Buscar

compilação-de-todas-as-av1s-de-neurofisiologia

Prévia do material em texto

AV1 NEUROFISIOLOGIA
1) Tanto no sistema nervoso central quanto no sistema nervoso periférico, os neurônios relacionam-se com as neuróglias sendo estas, as células mais freqüentes do sistema nervoso. As neuróglias do sistema nervoso periférico correspondem a:
células ependimárias;
microgliócitos;
astrócitos;
oligodendrócitos;
células de Schwann;
2) Neurônio cujo apenas um prolongamento deixa o corpo celular, mas, logo se divide em dois ramos, um periférico e outro central; e neurônio cujo dois prolongamentos deixam o corpo celular, um dendrito e um axônio. Em relação à classificação dos neurônios quanto aos seus prolongamentos o texto faz referência respectivamente a:
multipolar e bipolar;
pseudo-unipolar e multipolar;
pseudo-unipolar e bipolar;
multipolar e pseudo-unipolar;
bipolar e pseudo-unipolar;
3) Quais são os íons que participam diretamente do potencial de ação em uma junção neuromuscular?
Cloreto e sódio
Potássio e sodio
Iodeto e potássio
Cálcio e potássio
 Cálcio e iodo
4) A bainha de mielina é responsável por acelerar a propagação do potencial de ação no interior do axônio. Esta estrutura reveste o neurônio, porém não de forma contínua, mas sim com espaços onde estão localizados os canais iônicos. PORQUE A presença dos espaços chamados de nodos de Ranvier fazem com que o estímulo seja conduzido de forma saltatória (estímulo saltatório), agilizando a propagação dos impulsos nervosos. Sobre estas duas afirmativas é correto afirmar que:
A primeira é uma afirmativa verdadeira, e a segunda , falsa.
As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si .
A primeira é uma afirmativa falsa, e a segunda , verdadeira.
As duas são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa da primeira.
5) Uma sinapse elétrica compreende:
fenda sináptica;
elemento pré-sináptico e elemento pós-sináptico;
junção neuroefetuadora somática;
canais iônicos justapostos e acoplamento celular;
junção neuroefetuadora visceral;
6) Uma sinapse química interneuronal compreende:
junção neuroefetuadora visceral;
junção neuroefetuadora somática;
canais iônicos justaposto;
acoplamento celular;
 sinapses axoaxônicas;
7) Dentre as alternativas abaixo, apenas UMA está ERRADA. Assinale-a.
Os processos cognitivos incluem atenção, motivação, aspectos emocionais e estabelecimento de uma intenção (objetivo).
Os núcleos da base integram informações cognitivas para o planejamento do movimento, criando estratégias motoras.
O controle da respiração, bem como da pressão arterial ocorre no bulbo e na ponte.
O sistema sensorial fornece informações sobre o estado do corpo (posição, velocidade e direção) e características do ambiente.
A unidade de execução do sistema motor tem a função de idealizar e planejar o movimento.
8) Dentre as alternativas abaixo, UMA está ERRADA. Assinale-a.
O tronco encefálico trabalha em associação com o córtex cerebral no controle dos padrões complexos de atividade motora (por exemplo: pregar pregos, arremessar uma bola na cesta etc.).
Os fusos neuromusculares estão localizados no meio das fibras musculares especializadas, são encapsulados e recebem um tipo de inervação diferenciado (especial).
Quando desejamos realizar um ato voluntário, o córtex associativo cria uma imagem do movimento desejado.
O cerebelo é responsável pelo controle dos movimentos rápidos, tais como correr, tocar piano etc.
Os receptores sensoriais musculares têm a função de manter a medula informada a cada instante sobre o estado em que se encontra cada tipo de músculo.
9) O que significa Tônus muscular?
é o estado de contração parcial do músculo em repouso, é um processo inconsciente que mantém os músculos preparados para entrar em ação
é o estado de contração parcial do músculo em repouso, é um processo consciente que mantém os músculos preparados para entrar em ação
é a resistência oferecida pelos músculos para um estiramento momentâneo e especifico.
É a resistência que os músculos tem a esforço físico excessivo
é o estado de contração total do músculo em repouso, é um processo inconsciente que mantém os músculos preparados para entrar em ação
1) O mundo nos oferece infinitas sensações. A luz, por exemplo, estimula células presentes na retina, que por sua vez, estimula neurônios do nervo óptico. Esta função do sistema nervoso representada acima é:
função de memória
função integradora
função perceptiva
função motora
função sensorial
2) Um paciente com lesão na parte posterior da medula espinhal, nível T12, com déficit na propriocepção e esteriognosia. Pergunta-se: Qual a via lesada?
