final da pesquisa de campo, após sua participação.
 	O seu papel consiste em ressaltar que não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido.
 	Foi previsto pelo Código de Nuremberg para atestar a apresentação dos riscos, objetivos e procedimentos experimentais.
 	A aplicação do termo tem caráter facultativo, cabendo ao pesquisador o discernimento acerca da sua utilização.
7) A _______________________________é considerada o mais atual e importante documento mundial sobre a ética em pesquisas na área da saúde e tem servido como base para quase que a totalidade de todos os procedimentos regulatórios sobre pesquisa biomédica.
Declaração de Helsinque
Assembléia de Saúde
Avaliação de Nuremberg
Determinação de Caracas
Conferência de Burner
8) Os xenotransplantes, por enquanto, são apenas uma possibilidade teórica. Muitos estudos vêm sendo realizados no sentido de transplantar órgãos e tecidos entre espécies distintas. Os defensores desta técnica ressaltam os argumentos de que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas. A principal delas se refere às rejeições e à possibilidade de transmissão de vírus não humanos para os receptores. Isso significa que:
Os xenotransplantes já são aprovados no Brasil.
Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para pessoas com mais de 35 anos.
Os xenotransplantes ainda não são aprovados no Brasil.
Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para casos muito graves.
Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para pessoas com câncer.
9) Os direitos que estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, denominam-se:
Direitos integrais
Direitos fundamentais
Direitos exclusivos
Direitos filiados
Direitos estratégicos
1) Um casal decidiu manter material criopreservado para posterior reprodução assistida, no entanto, o marido faleceu sem deixar autorização prévia para utilização do material e a esposa está querendo utilizá-lo para engravidar e manter a memória do marido consigo. De acordo com a legislação vigente:
A esposa pode utilizar o material criopreservado sem problemas, pois a legislação não é específica quanto a isto.
O importante para a legislação é que a esposa mantenha seu estado de saúde psicológica, portanto a lei permite que o material seja utilizado sem prévia autorização.
É preciso autorização prévia específica do (a) falecido (a) para o uso do material biológico criopreservado.
É importante que a esposa esteja de posse do material criopreservado, com total acesso e condições para realizar os procedimentos necessários, independente de autorização para utilização do mesmo.
Não é permitido preservar embriões em criogenia, portanto, o casal está agindo contra a lei e a esposa, mesmo que tivesse uma autorização prévia do marido, jamais poderia utilizar o material criopreservado.
2) A reprodução assistida ficou muito famosa a partir do nascimento do primeiro bebê de proveta. Este evento está relacionado a seguinte técnica de reprodução humana:
reprodução inócua
fertilização múltipla
reprodução eficaz
fertilização integrada
fertilização in vitro
3) A felicidade humana faz parte do trabalho de pesquisa de Pedro. Ele já observou que para o homem ser feliz é necessário que ele sinta prazer nas coisas à sua volta e isso tem a ver com as características da busca pelo bem e pela perfeição, pois ninguém gosta de ser criticado ou ficar triste. Aristóteles, assim como Pedro também estudou a felicidade, só que no campo da ética dentro da Filosofia Moral. De acordo com este pensador:
O campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.
O campo ético deveria investigar as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de extinguir a conduta humana.
O campo ético deveria preparar para a felicidade.
 O campo ético deveria impor a conduta humana o conceito de felicidade
 O campo ético por ser um conjunto de normas e regras, deve ser utilizado somente quando for estritamente necessário.
4) Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúdede todo o corpo.
o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
5) A bioética engloba áreas que abarcam aspectos práticos e normativos, através do(a) _____________.
Biopoluentes
Biovida
Biologia
Biodireito
Biodança
6) Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
nenhuma pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
a realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
7) No Brasil, a regulamentação das pesquisas envolvendo seres humanos teve seu marco inicial com a Resolução N° 01 do Conselho Nacional de Saúde (CNS) no ano de 1988. Regulamentou o credenciamento de centros de pesquisas no país e recomendou:
que as instituições de saúde tivessem um professor especialista.
que as instituições de saúde tivessem um intérprete de libras.
a criação de comitês externos nas instituições de saúde.
a criação de comitês internos nas instituições de saúde.
instituições de saúde tivessem um intérprete de braile.
