Buscar

Respostas e Justificativas da ED de TSP.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Respostas e Justificativas da ED de TSP
A- Justificativa: I E II estão corretas, pois traduzem corretamente a relação incoerente do trecho com a visão de Figueiredo de que a psicologia é um campo de dispersão e não convergente.
A – Justificativa: O trecho refere-se ao comportamentalismo radical, pois retrata a seleção contingencial pelas consequências do comportamento no ambiente, o que explicita o funcionalismo da escola e de visão de homem e mundo, não retrata conceitos mentalitas, muito menos o mecanicismo do comportamentalismo metodológico.
C- Justificativa: a alternativa C está incorreta, porque pressupões que o sujeito intencional e conscientemente se comporta para conseguir os reforços do ambiente, ao passo que no comportamentalismo radical de Skinner, o homem não tem consciência nem sabe que o reforço será dado, a seleção do comportamento se dá pelas consequências de uma relação.
A- Justificativa: Aqui os itens I e II estão coerentes com a visão da GESTALT sobre o fenômeno perceptivo e sua integralidade com os campos de forca e as leis perceptivas, como figura e fundo, insight. O item III está falso, porque nos remeteria a um pressuposto do qual a Gestalt não concorda, que é o mecanicismo, pelo contrário, é uma forte critica a ele.
B- Justificativa: o item IV está falso, porque remete a uma ideia de fixez e impermanência que não caracteriza a compreensão da Gestalt, mas muito mais da psicanálise, os outros itens referem-se a visão da Gestalt de modo afirmativo, explicitando o campo vital como relacional e configuracional.
B- Justificativa: as duas afirmativas estão corretas conceitualmente, porem não guardam relação de causalidade ou explicabilidade, são dois conceitos sem relações, o fato da visão de homem freudiano como consta na segunda afirmativa, não justifica o fato da psicanálise ser uma psicologia aplicada.
D- Justificativa: O item I está falso, pois esse tipo de método refere-se a escola behaviorista, a freudiana utiliza-se da hermenêutica e da interpretação ( associação livre).
B- Justificativa- o item B está incorreto, pois a visão humanista professa exatamente o oposto, acredita numa visão de homem como vitalista e contendo em si uma força vital em direção ao auto desenvolvimento.
C- Justificativa- o item IV está falso, porque pressupõe que na pirâmide de necessidades, a auto realização estaria na base para daí originar outras necessidades, é exatamente o oposto, o posto mais alto da pirâmide é justamente o da auto realização.
D- Justificativa, o item II está incorreto, pois para a fenomenologia, a realidade em si é um fenômeno, em que aparência e ser se mostram alternadamente, não existe a ideia de uma essência verdadeira que se esconde atrás de uma aparência inconstante.
D- Justificativa: O homem, não se encontra encerrado em uma interioridade psíquica mas em um contexto relacional.
B- Justificativa: Nesse contexto entende-se que o processo de desenvolvimento humano se dá por meio das relações sociais em que o indivíduo mantém no decorrer de sua vida. 
A- Justificativa: Vygotsky buscava elaborar categorias e princípios para desenvolver uma teoria psicológica que desse conta do psiquismo humano, fundamentando-se na dialética. 
A- Justificativa: Cada abordagem tem uma visão do mundo, homem e objeto, em base nisso é que se edificam em seus conhecimentos.
B - Justificativa: Todas as abordagens são citadas, C e D Mais de uma vez, a única abordagem não ser exemplificada foi a F (sócio cultural).

Outros materiais