Tracto espino talâmico anterior;
Tracto córtico espinhal lateral;
Fascículo cuneiforme;
Fascículo grácil;
Tracto espino talâmico lateral;
3) Os sinais neurais são transmitidos por potenciais de ação, que são variações rápidas do potencial de membrana. Cada potencial de ação começa por variação abrupta do potencial de membrana normal em repouso, que é negativo, para um potencial de membrana positivo, terminando por retorno, quase igualmente rápido, ao potencial negativo. A partir das informações acima, avalie as informações a seguir. I - O repouso corresponde ao potencial de membrana antes do começo do potencial de ação. Nesta fase a membrana é dita 'polarizada' devido ao grande potencial negativo de membrana presente. II - Durante a despolarização a membrana fica muito permeável aos íons sódio, permitindo o influxo de grande número de íons sódio para o interior do axônio. O estado normal 'polarizado' é perdido, com o potencial variando rapidamente em direção a positividade. III - Na repolarização, após a membrana ter ficado muito permeável aos íons sódio, os canais de sódio começam a se fechar, enquanto os canais de potássio se abrem mais do que o normal, assim, a rápida difusão de íons potássio para o exterior restabelece o potencial normal negativo da membrana em repouso. IV - Durante o trecho inicial do potencial de ação, é muito menor o influxo de íons sódio para o interior da fibra que o efluxo de íons potássio para o exterior. Essa é a causa do potencial de membrana ficar positivo. V - A concentração de íons cálcio, durante o potencial de ação, tem intenso efeito sobre o valor da voltagem em que os canais de sódio são ativados. A falta de íons cálcio aumenta a permeabilidade dos canais de sódio, nestas condições, a fibra nervosa fica extremamente excitável podendo causar tetania muscular. É correto apenas o que se afirma em:
II, III, IV e V.
I, III, IV e V.
I, II, III e V.
I, II, IV e V.
I, II, III e IV.
4) Uma sinapse química neuroefetuadora somática compreende:
canais iônicos justapostos;
junção neuromuscular;
 acoplamento celular;
 sinapses axoaxônicas;
 sinapses axodendríticas;
5) Estes receptores constituem o grupo mais diversificado, encontrando receptores de audição e de equilíbrio do ouvido interno, os receptores do seio carotídeo, sensíveis às mudanças na pressão arterial (barorreceptores), os fusos neuromusculares e órgãos neurotendinosos, sensíveis ao estiramento de músculos e tendões, assim como os vários receptores cutâneos responsáveis pela sensibilidade de tato, pressão e vibração. O texto faz referência aos:
nociceptores;
fotorreceptores;
osmorreceptores;
termorreceptores;
mecanorreceptores;
6) Os sinais neurais são transmitidos por potenciais de ação, que são variações rápidas do potencial de membrana. Cada potencial de ação começa por variação abrupta do potencial de membrana normal em repouso. Em relação ao texto acima assinale a alternativa correta.
Durante a fase de despolarização não há movimentos de íons através da membrana celular nervosa.
Há um excesso de cargas negativas fora e um excesso de cargas positivas dentro da membrana de uma célula nervosa em repouso.
Durante a fase de polarização há movimentos de íons através da membrana celular nervosa.
Há um excesso de cargas positivas fora e um excesso de cargas negativas dentro da membrana de uma célula nervosadespolarizada.
Há um excesso de cargas positivas fora e um excesso de cargas negativas dentro da membrana de uma célula nervosa em repouso.
7) Os neurônios entram em contato com outros neurônios ou também com células não neuronais, (células efetuadoras, musculares e secretoras) passando-lhes informações. Os locais de tais contatos são denominados sinapses, mais precisamente, sinapses interneuronais, quando o contato é feito entre neurônios, e sinapses neuroefetuadoras quando o contato é feito entre terminações axônicas e células não neuronais, efetuadoras. A partir das informações acima, avalie as informações a seguir. I ¿ A grande maioria das sinapses interneuronais e todas as sinapses neuroefetuadoras são sinapses químicas; II ¿ Nas sinapses químicas a comunicação entre os elementos em contato depende de canais iônicos justapostos com acoplamento das duas células; III ¿ Nas sinapses químicas a comunicação entre os elementos em contato depende da liberação do neurotransmissor; IV ¿ As sinapses químicas caracterizam-se por serem polarizadas; V ¿ Nas sinapses químicas apenas um dos dois elementos em contato, o chamado elemento pré-sináptico, possui o neurotransmissor; É correto apenas o que se afirma em:
II, III, IV e V.