8) A principal característica dos chamados DIREITOS FUNDAMENTAIS, que os diferenciam de todos os demais direitos da pessoa é que:
São direitos que só podem ser anulados em caso da própria pessoa autorizar.
São considerados como cláusulas inatingíveis por diversas constituições democráticas pelo mundo, ou seja, não podem ser alterados por legislações.
São os direitos utilizados para fundamentar as leis e constituições democráticas de diversas culturas e sociedades.
São direitos que estão assegurados por legislações democráticas, tais como votar, ter liberdade religiosa, expressar-se, etc...
São direitos originais do ser humano, sempre existiram, desde os tempos bíblicos e sempre existirão independentes de qualquer fator sociocultural.
9) Paula sofre com o fato de estar tentando engravidar há três anos sem sucesso. Então, resolveu recorrer à doação de gametas para engravidar. A questão da doação de gametas, por exemplo, é indicada para casos de casais inférteis ou no caso de que um dos membros possua doença genética transmissível para os descendentes. A Resolução CFM 1358/92 institui que, além de gratuita, a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores. O argumento principal é de que:
a mãe não precisa de um pai para criar seu filho.
O pai pode e deve saber para quem doou o seu gameta.
com este procedimento o pai poderia solicitar pensão alimentícia.
hoje as mulheres são independentes e têm condições de arcar com todas as despesas de um filho.
este procedimento evitaria problemas futuros relativos às situações emocionais e legais com repercussões no desenvolvimento psicológico da criança.
1) As novas tecnologias têm sido aplicadas em relação às alternativas de manipulação genética, no desenvolvimento de técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana. Elas estão diretamente relacionadas à:
Saúde Bovina
Doença Mental
Saúde Coletiva
Aquecimento Global
Intervenção Animal
2) Em relação à ética, na época medieval, a religião garante:
Facilidade de encontros
Penitências e punições
 Um pensamento de abertura
 Unidade social
 O bem estar dos padres
3) Maurício reside em uma cidade muito pobre. Ele tem dificuldades para sustentar sua família. Na última sexta-feira, ele entrou em um supermercado e roubou comida. Roubar, neste contexto é:
Ideal
Moral
Amoral
Imoral
Ético
4) Por uma abordagem mais geral, podemos afirmar que o princípio fundamental da Bioética é:
Debater as questões relativas à vida e à saúde de modo a promover o máximo de aprofundamento técnico e científico destes saberes.
Especificar as normas de conduta ética para os profissionais que atuam na área de saúde.
Aprofundar os aspectos tecnológicos e científicos dos debates na área de saúde que devem ser considerados para a segurança de pesquisadores e pesquisados.
Discutir as questões relativas à vida e à saúde de forma a dar a estas uma perspectiva mais humanista e não estritamente tecnicistas.
Apresentar à sociedade os problemas e condutas que possam representar perigo ou risco para as comunidades.
5) A bioética se sustenta em alguns conceitos básicos como o princípio do duplo efeito. Uma situação frequente é a ocorrência de uma determinada ação que acarreta em dois efeitos, um bom e outro mau. O primeiro resultado é legítimo e aquele que queremos atingir, o segundo é mau e não esperamos, mas é inseparável do primeiro. A questão antagônica que surge é: Devemos procurar o bem e tolerar o mal? Para lidar com estes dilemas, o princípio do duplo efeito foi formulado. Ele nos permite realizar a ação boa que tem consequências más, desde que as seguintes condições sejam respeitadas: A ação, em si mesma não deve ser má. Isto simplesmente reafirma o princípio moral fundamental que nunca devemos fazer o mal. Este é o princípio moral tradicional: O fim não justifica os meios. O fim, o objetivo é bom, mas os meios para obtê-lo são errados. O efeito mau não é desejado, mas simplesmente permitido ou tolerado. O que isto significa é que nossa intenção primeira é atingir o efeito bom. Deve existir uma razão proporcional para:
não avaliar a natureza da ação.
sempre avaliar de forma positiva a natureza da ação, mesmo que ela seja totalmente negativa.
executar a ação, apesar das consequências que ela traz.
não executar a ação, pois traz apenas conseqüências positivas.
executar a ação, pois traz apenas conseqüências negativas.
6) Ter o cuidado de alertar todos os envolvidos em uma pesquisa de seus riscos e os benefícios esperados é uma prática que visa:
Eliminar as possibilidades de futuras solicitações de patentes dos medicamentos.
Seguir as normas básicas da Bioética e orientações dos Comitês de Ética
Acelerar o processo de tabulação primária onde apenas os nomes dos envolvidos são citados.
Apenas rotina pois, os verdadeiros riscos conhecidos são ocultados para manter a ética da pesquisa.
Não ter custos com os voluntários. Agindo desta forma eles é que são responsáveis pelo financiamento da pesquisa.
7) Dr. Alberto se recusou a fazer parte de uma pesquisa no Hospital Geral onde trabalha alegando o ¿Princípio da Precaução¿. O que realmente ele quis dizer alegandoeste princípio é:
Não estava sendo devidamente remunerado para isto.
Que temia pela existência de um risco na pesquisa mesmo que não soubesse exatamente qual era. Ou seja, temia um risco desconhecido.
 Que, por ser religioso, não poderia atuar aos sábados e domingos por precaução.
 Que não estava disponível fora do horário de trabalho para as reuniões.
 Que desconhecia todos os voluntários e temia encontrar alguns amigos na pesquisa.
8) O termo que tem como significado: "dar a luz" (parto) intelectual, da procura da verdade no interior do homem, denomina-se:
menmonia
veracidade
sistema
maiêutica
artemia
9) Asha é uma indiana e chegou ao Rio de janeiro para passar férias. Ela está chocada com as roupas que as mulheres usam e o modo como as pessoas namoram nas ruas. Ela afirma que na Índia uma mulher se agarrar com um homem na rua seria totalmente proibido. Isso ocorre porque:
A moral é um conjunto de regras que diz respeito a uma determinada sociedade e cultura. Brasil e Índia tem culturas diferentes.
Asha é uma pessoa antiética e amoral e por isso está sacrificando a cultura do seu país.
A moral diz respeito às leis vigentes em um país e todos os países têm as mesmas leis.
A ética de Asha é permissiva para a cultura brasileira, mas não é permissiva para a cultura indiana.
Asha é uma pessoal imoral e antiética e não deve ser levada à sério.
1) "Associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo (e às suas partes) os mesmos princípios da dignidade e indisponibilidade por terceiros que regem os direitos da pessoa". A partir dos princípios éticos gerais que fundamentam a doação de órgãos, qual princípio tal definição está relacionada?
 	Princípio da solidariedade
 	Princípio da intangibilidade corporal
 	Princípio da autonomia
 	Princípio da totalidade
 	Princípio da gratuidade
2) Recentemente foi divulgado que nasceu uma criança através do método de reprodução assistida cujo pai já havia falecido. Sua mãe entrou na justiça para ter uma liberação a fim de utilizar os embriões fecundos antes do referido pai falecer. Isso se deu porque:
O pai não possuía material biológico preservado e foi necessária uma exumação do corpo.
A lei permite utilização de materiais criopreservados post mortem independente de autorização do falecido.
A família do falecido pai se negou à autorizar a fecundação sem a vontade do mesmo evidenciada.
A mãe se negou a fazer inseminação durante o período em que seu marido estava vivo.
O pai não havia deixado autorização prévia específica para o uso do material biológico criopreservado.