I, II, III e V.
I, II, IV e V.
I, II, III e IV.
I, III, IV e V.
8) JAF, ao consultar o médico, descobriu um tumor na parte posterior da medula espinhal em nível C7, o qual resultou em lesão desta região com aparente perda de função. Considerando que nesta região medular encontramos os fascículos grácil e cuneiforme, quais os possíveis déficits JAF poderá apresentar? Assinale a alternativa correta.
Déficits na sensibilidade térmica e dolorosa;
Déficits na sensibilidade dolorosa e tetraplegia;
Déficits na propriocepção consciente e tetraplegia;
Déficits na propriocepção consciente e estereognosia;
Déficits na propriocepção inconsciente e paraplegia;
9) A perfeita função das sinapses exige que o neurotransmissor seja rapidamente removido da fenda sináptica. Do contrário, ocorreria excitação ou inibição do elemento pós-sináptico por tempo prolongado. A partir das informações acima, avalie as informações a seguir. I ¿ A remoção do neurotransmissor pode ser feita por ação enzimática. II ¿ A acetilcolina pode ser hidrolisada pela enzima acetilcolinesterase em acetato e colina. III ¿ A colina é imediatamente captada pela terminação nervosa colinérgica, mas, não serve como substrato para síntese de nova acetilcolina pela própria terminação. IV ¿ O principal mecanismo de inativação das monoaminas e dos aminoácidos é a recaptação do neurotransmissor pela membrana plasmática do elemento pré-sináptico, através de mecanismo ativo e eficiente (bomba de captação). V ¿ As proteases são responsáveis pela remoção dos peptídeos que funcionam como neurotransmissores ou neuromoduladores. É correto apenas o que se afirma em:
II, III, IV e V.
I, II, IV e V.
I, III, IV e V.
I, II, III e IV.
I, II, III e V.
1) Os neurônios medulares são capazes de gerar alguns movimentos sem o controle cortical. Nesse caso a medula é ativada pelas informações sensitivas originadas nas áreas:
Sensoriais e músculos
Pele e córtex
córtex e tálamo
Sensoriais
Músculos, tendões e pele
2) Para que as informações do ambiente sejam transmitidas até a medula ou até ao córtex, as terminações nervosas próprias dos neurônios sensitivos, chamadas de:
terminal receptor
Perceptores
botões sinapticos
neurotransmissores inativos
receptores
3) Quanto às sinapses assinale a resposta correta. As sinapses dendrodendríticas são:
Comunicação entre o axônio de um neurônio présiná-ptico com o dendrito do axônio de neurônio pós-sináptico.
Entre corpos celulares de dois neurônios
Entre dendrítos de dois neurônios
A membrana pós sináptica é o corpo celular
Entre os axônios de dois neurônios
4) O que são áreas de associação ?
áreas onde se localizam os Dendritos
áreas específicas do córtex onde ocorre o processamento das informações cognitivas
áreas onde se localizam os Dendritos e o Axônio
áreas específicas do córtex onde ocorre o Tônus muscular
áreas em torno do Corpo celular
5) Na sinapse elétrica as junções comunicantes de gap possuem a função de:
Induzir a membrana plasmática neuronal a uma impermeabilidade aos íons.
Limitar o espaço entre as membranas dos dois neurônios
Permitir o livre trânsito de íons de uma membrana para a outra.
Bloquear o fluxo dos ânions através da membrana.
Bloquear o fluxo dos cátions através da membrana.
6) Para que as informações originadas no tronco e membros sejam transferidas para o córtex e cerebelo, duas vias são utilizadas:
Cerebelo e córtex cerebral
O Sistema antero-medial e o Sistema antero-lateral
O Sistema lemniscal-medial e o Sistema leminiscal-lateral
O Sistema lemniscal-medial e o Sistema antero-lateral
O Sistema antero-medial e o Sistema lemniscal-lateral
7) Na fisiologia neuronal nem todo estímulo resultará em um potencial de ação, pois para que isso ocorra:
O influxo de todos os íons positivos.
Os íons precisam alcançar a isotonicidade dos meios intra e extracelular.
O influxo de todos os íons negativos.
O efluxo de todos os íons positivos.
O limiar neuronal precisa ser atingido.
8) São células que formam uma corbetura protetora para isolar e recebe condução élétrica de um neurônio. Assinale a alternativa correta.
dendritos
axônios
astrócitos
oligodentrócitos
fagócitos
9) O desenho abaixo possui um neurônio onde suas partes fundamentais estão numeradas de I a III. Marque correlacione o numero ao nome correto da estrutura.
I - dendritos; II - axônio; III - corpo celular
I - axônio; II - corpo celular; III - dendritos
I- corpo celular; II - axônio; III - dendritos
I - axônio; II - dendritos; III - corpo celular
I- corpo celular; II - impulso nervoso; III - sinapse
1) Qual opção representa uma célula glial que faz parte da composição celular somente do Sistema nervoso periférico?
Células de Schwann
Ependimárias
Astrócitos
Oligodendrócitos
Microgliócitos
2) O período refratário absoluto neuronal é caracterizado por:
uma membrana totalmente Repolarizada
uma membrana totalmente Despolarizada
uma membrana totalmente Hiperpolarizada
uma membrana em repouso
uma membrana permeável aos íons sódio (Na+)
3) Os impulsos nervosos são como pequenas correntes elétricas que passam ao longo dos neurônios. Esses impulsos são provenientes do movimento de íons entre os meios intra e extra celular, através da membrana plasmática dos neurônios. Assinale a alternativa correta quanto aos íons que contribuem para que o potencial da célula se apresente como positivo.
sódio
proteínas
H2O
Cloreto de sódio
potássio
4) Quanto àas sinapses assinale a resposta correta. As Sinapses axodendríticas são:
A membrana pós-sináptica é o corpo celular.
Entre os axônios de dois neurônios.
Entre os corpos celulares de dois neurônios.
Comunicação entre o axônio de um neurônio pré-sináptico com o dendrito do axônio do neurônio pós-sináptico.
Entre dendritos de dois neurônios.
5) As quatro principais partes do encéfalo são:
Cerebro, cerebelo, diencéfalo e tronco encefálico
Cerebro, medula espinhal, nervos e orgão sensosirais
Cerebro, cerebelo, tálamo e hipotálamo
Substancia branca, substancia negra, medula espinhal e mesencéfalo
Substancia branca, substancia cinza, medula espinhal e nervos
6) Os estímulos sensoriais originados no tronco e membros são conduzidos para o córtex e cerebelo através de duas vias de condução. Qual a opção que representa as referidas vias de condução?
O Sistema lemniscal-medial e o Sistema leminiscal-lateral
Cerebelo e córtex cerebral
Sistema lemniscal-medial e o Sistema antero-lateral
O Sistema antero-medial e o Sistema antero-lateral
O Sistema antero-medial e o Sistema lemniscal-lateral
7) Quanto ao potencial de membrana em repouso de uma célula neuronal, os íons que se encontram em maiores concentrações no meio extracelular são:
Cloreto e potássio 
Iodeto e Calcio 
Sódio e potássio 
Sódio e calcio 
Potássioe calcio
8) Numa sinapse química, a conexão entre um neurônio e outro é feita:
Pela liberação de neurotransmissores nos axônios. 
Pela liberação de mielina nas fendas sinapticas
Pela união direta entre um neurônio e outro.
Pela liberação de sódio e potássio nas fendas sinapticas. 
Pela liberação de neurotransmissores nas fendas sinapticas.
9) Quanto às sinapses assinale a respota correta: as sinapses axoaxônicas são:
A membrana pós-sináptica é o corpo celular
Entre os corpos celulares de dois neurônios
Entre dendritos de dois neurônios
Entre os axônios de dois neurônios
Comunicação entre o axônio de um neurônio pré-sináptico com o dendrito de axônio do neurônio pós-sináptico
1) Para executar tarefas o tronco encefálico recebe e integra as informações sensitivas que se originam: 
No aparelho vestibular e no cerebelo 
Nos sistemas visual e vestibular. 
Na pele e nos sistemas visual e vestibular. 
Somente no nos sistemas visual 
No cerebelo e diencéfalo
2) Quanto às características do Cerebelo podemos afirmar que: 
recebe informações somente das articulações. 
recebe informações somente da atividade muscular 
Não atua no aprendizado motor 
Sua função mais conhecida é regulação da fisiologia visceral 
recebe informações dos músculos e articulações
3) Qual a localização dos córtices de associação?
nos lobos parietais, temporais e occipitais 
No Encéfalo 
Na Medula espinhal 
Nos lobos parietais e temporais 
Nos Nervos cranianos
4) Porque as mãos, a face, os lábios e a língua são muito mais sensíveis do que o tronco, nádegas, genitais, braços, pernas e pés?
maior quantidade de neurônios amielínicos 
presença de receptores sensoriais de maior capacidade discriminativa 
presença de microgliócitos 
síntese de uma maior variedade de neurotransmissores 
 maior quantidade de neurônios mielínicos
5) No sistema nervoso central as informações provenientes dos proprioceptores são utilizadas na organização de movimentos mais complexos. Quanto a afirmativa qual seria o exemplo indicado?