3) No Brasil existem resoluções do CFM que regulam determinados aspectos éticos relacionados à reprodução assistida. São alguns desses aspectos, EXCETO:
transplante de órgãos
consentimento informado
maternidade substitutiva
criopreservação de embriões
seleção do sexo da criança
4) Aristóteles e Platão têm em comum a vinculação da ética ao conceito de felicidade. A discordância entre eles, no entanto, se pauta da unicidade ou na separação de aspectos que constituem os mundos ou realidades. Assim, enquanto para Aristóteles há uma correlação entre estes aspectos, Platão defende que:
A realidade se divide em dois mundos distintos, porém complementares: O primeiro, derivado das ideias e, portanto, mutável e adequado aos valores e conceitos pessoais e outro imutável, permanente e objetivo, relativo aos aspectos físicos e materiais.
O mundo das ideias se subordina ao mundo físico de modo que todas as nossas ideias são apenas reflexos das coisas materiais que fazem parte de nossas experiências.
O mundo sensível e o mundo inteligível se mesclam de modo a correlacionar o ser e o conceito de bem em uma unidade ética única.
A realidade fica dividida em dois mundos distintos e contrapostos: um, superior, invisível, eterno e imutável das ideias subsistentes, outro, físico, visível, material, sujeito à transformação.
Toda ação humana está orientada para a realização de algum bem, ao qual estão unidos o prazer e a felicidade. A dor, o desprazer e a infelicidade são aspectos provenientes da distorção da ética e só existem no mundo das ideias subjetivas.
5) Rebeca é portadora de perda visual e conseguiu uma operação de correção da visão na rede pública de saúde, furando da fila, graças a seu padrinho que é Deputado Federal. Elaine tem o mesmo problema de Rebeca, mas está há três anos na fila não consegue nada. Esta situação remete a um conceito crítico em bioética que significa:
o Deputado Federal tem prestígio com o hospital que realizará a operação de Rebeca.
justiça - que exige que casos similares sejam tratados de uma forma similar e casos diferentes de maneira diferente.
Rebeca ficará boa e Elaine não.
quem é esperto leva a melhor e fica impune.
injustiça - que exige que casos similares sejam tratados de uma forma diferente e casos diferentes de maneira igual
6) Ana é uma menina de quinze anos que engravidou quando "ficou" com um menino em uma boate. Como Ana não tem dinheiro para sustentar a criança e nunca mais viu o menino, ela quer fazer um aborto. Relacionando a situação de Ana com a teoria de John Finnis tem-se que a ética não pode ser feita através de cálculos de maximização do prazer como o que era proposto pelos utilitaristas. Fazer isso seria colocar em uma equação matemática incerta probabilidades impossíveis de serem calculadas por pertencerem a variáveis passíveis de transformação em um futuro muitas vezes mais próximo do que se imagina a princípio. O que não pode ser moral e racional, ao menos a priori, e se aceito, no mínimo merece fundamentações mais firmes e convincentes. Isto é significativo de que:
tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, não pode servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
tomar como base a minimização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, pode servir como base irracional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da igreja católica.
tomar como base a maximização da qualidade de vida, ou em realidade do prazer, deve servir como base racional para se resolver questões como: a eutanásia ou o aborto.
o aborto e a eutanásia devem ser resolvidas de acordo com a vontade da pessoa ou da família.
7) O termo ética deriva de éthos, que significa:
Atitude
Modo de fazer
Essência
Moral
Modo de ser
8) Lucio está desenvolvendo uma pesquisa com um tipo de material que ainda tem propriedades desconhecidas e os pesquisadores precisam usar equipamentos especiais para lidarem com o material. Lucio está oferecendo todo o suporte aos pesquisadores, que estão utilizando os equipamentos especiais. Se correlacionarmos a caso de Lucio com o Princípio da Precaução, podemos afirmar que:
Não há correlação entre o caso de Lucio e o Princípio da Precaução.