Formar o canal medular
Conduzir os estímulos aferentes
Controle da Fala e audição
Estímulos da Fala e audição
Controle do tônus muscular
6) Quando um estímulo sensorial ocorre sobre a pele, é traduzido em sinais que:
percorrem os nervos aferentes em direção a área motora.
percorrem as fibras nervosas sensoriais em direção à medula espinhal.
percorrem as fibras nervosas motoras em direção à medula espinhal.
percorrem os nervos eferentes em direção à medula espinhal.
Percorrem os nervos sensoriais em direção a área motora.
7) Sobre os processos de despolarização e repolarização, podemos afirmar que:
Na despolarização ocorre à entrada do íon Na+ na célula, conseqüentemente produzindo uma polaridade positiva na célula.
Na despolarização ocorre saída do íon K+na célula, conseqüentemente produzindo uma polaridade negativa na célula.
Na repolarização ocorre a saída do íon Na+ da célula, conseqüentemente produzindo uma polaridade negativa na célula.
Na repolarização ocorre à saída do íon K+na célula, conseqüentemente produzindo uma polaridade positiva na célula.
Processos importantes para a manutenção do equilíbrio iônico do meio intra e extra celular .
8) Quanto a fisiologia que ocorre no Diencéfalo podemos afirmar que:
O córtex transfere informações sensoriais por vários circuitos paralelos para diversas partes do tálamo.
O tálamo transfere informações sensoriais por vários circuitos paralelos para diversas partes do córtex.
O córtex é a estrutura neurológica mais importante no movimento.
O córtex recebe todas as informações sensoriais através de circuitos convergentes.
O tálamo recebe todas as informações motoras através de circuitos convergentes.
9) Os neurônios podem ser subdivididos em 3 tipos fundamentais quanto à função que desempenham no circuito. Responda: O neurônio de associação desempenha a função:
Controlam órgãos efetores, como as fibras musculares e glândulas.
Somente forma conexões dentro do SNC.
Estabelecem conexões entre outros neurônios formando circuitos neuronais completos.
Formam a bianha de mielina
Recebe o estímulo sensorial do meio ambiente e do próprio organismo
1) O neurônio, unidade básica do sistema nervoso, é constituído de três partes principais. Quais são estas três partes?
Uma medula espinhal, um dendrito e um encéfalo.
Um encéfalo, um corpo celular e dendritos.
Um axônio, um encéfalo e um corpo celular.
Axônios, dendritos e encéfalo.
Um corpo celular, um axônio e dendritos.
2) Porque, no potencial de repouso o citosol da fibra nervosa encontra-se negativamente carregado, quando comparado ao meio extracelular?
a membrana é permeável aos íons de sódio (K+) Potássio e cálcio (Ca+)
a membrana é impermeável aos íons sódio (Na+) e Potássio(K+)
a membrana é impermeável aos íons de sódio (K+) Potássio e cálcio (Ca+)
a membrana é permeável aos íons de sódio (Na+) e (K+).
a membrana é impermeável aos íons de sódio (Na+) e permeável aos íons de potássio (K+).
3) Assinale a opção que caracteriza uma sinapse.
junção de uma terminação sensorial com uma fibra muscular.
área da recepção sensorial do neurônio
área da transmissão do neurônio
uma substancia química responsável pelo estímulo nervoso.
junção de uma terminação nervosa com outro neurônio ou outro tipo de célula.
4) No movimento funcional os vários circuitos de controle motor atuam de maneira integrada para atender às demandas da tarefa. Além disso, o movimento humano é direcionado à compreensão dos sistemas que atuam na produção e modificação do movimento, acionando os diversos grupos musculares para produção organizada do movimento. De acordo com o que foi mencionado acima, a estrutura neural responsável pela coordenação e controle do movimento ë:
tronco encefálico
medula espinhal
diencéfalo
tálamo
cerebelo
5) Identifique a sequência que representa os três níveis funcionais da hierarquia motora:
medula, córtex cerebral e cerebelo.
tronco encefálico, córtex cerebral e cerebelo.
medula, tronco encefálico e córtex cerebral.
tronco encefálico, medula e córtex cerebral.
medula, tronco encefálico e cerebelo.
6) As terminações nervosas próprias dos neurônios sensitivos, chamadas de receptores são acionadas por diversos estímulos, como frio ou calor, ou seja, através de nossos sentidos captam as informações do meio externo e, para isso, utilizam células sensoriais especializadas chamadas de:
interoceptores.
quimioceptores
mecanoceptores
exteroceptores.
proprioceptores.
7) O sistema nervoso é composto por um conjunto de nervos, gânglios e centros nervoso que regulam as funções vitais e transmissão das informações sensoriais e motoras no organismo. O cérebro, o cerebelo e o bulbo são áreas neuronais do:
sistema nervoso central
sistema nervoso periférico
sistema nervoso linfático
sistema nervoso lateral
sistema nervoso autônomo
8) Em uma determinada situação quando um indivíduo encosta a mão em um ferro quente, ocorre uma reação imediata deste indivíduo, por meio de um reflexo. Neste reflexo o neurônio efetuador leva o impulso nervoso para:
as terminações sensoriais de dor na ponta dos dedos.
o encéfalo
os músculos flexores do braço
a medula espinhal
as terminações sensoriais de calor na ponta dos dedos
9) O potencial de repouso de um neurônio típico é de cerca de - 65 milivolts (mV). Sendo assim, o citosol é mais negativo do que o meio extracelular e na manutenção desse meio negativo em -65mV não há transmissão do impulso elétrico, chamamos essa condição do neurônio de potencial de repouso. O elemento químico encontrado, no meio intracelular, em maiores concentrações nesta etapa é:
fosfato
cálcio
potássio
sódio
magnésio
1) Além dos canais iônicos existem, ainda, na membrana neuronal, as bombas iônicas responsáveis por promover o transporte de íons contra seus respectivos gradientes de concentração. A energia para a realização deste processo é obtida através da quebra da molécula de ATP. PORQUE Estas bombas iônicas são fundamentais para a manutenção dogradiente de concentração e são determinantes para a manutenção do potencial de repouso. Sobre estas duas afirmativas é correto afirmar que:
A primeira é uma afirmativa verdadeira, e a segunda , falsa.
As duas são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa da primeira.
As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si .
A primeira é uma afirmativa falsa, e a segunda , verdadeira.
As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
2) O potencial inibitório pós-sináptico (PIPS) ocorre da mesma forma que o PEPS (Potencial excitatório pós-sináptico), mas os receptores pós-sinápticos, mediados por neurotransmissores como o GABA ou a GLICINA, ocorrendo rápido influxo de cargas negativas para o meio intracelular, tornando o potencial da membrana mais negativo e, portanto, menos excitável. Sabendo disso, as sinapses inibitórias são altamente permeáveis ao íon:
sódio
magnésio
cálcio
cloreto
potássio
3) Leia as afirmativas I, II e III abaixo e, depois, assinale a alternativa correta: I Sinapse axodentrítica é aquela em que o axônio do neurônio pré-sináptico comunica-se com o dendrito do neurônio pós-sináptico. II Em alguns casos especiais os dendritos de um neurônio se comunicam com os dendritos de outro neurônio formando uma sinapse denominada dendrodentrítica. III Quando a membrana pós-sináptica está localizada no corpo celular a sinapse será axoaxônica.
Apenas I está correta.
Apenas II e III estão corretas.
Apenas I e II estão corretas.
Apenas III está correta.
I, II e III estão corretas.
4) Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA CORRETA.
O cerebelo é considerado o nível mais inferior de controle da percepção e ação do movimento.
Os núcleos da base funcionam como um processador central que recebe todas as informações sensoriais, com exceção do olfato e as transferem por vários circuitos paralelos para diversas partes do córtex.
Da medula espinhal, partem os nervos que vão controlar a musculatura da face, crânio, pescoço, olhos, audição e paladar.
O tálamo recebe e integra informações sensitivas da pele e dos sistemas visual e vestibular.
No tronco cerebral, encontramos os núcleos profundos envolvidos com o controle do ajuste postural e da marcha funcional.
5) Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA CORRETA.
O conhecimento detalhado do movimento funcional humano é a base para o diagnóstico, profilaxia e terapêutica das disfunções motoras.
O controle do ajuste postural e da marcha funcional são da responsabilidade da medula espinhal.
A percepção é representada pela atenção, motivação e aspectos emocionais que influenciam o movimento.
Os três níveis de hierarquia motora são representados pelo tálamo, medula e cerebelo.
Os movimentos reflexos envolvem estruturas corticais e precisam ser praticados, uma vez que são mais coordenados e complexos do que os movimentos funcionais.
6) No sistema nervoso central as informações provenientes dos proprioceptores são utilizadas na organização de movimentos mais complexos. Quanto a afirmativa qual seria o exemplo indicado?
Formar o canal medular
Controle do tônus muscular
Conduzir os estímulos aferentes
Estímulos da Fala e audição
Controle da Fala e audição
7) Qual a localização dos córtices de associação?