Lucio está agindo corretamente, pois não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido.
Lucio está agindo corretamente, pois tem que se considerar como inexistente um risco desconhecido.
Lucio está agindo equivocadamente, uma vez que deve-se considerar como inexistente um risco desconhecido.
Lucio está agindo equivocadamente, pois tem que se considerar como inexistente um risco desconhecido.
9) O princípio que afirma que qualquer coleta de tecidos ou órgãos tem de passar pelo consentimento do doador, denomina-se:
Princípio da verdade
Princípio do entorpecimento
Princípio da percepção
Princípio da autonomia
Princípio da confiabilidade
1) Em 2008, a Igreja Católica publica um documento sobre aspectos de Bioética ligados à dignidade humana onde reforça o entendimento de que o início da vida humana se dá no momento em que ocorre a fecundação e considera como lícitas as tecnologias de fertilização que auxiliam os casais a procriarem, desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo em si, considerando moralmente ilícitas as tecnologias que dissociam a procriação doato sexual como a criogenia ou a fecundação ¿in vitro¿. Isso significa que:
A Igreja Católica é contra a preservação do ato procriativo em si, considerando lícita a procriação pela fecundação ¿in vitro¿.
A Igreja católica é a favor das técnicas de procriação que utilizam recursos dissociados do ato sexual em si.
A Igreja Católica é contra qualquer tipo de relação sexual, pregando que todos os casais devem praticar o celibato.
A Igreja Católica é a favor das técnicas em que são criados os bebês de proveta.
A Igreja Católica é contra a fertilização do óvulo fora do corpo da mulher e sua reimplantação no útero.
2) Entre os pré-socráticos, por exemplo, Heráclito utiliza o vocábulo éthos para situar a condição do homem "como aquela que necessita de um lugar" ou "morada", também definido como:
uma acreditaçaõ política
a casa em que se vive
a colaboração para o entendimento
um jeito de fantasiar
um -modo de estar- no mundo
3) Ricardo é um pesquisador e está desenvolvendo uma pesquisa com grupo de controle e grupo experimental. Ele acredita que sua pesquisa, por não ser na área de medicina, não envolve riscos. Podemos afirmar, então, que:
Ricardo está equivocado, pois segundo a Resolução 196/93, toda pesquisa envolvendo seres humanos não envolve riscos.
Ricardo está correto, pois segundo a Resolução 196/96, toda pesquisa envolvendo seres humanos não envolve riscos.
Ricardo está correto, pois segundo a Resolução 196/93, toda pesquisa envolvendo seres humanos está isenta de riscos.
Ricardo está correto, pois segundo a Resolução 196/92, toda pesquisa envolvendo seres humanos não envolve riscos.
Ricardo está equivocado, pois segundo a Resolução 196/96, toda pesquisa envolvendo seres humanos envolve riscos.
4) A tecnologia pode ser muito benéfica ou maléfica para o ser humano, dependendo da forma como o homem a utiliza. Novas tecnologias têm beneficiado a saúde em diversos aspectos. O mesmo equipamento de raio x que possibilita uma investigação de doenças, também emite radiação. Não podemos confundir a tecnologia em si, com:
O uso que se fará dela
A máquina a ser desenvolvida
O tipo de tecnologia fabricada
A manutenção da máquina.