Na Medula espinhal
No Encéfalo
Nos lobos parietais e temporais
nos lobos parietais, temporais e occipitais
Nos Nervos cranianos
8) Ao microscópio eletrônico, a bainha de mielina é formada por uma série de lamelas concêntricas, originadas de voltas de membrana da célula glial ao redor do axônio. Em relação à bainha de mielina assinale a alternativa correta. 
A bainha de mielina permite condução mais rápida do impulso nervoso por ser isolante;
A bainha de mielina permite condução lenta do impulso nervoso por ser isolante;
Quanto menor a espessura da mielina mais rápido é a condução do impulso nervoso;
Os canais de sódio e potássio sensíveis à voltagem são encontrados em toda extensão dos axônios mielínicos;
Quanto maior a espessura da mielina mais lento é a condução do impulso nervoso;
9) Terminações nervosas livres ativadas em situações em que há lesões de tecidos causando dor correspondem a quais receptores? Assinale a alternativa correta. 
fotorreceptores;
mecanorreceptores;
osmorreceptores;
nociceptores;
termorreceptores;
1) Os neurônios podem ser subdivididos em 3 tipos fundamentais quanto à função que desempenha no circuito. Responda, o neurônio motor então:
Formam a bainha de mielina
Somente formam conexões dentro do próprio SNC
Controlam órgãos efetores, como as fibras musculares e glândulas
Estabelecem conexões entre outros neurônios formando circuitos neurais completos.
Recebe estímulo sensorial do meio ambiente e do próprio organismo.
2) O neurônio sensitivo é o tipo de neurônio que desenpenha o papel no SNC de:
Contolam órgãos efetores, como as fibras musculares e glândulas.
Receber estímulos do meio ambiente e do próprio organismo e enviar essas infromações ao SNC - Via aferente do SNC.
 Formam a bainha de mielina, isto é, um outro circuito à parte.
 Somente formam conexões dentro do próprio SNC
 Estabelecem conexões entre outros neurônios formando circuitos neuronais completos.
3) O cerebelo é uma área neuronal localizada no encéfalo do SNC. Sua função mais conhecida é:
Identificar o estímulo sensorial 
Coordenação e controle do movimento 
Regulação visceral 
Transmitir o estímulo sensorial 
Conduzir estímulos sensoriais
4) O sistema nervoso exerce a função de controle motor, pois regula os mecanismos essenciais para o movimento através de fatores como:
Percepção, produção de enzimas e cognição
Ação e contração muscular
Cognição e produção de enzimas e neurotransmissores
Percepção ,cognição e ação.
Cognição,ação e produção de neurotransmissores
5) A água (H2O) é o principal fluido do interior do neurônio. Qual das opções esta incorreta quanto as características deste fluido.
molécula polar e um excelente solvente.
papel fundamental na distribuição desigual de cargas elétricas,.
está presente tanto no meio intracelular, quanto no meio extracelular.
molécula apolar e um excelente solvente.
estão dissolvidos os íons que serão responsáveis pelos potenciais de repouso e de ação.
6) Uma sinapse química neuroefetuadora somática compreende:
acoplamento celular;
sinapses axoaxônicas;
sinapses axodendríticas;
canais iônicos justapostos;
junção neuromuscular;
7) Os neurônios podem ser subdivididos em 3 tipos fundamentais quanto à função que desempenha no circuito. Responda, o neurônio motor então:
Somente formam conexões dentro do próprio SNC
Formam a bainha de mielina
Controlam órgãos efetores, como as fibras musculares e glândulas
Recebe estímulo sensorial do meio ambiente e do próprio organismo.
Estabelecem conexões entre outros neurônios formando circuitos neurais completos.
8) Sobre as vias ascendentes ou via sensitiva, marque o item correto:
A via espinotalâmica anterior é responsável pela sinestesia.
A via espino - talâmica é responsável pela sensibilidade térmica e dolorosa superficial.
A via espinotalâmica anterior é responsável pela sensibilidade profunda.
A via sensitiva é formada por três neurônios, os neurônios sensitivos e um motor
Os exteroceptores são receptores sensoriais responsáveis pela sensibilidade superficial encontrada nas articulações.
9) Quanto às características do Cerebelo podemos afirmar que: 
recebe informações dos músculos e articulações 
recebe informações somente da atividade muscular 
Sua função mais conhecida é regulação da fisiologia visceral 
recebe informações somente das articulações. 