O momento de execução da máquina
5) O período medieval é marcado por duas classes que marcam o regime feudal. São elas:
igreja e padres
mercadores e povo
pais e filhos escravos
posseiros e amieiros
senhores feudais e servos
6) A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates, que elaborou um método que levasse os diversos cidadãos a uma vida virtuosa. Este método é denominado:
morada
virtude
maiêutica
prudência
sofista
7) A biossegurança, a biotecnologia e a intervenção genética em seres humanos, além das controvérsias morais como aborto e eutanásia, requisitavam novas abordagens e respostas ousadas da parte de uma ciência transdisciplinar. Mais que uma metaética, a bioética engloba áreas que oscilam entre:
a biodiversidade e a biopsicologia
o biodireito e o teórico biopoder
o biofamiliar e a bioescola
a bioestética e a biofiosiologia
o bioeconômico e o biopolítico
8) As bases filosóficas da bioética começaram após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionadas a seres humanos. Deste episódio, fortalece-se também a idéia que a ciência (ou qualquer outra forma de progresso) não pode ser mais importante que o homem. Assim, tecnologias e desenvolvimento técnico devem ser controlados para:
cindir a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
paralisar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
roubar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
atrasar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
9) Em uma aula de bioética, o professor falou sobre o Julgamento de Nuremberg. Ana, aluna da classe, não entendeu muito bem e questionou sobre o assunto. O professor explicou que o Julgamento dizia respeito a um(a):
Comitê de Contas para avaliar os gastos com a Segunda Guerra Mundial.
Tribunal de Avaliação Psicológica para avaliar psicologicamente os tenentes de Guerra.
Comitê de Justiça para organizar os papéis distribuídos na Guerra sobre a ética e a bioética
Comissão de Direitos Humanos para avaliar os tratados escritos no pós guerra.
Tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra nazistas.
1) O princípio que associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo do indivíduo os princípios de dignidade e indisponibilidade inerentes à pessoa humana, denomina-se:
Princípio da intangibilidade corporal
Princípio de vulnerabilidade
Principio do duplo efeito
Princípio da tangenciabilidade emocional
Princípio da solidariedade
2) O princípio que considera que o ato de doar órgãos inclui-se na possibilidade que os individuos têm de sacrificar sua individualidade em detrimento do bem da comunidade, desde que estas não impliquem comprometimento da vida pessoal, denomina-se:
Princípio de efeito
Princípio da funcionalidade
Princípio da causalidade
Princípio de reação
Princípio da solidariedade
3) Um casal homoafetivo feminino decidiu que um bebê seria muito bem vindo à família, e para isso optou por reprodução assistida através de doação de sêmen. No Brasil, a legislação:
Autoriza que mulheres com problemas para engravidar se utilizem de técnicas de reprodução assistida, o que não é o caso do casal em questão.
Autoriza apenas a adoção para casais homoafetivos femininos e masculinos, excluindo qualquer tipo de técnica de reprodução assistida, mesmo que para mulheres independentes.
Autoriza somente famílias com união formal a se utilizarem de técnicas de reprodução assistida.
Autoriza adoção apenas para casais homoafetivos masculinos e exclui a possibilidade de reprodução assistida para casais homoafetivos femininos, oque impede o casal em questão de ampliar a família.
Autoriza que mulheres utilizem sêmen doado para gestação independente da existência de vínculo familiar formal.
6) No período medieval, os pensadores cristãos conceberam a teonomia, que significa:
buscar a força bruta para o enfrentamento
facilitar o afastamento das pessoas
facilitar a congruência de pensamentos
entender o outro como impróprio
encontrar em Deus os princípios da vida moral
7) Através da ética industrial, a vida humana passa a ser concebida como objetivando a máxima da qualidade. Isso faz com que o debate ético caminhe no sentido do quanto pode ser feito para que as pessoas:
Avaliem seus resultados de trabalho
Possam ter menos prazer
Se dediquem aos estudos
Possam viver mais e melhor
Tenham mais dinheiro
8) O primeiro registro do termo bioética deu-se em 1971 pelo biólogo Van R. Potter. O termo é uma conjugação das palavras gregas bios (vida) e ethos (relativo à ética). Leia as afirmativas abaixo acerca da bioética e marque a alternativa correta: I - A concepção da bioética compreende o campo disciplinar compromissado com o conflito moral na área da saúde e da doença dos seres humanos e dos animais não humanos. II - O objetivo primordial da bioética é discutir questões relativas à vida e à saúde, principalmente as que surgiram a partir de inovações tecnológicas. III - Um dos principais objetivos da bioética é a valorização de debates tecnicistas que primem pelo desenvolvimento do modelo capitalista e dos meios de produção. Está correto apenas o que se afirma em:
I e II
II e III
III
II
I e III
9) Nas pesquisas biomédicas, a noção de risco deve ser entendida como:
A facilidade de incentivo financeiro que a pesquisa pode receber.
a possibilidadede dano (previsto ou não) ao sujeito da pesquisa.
a impossibilidade de causar danos ao sujeito da pesquisa.
a neutralidade do pesquisador em pesquisas de duplo cego.
a dificuldade em escolher uma amostra para estudo.
1) O rápido desenvolvimento tecnológico na área biomédica tem obrigado um constante repensar ético. O nascimento, a vida e a morte de seres humanos são processos cada vez mais passíveis da intervenção do próprio homem. Enquanto a ciência traz a possibilidade de poder interferir nestes processos naturais, a ética, em particular a bioética, surge como instrumento definidor da propriedade (ou impropriedade) do dever interferir. Marque a resposta correta sobre transplante de órgão e tecidos.
O princípio da intangibilidade corporal, que não se associa de modo absoluto o corpo à identidade pessoal, e assim, estende ao corpo do indivíduo e animais (e às suas partes) os mesmos princípios de dignidade e indisponibilidade por terceiros que regem os direitos da pessoa e da sociedade protetora dos animais.
Assim, intervenções no corpo são sempre interpretadas como intervenções na integridade coletiva.
De modo geral, podemos resumir os aspectos vinculados à questão da doação de órgãos a um conjunto de princípios éticos gerais, nos quais, se vinculam intrinsecamente as questões dos transplantes. São eles: solidariedade, totalidade e abrangência social.
No bojo desta questão, reside o questionamento acerca do fato de sermos ou não donos de nosso corpo. O que pode não ser uma questão tão simples quanto parece nos princípios éticos da santidade da vida e da totalidade
Neste aspecto, a questão ética não é mais importante , se refere ao questionamento da prevalência e manutenção da voluntariedade e da espontaneidade no ato de doar ou se considerar o princípio pelo qual o bem-comum está acima da vontade individual e, consequentemente, se aceita a apropriação de órgãos de cadáveres
2) Os direitos que estão associados ao direito à vida, à formação dos direitos de personalidade, à integridade física e ao direito ao corpo, em particular, à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, denominam-se:
Direitos filiados
Direitos fundamentais
Direitos integrais
Direitos exclusivos
Direitos estratégicos
3) Os aspectos éticos mais importantes que envolvem questões de reprodução humana são os relativos à utilização do consentimento informado; a seleção de sexo; a doação de espermatozóides, óvulos, pré-embriões e embriões; a seleção de embriões com base na evidencia de doenças ou problemas associados; a maternidade substitutiva; a redução embrionária; a clonagem; pesquisa e criopreservação (congelamento) de embriões. Um importante assunto, de crescente discussão ética, moral e legal é o aborto. Independentemente da questão legal, existe nesta situação um conflito entre a autonomia, a beneficência, a não-maleficência e a justiça da mãe, do feto e do médico. Os julgamentos morais sobre a justificativa do aborto dependem mais das convicções sobre a natureza e desenvolvimento do ser humano do que das regras e princípios. Marque a opção correta, sobre os aspectos éticos e tecnológicos, relacionados a reprodução humana.
Por isso, implicam em princípios de justiça e alocação de recursos na área de saúde que, normalmente são em grande quantidade.
Sempre que a tecnologia avança, seja em que campo for, ela trás consigo outros fatores paralelos à não evolução do conhecimento. O mais pragmático destes fatores não está no próprio uso destas novas tecnologias.