Não atua no aprendizado motor
1) No organismo humano, as sensações como as informações do ambiente que ascendem ao sistema nervoso central para que possamos perceber o que acontece a nossa volta são detectadas pelos receptores sensoriais. O receptor sensorial responsável pelo sentido do olfato é classificado como:
proprioceptores. 
quimioceptores. 
mecanoceptores. 
fotoceptores.Termoceptores
2) Tanto no sistema nervoso central quanto no sistema nervoso periférico, os neurônios relacionam-se com as neuróglias sendo estas, as células mais freqüentes do sistema nervoso. As neuróglias do sistema nervoso periférico correspondem a:
células ependimárias;
microgliócitos;
astrócitos;
células de Schwann;
oligodendrócitos;
3) Uma sinapse elétrica compreende:
fenda sináptica;
junção neuroefetuadora somática;
junção neuroefetuadora visceral;
elemento pré-sináptico e elemento pós-sináptico;
canais iônicos justapostos e acoplamento celular;
4) A transmissão sináptica química pode ser dividida em duas etapas. Assinale a alternativa correta.
etapa de transmissão e estapa de recepção
etapa de transmissão e etapa de junção
 etapa de transmissão e estapa de secreção
etapa de transmissão e etapa do mensageiro
etapa de transmissão e etapa de ligação
5) Para que as informações originadas no tronco e membros sejam transferidas para o córtex e cerebelo, duas vias são utilizadas:
O Sistema antero-medial e o Sistema antero-lateral
Cerebelo e córtex cerebral
O Sistema antero-medial e o Sistema lemniscal-lateral
O Sistema lemniscal-medial e o Sistema leminiscal-lateral
O Sistema lemniscal-medial e o Sistema antero-lateral
6) Dentre as alternativas abaixo, assinale a ÚNICA CORRETA.
O tálamo recebe e integra informações sensitivas da pele e dos sistemas visual e vestibular.
Os núcleos da base funcionam como um processador central que recebe todas as informações sensoriais, com exceção do olfato e as transferem por vários circuitos paralelos para diversas partes do córtex.
O cerebelo é considerado o nível mais inferior de controle da percepção e ação do movimento.
Da medula espinhal, partem os nervos que vão controlar a musculatura da face, crânio, pescoço, olhos, audição e paladar.
No tronco cerebral, encontramos os núcleos profundos envolvidos com o controle do ajuste postural e da marcha funcional.
7) As sinapses do Sistema nervoso central são classificadas de acordo com a morfologia da membrana pré e pós-sináptica. Em uma Sinapse Assimétrica é correto afirmar que:
Esta sinapse também é denominada como sinapse do tipo I de Gray
São geralmente é associada à sinapse inibitória.
Esta sinapse também é denominada como sinapse do tipo II de Gray.
A espessura da membrana pré-sinaptica é similar a da pós-sinaptica.
Uma sinapse em que o axônio do neurônio pré-sináptico comunica-se com o dendrito do neurônio pós-sináptico.
8) Os hemisférios esquerdo e direito do cérebro reconhecem e executam funções distintas, devido a este fato a mesma tarefa gera conflito na interpretação do estímulo. O hemisfério esquerdo é responsável no reconhecimento de: 
Faces 
 Esquemas 
 Letras e palavras 
 Fala e audição 
 Figuras e desenhos
9) Em uma sinapse química, o estímulo nervoso é transmitido para outro neurônio, através de uma substancia química denominada: 
 Conexônio 
 Conexina 
 Neurotransmissor 
 Axoplasma 
 vesícula sináptica
1) A bainha de mielina possui a função de: Pontos da Questão: 0,5 
 Determinar a velocidade de condução do estímulo 
 Transmissão do estímulo nervoso 
 Recepção do estímulo nervoso 
 Induzir a abertura de canais na membrana celular 
 Revestir toda a terminação nervosa 
2) No sistema nervoso a sinapse química é a mais comum em seres humanos. A sinapse química é caracterizada por: 
 Passagem de axoplasma iônico neurônio-alvo para o neurônio pré-sináptico. 
 Percorrer somente os nervos eferentes em direção à medula espinhal. 
 Apresentar ausência de corrente iônica. 
 Apresentar uma intermediação por neurotransmissores 
 Apresentar passagem de corrente iônica do neurônio pré-sináptico para o neurônio-alvo. 
3) No tronco cerebral encontramos os núcleos profundos com a função de: Pontos da Questão: 0,5 
 Bloquear a área motora 
 Regular o ajuste postural e a marcha funcional 
 Gerar a resposta reflexa simples 
 Produzir o líquido cefaloraquidiano 
 Ativar os receptores sensoriais
7)p
8)
9)
2)
4)
5)
6)

Continue navegando