Os avanços tecnológicos na área da saúde se, por um lado, têm propiciado imensos benefícios para a sociedade, por outro lado, têm também feito surgir novos problemas e questões éticas a serem discutidas e consideradas
As questões éticas individuais, relativas aos direitos da pessoa e ao modo como pretendem se beneficiar destas tecnologias, mas também nos incitam às questões relativas à saúde hospitalar, na medida em que, em geral, estas tecnologias vêm associadas a velhos instrumentos de diagnóstico e tratamento.
A questão da gênese do ser humano, talvez o menos importante tema ético da atualidade no que se refere à reprodução, seja mesmo o debate sobre os procedimentos de reprodução assistida. J. Goldim relata que desde o século X já existem relatos médicos sobre a tentativa de realização deste tipo de intervenção
4) John Finnis e outros estudiosos da ética e bioética argumentam que a qualidade de vida não pode se impor eticamente a aspectos morais e a valores mais amplos do que o prazer. Isso significa que:
Os aspectos morais não se correlacionam a valores.
As pessoas devem buscar o prazer a qualquer preço.
O prazer não pode se sobrepor aos valores éticos.
A qualidade de vida não deve ser considerada pela bioética.
Ética e moral são diametralmente opostas em relação à vida humana.
5) No que tange ao tema de tranplantes de órgãos e tecidos, o princípio através do qual se preserva o direito do indivíduo em decidir qual a informação que quer manter em anonimato, denomina-se:
Princípio da confidencialidade
Princípio da bondade
Princípio de Castel
Princípio da arguição
Princípio da divisão
6) Platão atribui à formação de conceitos socráticos não só um valor mental, lógico e abstrato, mas, também, um valor:
Paradoxo
Fictício
Anormal
ontológico
Pictórico
7) Uma situação frequente em que a ocorrência de uma determinada ação acarreta em dois efeitos, um bom e outro mau, denomina-se:
Análise do duplo vínculo
Acometimento de dupla face
Estratégia de duplicidade
Princípio do duplo efeito
Enfrentamento duplo
8) Marta e Mônica são gêmeas. Marta tem problemas renais e precisa de um transplante urgente. Sua irmã quer ser doadora, mas como ambas tem a mesma genética e Mônica também apresenta problemas renais, embora mais leves do que sua Irma, o médico não liberou o processo de doação, mesmo elas sendo compatíveis. A decisão do médico está pautado no Princípio:
Da terminologia
Da totalidade
Da dissociação
Do doador
Da remoção
9) A correspondência almacorpo baseia os fundamentos de uma ética voltada para o exercício da liberdade. Os homens é que causam as paixões, não que estas devam estar subjugadas à razão ou viceversa. Segundo o pensamento de Baruch Espinosa, podemos afirmar que:
a liberdade é ignorância, anomia.
a liberdade é acomodação, heteronomia.
a liberdade é autodeterminação, autonomia.
a liberdade é ter dinheiro para comprar o que se quer.
morar sozinho e fazer o que tiver vontade, sem dar satisfação a ninguém.
1) Os frequentes avanços tecnológicos na área da saúde se, por um lado, têm propiciado imensos benefícios para a sociedade, por outro lado, têm também feito surgir novos problemas e questões éticas a serem discutidas e consideradas. Isso implica que:
As novas tecnologias devem ser avaliadas em função do seu custo/benefício e nunca em função da ética ou de seu valor para a humanidade.
O uso que se faz das novas tecnologias é sempre maléfico e por isso elas não devem ser utilizadas.
O que importa nos avanços tecnológicos são os investimentos financeiros e o retorno do capital investido para as grandes empresas: o impacto nos seres humanos não é considerado.
É preciso ter o cuidado para que os avanços tecnológicos não firam os direitos humanos fundamentais.
Toda tecnologia tem apenas um lado: um positivo, pois nenhum avanço científico ou pesquisa apresenta riscos para a humanidade.
2)
3)
4)
5)
6) 
7) 
8)
9) 
1)
2) 
3) 
4)
5)
6) 
1)
3)
4)
5)
6)
7)
8)
9)
1)
2)

Continue navegando